Exercício de Química UnirG 2021 com Gabarito

Exercício de Química UnirG 2021 com Gabarito QUÍMICA UnirG 2021.1 QUESTÃO 31 UnirG 2021 :   O triptofano é um aminoácido essencial. Ele é um...
Exercício de Química UnirG 2021 com Gabarito

Exercício de Química UnirG 2021 com Gabarito

QUÍMICA

UnirG 2021.1

QUESTÃO 31
UnirG 2021: O triptofano é um aminoácido essencial. Ele é um precursor da molécula da serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, popularmente conhecido como hormônio da felicidade. 

Alguns alimentos como banana, chocolate, carnes, frangos, peixes, leites e queijos, leguminosas (feijão, lentilha e grão de bico), sementes (de abóbora e girassol) e oleaginosas (amendoim e castanha), fontes naturais deste aminoácido, podem promover a sensação de felicidade, desde que inseridos em uma dieta equilibrada.

O triptofano é um aminoácido essencial. Ele é um precursor da molécula da serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, popularmente conhecido como hormônio da felicidade.

A partir da fórmula estrutural do triptofano apresentada neste enunciado, e sabendo que o grupo amino –NH2 funciona como base de Lowry-Bronsted e o grupo carboxila –COOH funciona como ácido de Lowry-Bronsted, assinale a única alternativa correta. 

A ( ) A base conjugada do grupo carboxila é formada a partir da protonação deste grupo.

B ( ) O grupo –COO⁻ é um exemplo de eletrófilo.

C ( ) O grupo –NH2 apresenta deficiência de elétrons e, portanto, funciona como ácido de Lewis. 

D ( ) A representação –COO⁻ funciona como base de Lowry-Bronsted e como base de Lewis.


QUESTÃO 32
UnirG 2021: As ligações químicas são importantes para a compreensão de várias propriedades da matéria. A partir do estudo em dimensão microscópica podem ser explicados fenômenos na dimensão macroscópica.

Nesse sentido, sobre as espécies químicas NaBr, H2, átomos de Cobre (Cu) presentes num fio de cobre, CaH2, N2, CH4, assinale a única alternativa correta:

A ( ) A substância NaBr sofre dissociação iônica em presença de água ou quando fundida, o que possibilita a condução de corrente elétrica.

B ( ) Nenhuma das espécies presentes no enunciado apresenta ligação metálica.

C ( ) As substâncias CaH2 e CH4 são exemplos de substâncias moleculares, portanto apresentam ligações formadas por compartilhamento de elétrons.

D ( )Todas elas obedecem à regra do octeto.


QUESTÃO 33
Observe as descrições feitas nos itens I e II. 

I - O luminol é uma substância que reage com o ferro presente na hemoglobina do sangue produzindo luz de coloração azul. Tal propriedade é utilizada na investigação forense, pois permite visualizar locais contaminados com pequenas quantidades de sangue, até mesmo se asuperfície for lavada após o crime. 

II - Determinadas espécies químicas podem absorver energia da luz fornecida por determinada fonte e emitir radiação visível, porém, quando o fornecimento de energia acaba, a emissão da radiação cessa imediatamente. Alguns minerais como a fluorita, que é composta por fluoreto de cálcio (CaF2), exibe este fenômeno quando exposta à radiação ultravioleta (luz negra). Neste caso, ao receber a radiação externa (UV), os elétrons da substância são excitados para níveis mais energéticos e, ao retornarem ao estado fundamental, emitem radiação visível, ou seja, com comprimento de onda maior do que o da radiação incidente. Isto acontece durante um intervalo de tempo muito curto, inferior a 0,00001 segundos, ou seja, visível só enquanto o objeto está recebendo a radiação. 

UnirG 2021: Após a leitura, assinale a única alternativa que apresenta os nomes dos fenômenos descritos nos itens I e II acima, respectivamente.

A ( ) fluorescência; fosforescência.
B ( ) quimioluminescência; fluorescência.
C ( ) quimioluminescência; fosforescência.
D ( ) fluorescência; quimioluminescência.


QUESTÃO 34
UnirG 2021: Átomos eletricamente neutros podem doar ou receber elétrons se tornando átomos eletrizados ou íons.

Os íons são importantes para a manutenção do equilíbrio eletrolítico no organismo humano e podem desempenhar diversos papéis importantes, como participar: como auxiliares de enzimas em processos catalíticos; no processo de contração muscular; no processo de coagulação sanguínea; na composição química de proteínas de transporte, como a hemoglobina, por exemplo. 

Sobre íons e átomos eletricamente neutros, observe o quadro seguinte e assinale a única alternativa correta:

Sobre íons e átomos eletricamente neutros, observe o quadro seguinte e assinale a única alternativa correta

A ( ) I está eletricamente neutro.

B ( ) III é um ânion monovalente.

C ( ) I e III são espécies químicas isoeletrônicas.

D ( ) IV é ânion com carga +1.


QUESTÃO 35
UnirG 2021: As enzimas são proteínas catalíticas fundamentais para a realização de reações metabólicas no organismo humano. O gráfico para uma reação reversível em que X e Y são reagentes / W e Z são produtos, considerando o sentido direto está indicado a seguir.

As curvas representam a mesma reação ocorrendo na presença e na ausência de enzima. Considere que os valores para Energia constantes nos itens estão todos em kcal/mol.

As curvas representam a mesma reação ocorrendo na presença e na ausência de enzima. Considere que os valores para Energia constantes nos itens estão todos em kcal/mol.

Julgue os itens.

I - Na curva 1, o valor da energia de ativação é igual a 60.

II - O valor para a Energia do complexo ativado da curva 2 é igual a 50.

III - A reação representada é endotérmica, com valor de ΔH= -30.

IV - A curva 2 representa a reação ocorrendo em ausência de enzima.

Assinale a única alternativa que contém a sequência correta para os itens de I a IV, respectivamente, de afirmações verdadeiras (V) ou falsas (F).

A ( ) V, F, F, V.
B ( ) V, V, F, V.
C ( ) F, V, F, F.
D ( ) F, F, F, V.


QUESTÃO 36
UnirG 2021: No esquema seguinte, após destilar um vinho, obteve-se etanol.

Este foi submetido a três reações, com obtenção respectiva de: 

I - CH3COH 
II - CH2 = CH2
III - CH3COOCH2CH3

No esquema seguinte, após destilar um vinho, obteve-se etanol.

Julgue os itens sobre o enunciado.

1 - Todos os compostos citados apresentam pelo menos um átomo de carbono com hibridação sp².

2 - O etanoato de etila, que corresponde ao composto III, é um éster de fórmula molecular C4H8O2, isômero do ácido butanoico.

3 - A reação para obtenção de II é exemplo de eliminação e pode ser representada assim:CH3CH2OH, em meio ácido e com aquecimento (temperatura mais elevada) → eteno + HOH.

4 - O oxigênio é heteroátomo nos compostos I e III. 

Assinale a única alternativa que apresenta apenas itens verdadeiros.

A ( ) 2, apenas.
B ( ) 3 e 4, apenas.
C ( ) 2, 3 e 4, apenas.
D ( ) 1, 2 e 3, apenas.


UnirG 2021.2

QUESTÃO 37
UnirG 2021: Em uma atividade prática, um estudante preparou uma solução saturada de hidróxido de cálcio transferindo 15 mL dessa solução para um tubo de ensaio. O estudante adicionou a esse sistema 2 gotas de solução de fenolftaleína, que tornou o sistema róseo. Na sequência da atividade, com o auxílio de um canudinho de plástico, o estudante assoprou na solução contida no tubo de ensaio até o aparecimento de uma turvação branca.

O que chamou a atenção desse estudante foi o fato de que, ao borbulhar por mais de 5 minutos no tubo de ensaio, essa turvação desapareceu, assim como a cor que antes era rosa. Por fim, o estudante adicionou mais água de cal ao sistema, o que deslocou o equilíbrio no sentido dos reagentes, fato favorecido também pela reação entre os íons hidroxila da água de cal e o bicarbonato.
(SILVA, J.L.; STRADIOTTO, N.R. Soprando na água
de cal, Química Nova na Escola, n. 10, novembro 1999).

As equações a seguir descrevem os fatos citados, embora não estejam na ordem sequencial em que ocorreram:

As equações a seguir descrevem os fatos citados, embora não estejam na ordem sequencial em que ocorreram

O desaparecimento da turvação, no experimento descrito, é representado pela equação:

a) 3
b) 2
c) 1
d) 4


QUESTÃO 38
UnirG 2021: O leite é formado por muitas substâncias, como gorduras, açúcares, proteínas e água, seu principal constituinte. Quando o colocamos para ferver, as moléculas de água com temperaturas próximas de 100 °C começam a se transformar em vapor, se agregando e entrando em expansão.

Na parte superior da vasilha, encontram uma camada resultante da desnaturação de uma proteína associada à gordura, que conhecemos por nata. Como as bolhas de água não conseguem romper essa película, o conjunto todo começa a subir...e pronto! Sujeira à vista, além de prejuízo.

Se nas quatro cidades do Brasil listadas o incidente descrito ocorresse, a que sujaria o fogão primeiro seria:

a) Campos de Jordão, São Paulo, 1620 m
b) Piatã, Bahia, 1268 m
c) Diamantina, Minas Gerais, 1280 m
d) Urupema, Santa Catarina, 1335 m


QUESTÃO 39
UnirG 2021: Em 1918 o prêmio Nobel de Química foi para Fritz Haber, pela produção de amônia, importante na formação dos nitratos e fertilizantes nitrogenados. Haber, além desse feito grandioso, usou seu conhecimento para produzir gás cloro para uso bélico, que cegou, asfixiou, queimou a pele e matou cerca de 5000 soldados franceses, durante a Primeira Guerra Mundial.

Sabe-se que o gás cloro ao reagir com a água produz imediatamente ácido clorídrico e ácido hipocloroso e que uma pessoa inspira em média de 6 L de ar por minuto. A massa, em gramas, de ácido hipocloroso formada nos pulmões, através da reação descrita, por uma hora de exposição, considerando que 90% do ar inalado contêm gás cloro, é aproximadamente igual a:

(Dados, em g/mol H= 1, O=16, Cl= 35,5 e volume molar nas condições descritas = 25 L)

a) 85
b) 340
c) 170
d) 680


QUESTÃO 40
UnirG 2021: Atualmente, muitos países têm investido em formas de obtenção de energia para suprir suas demandas energéticas sem impactar negativamente o meio ambiente. Uma dessas soluções está pautada no hidrogênio verde, que pode ser obtido pela eletrólise da água.

O interesse por essa ação se deve ao fato de que a combustão do gás hidrogênio libera 242 kJ/mol, contendo água como subproduto, enquanto a combustão do etanol libera 1368 kJ/mol, liberando gás carbônico como um dos subprodutos.

Comparemos a combustão do hidrogênio, proveniente da eletrólise de 1 L de água, com a combustão do etanol. A massa de etanol queimada para produzir a mesma quantidade de energia gerada pelo combustível verde, quando queimado, será aproximadamente, em gramas, igual a:

(Dados, em g/mol H= 1, O =16, C = 12, dH2O= 1g/cm³)

a) 13400
b) 450
c) 2800
d) 900


QUESTÃO 41
UnirG 2021: Um teste realizado a pedido do Greenpeace, com alimentos brasileiros vendidos em quatro cidades alemãs, encontrou 35 substâncias, 11 delas proibidas na Europa. O Brasil tentou minimizar o fato dizendo que a sua produção agrícola atende a regrasinternacionais (El País, 8 de junho de 2021).

Infelizmente os resíduos de agrotóxicos não são encontrados apenas nas frutas, verduras e legumes, podendo ser encontrados também nos alimentos processados, como cereais e biscoitos, onde já foram encontrados traços de Glifosato (I), classificado pela OMS como provável agente cancerígeno em humanos.

UnirG 2021.2 - QUESTÃO 41

Uma característica que minimiza os efeitos do Glifosato no corpo humano é o fato de essa substância ser:

(Dados, em g/mol H= 1, C= 12, O=16, N= 14, P=31)

a) de natureza covalente
b) altamente hidrossolúvel
c) de elevada massa molecular
d) anfiprótica por natureza


QUESTÃO 42
UnirG 2021: A nanociência vem se desenvolvendo rapidamente, de forma que os nanomateriais são encontrados hoje em vários produtos, como eletrônicos, alimentos, medicamentos e utensílios da indústria e de uso doméstico.

O grafeno é o material mais fino do mundo, com propriedades físicas que o tornam especial em aplicações tecnológicas. Já os nanotubos são estruturas cilíndricas de altíssimo valor nas áreas de nanotecnologia e ótica, sendo os fulerenos, de estrutura esférica, parte de sua família.

O conceito que relaciona as três substâncias citadas no texto é chamado de:

a) alotropia
b) isomeria
c) isotopia
d) anisotropia


Veja também
as questões de:

Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício de Química UnirG 2021 com Gabarito
Exercício de Química UnirG 2021 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-84G1wBNCRio/YVi6lRK2RDI/AAAAAAAAAgM/O-7dLPD9rjoHaN-PWFf86e-kcuke_btagCLcBGAsYHQ/s16000/questoes-quimica-unirg-2021-gabarito.png
https://1.bp.blogspot.com/-84G1wBNCRio/YVi6lRK2RDI/AAAAAAAAAgM/O-7dLPD9rjoHaN-PWFf86e-kcuke_btagCLcBGAsYHQ/s72-c/questoes-quimica-unirg-2021-gabarito.png
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-quimica-unirg-2021-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-quimica-unirg-2021-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo