ENADE 2021: Geografia (bacharelado e licenciatura) com Gabarito

ENADE 2021: Geografia (bacharelado e licenciatura) com Gabarito OBS:  As  questões objetivas de 01 a 08  estão disponível na prova de  ...
ENADE - Meus Exercícios

ENADE 2021: Geografia (bacharelado e licenciatura) com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link ou neste link e/ou neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta. Assim que divulgadas serão atualizadas.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ENADE 2021 - QUESTÃO 09
Entendemos por domínio morfoclimático e fitogeográfico um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial — de centenas de milhares a milhões de quilômetros quadrados de área — onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas.
AB’SÁBER, A. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas.
São Paulo: Ateliê, 2007 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No Brasil, o domínio de Cerrado apresenta conjuntos de formações campestres, savânicas e florestais, em geral associados a solos ácidos e pobres em nutrientes.

PORQUE

II. A área de ocorrência de Cerrado está associada a áreas de planaltos em núcleos cristalinos arqueados, planaltos que ocorrem nas faixas de orogenia antiga e correspondem a relevos residuais sustentados por litologias diversas, quase sempre metamórficas associadas a intrusivas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 10
O sensoriamento remoto constitui-se uma alternativa viável para estudar o funcionamento do Cerrado,  por se tratar de um bioma de grande extensão. Para discriminar classes de cobertura vegetal e o  monitoramento da expansão da fronteira agrícola no bioma Cerrado, têm sido utilizadas imagens ópticas  de satélite.
SANO, E. E.; ROSA, R.; BRITO, J. L. S.; FERREIRA, L. G.; BEZERRA, H. D. S.
Mapeamento da cobertura vegetal natural e antrópica do bioma 
Cerrado por meio de imagens Landsat ETM+.
In: XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 2009.
Natal. Anais... Natal, 2009. p.1.199-1.206 (adaptado).

As figuras a seguir apresentam a distribuição das pastagens cultivadas e culturas agrícolas do Cerrado,  obtidas por meio da interpretação de imagens de satélite.

As figuras a seguir apresentam a distribuição das pastagens cultivadas e culturas agrícolas do Cerrado,  obtidas por meio da interpretação de imagens de satélite.
PRADO, L. A.; MALHEIROS, R. A. Perda da biodiversidade
do cerrado goiano mediante o tráfico ilegal de fauna silvestre.
In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 2012.
Goiânia. Anais...Goiânia,2012.

Considerando o texto e as figuras apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. Nos mapas de uso do solo, as culturas agrícolas representadas são menos expressivas que as áreas de pastagem, portanto menos ameaçadoras para as espécies nativas.

II. As imagens de satélite permitem a representação da distribuição espacial e das alterações na dinâmica dos ecossistemas do Cerrado, sendo relevantes para mapeamentos em diversas escalas.

III. A expansão da agropecuária implica mudanças nos espaços naturais e na organização humana, produzindo espaços antropogênicos sobre as heranças da natureza.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 11
O que é SIG e para que serve? Os sistemas de informação geográfica, ou simplesmente SIG, constituem-se numa das principais técnicas utilizadas pelos Geógrafos para apoiar decisões que envolvem a análise integrada do espaço geográfico. Existem atualmente diversas definições de SIG, variando de acordo com suas aplicações e com os propósitos pretendidos. Da mesma forma que o microscópio é importante para o biólogo, o SIG é um instrumento de fundamental importância para o Geógrafo, possibilitando ampliar o horizonte de análise geográfica para além do olho humano.
MACHADO, R. P. P. Sistema de Informação Geográfica. In: VENTURI, L. 
A. B. (org). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. 
São Paulo: Sarandi, 2011 (adaptado).

Considerando o conceito dos Sistemas de Informação Geográfica e sua aplicação, avalie as afirmações a seguir.

I. Os Sistemas de Informação Geográfica são utilizados para produção de mapas, análise espacial de fenômenos, armazenamento e recuperação da informação espacial.II. Os Sistemas de Informação Geográfica podem ser usados para auxiliar o gerenciamento de infraestrutura, logística, administração de frotas e diversas outras tarefas.

III. Os Sistemas de Informação Geográfica servem para determinar a localização de um objeto qualquer na superfície da terra e, para isso, usam sinais emitidos por uma constelação de 24 satélites artificiais.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 12
Inúmeras ferramentas cartográficas são utilizadas para a análise das informações espaciais, especialmente em aplicações como o planejamento de uso do solo, de redes de infraestrutura e em múltiplas aplicações de uso dos recursos naturais.

Acerca dos instrumentos cartográficos usados na análise do espaço geográfico, assinale a opção correta.

A) No caso de o mapa ser ampliado ou reduzido, a escala gráfica não perde o significado nem a utilidade.

B) A equidistância entre as curvas de nível, em uma representação, muda de acordo com a altitude e a declividade do terreno.

C) A escala cartográfica é diretamente proporcional à escala geográfica.

D) Em uma representação cartográfica bidimensional, a escala vertical de um perfil topográfico deve ser menor que a escala horizontal.

E) As escalas cartográfica e geográfica guardam relação direta na representação de um fenômeno: quanto maior a extensão do fenômeno representado, maior a escala de representação.


ENADE 2021 - QUESTÃO 13
Texto I
A noção (idealizada) de uma época em que os lugares eram (supostamente) habitados por comunidades coerentes e homogêneas é contraposta à fragmentação e à ruptura atuais. Claro que a contrapartida é de alguma forma dúbia: “lugar” e “comunidade” raramente têm coincidido. De qualquer forma,a saudade eventual de uma tal coerência é um sinal da fragmentação geográfica e da ruptura espacial de nosso tempo.
MASSEY, D. O sentido global de lugar. In: ARANTES, A. (org.). Espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000. p.177-178 (adaptado).

Texto II
“Eu costumo usar o Facebook para conversar com as meninas, com a família que mora longe e também para postar sobre a cultura indígena. Na minha aldeia tem rede de Wifi e a conexão é boa”, disse Hebert, da etnia Javaé. Ele mostra orgulhoso as curtidas que recebeu ao postar fotos com o tetracampeão mundial de paracanoagem Fernando Fernandes, que visitou a sua aldeia localizada na ilha do Bananal, no estado do Tocantins. Índios mais velhos também têm aproveitado para criar os próprios perfis.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura. Acesso em: 10 jun. 2020 (adaptado).

Considerando os textos apresentados bem como a complexidade das relações espaciais e do sentido de lugar no contexto da globalização, avalie as afirmações a seguir.

I. A noção de lugar tem sido preservada na própria essência, garantindo-se, atualmente, a proteção das identidades dos povos tradicionais e mantendo-se sua base central, o etnocentrismo, nas relações entre sociedade e espaço.

II. O lugar, entendido como um encontro de trajetórias, é marca fundamental das novas configurações espaço-temporais, e possibilita conexões e criação de movimentos de resistência em diferentes escalas com outras identidades e espaços cuja existência é ameaçada.

III. Os lugares, no sentido que adquiriram na globalização, manifestam-se de diferentes modos, social e espacialmente, abrindo-se para novos valores e significados ou até fechando-se em posições radicais nas relações de alteridade.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 14
A inundação urbana é uma ocorrência tão antiga quanto as cidades. Em momentos de precipitações superiores à média, rios, riachos e galerias transbordam, inundando áreas de moradias, comércio, indústrias e o sistema viário.

Acerca das potenciais consequências das inundações urbanas, avalie as afirmações a seguir.

I. A inundação urbana causa o rebaixamento do nível dinâmico médio do aquífero em função da recarga comprometida pela impermeabilização do solo, o que gera redução na capacidade de infiltração.

II. Lixiviação de materiais contaminantes seguida do carreamento e da percolação no solo é uma consequência das inundações urbanas que acarreta deflúvios poluídos que contaminam corpos hídricos superficiais e subterrâneos.

III. Transtorno à mobilidade urbana e perdas materiais, notadamente em áreas onde há deficiência na infraestrutura de drenagem, são consequências de inundações que ocorrem nas áreas de uma cidade.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 15
Texto I
Construídas contra todos os preceitos de Hygiene, sem canalização d’água, sem exgoto, sem serviço de limpeza pública, sem ordem, com material heteróclito, as favellas constituem um perigo permanente de incêndio e infecções epidêmicas para todos os bairros através dos quaes se infiltram. A sua lepra suja a vizinhança das praias e os bairros mais graciosamente dotados pela natureza, despe os morros do seu enfeite verdejante e corrói até as margens da mata da encosta das serras (a sua destruição é importante) não é só sob o ponto de vista da ordem social e da segurança, como sob o ponto de vista da hygiene geral da cidade, sem falar da esthétic.
AGACHE, A. Cidade do Rio de Janeiro: extensão – remodelação – embelezamento. 
Rio de Janeiro, Prefeitura do Distrito Federal, 1930. p. 190 (adaptado).

Texto II
Nada mais forte nesta paisagem que a presença das favelas, espaços de autoprodução da vida cotidiana de milhares de cariocas e migrantes, que, na contingência de uma cidade que os excluiu e diante da absoluta precariedade dos meios, construíram um espaço de resistência e inserção, contraditório e complexo como é a sua relação com a cidade. Agora esse lugar está protegido – internacionalmente – e sua geografia de puxadinhos e pequenos lotes deve ser inscrita e consolidada em uma legislação que reconheça direitos, protegendo o lugar da arbitrariedade de remoções e projetos factoides.
ROLNIK, R. Favelas cariocas entre a montanha e o mar são patrimônio da humanidade.
Disponível em: https://raquelrolnik. wordpress.com.
Acesso em: 16 jun. 2020 (adaptado).

Com base nos processos de produção do espaço urbano no Brasil e na evolução dos significados que envolvem as paisagens das favelas, avalie as afirmações a seguir.

I. Marcadas pelo crescimento das cidades e pela crise habitacional, as favelas seguem, ao longo de sua história, pontuadas por ambiguidades em torno dos seus significados e das ações sobre as políticas públicas do planejamento urbano.

II. Inúmeros movimentos, muitos deles resultantes das lutas dos próprios moradores, buscam o reconhecimento da favela como lugar de produção cultural e de identidade com expressão paisagística nos circuitos culturais e turísticos da cidade.

III. Apesar das inúmeras ressignificações, as paisagens das favelas mostram não só antigas contradições que envolvem cristalizações das injustiças marcadas pela precariedade de serviços e infraestruturas, mas também novas expressões do medo e da violência cotidiana.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 16
Segundo dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) na 4º edição do relatório “Refúgio em Números”,

Segundo dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) na 4º edição do relatório “Refúgio em Números”, o Brasil reconheceu, apenas em 2018, um total de 1 086 refugiados de diversas nacionalidades. Com isso, o país atinge a marca de 11 231 pessoas reconhecidas como refugiadas pelo Estado brasileiro. Desse total, os sírios representam 36% da população refugiada com registro ativo no Brasil, seguidos dos congoleses, com 15%, e angolanos, com 9%.
Disponível em: https://www.acnur.org. Acesso em: 16 jun. 2020 (adaptado).

Com base nas dinâmicas populacionais apresentados no texto e no infográfico, avalie as afirmações a seguir.

I. O Brasil é um signatário das convenções sobre as questões de refúgio global, entretanto os conflitos e tensões na escala regional que provocam os movimentos dos refugiados não refletem oficialmente sobre o aspecto de solicitação e deferimento de entrada no país.

II. Eventos violentos, como guerras e perseguições religiosas, são as principais causas do deslocamento de indivíduos, que, em sua maioria, percorrem milhares de quilômetros e cruzam continentes em busca de proteção.

III. As mobilidades compulsórias com deslocamentos internos de pessoas ocorrem dentro dos próprios países por razões similares às dos refugiados, e esses Estados, que deveriam proteger tais pessoas, muitas vezes são os próprios causadores das violências e injustiças realizadas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 17
Fala-se, também, de uma humanidade desterritorializada, sendo uma de suas características o desfalecimento das fronteiras como imperativo da globalização, e a essa ideia dever-se-ia uma outra: a da existência, já agora, de uma cidadania universal. De fato, as fronteiras mudaram de significação, mas nunca estiveram tão vivas, na medida em que o próprio exercício das atividades globalizadas não prescinde de uma ação governamental capaz de torná-las efetivas dentro do território.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro:
Record, 2006. p. 41-42 (adaptado).

Hoje, mais do que em outros tempos, com o avanço tecnológico e as mudanças político-econômicas que aceleraram fluxos de toda ordem, criando toda uma geometria espacial de poder complexa e desigual, veio à tona, com muito mais força, a discussão dos “limites” — limites como restrições, contenções, em uma conotação negativa, mas também no sentido de constituírem parte indissociável de nossa dinâmica civilizatória, na medida em que, falando-se em termos biopolíticos, o modelo societário hegemônico, baseado na acumulação e/ou no “crescimento” capitalista, colocou em jogo até mesmo nossa sobrevivência enquanto espécie biológica sobre a Terra.
HAESBAERT, R. Revista Brasileira de Geografia,
Rio de Janeiro, v. 61, n. 1, jan./jun. 2016, p.12 (adaptado).

A respeito do território, dos limites e das fronteiras como categorias de análise na perspectiva da Geografia Política e da Geopolítica, avalie as afirmações a seguir.

I. As dinâmicas político-econômicas, apesar do caráter seletivo e diferencial que detêm em um quadro geográfico de poder, caracterizam-se como o grande motor das mobilidades e contenções territoriais na contemporaneidade.

II. As dinâmicas político-sociais estabelecidas pelos Estados-Territoriais reforçam lógicas de controle territoriais em diferentes escalas, por exemplo, as relativas a questões sanitárias e respectivas ocorrências em determinados países e regiões.

III. As dinâmicas econômico-culturais, a partir dos mecanismos de produção, propaganda e consumo, instituem comportamentos e práticas sociais que são compreendidos como destituídos de territorialidade, insubordinando, assim, lógicas espaciais sobre os limites e as fronteiras geográficas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 18
Com o avanço do sistema capitalista a partir da década de 50, o rural passou a ser visto apenas como cenário oficial da produção econômica determinante das relações de poder no país (a produção agrícola) e, assim sendo, um território inteiramente prescrito e comandado por estas mesmas relações, no qual se verifica um modo de viver urbano portador, segundo Lefebvre, de “sistemas de objetos” e “sistemas de valores” tipicamente urbanos.

Os mais conhecidos dentre os elementos do sistema urbano de objetos são a água, a eletricidade, o gás, que não deixam de se fazer acompanhar pelo carro, pela televisão, pelos utensílios de plástico, pelo mobiliário moderno, o que comporta novas exigências no que diz respeito aos serviços. Entre os elementos do sistema de valores, indicamos os lazeres ao modo urbano (danças, canções), os costumes, a rápida ação das modas que vem da cidade, assim como as preocupações com a segurança, as exigências de uma previsão referente ao futuro, em suma, uma racionalidade divulgada pela cidade.
LAUBSTEIN, F. C. A ruralidade ontem e hoje: Uma análise do rural na contemporaneidade. 
Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br. Acesso em: 8 set. 2021 (adaptado).

Considerando a relação contemporânea campo-cidade e os sistemas mencionados no texto, assinale a opção correta.

A) A segurança, no referido sistema de valores, tornou-se uma inquietação tanto no campo como na cidade.

B) Os sistemas de objetos são característicos da cidade, já os sistemas de valores são predominantes no campo.

C) Nos sistemas de valores, as canções e as danças do campo foram adaptadas ao modo de vida urbano.

D) Os elementos de serviços do sistema urbano de objetos não se alteraram ao longo do tempo.

E) Os elementos do sistema urbano de objetos são os mesmos, no campo e na cidade.


ENADE 2021 - QUESTÃO 19
A modernização territorial atual representa o avanço de lógicas recentes, mas também é o quadro sintético de modernizações anteriores. Ela é uma unidade de diversidades. Se, no primeiro período de modernização, as redes técnicas tinham características locais, às vezes isoladas, e, no segundo, características esparsas, no terceiro, elas foram integradas. Multiplicaram-se, portanto, as conexões, as relações entre lugares e pessoas, assim como se tornou cada vez maior a dependência dos meios tecnológicos. Mais do que nunca, estamos numa posição de interdependência.
CASTILHO, D. Modernização Territorial e Redes Técnicas em Goiás. 
Goiânia: Editora UFG, 2017, p. 198 (adaptado).

Considerando as informações do texto bem como os períodos da modernização territorial brasileira, avalie as afirmações a seguir.

I. O período inicial da modernização territorial brasileira corresponde aos tempos pré-coloniais — portanto, antes da chegada dos europeus —, com a universalidade das técnicas das tribos indígenas aqui existentes, em grande parte nômades, que promoviam um desenvolvimento de caráter endógeno.

II. Na segunda metade do século XX, um novo período de modernização territorial corresponde ao momento de reestruturação produtiva do capital, que envolve desde mudanças no campo e na cidade até a ramificação, em diferentes ritmos e espacialidades, de rodovias e estruturas territoriais de grande porte.

III. O atual período de modernização territorial é referente à fase de inserção nacional na ordem mundial da globalização, especialmente constituída na última década do século XX, em que ocorre uma ampliação maciça da logística, com integração de rodovias, estrutura elétrica e redes diversas sob a égide do mercado.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 20
Taxa de fecundidade total (TFT). Brasil e Inglaterra: vários anos.

Taxa de fecundidade total (TFT). Brasil e Inglaterra: vários anos.
CARVALHO, J. A. M.; GARCIA, R. A.O envelhecimento da
população brasileira: um enfoque demográfico.
Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro,
v. 19, n.3, p.725-733, maio/jun., 2003.

Com base no gráfico apresentado, avalie as afirmações a seguir, sobre o comportamento da taxa de fecundidade no Brasil e na Inglaterra.

I. O declínio da fecundidade na Inglaterra no século XIX tem relação direta com as mudanças nas condições de trabalho causadas pela revolução industrial.

II. O controle de natalidade imposto pelo governo brasileiro durante o regime militar causou uma forte queda no número de filhos por mulher.

III. O aumento da migração campo-cidade no Brasil está relacionado com a diminuição abrupta do número de nascimentos no país.

IV. O ritmo de queda de número de filhos por mulher foi mais acentuado na Inglaterra do que no Brasil.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 21
Regionalização do espaço brasileiro

Considerando os processos de regionalização apresentados na figura, avalie as afirmações a seguir.

I. As propostas de divisão regional dos mapas B, C e D seguiram diretrizes governamentais visando a elaboração de políticas públicas federais.

II. O método positivista, que ganhou força nos estudos regionais a partir da segunda metade do século XX, foi utilizado nessas propostas de regionalizações.

III. As atividades industriais, a divisão territorial do trabalho e o meio técnico-científico informacional foram elementos norteadores das regionalizações propostas nos mapas A, B, C e D.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 22
Ir para onde? Cada vez mais longe, para o lugar mais distante, onde ninguém pudesse alcançar. E isso era o que não faltava naquelas terras de Goiás. Quem passa hoje pela região da Chapada dos Veadeiros compreende por que os escravos que fugiam das minas iam se refugiar ali. A Chapada é um mar de serras e morros cheios de buritis que se estendem até onde a vista alcança. O território Kalunga é cercado delas. Serra do Mendes, do Mocambo, Morro da Mangabeira, Serra do Bom Jardim, da Areia, de São Pedro, Moleque, Boa Vista, Contenda, Bom Despacho, Serra do Maquine, Serra da Ursa. São encostas íngremes, cheias de pedra. Os caminhozinhos estreitos fazem curvas e sobem cada vez mais, quase perdidos no meio do mato. Depois, do outro lado, os paredões de pedra caem quase a pique nas terras baixas dos vales, como muralhas impossíveis de ultrapassar.
BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental (SEF).
Uma história do povo Kalunga, 2001 (adaptado). Disponível em: 
http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 24 jun. 2020.

Considerando-se as unidades morfoestruturais no Brasil, o desenvolvimento do quilombo descrito no texto foi favorecido pela presença de

A) bacias sedimentares cenozoicas.
B) bacias sedimentares paleo-mesozoicas.
C) plataformas ou crátons pré-cambrianos.
D) cinturões orogenéticos pré-cambrianos. 
E) cinturões orogenéticos meso-cenozoicos.


ENADE 2021 - QUESTÃO 23
No Brasil, em sua ascendente trajetória rumo ao patamar de paixão nacional, o futebol criou seus espaços, improvisando-se inicialmente em locais adaptados: velódromos, prados, praças e parques. O modismo foi crescendo, atraindo curiosos interessados no novo esporte. Surgiram os primeiros estádios, que eram reduto da elite, verdadeiros enclaves em bairros nobres. Mas, ao mesmo tempo, o futebol ia colonizando as várzeas e os subúrbios.
MASCARENHAS, G. Entradas e Bandeiras: a conquista do
Brasil pelo futebol. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014. p. 226 (adaptado).

Considerando-se esse contexto, é correto afirmar que a expansão territorial da prática do futebol no Brasil está relacionada ao processo espacial da

A) espoliação.
B) urbanização.
C) mecanização.
D) gentrificação.
E) regionalização.


ENADE 2021 - QUESTÃO 24
O espaço geográfico é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como o quadro único no qual a história se dá. No começo, era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que, ao longo da história, vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois, cibernéticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção.
4. ed. São Paulo: Edusp, 2006. p. 39 (adaptado).

A partir da análise do texto apresentado, é correto afirmar que Milton Santos, em sua definição de espaço geográfico, busca

A) elencar a presença de materialidades elaboradas pelo ser humano, que são, ao mesmo tempo, condição e produto da sua ação.

B) definir o espaço geográfico como resultado da ação da natureza, em um dado momento do desenvolvimento da técnica.

C) indicar formas de atuação do ser humano no espaço geográfico, com vistas à produção da sua sobrevivência, o que resulta em novos espaços.

D) diferenciar, no espaço geográfico, as marcas da natureza e do ser humano bem como as respectivas relações e construções elaboradas ao longo do tempo.

E) compreender que o espaço geográfico é resultado da ação do ser humano, independentemente da sua relação com a natureza, posto que esse espaço é essencialmente social.


ENADE 2021 - QUESTÃO 25
Texto I
Todos os que se iniciam no conhecimento das ciências da natureza — mais cedo ou mais tarde, por um caminho ou por outro — atingem a ideia de que a paisagem é sempre uma herança. Na verdade, ela é uma herança em todo o sentido da palavra: herança de processos fisiográficos e biológicos, e patrimônio coletivo dos povos que historicamente a herdaram como território de atuação de suas comunidades.
AB’SÁBER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas.
São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (adaptado).

Texto II
No conceito da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Ao aumentar a conscientização sobre a importância do patrimônio geológico da região na história e na sociedade de hoje, os Geoparques Globais da Unesco dão às pessoas locais um sentimento de orgulho de sua região e fortalecem a identificação com a área.
Disponível em: http://www.cprm.gov.br. Acesso em: 20 jun. 2020 (adaptado).

A partir da perspectiva sobre paisagem e do conceito de geoparques, apresentados, respectivamente, nos textos I e II, avalie as afirmações a seguir.

I. A significância geológica de um geoparque é maior que a de outras variáveis paisagísticas, como o patrimônio cultural e a biodiversidade local/regional.

II. A delimitação territorial do geoparque é realizada junto com uma estratégia de desenvolvimento sustentável baseada na conservação do patrimônio geológico, natural e cultural.

III. Nos geoparques, a geologia evidencia fases da evolução da Terra, demonstrando as peculiaridades de um passado distante e fazendo aflorar memórias históricas.

IV. Os princípios orientadores do geoparque centram-se na conservação das heranças paisagísticas, tendo em vista não só a visitação, mas também a sustentabilidade ambiental.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II e IV.
C) I, II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 26
Com a industrialização dos alimentos, que, no Brasil, se intensificou a partir da década de 80 do século passado, o entendimento sobre a qualidade dos alimentos vem sofrendo alterações. Naquele contexto, as práticas e atividades de transformação e/ou processamento de algumas matérias-primas para conservação realizavam-se, principalmente, no ambiente doméstico e faziam parte da vida dos agricultores e agricultoras, que, ao processar carnes, embutidos, queijos, conservas, compotas etc., garantiam maior diversidade de alimentos durante todo o ano. Com o crescimento populacional e a urbanização, a escala de produção de alimentos foi redimensionada para aumentar a produção e a produtividade.

Naquele momento, o foco passava a ser a quantidade e, em nome dela, justificava-se toda e qualquer mudança no sistema de produção de alimentos, incluindo substituição de matérias-primas e uso de aditivos. Gradativamente, a qualidade passou a ser associada a grandes estruturas e a aspectos sanitários — de inocuidade —, baseados na escala de produção e no modelo produtivo de grandes indústrias de alimentos. Nas duas últimas décadas, contudo, em decorrência de sucessivos casos de contaminação de alimentos atrelados à produção industrial, o sistema convencional de produção vem sendo questionado.
CRUZ, F. T.; SCHNEIDER, S. Qualidade dos alimentos, escalas de produção
e valorização de produtos tradicionais.
Revista Brasileira de Agroecologia, Porto Alegre,
v. 5, n. 2, p. 1-18, 2010 (adaptado).

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.

A) A valorização dos alimentos vem sendo atrelada à sua forma de produção, pois eles possuem, além da qualidade, características vinculadas à cultura local, o que possibilita o reconhecimento dos valores territoriais desses produtos.

B) O espaço rural brasileiro, por meio da estrutura produtiva concentrada nos latifúndios, proporcionou a mudança nos hábitos alimentares de grande parte da população brasileira.

C) As transformações relativas aos hábitos alimentares circunscrevem-se ao espaço rural, reverberando ainda com pouca relevância nas cadeias produtivas dos grandes centros urbanos.

D) A existência de leis que possibilitam a normatização dos produtos agrícolas pautados na produção tradicional representa uma das grandes vantagens para o ingresso rápido desses produtos no mercado.

E) As cadeias curtas de produção, que buscam aproximar produtor e consumidor, são estabelecidas por meio das grandes propriedades agrícolas, que mudaram, nos últimos anos, sua base produtiva.


ENADE 2021 - QUESTÃO 27 - BACHARELADO
O conceito de bacia hidrográfica é muito importante nos estudos do meio físico em Geografia. É possível identificar os seus limites considerando-se os fluxos de água superficiais, o que a torna um elemento essencial no planejamento territorial e ambiental.

A cobertura vegetal presente na bacia hidrográfica desempenha importante papel no movimento da água na superfície e no interior do solo e a sua retirada impõe alterações no fluxo de saída de água da bacia, aumentando os picos de vazão e, consequentemente, de cheias em eventos extremos de precipitação.

Considerando-se esse contexto, é correto afirmar que o referido aumento dos picos de vazão está associado ao

A) aumento da infiltração de água no solo e ao decréscimo do tempo de permanência da água na bacia hidrográfica.

B) aumento do escoamento de água superficial e à redução do tempo de permanência da água na bacia hidrográfica.

C) decréscimo das superfícies impermeabilizadas pela compactação do solo e à ocorrência de chuvas intensas.

D) decréscimo da área de contribuição da bacia hidrográfica, o que contribui para o aumento da vazão.

E) aumento da área de contribuição da bacia hidrográfica, o que contribui para o acréscimo da vazão.


ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - BACHARELADO
Dentre as várias formas e processos de movimentos de massa, destacam-se os deslizamentos nas encostas, em razão da sua interferência grande e persistente com as atividades do homem, da extrema variância de sua escala, da complexidade de causas e mecanismos, além da variabilidade de materiais envolvidos.
FERNANDES, N.; AMARAL, C. Movimentos de massa: uma
abordagem geológico-geomorfológica. In: GUERRA, A.; CUNHA, S. 
Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000 (adaptado).

Sobre as dinâmicas e os processos que compõem os movimentos de massa e os riscos ambientais na relação com as ocupações urbanas, avalie as afirmações a seguir.

I. Apesar de os fatores do meio físico serem centrais na compreensão e explicação dos fenômenos mencionados, fatores bióticos, especialmente o ser humano, podem participar de modo significativo dessas dinâmicas.

II. Os movimentos de massa, por se caracterizarem como um processo natural típico de planícies aluviais, fazem parte da própria evolução geomorfológica, por meio da deposição de sedimentos nesses ambientes.

III. Um conjunto de ações, como, por exemplo, mapeamentos de suscetibilidade, monitoramento de encostas e de índices pluviométricos, pode reduzir a gravidade dos impactos causados pelos movimentos de massa, especialmente, os relacionados à vida humana.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 29 - BACHARELADO
Os padrões de drenagem de uma região são definidos basicamente pela disposição estrutural da sua geomorfologia. Sobre esse tema, observe as figuras a seguir.

Os padrões de drenagem de uma região são definidos basicamente pela disposição estrutural da sua geomorfologia. Sobre esse tema, observe as figuras a seguir.

Considerando os padrões representados, avalie as afirmações a seguir.

I. A figura 1 mostra o denominado padrão anelar, comum em regiões soerguidas por domos salinos ou intrusões ígneas, apresentando uma drenagem radial associada a uma drenagem concêntrica, em que alguns cursos d’água se dispõem, por meio de segmentos de arcos no entorno, do ponto mais elevado à montante da drenagem radial.

II. A figura 2 apresenta um padrão de drenagem dendrítica, padrão mais comum, com uma distribuição de formato arborescente, característico de terrenos impermeáveis, onde os talvegues possuem diferentes comprimentos, sem uma orientação preferencial.

III. A figura 3 representa um padrão de drenagem do tipo retangular, em que os cursos d’água se encontram em ângulos retos, ou próximos disso; esse tipo de drenagem está vinculado ao sistema de fraturas, falhas e diáclases das rochas subjacentes, em geral, arenitos, derrames de lavas ou mesmo rochas metamórficas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 30 - BACHARELADO
As aglomerações urbanas estão se tornando uma característica dominante em todo o mundo. Do início ao fim do século 20, a representatividade da população urbana mundial em relação ao número total de habitantes, passou de 15% para 50% do total. Em 1800, Londres era a única cidade que possuía um milhão de habitantes; já em 1990, as 100 maiores cidades do mundo acomodavam 540 milhões de pessoas, sendo 220 milhões vivendo nas 20 maiores “megacidades” cuja população excedia a 10 milhões de habitantes, ocupando centenas de milhares de hectares.

Dessa crescente urbanização, resultaram dois problemas principais, que são o fornecimento de alimentos e a preservação ambiental. Decorrem também questões fundamentais como: essas cidades organizam-se dentro de um sistema sustentável? Será possível a existência de cidades viáveis, no mundo, por um longo tempo, quanto aos aspectos: sociais, econômicos e ambientais?
MACHADO, A. T.; MACHADO, C. T. T. Agricultura urbana. Planaltina:
Embrapa Cerrados, 2002, p. 48 (adaptado).

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir, acerca da prática da agricultura urbana nas grandes cidades brasileiras.

I. A prática da agricultura urbana compreende atividades relacionadas à produção de alimentos no interior do espaço urbano, sendo uma estratégia de fornecimento alimentar e de sustentabilidade ambiental.

II. A agricultura urbana contribui como incremento de renda para a população, permitindo a geração de empregos diretos e indiretos e incentivando cadeias produtivas locais.

III. O aumento da segurança alimentar destaca-se entre as principais contribuições da agricultura urbana, que promove o autossustento às comunidades carentes em eventuais momentos de crise econômica.

IV. Entre as contribuições ambientais da agricultura urbana, se destaca a melhoria da qualidade da água, apesar do problema gerado referente à significativa produção de resíduos orgânicos e inorgânicos derivado destas práticas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - BACHARELADO
A Geoinformação, por meio de geotecnologias como o geoprocessamento e o sensoriamento remoto, integra e correlaciona dados com localização espacial conhecida, possibilitando a análise e a interpretação de fenômenos bem como a identificação de trajetórias no espaço.

Mapa - Fluxo de pacientes com câncer de mama para internações no Brasil (2014-2016)
Mapa - Fluxo de pacientes com câncer de mama para internações no Brasil (2014-2016)
SALDANHA, R. F. et al. Estudo de análise de rede do fluxo
de pacientes de câncer de mama no Brasil entre 2014 e 2016. 
Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n.7, p. 6, 2019 (adaptado). 

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A Geoinformação e, consequentemente, as geotecnologias e respectivo potencial de análise espacial permitiram que as dimensões técnicas superassem as reflexões teóricas e epistemológicas da ciência geográfica.

II. A capacidade de correlacionar diferentes indicadores e variáveis quantitativas possibilita reflexões sobre a espacialidade de fenômenos que ultrapassam a escala dos indivíduos em um dado recorte escalar e territorial.

III. A produção de imagens que apresentem tendências e padrões em processo de difusão, concentração e dispersão tanto possibilita subsídios para ações das políticas públicas quanto para ações estratégicas do Estado.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - BACHARELADO

ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - BACHARELADO

Considerando as imagens dos mapas 1 e 2 sobre o fenômeno da manifestação espacial da Covid-19 em Feira de Santana - BA, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os condomínios e conjuntos populacionais da cidade de Feira de Santana (BA) apresentaram, em 03.06.2020, maior quantidade de casos de pessoas infectadas em relação à apresentada nos outros locais da cidade.

PORQUE

II. Nos condomínios e conjuntos populacionais de Feira de Santana (BA), constatou-se, em 03.06.2020, maior densidade populacional em relação à de outros espaços da cidade, tornando ainda mais complicado o controle do contágio da doença nesses locais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta de I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é a justificativa correta de I.

C) verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 33 - BACHARELADO
Para que ferramentas de gestão urbana, como o Plano Diretor, sejam utilizadas com eficácia pelas prefeituras, é necessário ter conhecimento pleno do território e dos fenômenos sociais e econômicos que ocorrem nas cidades. O mapa é a melhor maneira de organizar informações espaciais, e, para interagir com ele, a melhor ferramenta disponível atualmente é o Sistema de Informações Geográficas (SIG). Por isso, é necessário buscar alternativas para ajudar na produção e na atualização do mapeamento nos municípios.
MACHADO, A. A.; CAMBOIM, S. P. Mapeamento colaborativo
como fonte de dados para o planejamento urbano: 
desafios e potencialidades. Urbe, Rev. Bras.
Gest. Urbana, Curitiba, v. 11, 2019 (adaptado).

A partir das informações do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, acerca dos diferentes instrumentos de planejamento urbano.

I. O mapeamento topográfico em escalas grandes constitui-se na base cartográfica indispensável a qualquer aplicação de SIG em nível municipal, incluindo-se as aplicações que visam ao mapeamento cadastral.

II. O mapeamento de referência mostra a localização acurada e precisa de feições naturais e artificiais na superfície da Terra e inclui objetos, como limites, linhas de água, curvas de nível e nomes geográficos, em escalas padronizadas.

III. Em geral, os dados do mapeamento voluntário fornecem informações valiosas para apoio ao planejamento urbano e à tomada de decisões nos municípios, pois são produzidos por moradores locais que conhecem a dinâmica espacial do lugar e dos fenômenos que ali ocorrem.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - BACHARELADO
TEXTO I

ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - BACHARELADO
BARTHOLOMEU, M. C. As delimitações da unidade
regional entre Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP): da megalópole à megarregião.
In: RIBEIRO, L. C. Q. et al. (org.). Anais do Congresso
Observatório das Metrópoles 20 Anos. As Metrópoles e o Direito à Cidade: dilemas, 
desafios e esperanças. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa
e Planejamento Urbano e Regional, Observatório das Metrópoles, 2019. p. 1062. 

TEXTO II
Os efeitos dessa nova política de combate à criminalidade no Rio de Janeiro rapidamente se fariam sentir na Baixada Fluminense. O mais visível seria a descoberta da região como novo espaço para a expansão do tráfico de drogas sediado no Rio. À estrutura dos grupos de extermínio viria se juntar o promissor negócio do tráfico, disposto agora às margens do principal corredor de transporte da cocaína para o Rio de Janeiro, a rodovia Presidente Dutra, que corta toda a região.
ALVES, J. C. S. Dos barões ao extermínio: uma história da violência na Baixada Fluminense. 
Rio de Janeiro: Editora Consequência, 2019. p. 216-217 (adaptado).

A partir das informações apresentadas sobre a megarregião Rio-São Paulo, avalie as afirmações a seguir.

I. O espraiamento da violência é resultado da descentralização de riquezas das capitais em declínio econômico em face do crescimento do interior.

II. A atual configuração metropolitana extrapola os limites das próprias regiões metropolitanas, integrando, legal e ilegalmente, até mesmo áreas do interior dos estados.

III. As redes ilegais de comércio utilizam os veios logísticos tradicionais da economia formal para o translado de seus produtos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 35 - BACHARELADO
Fundamental nos perfis topográficos e nas maquetes, a escala vertical indica a relação entre as medidas reais da altitude do terreno em relação à representação. Para compreender a escala vertical, é imprescindível conhecer a forma de representação da terceira dimensão nas cartas topográficas, que são bidimensionais.

QUEIROZ FILHO, A. P.; BIASI, M. Técnicas de cartografia. In: VENTURI, L. A. B. (org.). Geografia: práticas de campo, laboratório e sala de aula. São Paulo: Editora Sarandi, 2011. p. 178 (adaptado).

Sobre o tema tratado no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A escala vertical de uma maquete, de modo geral, é usada para aumentar a percepção das variações do relevo no perfil topográfico em relação ao real.

II. No caso de um perfil topográfico, se a escala horizontal de uma carta topográfica for (H) 1: 50 000, ela será maior do que a escala do perfil vertical (V) 1: 10 000.

III. Nos perfis topográficos, a relação entre a escala vertical e a escala horizontal é denominada de exagero vertical.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 27 - LICENCIATURA
Entre as ações docentes centradas na construção de conceitos pelos alunos encontra-se a de se considerar a vivência como parâmetro do processo de conhecimento. É do confronto dessa dimensão do vivido com o concebido socialmente — os conceitos científicos — que se tem a possibilidade da reelaboração e maior compreensão do vivido, pela internalização consciente do concebido. Levar em conta o mundo vivido dos alunos implica apreender seus conhecimentos prévios e sua experiência em relação ao assunto estudado, o que pode vir junto com outras ações; por exemplo, as atividades de observação.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção do conhecimento.
Campinas: Papirus, 1998. p. 148 (adaptado).

A partir desse contexto, ao desenvolver uma aula sobre o tema Paisagem por meio de uma proposta pedagógica que considere o aluno como sujeito do processo de ensino-aprendizagem, o professor de Geografia deve

A) solicitar que cada aluno desenhe a noção que tem de paisagem e, em seguida, identifique alguma figura do livro didático que tenha relação com o desenho feito, para que ambas as realidades entrem em diálogo no pensamento do aluno e, assim, ele possa compreender os conceitos científicos e dar o primeiro passo na assimilação do conhecimento ali exposto.

B) apresentar, por imagens, diversas paisagens aos alunos, pedindo que as identifiquem e as classifiquem entre rural e urbana, considerando a diversidade de contextos resultantes da produção socioespacial da ação humana em sua interação com a natureza; assim, os alunos conhecerão novas paisagens, novos contextos, enriquecendo o seu saber cotidiano por meio do contato com o saber científico.

C) desenvolver um trabalho de campo, com a presença de geógrafos e arquitetos locais que sejam peritos em analisar o espaço urbano, que reúne diversos processos ligados ao conceito de paisagem, pois, a partir dessa experiência e da explanação dos profissionais, os alunos compreenderão as relações socioespaciais de uma forma interdisciplinar e identificarão marcas da ação humana na natureza.

D) partir do texto do livro didático, cujo conhecimento científico precisa ser discutido em sala, visando ampliar a noção de paisagem vivenciada pelos alunos em seus diversos contextos socioespaciais; desse modo, conforme o texto seja apresentado, os alunos se identificarão com os respectivos contextos, fazendo associação com as próprias realidades.

E) pedir que os alunos observem paisagens do seu cotidiano, façam anotações sobre formas, processos, interações socioespaciais, marcas e impactos da ação humana no meio ambiente; dessa forma, a vivência dos alunos enriquecerá o diálogo com o saber científico, bem como ensejará o diálogo com outras áreas do conhecimento, ampliando sua visão de mundo.


ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - LICENCIATURA
A alfabetização cartográfica, como processo de desenvolvimento do domínio espacial, é uma proposta metodológica que considera o aluno um sujeito no espaço: vê e compreende, compreende e representa, representa e lê. Esse caminho possibilita-lhe construir as habilidades de mapear e ler outras representações, tornando-o apto a entender as dinâmicas do espaço geográfico.
PASSINI, E. Y.; CARNEIRO, S. M. M.; NOGUEIRA, V.
Contribuições da alfabetização cartográfica na formação da consciência espacial-cidadã. 
Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, n. 66, p. 741-755, jul-ago 2014 (adaptado).

No âmbito das teorias de aprendizagem, essa proposta metodológica possibilita ao aluno avançar na

A) repetição de estruturas hierárquicas.

B) construção da estética global padrão.

C) reprodução de aspectos consolidados.

D) formação da consciência espacial crítica.

E) contestação da precisão técnica matemática.


ENADE 2021 - QUESTÃO 29 - LICENCIATURA
A Geografia não constitui um campo científico fechado. Ela aparece mais como uma perspectiva: a perspectiva espacial, adquirida em um campo igualmente estudado segundo outros pontos de vista. Trata-se, então, de uma disciplina, ou seja, de uma forma de considerar o mundo e a sociedade, de métodos a serem praticados para esse fim, de princípios e de linhas de pesquisa, mais que de um simples saber estruturado definitivo.
CLAVAL, P. Uma agenda para a Geografia. In: ALMEIDA, M.;
ARRAIS, T. (org.) É Geografia, é Paul Claval. 
Goiânia: FUNAPE, 2013. p.158 (adaptado).

Considerando o texto e os conhecimentos sobre Epistemologia e História do Pensamento Geográfico, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Geografia como campo do conhecimento científico moderno segue marcada por uma série de encruzilhadas em torno da sua história disciplinar, seja com os impasses de polos epistemológicos distintos, como nas relações entre sociedade e natureza, seja em relação a sua própria compreensão como uma forma de conhecimento que transcende o caráter científico e busca também se constituir como uma forma de discurso sobre a ordem do mundo.

PORQUE

II. As narrativas e pretensões de rupturas, marcadas pelo caráter inovador de procedimentos, técnicas, temas e questões das intituladas correntes da História do Pensamento Geográfico não conseguiram refutar totalmente os próprios paradigmas anteriores, seus impasses e contradições, inclusive, resgatando alguns postulados e questões esquecidas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 30 - LICENCIATURA
Gráfico I - Países com maior percentual de mortes por poluição 
(top 10, além de Brasil e EUA, 2015)

Gráfico I - Países com maior percentual de mortes por poluição  (top 10, além de Brasil e EUA, 2015)

Gráfico II - Países com menor percentual de mortes por poluição 
(top 10, além de Brasil e EUA, 2015)
Gráfico II - Países com menor percentual de mortes por poluição  (top 10, além de Brasil e EUA, 2015)
The lancet Commission on Pollution and Health
Disponível em: https://ichef.bbci.co.uk. Acesso em: 21 jun. 2020.

Considerando os gráficos apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os países historicamente industrializados são aqueles que apresentam mais mortes diretamente relacionadas à poluição no mundo.

PORQUE

II. Apesar da alta emissão de poluentes, as condições econômicas da população e os investimentos tecnológicos em saúde interferem diretamente na capacidade de resistência às doenças oriundas dos problemas ambientais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - LICENCIATURA
Os quilombolas, compreendidos também como povos ou comunidades tradicionais, exigem que as políticas públicas a eles destinadas considerem a sua inter-relação com as dimensões históricas, políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais que acompanham a constituição dos quilombos no Brasil. Consequentemente, a Educação Escolar Quilombola não pode ser pensada somente se levando em conta os aspectos normativos, burocráticos e institucionais relacionados à configuração das políticas educacionais. A sua implementação deverá ser sempre acompanhada de consulta prévia e realizada pelo poder público junto às comunidades quilombolas e suas organizações.
BRASIL/CNE. Parecer CNE/CEB n. 16/2012. Diretrizes Curriculares 
Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, 2012 (adaptado).

Considerando o texto e as discussões sobre políticas de articulação escola/comunidade quilombola, avalie as afirmações a seguir.

I. A relação entre educação e movimentos sociais na educação quilombola objetiva adequar essa organização cultural ao sistema educacional.

II. A história, a memória, o território, a ancestralidade e os conhecimentos tradicionais da comunidade quilombola são aspectos considerados na garanti a do direito à educação quilombola.

III. O papel da comunidade quilombola é determinante nos processos decisórios acerca da educação escolar a ser nela implementada.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III. 


ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - LICENCIATURA
O pensamento de Paulo Freire – a sua teoria do conhecimento – deve ser entendido no contexto em que surgiu o Nordeste brasileiro, onde, no início da década de 1960, metade de seus 30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos. Era preciso “dar-lhes a palavra” para que transitassem para a participação na construção de um Brasil que fosse dono de seu próprio destino e que superasse o colonialismo.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire : uma bibliografia. 
São Paulo: Cortez, 1996.

Com base no texto e nas ideias freireanas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Paulo Freire denunciou a opressão e a exclusão gerada pela supressão do direito à educação e à cidadania, defendendo a educação como uma empreitada coletiva.

PORQUE

II. A educação deve ser compreendida como um ato político, pois deve incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa do sujeito em seu processo de libertação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 33 - LICENCIATURA
O Decreto n. 5.626/2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) considera a pessoa surda como aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais. Em consonância com o decreto, nas escolas públicas em que há crianças surdas ou com deficiência auditiva matriculadas, faz-se necessário o desenvolvimento de práticas capazes de garantir o seu direito à educação.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm.
Acesso em 20 abr. 2020 (adaptado).

Considerando as ações necessárias para a escola garanti r o direito à educação das crianças surdas, avalie as afirmações a seguir.

I. É necessário criar situações em sala de aula que promovam o convívio social entres as crianças, que estimule o respeito às diferenças, promovendo o reconhecimento das suas potencialidades e o desenvolvimento afetivo, cognitivo, linguístico e sociocultural.

II. A Libras deve ser assegurada como a primeira língua da criança surda, considerando-se a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como a segunda.

III. É fundamental disponibilizar intérpretes de Libras para as crianças surdas, e caso não seja possível, é preciso solicitar aos familiares que procurem outra escola mais preparada.

IV. A escola deve fomentar parcerias com os pais com o objetivo de acolhê-los e ajudá-los a constituir uma imagem positiva de seu filho surdo, auxiliando-o na compreensão da sua realidade.

V. Os professores precisam desenvolver, em relação aos alunos surdos, processos de avaliação mais subjetivos com foco nas dificuldades de aprendizagem desses alunos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e V.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - LICENCIATURA
As percepções sobre o termo liderança revelam uma configuração ainda precária da realidade brasileira no campo da gestão escolar. As pesquisas internacionais apresentam uma gama significativa de resultados sobre o tema há, pelo menos, mais de duas décadas. Vale lembrar que os estudos sobre escolas eficazes, na sua maioria, apontam o efeito da liderança do gestor como um dos principais fatores explicativos dessa equação.

Um sobrevoo nos dados da pesquisa Olhares Cotidianos sobre a Gestão Escolar (OCGE), realizada com gestores e professores de seis escolas de um município brasileiro, permite identificar, de forma geral, noções sobre o termo, ao se solicitar ao grupo algum tipo de caracterização mais precisa de liderança:

"Isso aí é uma coisa que se tem ou não se tem." (Ana, Grupo Liderança).
"O dom da palavra, do convencimento..." (Andrea, Grupo Liderança).
"Carisma" (Cíntia, Grupo Liderança).
"A pessoa nasce com isso ou não." (Adriana, Grupo Liderança).
COELHO, F. M. O Cotidiano da Gestão Escolar: o método de caso na sistematização de problemas. 
educação & realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, out./dez. 2015, p. 1.261-1.276 (adaptado).

Relacionando as ideias de liderança expostas pelas participantes da pesquisa sobre o exercício da gestão escolar, avalie as afirmações a seguir.

I. As respostas de Ana e Adriana reforçam as concepções defendidas pelas investi gaçõescientíficas do campo educacional contemporâneo sobre liderança, que afirmam que nem todos podem ser gestores escolares e que é preciso ter a qualidade de empreendedor para ocupar esse cargo. 

II. Ana e Cíntia expõem ideias que são coerentes com os estudos atuais sobre a prática da gestão escolar, pois enfatizam o estilo administrativo do gestor, que é um fator fundamental para se compreender a liderança e as suas relações com os objetivos educacionais das escolas.

III. Em suas respostas, Andrea e Cíntia expressam a ideia de liderança a parti r de um de seus aspectos, o interpessoal, embora outros fatores relevantes interfiram na gestão escolar, como o administrativo e/ou o pedagógico.

IV. As afirmações das participantes relacionam a liderança a uma capacidade de convencimento e a uma habilidade inata do líder – concepções já ultrapassadas pelas investigações educacionais sobre o tema no cenário contemporâneo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 35 - LICENCIATURA
As redes sociais promovem formas de interação entre indivíduos agrupados por interesses mútuos, identidades semelhantes e também por valores compartilhados. Nesse contexto, a Internet vem se tornando um importante espaço para movimentos sociais por possibilitar uma acelerada e ampla difusão de ideias e absorção de novos elementos em busca de algo em comum. Assim, o s movimentos sociais se fazem valer cada vez mais da “ democracia informaciona l”, da “ ciberdemocracia” e da prática do “ ciberativismo”. 

A parti r das ideias sobre comunicação e interação virtual, avalie as afirmações a seguir.

I. Os movimentos sociais tendem a perder força, prestígio e visibilidade com o crescimento da virtualidade junto à nova geração de jovens e adultos.

II. Ciberdemocracia, democracia informacional e ciberativismo podem ser classificados como movimentos advindos da virtualidade.

III. As redes sociais potencializam o ativismo fazendo uso da virtualidade, no entanto, ainda são pouco exploradas pelos movimentos sociais da atualidade.

IV. Tempo e espaço são conceitos a serem repensados a parti r da inserção cada vez maior da virtualidade na vida social.

V. É papel do educador formar e preparar os alunos para uma atuação responsável e crítica frente à virtualidade, explorando suas potencialidades.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II, e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.


Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: ENADE 2021: Geografia (bacharelado e licenciatura) com Gabarito
ENADE 2021: Geografia (bacharelado e licenciatura) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiknUOZwNd74X9cAq0bPYoH3LbruKifzQGvszQkq3bWmuygpqHIq5D-Ilv9KBlKzgWMpVEQNZoV31TuY9u1V3oeQ4Rhg4eWyfGJDOyW1OlLdugt8Ov09W5HL5q6U_c2noZoBEtXK2SKiVgDMDPAxoPW1kQCvwxJnzb1m-q0LVIGsZeb6cdN5HdYJtRw=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiknUOZwNd74X9cAq0bPYoH3LbruKifzQGvszQkq3bWmuygpqHIq5D-Ilv9KBlKzgWMpVEQNZoV31TuY9u1V3oeQ4Rhg4eWyfGJDOyW1OlLdugt8Ov09W5HL5q6U_c2noZoBEtXK2SKiVgDMDPAxoPW1kQCvwxJnzb1m-q0LVIGsZeb6cdN5HdYJtRw=s72-c
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/11/enade-2021-geografia-bacharelado-e-licenciatura-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/11/enade-2021-geografia-bacharelado-e-licenciatura-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo