ENADE 2021 - QUESTÃO 17 Fala-se, também, de uma humanidade desterritorializada, sendo uma de suas características o desfalecimento das front...
ENADE 2021 - QUESTÃO 17
Fala-se, também, de uma humanidade desterritorializada, sendo uma de suas características o desfalecimento das fronteiras como imperativo da globalização, e a essa ideia dever-se-ia uma outra: a da existência, já agora, de uma cidadania universal. De fato, as fronteiras mudaram de significação, mas nunca estiveram tão vivas, na medida em que o próprio exercício das atividades globalizadas não prescinde de uma ação governamental capaz de torná-las efetivas dentro do território.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro:
Record, 2006. p. 41-42 (adaptado).
Hoje, mais do que em outros tempos, com o avanço tecnológico e as mudanças político-econômicas que aceleraram fluxos de toda ordem, criando toda uma geometria espacial de poder complexa e desigual, veio à tona, com muito mais força, a discussão dos “limites” — limites como restrições, contenções, em uma conotação negativa, mas também no sentido de constituírem parte indissociável de nossa dinâmica civilizatória, na medida em que, falando-se em termos biopolíticos, o modelo societário hegemônico, baseado na acumulação e/ou no “crescimento” capitalista, colocou em jogo até mesmo nossa sobrevivência enquanto espécie biológica sobre a Terra.
HAESBAERT, R. Revista Brasileira de Geografia,
Rio de Janeiro, v. 61, n. 1, jan./jun. 2016, p.12 (adaptado).
A respeito do território, dos limites e das fronteiras como categorias de análise na perspectiva da Geografia Política e da Geopolítica, avalie as afirmações a seguir.
I. As dinâmicas político-econômicas, apesar do caráter seletivo e diferencial que detêm em um quadro geográfico de poder, caracterizam-se como o grande motor das mobilidades e contenções territoriais na contemporaneidade.
II. As dinâmicas político-sociais estabelecidas pelos Estados-Territoriais reforçam lógicas de controle territoriais em diferentes escalas, por exemplo, as relativas a questões sanitárias e respectivas ocorrências em determinados países e regiões.
III. As dinâmicas econômico-culturais, a partir dos mecanismos de produção, propaganda e consumo, instituem comportamentos e práticas sociais que são compreendidos como destituídos de territorialidade, insubordinando, assim, lógicas espaciais sobre os limites e as fronteiras geográficas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link
dessa página e envie sua resolução
clicando AQUI!
GABARITO:
C) I e II, apenas.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: