ENADE 2021 - QUESTÃO 16 Segundo dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) na 4º edição do relatório “Refúgio em Núme...
ENADE 2021 - QUESTÃO 16
Segundo dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) na 4º edição do relatório “Refúgio em Números”, o Brasil reconheceu, apenas em 2018, um total de 1 086 refugiados de diversas nacionalidades. Com isso, o país atinge a marca de 11 231 pessoas reconhecidas como refugiadas pelo Estado brasileiro. Desse total, os sírios representam 36% da população refugiada com registro ativo no Brasil, seguidos dos congoleses, com 15%, e angolanos, com 9%.
Disponível em: https://www.acnur.org. Acesso em: 16 jun. 2020 (adaptado).
Com base nas dinâmicas populacionais apresentados no texto e no infográfico, avalie as afirmações a seguir.
I. O Brasil é um signatário das convenções sobre as questões de refúgio global, entretanto os conflitos e tensões na escala regional que provocam os movimentos dos refugiados não refletem oficialmente sobre o aspecto de solicitação e deferimento de entrada no país.
II. Eventos violentos, como guerras e perseguições religiosas, são as principais causas do deslocamento de indivíduos, que, em sua maioria, percorrem milhares de quilômetros e cruzam continentes em busca de proteção.
III. As mobilidades compulsórias com deslocamentos internos de pessoas ocorrem dentro dos próprios países por razões similares às dos refugiados, e esses Estados, que deveriam proteger tais pessoas, muitas vezes são os próprios causadores das violências e injustiças realizadas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link
dessa página e envie sua resolução
clicando AQUI!
GABARITO:
C) I e III, apenas.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: