Exercício de Biologia UnirG 2021 com Gabarito

Exercício de Biologia UnirG 2021 com Gabarito BIOLOGIA UnirG 2021.1 QUESTÃO 19 UnirG 2021 :   Muitas vezes considerado como vilão na aliment...
Exercício de Biologia UnirG 2021 com Gabarito

Exercício de Biologia UnirG 2021 com Gabarito

BIOLOGIA

UnirG 2021.1

QUESTÃO 19
UnirG 2021: Muitas vezes considerado como vilão na alimentação humana, o colesterol é um tipo de gordura fundamental para o bom funcionamento do organismo, exercendo diversas funções importantes no metabolismo.

Leia atentamente as alternativas abaixo e marque aquela que corresponde à uma molécula que tem o colesterol como precursor.

A ( ) Insulina.
B ( ) Glicogênio. 
C ( ) Progesterona. 
D ( ) Bases nitrogenadas.


QUESTÃO 20
UnirG 2021: O processo de divisão celular permite que uma única célula possa originar um organismo complexo em estrutura e função. Além disso as divisões celulares possibilitam a regeneração de tecidos como ocorre na pele e no fígado.

O material genético de um cromossomo humano na fase G1 e o material genético de uma das cromátides deste mesmo cromossomo durante a metáfase da mitose se diferenciam fundamentalmente:

A ( ) No grau de compactação.
B ( ) No número de genes. 
C ( ) Na sequência de bases nitrogenadas. 
D ( ) Na posição dos genes.


QUESTÃO 21
UnirG 2021: Os Coronavírus são vírus que causam infecções respiratórias e, muito embora a pandemia pelo Coronavírus seja recente, já se conhece esse grupo de vírus desde a década de 1960. Os vírus não apresentam metabolismo próprio e se reproduzem dentro das células hospedeiras. 

Sobre a reprodução dos vírus marque, entre as alternativas, a única resposta correta:

A ( ) Os vírus se reproduzem através do processo de bipartição, em que a célula hospedeira se divide em duas e multiplica o DNA do vírus.

B ( ) Os vírus se reproduzem por conjugação, em que ocorre o pareamento dos vírus em duas células hospedeiras com troca de material genético, aumentando a variabilidade gênica dos vírus. 

C ( ) Os vírus se reproduzem por replicação, sendo necessária a penetração na célula hospedeira e a posterior alteração no metabolismo para geração de novos vírus. 

D ( ) Os vírus se reproduzem por fragmentação, em que o material genético do vírus se fragmenta após a entrada no hospedeiro e tais fragmentos invadem novas células gerando novos vírus.


QUESTÃO 22
UnirG 2021: A preparação de alimentos envolve diversas atividades que os tornam aptos para serem consumidos com as características desejadas. A carne é um alimento proteico e que comumente é preparada através da aplicação de calor. Do ponto de vista bioquímico quando se frita a carne, temos um exemplo de:

A ( ) Desnaturação, pois muda a conformação tridimensional das proteínas, afetando sua atividade biológica.

B ( ) Saponificação, pois é uma reação química que afeta os lipídeos contidos na carne, causando hidrólise dos triglicerídeos.

C ( ) Fracionamento, pois, ao submeter ao calor existe um rompimento das fibras da carne, tornando possível a formação de fragmentos menores.

D ( ) Dissociação, pois o calor altera a força de ligação entre as pontes de hidrogênio e faz com que uma maior parcela da carne se torne solúvel.


QUESTÃO 23
UnirG 2021: O antibiótico penicilina foi produzido inicialmente a partir de fungo da espécie Penicillium notatum e sua origem remonta a uma descoberta acidental que possibilitou a cura de muitas pessoas.

Quando se cultiva em laboratório o fungo Penicillium notatum em meio de cultura sobre placas de Petri, o que se visualiza é uma inibição do crescimento de bactérias no mesmo meio. 

Sobre a relação que se desenvolve no meio de cultura entre o fungo e as bactérias, assinale a alternativa correta:

A ( ) Comensalismo, pois se trata de uma relação intraespecífica em que a existência de uma espécie no meio concorre pelo espaço e diminui o crescimento de outra.

B ( ) Predação, pois se trata de uma relação em que o fungo se alimenta das bactérias para a obtenção dos nutrientes necessários para sua sobrevivência.

C ( ) Parasitismo, pois se trata de uma relação intraespecífica, tendo o fungo (parasita) meios para extrair das bactérias (hospedeiras) os nutrientes necessários para sua sobrevivência.

D ( ) Amensalismo, pois se trata de uma relação desarmônica, em que a presença de um organismo inibe o crescimento do outro em função da produção de substâncias tóxicas ou inibidoras.


QUESTÃO 24
UnirG 2021: Existe uma grande diversidade biológica de animais que habitam os diferentes ecossistemas do planeta. A comunicação e a pesquisa biológica se dão principalmente pela identificação de um animal e o grupo ao qual ele pertence, sendo baseada nas características apresentadas pelo indivíduo e pelo grupo.

Analise atentamente as colunas abaixo e associe os animais com seus respectivos grupos de classificação.

I. Mosca
II. Aranha
III. Lagosta
IV. Schistosoma mansoni

A. Quelicerado
B. Crustáceo
C. Trematódeo
D. Díptero

Marque a alternativa que corresponde à associação correta entre as colunas:

A ( ) IB, IIA, IIIC, IVD.
B ( ) ID, IIA, IIIB, IVC.
C ( ) IB, IID, IIIA, IVC.
D ( ) IB, IIA, IIID, IVC.


UnirG 2021.2

BIOLOGIA

QUESTÃO 25
UnirG 2021: Bebê abandonada por ser albina cresce e vira modelo de revista

Xueli Abbing foi deixada na porta de um orfanato na China, mas ganhou uma família e vida nova na Holanda após ser adotada... por ser diferente das outras crianças. Ela nasceu com albinismo, uma condição genética caracterizada pela falta de melanina, pigmento que dá cor à pele, aos cabelos e aos olhos... o albinismo é rodeado de preconceitos. Na China, essa condição é vista como uma maldição, um fardo incapacitante. Essa perspectiva pode ser uma das razões que levaram ao abandono de Xueli.
(ADAPTADO). Disponível em https://virtz.r7.com.
07/05/2021. Acesso em 16/06/2021.

No que se refere ao albinismo, podemos afirmar que

a) pais normais heterozigotos só podem ter filhos normais.

b) o alelo recessivo deve estar em homozigose para se manifestar.

c) trata-se de uma doença determinada por um alelo dominante.

d) pais albinos heterozigotos só podem ter filhos albinos.


QUESTÃO 26
INCIDÊNCIA DE CASOS DE INFECÇÕES
SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NO SUL DO
ESTADO DO TOCANTINS, DURANTE OS ANOS
DE 2013 A 2017

Tatianne Oliveira de Sousa - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

"Resumo Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) ainda atingem grande parte da população, e algumas dessas IST são de notificação compulsória. Objetivo: O intuito desse estudo foi avaliar a incidência de casos de IST em indivíduos de Gurupi - TO entre os anos de 2013 a 2017. Material e métodos: A coleta de dados foi realizada no banco de dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Gurupi - TO.

Resultados: Na avaliação da série histórica, verificou-se que entre os anos de 2013 a 2017, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi-TO, foram notificados 11 casos de sífilis congênita (p=0,8660); 148 casos de HIV/Aids (p=0,0034); 131 casos de Condiloma (p<0,0001); 96 casos de Hepatites Virais (p<0,0001) e 50 casos de Síndrome do Corrimento Uretral no Homem (p=0,8442).

Conclusão: Com essa pesquisa concluiu-se que as IST mais notificadas e com um aumento gradativo durante os anos pesquisados foram os casos de HIV/Aids, seguido por Condiloma e Hepatites Virais. Durante o período analisado não houve aumento significativo no número de notificações de Sífilis Congênita e Corrimento Uretral no Homem."
Disponível em
http://ojs.unirg.edu.br/index.php/1/issue/view/75.
Revista v. 12 n. 1 (2020): REVISTA CEREUS.
04/04/2020. Acesso em 16/06/2021.

UnirG 2021: Em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis, o agente etiológico da SÍFILIS é a (o)

a) Hemophilus ducreyi.
b) Treponema pallidum.
c) Phthirius pubis.
d) Trichomonas vaginalis.


QUESTÃO 27
Quanto tempo o corpo leva para perder a forma quando para de se exercitar

"A perda de condicionamento físico difere para treinos cardiovasculares e de força em atletas e pessoas comuns. Ficar em forma não é fácil. Mas depois de todo um trabalho duro, por quanto tempo realmente a mantemos? Mesmo diante do grande esforço que colocamos no treinamento, tirar uma folga dos exercícios físicos pode significar uma perda de condicionamento muito mais rápida do que o tempo levado para conquistá-lo. Para entender como  o corpo fica "fora de forma", primeiro precisamos entender como entramos em forma. A chave para ficar em forma - seja melhorando o condicionamento cardiovascular seja a força muscular - é exceder a "carga habitual". Isso significa fazer mais do que o nosso corpo está acostumado. O estresse que esse esforço causa em nosso organismo faz com que nos adaptemos e nos tornemos mais tolerantes, levando-nos a níveis mais elevados de condicionamento físico. O tempo que demora para entrar em forma depende de vários fatores, incluindo nível de condicionamento, idade, o quanto você se exercita e até mesmo o ambiente. Mas alguns estudos indicam que apenas seis sessões de treinamento intervalado podem levar a aumentos no consumo máximo de oxigênio (termo conhecido como VO2 máximo) - uma medida do condicionamento físico geral - e melhorar a eficiência com que nosso corpo é capaz de se abastecer usando o açúcar armazenado em nossas células durante o exercício."
Dan Gordon e Justin Roberts. Disponível em
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2021/06/01/.
Acesso em 15/06/2021.

UnirG 2021: Neste momento pandêmico de COVID-19, muitas pessoas deixaram de malhar. Baseado no contexto da matéria e analisando o fragmento de texto "... melhorar a eficiência com que nosso corpo é capaz de se abastecer usando o açúcar armazenado em nossas células durante o exercício" , podemos afirmar que o AÇÚCAR em questão é a(o)

a) amido
b) glicogênio.
c) maltose
d) glicose


QUESTÃO 28
Bebê com tumor raro passa por três cirurgias em 28 dias e está bem: "lutou muito para viver" diz a mãe

Teratoma epignato afeta um em cada 200 mil nascimentos. O tumor impede a passagem de ar e, quando nascem, as crianças não conseguem respirar. Em mais de 80% dos casos, morrem logo depois de nascer... A partir da décima sexta semana de gestação, o líquido amniótico é composto em 90% da urina do bebê. Numa gravidez normal, o bebê urina e engole esse líquido o tempo todo. No caso dessa bebê, o tumor impedia que ela bebesse o líquido, que só se acumulava, porque ela continuava fazendo xixi, já que o bebê recebe alimentação pelo cordão umbilical. O acúmulo de líquido aumentava demais a barriga da mãe e crescia também o risco de parto prematuro.
(ADAPTADO) Disponível em g1.globo.com/fantástico.30/05/2021.
Acesso em 16/06/2021.

UnirG 2021: Baseado no contexto acima e nos seus conhecimentos sobre anexos embrionários, podemos afirmar que o ÂMNIO tem a função de

a) realização de trocas gasosas.

b) armazenamento de excretas.

c) proteção contra choques mecânicos.

d) armazenamento dos alimentos.


QUESTÃO 29
Morre um dos maiores tubarões de grande porte do Aquário Marinho do Rio de Janeiro

"Margarida, um dos primeiros tubarões de grande porte a chegar ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), morreu no último domingo (13). O anúncio do falecimento foi divulgado pelo aquário em sua página oficial no Instagram."
Disponível em
https://istoe.com.br.14/06/2021. Acesso em 17/06/2021.

UnirG 2021: Em relação aos seres vivos, os TUBARÕES são classificados como

a) osteíctes.
b) condrictes.
c) ágnatos.
d) mamíferos.


UnirG 2021: QUESTÃO 30
Máscara de vaca

Startup inglesa cria máscara para bois e vacas que transforma arroto em vapor d'água e reduz efeito-estufa... Na Inglaterra, uma startup fundada por dois irmãos filhos de pecuaristas argentinos lançou um equipamento tecnológico inédito que promete reduzir em até 53% as emissões de gás bovino, de efeito-estufa, na atmosfera.

Segundo Francisco Norris, que fundou a Zelp com o irmão, Patrício, o gás emitido pelos bovinos contribui com quase 15% das emissões de gases de efeito-estufa na atmosfera em todo o mundo, e a cadeia pecuária precisa de soluções escaláveis e eficientes para mitigar esse impacto ambiental.

Estudo da Embrapa Pecuária Sudeste apontou que mais de 90% dos gases produzidos pelos ruminantes saem da boca e narinas, por eructação (arroto). Até pouco tempo, acreditava-se que a maior parte dos gases saíam pelo ânus, na forma de pum. O arroto dos bovinos é uma das maiores fontes de emissão de gás de efeito-estufa.
(ADAPTADO). Disponível em
https://economia.uol.com.br 15jun2021. Acesso em 16 jun 2021.

UnirG 2021: O contexto acima relata sobre o impacto ambiental, efeito-estufa. Baseado no texto, podemos afirmar que o gás envolvido é a (o)

a) gás carbônico.
b) clorofluorcarbono.
c) metano.
d) óxido nitroso.


Veja também
as questões de:

Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício de Biologia UnirG 2021 com Gabarito
Exercício de Biologia UnirG 2021 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-saGzvnIZ0U0/YVi4eAPpcyI/AAAAAAAAAf8/n-em7XweeSssDLQT4gaQ97je2jhEVAIoQCLcBGAsYHQ/s16000/questoes-biologia-unirg-2021-gabarito.png
https://1.bp.blogspot.com/-saGzvnIZ0U0/YVi4eAPpcyI/AAAAAAAAAf8/n-em7XweeSssDLQT4gaQ97je2jhEVAIoQCLcBGAsYHQ/s72-c/questoes-biologia-unirg-2021-gabarito.png
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-biologia-unirg-2021-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-biologia-unirg-2021-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo