Exercício de Literatura UnirG 2021 com Gabarito

Exercício de Literatura UnirG 2021 com Gabarito LITERATURA UnirG 2021.1 Leia atentamente o texto a seguir e responda à  questão 7 : DESASTRO...
Literatura

Exercício de Literatura UnirG 2021 com Gabarito

LITERATURA

UnirG 2021.1

Leia atentamente o texto a seguir e responda à questão 7:

DESASTROSAS CONSEQUÊNCIAS
DE UM REQUERIMENTO

Era assim concebida a petição:

“Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, funcionário público, certo de que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever em geral, sobretudo no campo das letras, se veem na humilhante contingência de sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua; sabendo, além, que, dentro do nosso país, os autores e escritores, com especialidade os gramáticos, não se entendem no tocante à correção gramatical, vendo-se, diariamente, surgir azedas polêmicas entre os mais profundos estudiosos do nosso idioma – usando do direito que lhe confere a Constituição, vem pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro. [...]. Seguro de que a sabedoria dos legisladores saberá encontrar meios para realizar semelhante medida e cônscio de que a Câmara e o Senado pesarão o seu alcance e utilidade, P.e E. deferimento”. 
BARRETO, Lima. Triste Fim de Policarpo Quaresma. 
São Paulo: Editora Ática, 1997. p.52-53
(1ª Parte Capítulo IV, Fragmento) 

QUESTÃO 07
UnirG 2021: O argumento fundamental, presente nesse fragmento, em que se baseava o requerente para a adoção do tupi-guarani era de caráter:

A ( ) Histórico-social.
B ( ) Biológico.
C ( ) Político.
D ( ) Filosófico.


QUESTÃO 08
UnirG 2021: O livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, é estruturado em três partes, cada uma com cinco capítulos.

Assinale a alternativa falsa:

A ( ) Na primeira parte, há o nacionalismo xenófobo de Quaresma, culminando com um requerimento à câmara, propondo que o tupi-guarani fosse o nosso idioma oficial.

B ( ) Na segunda parte, ambientada principalmente no Sossego, Quaresma tenta, frustradamente, provar que a base agrícola faria a grandeza da Pátria.

C ( ) O nacionalismo quixotesco só é plenamente caracterizado na primeira parte.

D ( ) Na terceira parte, há os desdobramentos políticos representativos da Revolta da Armada, com o triste fim de Quaresma.


Leia o comentário a seguir sobre O Homem Duplicado:

Em O HOMEM DUPLICADO, de José Saramago, o protagonista Tertuliano, ao assistir a um filme denominado Quem Porfia Mata a Caça, sugerido pelo professor de matemática, que é seu colega de trabalho, descobre que um dos atores é seu sósia. Então inicia uma busca obsessiva, louca e cheia de temores pela outra pessoa, que é um ator pouco conhecido. Dessa forma, sua grande preocupação transforma-se em obsessão: quem é o original e quem é meramente uma cópia.
(Pequena síntese sobre o início da obra).

QUESTÃO 09
UnirG 2021: Considerando esse comentário, analise as afirmações a seguir sobre a narrativa geral da obra:

I - Tertuliano acredita que o professor de matemática indicara o filme Quem Porfia Mata a Caça propositadamente para que ele pudesse encontrar seu duplo, uma pessoa muito semelhante a si mesmo.

II - Em O Homem Duplicado, a história e as ações das personagens são contadas em um universo de uma imensa cidade que não é identificada e na qual vivem milhões de habitantes.

III - Pode-se afirmar que o encontro entre Tertuliano e António Claro trata-se de amor, amizade e muita simpatia, pois cada um sente que tem o direito sobre a existência do outro, como alegação de um ser a cópia e o outro, o original.

IV - Em O Homem Duplicado, não há um final esclarecido. O autor deixa em aberto para o leitor a conclusão do enredo. 

Estão corretas:

A ( ) I, II e III.
B ( ) I, II e IV.
C ( ) I, III e IV.
D ( )II, III e IV.


QUESTÃO 10
UnirG 2021: Leia as afirmações sobre O Homem Duplicado e marque V ou F, considerando os elementos constitutivos da narrativa:

( ) Usando uma trama labiríntica, Saramago aponta em seu romance um método detetivesco, no qual, por meio de coincidências simples e claras, aponta o papel das personagens na trama narrativa.

( ) Uma característica de O Homem Duplicado é a metalinguagem em que o autor discute e revela sua preocupação com o estudo da linguagem, principalmente a popular, que assume um papel relevante no texto.

( ) Nesse romance, há uma sobreposição de vozes. Há a predominância de uma voz narradora em terceira pessoa onisciente que cruza com uma voz em primeira pessoa.

( ) Em O Homem Duplicado, o duplo pode ser entendido como a semelhança apenas no aspecto físico entre as personagens Tertuliano e António Claro.

A sequência correta é:

A ( ) F, V, V, F.
B ( ) F, F, V, V.
C ( ) V, V, F, F.
D ( ) F, V, F, V.


QUESTÃO 11
UnirG 2021: Sobre o livro Tribo Cara Baixa, de Deusimar Pires, é correto afirmar:

A ( ) O autor faz uma reflexão positiva sobre as relações sociais por meio do universo digital.

B ( ) A comunicação virtual amplia, facilita e melhora as relações sociais.

C ( ) Deusimar Pires discorre sobre o novo jeito online de as pessoas se comunicarem e reflete sobre os prejuízos que os exageros desse tipo de relacionamento pode acarretar ao ser humano.

D ( ) Segundo o Autor, os relacionamentos estabelecidos pelas redes sociais são mais duradouros e estáveis.


QUESTÃO 12
UnirG 2021: Sobre a construção textual da obra Tribo Cara Baixa é correto afirmar:

A ( ) A linguagem empregada pelo Autor é apenas verbal na modalidade padrão da língua.

B ( ) A voz narrativa é a de um narrador personagem que reflete sobre sua conduta nas redes sociais.

C ( ) O Autor estrutura sua obra com pequenos textos cronísticos por meio dos quais reflete sobre o universo das relações digitais.

D ( ) Há uma sobreposição de vozes no texto: um narrador onisciente que cruza com um narrador testemunha dos fatos discutidos na trama.


UnirG 2021.2

QUESTÃO 07
UnirG 2021: Destacaram-se, sobretudo, como grandes poetas da literatura brasileira os seguintes autores:

a) Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu e Nelson Rodrigues.

b) Cecília Meireles, Rachel de Queiroz e Clarice Lispector.

c) Castro Alves, José Lins do Rego e Mário Palmério.

d) Olavo Bilac. Augusto dos Anjos e Carlos Drummond de Andrade.


QUESTÃO 08
UnirG 2021: A história do teatro no Brasil tem início com

a) Martins Pena, autor de inúmeras comédias de costumes que satirizavam a sociedade de sua época.

b) as exibições teatrais organizadas pelos padres jesuítas durante o século XVI.

c) a encenação da escritura da Carta de Pero Vaz de Caminha na cidade do Rio de Janeiro no século XVII.

d) a chegada da família real, no século 19, época em que o país vivenciou um marco no cenário cultural.


QUESTÃO 09
UnirG 2021: Sobre a produção literária de José de Alencar, um dos nomes mais importantes de nossa literatura, seguem-se três afirmações:

I - A vasta produção literária de José de Alencar,constituída sobretudo por romances indianistas, urbanos e regionalistas, tem como característica geral a tentativa de construção de uma cultura genuinamente brasileira, desvinculada das características estéticas que vigoravam em Portugal.

II - José de Alencar procurou em suas obras retratar, em uma linguagem mais próxima possível do português falado no país, temáticas intimamente ligadas ao Brasil, como a questão indígena, presente em obras como Iracema , O Guarani e Ubirajara.

III - O meio urbano também teve destaque nas obras de Alencar, sendo cenário de vários romances nos quais o autor retratava a sociedade burguesa carioca do Segundo Reinado.

Quantas dessas afirmações estão corretas?

a) Apenas as duas primeiras.
b) Todas as três.
c) Apenas as duas últimas.
d) Apenas a primeira e a última.


QUESTÃO 10
UnirG 2021: Leia atentamente as três afirmações a seguir:

I - Em Triste Fim de Policarpo Quaresma , a narrativa tem início logo depois da Declaração da Independência, tendo a corte de D. Pedro como cenário principal da trama.

II - José Saramago escreveu O Homem Duplicado para colocar em forma literária a discussão da clonagem das espécies.

III - O livro Tribo Cara Baixa mostra como a inserção cada vez maior na vida digital pode gerar novos tipos de relações e sentimentos.

Quantas dessas afirmações estão corretas?

a) Apenas a segunda.
b) Apenas duas delas.
c) Apenas a primeira.
d) Apenas a terceira.


QUESTÃO 11
UnirG 2021: Uma das características do movimento literário denominado Barroco mostrava o conflito entre

a) vida urbana e vida campestre.

b) liberdade e escravidão.

c) brasilidade e lusitanidade.

d) teocentrismo e antropocentrismo.


QUESTÃO 12
"O romance regionalista brasileiro surgiu no século XIX com a intenção de retratar lugares e personagens brasileiros que eram ignorados pela maioria dos escritores da época."

UnirG 2021: Inaugurado na época do Romantismo, essa opção temática continua em voga em nossa literatura, cabendo citar o nome de Graciliano Ramos como um dos grandes autores regionalistas do Modernismo brasileiro.

São obras dele:

a) São Bernardo e Vidas Secas.

b) Meu Pé de Laranja Lima e Os Cavalinhos de Platiplanto.

c) Mar Morto e Capitães da Areia.

d) Menino de Engenho e Fogo Morto.


Veja também
as questões de:

Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício de Literatura UnirG 2021 com Gabarito
Exercício de Literatura UnirG 2021 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-QDBV4yFujhQ/YViELA7GlNI/AAAAAAAAAfk/HVKxK_1IW0ooDefZ6xR9720zAKRqG7g0gCLcBGAsYHQ/s16000/questoes-literatura-unirg-2021-gabarito.png
https://1.bp.blogspot.com/-QDBV4yFujhQ/YViELA7GlNI/AAAAAAAAAfk/HVKxK_1IW0ooDefZ6xR9720zAKRqG7g0gCLcBGAsYHQ/s72-c/questoes-literatura-unirg-2021-gabarito.png
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-literatura-unirg-2021-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-literatura-unirg-2021-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo