Exercício de História UnirG 2021 com Gabarito

Exercício de História UnirG 2021 com Gabarito HISTÓRIA UnirG 2021.1 QUESTÃO 49 Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia...
Exercício de História UnirG 2021 com Gabarito

Exercício de História UnirG 2021 com Gabarito

HISTÓRIA

UnirG 2021.1

QUESTÃO 49
Eu tenho um sonho que um dia, nas montanhas rubras da Geórgia, os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos descendentes de donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da fraternidade. Eu tenho um sonho que um dia mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça, e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça. Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.
(Disponível em: https://www.brasildefato.com.br. Acesso em: 29 mar. 2021).

Martin Luther King Júnior tornou-se um ícone na defesa dos direitos da população negra nos Estados Unidos da América. Naquele país, principalmente nos estados do Sul, vigoravam leis de segregação racial muitas décadas após a abolição da escravatura. As elites brancas alegavam que deveriam viver separadamente das “pessoas de cor” em ambientes escolares, bares e restaurantes, espaços comuns, transportes e até banheiros. Depois de grandes protestos, destacando-se a “Marcha sobre Washington”, em 1963, no qual foi proferido o famoso discurso “Eu tenho um sonho”, as leis discriminatórias foram abolidas em todos os estados norte-americanos.

UnirG 2021: Assinale a alternativa que aponta corretamente um evento importante na luta dos afro-americanos pelo reconhecimento de seus direitos civis:

A ( ) A fundação da conferência da liderança cristã do Sul para combater a segregação racial por meio da resistência pacífica. A população realizou atos de protesto que, por causa da forma pacífica, foram bem aceitos pelas autoridades locais e, sem mortes, o movimento de Martin Luther King venceu.

B ( ) A população negra estadunidense garantiu seus direitos e realizou diversos atos de obediência civil, sem maiores dificuldades para exercer seus direitos políticos.

C ( ) O governador do estado de Arkansas procurou estabelecer leis junto com a Suprema Corte norteamericana, integrando plenamente os negros no sistema de educação formal. 

D ( ) O Governo Federal enviou tropas para garantir a segurança dos alunos negros no ambiente escolar. Embora eles fossem insultados e humilhados, foi importante que resistissem para que os preconceitos fossem superados.


QUESTÃO 50
UnirG 2021: Leia o fragmento do texto acerca do impacto da Gripe Espanhola e responda a questão: 

A Primeira Guerra levou para o front exércitos de massa e afundou os soldados em trincheiras — crateras dispostas em linha cheias de lodo e lama varridas intermitentemente por metralhadoras, granadas e pelo fogo dos morteiros. Quando terminou, entre 20 e 30 milhões de pessoas haviam morrido. 

E de repente surgiu do nada outra “arma” que arrasou a sociedade alemã em apenas três meses: a gripe. [...] Em mais ou menos noventa dias, iria infectar um quinto da população mundial e matar de 20 a 50 milhões de pessoas, ultrapassando o resultado de quatro anos de guerra global ininterrupta.
(SCHWARCZ, Lilia M. S.; MURGEL, Heloisa.
A bailarina da morte: a gripe espanhola no brasil.
São Paulo: Companhia das Letras. 2020. p. 12-13) 

Assinale a alternativa que relaciona corretamente a gripe com a Grande Guerra: 

A ( ) As diversas nações envolvidas sofriam com as consequências econômicas e humanas dos combates, quando a epidemia da gripe chegou. O abalo físico e psicológico acabou por favorecer o poder mortífero do vírus. 

B ( ) A pandemia foi limitada às fronteiras europeias e o declínio econômico não atingiu as potências mundiais. Foi sobretudo a Alemanha, que havia saído derrotada da guerra, que sofreu as consequências da doença devido a seus territórios arruinados.

C ( ) As tecnologias desenvolvidas na Grande Guerra foram utilizadas para isolar a população e para controlar o contágio global. Por isso, não chegou a ocorrer uma verdadeira pandemia. 

D ( ) Foi o impacto da gripe espanhola que levou ao final da Primeira Grande Guerra e à ascensão das ideologias de direita e de esquerda que provocaram a Segunda Grande Guerra. 


QUESTÃO 51
Durante a década de sessenta do século passado, muitos militantes de esquerda foram migrando para uma região ao norte do Tocantins, próxima ao rio Araguaia, chamada Bico do Papagaio. Tinham como projeto principal promover a luta pelo socialismo.

Acerca disso, escreveu o jornalista Elio Gaspari: “O que se deu no Araguaia foi o paroxismo do choque dos radicalismos ideológicos que, com seus medos e fantasias, influenciaram a vida política brasileira por quase uma década. A esquerda armada supusera que estava no caminho da revolução socialista, e a ditadura militar acreditara que havia uma revolução socialista a caminho”.
(GASPARI, Elio. A ditadura escancarada.
São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p.417).

UnirG 2021: Assinale a alternativa que indica corretamente motivos da Guerrilha do Araguaia ter fracassado:

A ( ) O povo tocantinense é de natureza pacífica, não está acostumado com conflitos, ainda mais armados. Por isso, os guerrilheiros foram expulsos da região pelos camponeses, que depois se apropriaram das fazendas para estabelecer a reforma agrária. 

B ( ) Como ocorreu na Guerra de Canudos e na Guerra do Contestado, os revoltosos não conseguiram angariar o apoio dos moradores da região. Estes discordavam das ideias de Marx e Engels, bem como tinham críticas ao modelo stalinista a ser implantado pela revolução. 

C ( ) O chamado “milagre econômico” estava em pleno desenvolvimento, as forças militares eram muito superiores as dos guerrilheiros e a estratégia do foco revolucionário, defendida por Ernesto “Che” Guevara, não obteve o sucesso almejado.

D ( ) O capitalismo brasileiro estava gerando grande igualdade social e o governo do presidente Médici (1969-1974) já implantava sua política de redemocratização. Isso retirou os motivos para que a população local resistisse ao Estado. 


QUESTÃO 52
Conforme o famoso medievalista Jacques Le Goff, “o feudalismo é antes de tudo o conjunto dos vínculos pessoais que unem, numa hierarquia, os membros das camadas dominantes da sociedade. Esses vínculos apoiam-se numa base ‘real’: o benefício que o senhor outorga a seu vassalo em troca de um certo número de serviços e de um juramento de fidelidade. O feudalismo, no sentido estrito, é a homenagem e o feudo”.
(Le Goff, Jacques A civilização do Ocidente medieval. 
Petrópolis, RJ: Vozes, 2016, p. 63).

UnirG 2021: Acerca da sociedade feudal europeia, analise as afirmações a seguir: 

I - Um grande feudo possuía vários tipos de trabalhadores: escravos, libertos, servos e assalariados. Especialmente os primeiros contribuíram para que os senhores feudais acumulassem riqueza rapidamente e promovessem a expansão da vassalagem comercial para a América.

II - O Império Carolíngio intensificou o processo de ruralização da população, advindo de século anteriores, e estimulou a descentralização política. As terras concedidas aos condes e marqueses tornaram-se a base dos feudos, tendo seus títulos transmitidos aos herdeiros. 

III - As invasões dos Vikings e dos Hunos reforçaram a servidão dos camponeses, submetidos ao trabalho forçado pelos senhores feudais. Para manter a proteção dos nobres, eles pagavam a corveia e outros impostos.

Estão corretas somente as assertivas: 

A ( ) I e II.
B ( ) II e III.
C ( ) I e III.
D ( ) I, II e III.


QUESTÃO 53
UnirG 2021: Na formação dos Estados modernos, a República Holandesa, nos Países Baixos, sobressaiu como um Estado republicano com liberdades políticas e religiosas. O calvinismo se difundiu e triunfou na região das Sete Províncias, denominadas federação com a União de Utrech.

Acerca desse processo, assinale a alternativa correta: 

A ( ) Apesar do nome, não se tratava de uma república federativa, pois elas possuíam um rei e uma religião oficial, que era imposta à população. O que promoveu de fato a reunião política das províncias foi o interesse comercial da poderosa Liga da Antuérpia. 

B ( ) A prosperidade da região pode ser demonstrada pela época de domínio da família Orange - Nassau, quando os holandeses tinham uma frota mercante que atingia colônias na Ásia, na África e na América, incluindo o Brasil.

C ( ) A Holanda foi o primeiro país que adotou o “princípio protestante” em termos de religião, ao estabelecer que conforme a fé do príncipe será a fé do povo. Isso a livrou de conflitos religiosos e favoreceu a criação de um regime democrático com voto universal. 

D ( ) Foi a proximidade com o reino britânico que levou a República Holandesa a adotar o parlamentarismo com regime bicameral e voto universal. Contudo, diferente da nobreza inglesa, a da Holanda tinha poucas posses e seguia o princípio calvinista da dignidade do trabalho.


QUESTÃO 54
O historiador Sérgio B. de Holanda, em seu clássico livro Raízes do Brasil, escreveu sobre a construção do regime republicano que “a democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido”
(HOLANDA, Sérgio B. Raízes do Brasil. Brasília: Editora da UnB, 1963, p.153).

UnirG 2021: Sobre essa intepretação do movimento que levou à queda do Imperador Dom Pedro II, assinale a alternativa correta:

A ( ) O pessimismo da afirmação é consequência da ausência de participação popular na queda do Império e da liderança assumida pelo alto oficialato militar.

B ( ) O pessimismo do historiador decorre da batalha surgida na defesa do Imperador pelo povo, diante do golpe orquestrado pelos militares, e das vidas que foram ceifadas nesse evento inútil.

C ( ) A frase deve-se à defesa do sistema monárquico pelo historiador, já que este era muito mais representativo das classes trabalhadoras e menos autoritário devido à existência do poder moderador.

D ( ) A interpretação feita demonstra que a república populista, aliada à classe trabalhadora, não passou de uma utopia sonhada por alguns intelectuais que apoiaram o golpe contra Dom Pedro II.


UnirG 2021.2
QUESTÃO 49
UnirG 2021: Sobre os anos iniciais do regime militar de 1964, analise as proposições a seguir:

I - O primeiro Ato Institucional foi instituído pelo Comando Supremo da Revolução e autorizava o presidente a decretar uma série de medidas autoritárias e restritivas.

II - O AI-2 introduziu a eleição indireta para governador e decretou uma série de cassações; enquanto o AI-3 extinguiu os partidos políticos e introduziu a eleição indireta para presidente.

III - O presidente Castelo Branco apoiou a candidatura do marechal Costa e Silva e rechaçou a possibilidade de um candidato civil.

IV - O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e o Instituto Nacional de Previdência Social foram duas medidas sociais criadas pelo governo de Castelo Branco.

É correto o que se afirma em:

a) I, II, IV, apenas.
b) II, III, apenas.
c) I, IV, apenas.
d) I, II, apenas.


QUESTÃO 50
"Essas celebrações eram realizadas sobretudo no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, e transmitidas ao vivo, via rádio, pelo DIP. O uso intensivo do espaço dos campos de futebol e da mídia demonstrava a preocupação em popularizar a imagem do chefe da nação como líder dos trabalhadores. O programa radiofônico Hora do Brasil, criado em 1938, foi adicionado como plataforma para enfatizar a figura do trabalhador. A partir de 1942, o ministro do Trabalho, Alexandre Marcondes Filho, passou a dirigir-se semanalmente a esse público, publicando suas preleções na imprensa"
(Fonte: D'ARAUJO, Maria Celina. Uma década, dois
presidentes. In : BACHA, Edmar; et al (Org.). 130
anos: em busca da República . - 1 Ed - Rio de
Janeiro: Intrínseca, 2019. Pp 109).

UnirG 2021: A Era Vargas foi marcada por diversas políticas sociais e programas de governo a favor do trabalhador brasileiro. Com base em seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que não corresponde a uma medida do Estado Novo benéfica ao proletariado nacional.

a) A lei do salário mínimo.

b) A Consolidação das Leis do Trabalho.

c) A criação da Justiça do Trabalho.

d) O decreto que instituiu o 1° de maio como feriado nacional.


QUESTÃO 51
UnirG 2021: Martinho Lutero foi um dos principais nomes da História da Europa do século XVI. Com uma nova proposta, o reformista abalou as bases do catolicismo e provocou grandes mudanças no cenário político-religioso europeu.

Nesse sentido, assinale a alternativa que não apresenta um princípio defendido por Lutero em sua nova religião:

a) A criação de uma nova ordem religiosa que visava à reafirmação dos dogmas católicos, como, por exemplo, a prática da venda de indulgências.

b) A livre interpretação da Bíblia e a simplificação dos cultos para o povo.

c) A preservação de apenas o batismo e a eucaristia como sacramentos católicos.

d) A substituição do latim pelo idioma nacional nos cultos, facilitando a compreensão.


QUESTÃO 52
"Sob qualquer aspecto, este foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental"
(Fonte: HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções
1789 - 1848 . - 33 Ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra,
2014. Pp 60)

UnirG 2021: A transcrição acima se refere à Revolução Industrial. Um dos fatores que auxiliou o pioneirismo britânico quanto ao processo de industrialização foi a política dos cercamentos de campos (Enclosure Acts).

Com base em seus conhecimentos sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta:

a) O aumento da produção e da produtividade e o fornecimento de mão de obra barata para o trabalho nas fábricas foram algumas das consequências do processo de cercamento dos campos que impulsionaram a Revolução Industrial na Inglaterra.

b) Os investimentos promovidos pelos grandes proprietários de terras modificaram o sistema de cultivo, aumentando a taxa de aproveitamento das terras.

c) Apesar do grande impacto causado pela política dos cercamentos, o Parlamento Britânico jamais aprovou a lei que a estabelecia, tornando-se, assim, apenas um decreto real.

d) Os cercamentos tinham como objetivo incentivar a criação de ovelhas, a fim de obter lã para a sua utilização como matéria-prima na manufatura de tecidos.


QUESTÃO 53
UnirG 2021: Sobre a mineração no Brasil e seus desdobramentos, analise as assertivas a seguir:

I - O recrudescimento da exploração do ouro e de diamantes influenciou a criação de uma intensa e movimentada rede urbana na região das minas.

II - Muitos escravos aproveitaram o contexto de exploração aurífera, que gerou uma grande oferta de serviços urbanos, para acumular capital e adquirir cartas de alforria.

III - O Rio de Janeiro tornou-se um porto de abastecimento das minas e ponto de escoamento do ouro, fato que teve reflexo na decisão da família real de instituir a cidade como a capital do país vinte anos antes da sua chegada.

IV - A produção aurífera cresceu rapidamente, passando de 9.000 kg extraídos em 1704 a 25.000 Kg extraídos em 1720, fato que demonstrou a grande durabilidade das reservas.

É correto o que se afirma em:

a) I e IV, apenas.
b) II, III e IV, apenas.
c) I, apenas.
d) I e II, apenas.


QUESTÃO 54
"A tomada de Tenochtitlán foi uma luta dramática, onde os dois lados disputaram a cidade, bairro por bairro. Ao tomarem um desses bairros, logo o incendiavam e chacinavam a população local. Somente em um deles, na avaliação de Cortez, foram mortos e feitos prisioneiros mais de doze mil astecas. Foram 75 dias de luta encarniçada de uma cidade que recusava a rendição"
(Fonte: FERREIRA, Jorge Luiz. Conquista e
Colonização da América Espanhola . Série Princípios.
São Paulo: Editora Ática, 1992. Pp 32)

UnirG 2021: O fragmento acima se refere à Conquista e Colonização da América, mais especificamente à batalha do espanhol Hernán Cortez contra os Astecas do imperador Montezuma II. Sobre os povos pré-colombianos e as batalhas de conquista na América, é correto afirmar que:

a) Incas e Astecas partilhavam de uma mesma cultura em comum, devido à proximidade de seus territórios, o que possibilitava um grande intercâmbio de ideias e o desenvolvimento de uma rede de conexões.

b) Uma das maiores vantagens de Cortez foi o fato dos Astecas terem acreditado que o espanhol era um enviado do deus criador e, com isso, terem estabelecido relações pacíficas e amistosas com ele, inclusive não resistindo às investidas contra a cidade.

c) Antes de ser conquistado e extinto, o Império Inca passou por um período turbulento de divisão e guerra civil entre os herdeiros Huáscar e Atahualpa.

d) A superioridade numérica e a grande oferta de armas de fogo disponíveis foram os principais fatores da facilidade da tomada de Tenochtitlán.


Veja também
as questões de:

Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício de História UnirG 2021 com Gabarito
Exercício de História UnirG 2021 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-Hl2yBeDcoT4/YVi-XiraNgI/AAAAAAAAAgk/XsTxTXmbKd0bTFzzUvWjLxtii8JLORZBACLcBGAsYHQ/s16000/questoes-historia-unirg-2021-gabarito.png
https://1.bp.blogspot.com/-Hl2yBeDcoT4/YVi-XiraNgI/AAAAAAAAAgk/XsTxTXmbKd0bTFzzUvWjLxtii8JLORZBACLcBGAsYHQ/s72-c/questoes-historia-unirg-2021-gabarito.png
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-historia-unirg-2021-com.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-historia-unirg-2021-com.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo