Exercício de Geografia UnirG 2021 com Gabarito

Exercício de Geografia UnirG 2021 com Gabarito GEOGRAFIA UnirG 2021.1 QUESTÃO 43 UnirG 2021 : No dia 23 de março, o Canal de Suez ficou tota...
Exercício de Geografia UnirG 2021 com Gabarito

Exercício de Geografia UnirG 2021 com Gabarito

GEOGRAFIA

UnirG 2021.1

QUESTÃO 43
UnirG 2021: No dia 23 de março, o Canal de Suez ficou totalmente bloqueado após o navio Ever Given passar por manobras involuntárias e ficar encalhado, causando prejuízos diários de milhões de dólares ao Egito e, principalmente, às empresas de transporte que usavam a via de navegação para encurtar caminho entre a Europa e a Ásia, via Oriente Médio. Acerca dos fatores condicionantes de sua construção, sua importância na geopolítica e no comércio marítimo mundial, assinale a alternativa correta:

A ( ) O Canal de Suez foi construído em decorrência da proximidade entre o Mar Mediterrâneo a nordeste e o Golfo Pérsico a sudeste e consiste em importante rota para o comércio marítimo mundial.

B ( ) A construção do Canal de Suez foi condicionada graças ao limite divergente entre as placas tectônicas Arábica e Africana, sendo uma importante rota entre os oceanos Atlântico Norte e Índico.

C ( ) Por se situar entre o Mar Mediterrâneo e Golfo Pérsico, o Canal de Suez se constitui em importante rota entre a Aliança Militar Ocidental (OTAN) e seus aliados no Oriente Médio.

D ( ) Outro fator que explica a importância do Canal de Suez é a possibilidade de ligação entre Europa e Ásia, sem contornar continente africano reduzindo, assim a possiblidade de ataques de piratas somalis.


QUESTÃO 44
UnirG 2021: Nas últimas décadas, a região envolvendo partes dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia passou a ser conhecida pelo acrônimo MATOPIBA em decorrência do expressivo avanço da fronteira agrícola nacional, passando a responder por grande parte da produção de grãos e fibras.

Assinale a alternativa que apresenta fatores condicionantes naturais para a considerável aptidão da região para atividades agrícolas:

A ( ) Relevo, em sua maior parte plano, e clima tropical com verão chuvoso e inverno seco, o que em termos de precipitação é muito semelhante à região Centro-Oeste do Brasil.

B ( ) Proximidade com grandes rios, o que aumenta a oferta hídrica e, por consequência, o potencial de agricultura irrigada.

C ( ) Proximidade com a região Amazônica, cujos efeitos advindos da Zona de Convergência Intertropical proporcionam precipitação satisfatória ao longo de todo o ano.

D ( ) Proximidade com a região equatorial na qual se forma a Massa Equatorial Atlântica quente e úmida responsável pela maior parte das chuvas em todo território nacional.


QUESTÃO 45
UnirG 2021: Uma equipe de analistas ambientais foi designada para o processo de avaliação de áreas com ocorrência de desmatamento no bioma Cerrado. Para o mapeamento, os profissionais escolheram trabalhar com imagens de satélite, cuja resolução espacial ou tamanho do pixel é de 30 metros.

Considerando que em um dado recorte espacial a área identificada como desmatada abrange 257 pixels da referida imagem e que a menor área no mapa deve ser de 0,2 mm x 0,2 mm, assinale a alternativa que representa, respectivamente, a área real desmatada e a escala de mapeamento utilizada:

A ( ) 231.300 m²; e 1:1.500.000.
B ( ) 2313 ha; e 1:1.150.000.
C ( ) 23,13 ha; e 1:150.000.
D ( ) 0,2313 km²; e 1:1.500.000.


QUESTÃO 46
UnirG 2021: O mês de março de 2021 voltou a ser marcado pela ocorrência de eventos pluviométricos que causaram enchentes e alagamentos nas grandes cidades, especialmente da região Sudeste do Brasil.

Assinale a alternativa que apresenta o sistema meteorológico e a principal massa de ar condicionantes das chuvas na região Sudeste ao longo do mês de março:

A ( ) Massa Equatorial Continental quente e úmida associada à Zona de Convergência Intertropical.

B ( ) Massa Equatorial Atlântica quente e seca associada à Zona de Convergência do Atlântico Sul.

C ( ) Masse Equatorial Continental quente e úmida associada à Zona de convergência do Atlântico Sul.

D ( ) Massa Tropical Continental quente e úmida associada à Zona de Convergência Intertropical.


QUESTÃO 47
UnirG 2021: Os últimos anos foram marcados pelo aumento de tensões na região Ásia Pacífico, acirrando ainda mais as disputas entre China, países vizinhos e, principalmente, os Estados Unidos. O foco do acirramento dessa crise envolve disputas de ilhas, bem como extensas áreas do Mar da China Meridional.

Assinale a alternativa que apresenta características dessa área, bem como razões que justificam a referida disputa:

A ( ) Existência de áreas com elevado potencial de pesca e o fato de ser a principal rota de comércio entre Europa e Ásia.

B ( ) Existência de grandes reservas de recursos minerais e ser uma das principais rotas de comércio marítimo mundial e construção de bases militares por iniciativa chinesa.

C ( ) Proximidade com grandes polos de tecnologia de ponta e proximidade com o maior mercado consumidor localizado na Europa.

D ( ) Indefinição de fronteiras marítimas e construção de bases militares por Filipinas e Vietnã em águas territoriais chinesas.


QUESTÃO 48
UnirG 2021: Ao longo do ano de 2020, especialmente durante a primavera, o elevado número de queimadas na Amazônia chamou atenção, principalmente, em decorrência da importância daquela floresta para o comportamento do clima em escala global.

Acerca das características das florestas tropicas e sua importância para o clima mundial, analise as afirmativas a seguir:

I - Ocorrência na região equatorial, o que implica no recobrimento de grandes áreas, ajudando a atenuar as elevadas temperaturas das regiões desérticas do planeta.

II - Predomínio de formações vegetais de grande porte, elevada densidade foliar, cuja maior capacidade térmica ajuda a balancear o clima global.

III - Predomínio de elevados índices pluviométricos, especialmente, ao longo do verão, o que contribui para a distribuição de umidade para as médias e altas latitudes.

IV - Condicionamento da ocorrência de grandes rios, o que auxilia no ciclo da água e, portanto, contribui para a disponibilidade de água doce.

Em relação às proposições analisadas, marque a alternativa na qual todos os itens estão corretos:

A ( ) I e II.
B ( ) I e IV.
C ( ) II e III.
D ( ) II e IV.


UnirG 2021.2
QUESTÃO 43
DESLIGAMENTO DE SUPERCOMPUTADOR DO
INPE PODE TRAZER CONSEQUÊNCIAS
NEGATIVAS

Por falta de verba, desligamento de equipamento utilizado para fazer previsões meteorológicas e climáticas no Brasil aconteceria pela primeira vez na história O Tupã, supercomputador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), poderá ser desligado até agosto para economizar energia devido à falta de verba enfrentada pela instituição.

Em 2021, o Inpe recebeu R$ 44,7 milhões, frente a um total previsto de R$ 76 milhões, junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O equipamento é utilizado para fazer previsão meteorológica e climática do Brasil e seu possível desligamento seria o primeiro na história.

(...) o funcionamento do Tupã não é apenas uma questão científica, como uma pesquisa que poderia ser temporariamente suspensa. É uma questão estratégica para o governo federal, governos estaduais e municípios. Sem o supercomputador, não teremos a modelagem sofisticada fornecida por ele para ver, com qualidade, o que vai acontecer em termos meteorológicos e climáticos.
Disponível em: https://jornal.usp.br (Adaptado)

UnirG 2021: Uma consequência grave para a economia e a sociedade, ligada à problemática apresentada no texto, consiste em:

a) Provocar o desemprego em massa no referido setor de prestação de serviço.

b) Facilitar o planejamento de produção do operador nacional do sistema elétrico, que passará a trabalhar com a quantidade precisa de água disponível, sem se preocupar com análise de dados de estiagens ou enchentes.

c) Comprometer a área da saúde pública, pois o aumento da temperatura em grandes cidades onde chove muito contribui para crescimento de doenças como dengue, zika e Chikungunya, que poderiam ser contidas com políticas de prevenção amparadas em dados do monitoramento.

d) Diminuir as verbas publicitárias dos telejornais.


QUESTÃO 44

UnirG 2021.2 - QUESTÃO 44

UnirG 2021: O processo demográfico em andamento, apresentado no período, está associado à

a) Redução da proporcional de adultos.

b) Evolução da medicina.

c) Queda da qualidade de vida.

d) Adoção de práticas religiosas.


QUESTÃO 45
O CORONAVÍRUS E A GLOBALIZAÇÃO

Vírus obrigou sociedades a refletir sobre a responsabilidade coletiva e a apreciar cada momento fugaz de vida

O Coronavírus é um fenômeno mundial e atua como agente que contamina o conjunto do sistema, e se transmite com muita eficiência e com uma taxa de crescimento exponencial. O que inicialmente foi uma epidemia localizada na região de Wuham , China, progressivamente se expandiu e se converteu em pandemia de difícil controle para os sistemas nacionais de saúde pública.
ECHEVERRÍA, JULIO.
DISPONÍVEL EM:
HTTPS://WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR

UnirG 2021: Uma justificativa correta para a velocidade e forma com que o problema relatado no texto se espalhou consiste em:

a) Resistência de grupos religiosos em adotar medidas preventivas.

b) Transporte de insetos escondidos nos contêineres em grandes navios.

c) Exportação de alimentos potencialmente contaminados.

d) Intenso fluxo de pessoas num mundo conectado em redes.


QUESTÃO 46
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou um tremor de terra nesta sexta (14/5/2021), na magnitude 4.3, com epicentro em Breves, no Marajó (PA). O evento foi registrado às 15h44. O fenômeno também foi registrado pelo Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB) e mais de 20 sismógrafos instalados no Brasil, que fazem parte da rede sismográfica brasileira.

O tremor de terra aconteceu durante a tarde e também foi sentido nas cidades de Anajás e Melgaço. Diversos moradores relataram tremor de terra nas redes sociais. Não foram registrados danos materiais. Segundo moradores, tudo aconteceu muito rápido.

Para os especialistas, a magnitude de 4.3 é considerada moderada, e o epicentro do tremor de terra provavelmente aconteceu em área distante do centro urbano, sendo sentido com leves efeitos na cidade. Se o epicentro ocorresse dentro da cidade, os danos poderiam ser maiores. O evento desta sexta-feira foi o segundo tremor registrado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) no Pará este ano. O primeiro sismo do ano ocorreu em Curionópolis, no dia 7 de abril, e teve magnitude calculada em 3.1.
Disponível em: https://g1.globo.com

UnirG 2021: O fenômeno natural apresentado na reportagem teve como causa a seguinte situação:

a) Intenso processo de erosão fluvial a jusante nabacia do Tocantins-Araguaia.

b) A ação do intemperismo físico provocando a fragmentação de rochas da crosta, gerando instabilidade sísmica.

c) Alívio de tensão geológica em região de falhamento sobre a placa sul-americana.

d) A localidade em questão está sobre o contato de placas tectônicas.


QUESTÃO 47

UnirG 2021.2 - QUESTÃO 47

UnirG 2021: O mapa, elaborado em 2019, exibe uma ação para o combate à seca no Sertão, relacionada à

a) Técnica de semeadura de nuvens para abastecer as bacias.

b) Transposição de rio perene.

c) Perfuração de poços artesianos em maiores profundidades.

d) Construção de canais de navegação e eclusas.


QUESTÃO 48
UnirG 2021: Surgida da demanda de uma capital para o recém-criado estado do Tocantins, Palmas tem quase todo seu perímetro urbano planejado (à exceção de suas bordas).

Tem avenidas gigantes e espaçadas, rotatórias até onde não há cruzamento, marginais em vias onde não há muito trânsito, quadras em desenhos excêntricos e com muitos espaços vazios entre elas como, por exemplo, a maior praça da América Latina.
Disponível em: https://caosplanejado.com/palmas-planejada-para-negar-a-cidade/
Acesso: 16 de maio de 2021. (Fragmento)

Considerando o crescimento ininterrupto da população urbana nas últimas décadas, um efeito positivo da criação do tipo de cidade em questão consiste em:

a) Garantir que as atividades humanas não modificarão as características naturais e ambientais.

b) Prever e direcionar o crescimento da área urbana, respeitando as ideias e parâmetros presentes no planejamento inicial.

c) Dificultar a alocação adequada de diferentes usos e atividades socioeconômicas no espaço, tais como comércio, serviços, residências, indústrias e lazer.

d) Implementar os sistemas de transportes de massa de forma eficaz e gratuita, considerando o deslocamento de todos os grupos sociais.


Veja também
as questões de:

Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício de Geografia UnirG 2021 com Gabarito
Exercício de Geografia UnirG 2021 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-1xkxV-kWrYY/YVi9d5RoJBI/AAAAAAAAAgc/p-A13l1s_l4I6xCrajg1ouQYXrJP3sVLgCLcBGAsYHQ/s16000/questoes-geografia-unirg-2021-gabarito.png
https://1.bp.blogspot.com/-1xkxV-kWrYY/YVi9d5RoJBI/AAAAAAAAAgc/p-A13l1s_l4I6xCrajg1ouQYXrJP3sVLgCLcBGAsYHQ/s72-c/questoes-geografia-unirg-2021-gabarito.png
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-geografia-unirg-2021-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-geografia-unirg-2021-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo