ENADE 2021 - QUESTÃO 26 Com a industrialização dos alimentos, que, no Brasil, se intensificou a partir da década de 80 do século passado, o ...
ENADE 2021 - QUESTÃO 26
Com a industrialização dos alimentos, que, no Brasil, se intensificou a partir da década de 80 do século passado, o entendimento sobre a qualidade dos alimentos vem sofrendo alterações. Naquele contexto, as práticas e atividades de transformação e/ou processamento de algumas matérias-primas para conservação realizavam-se, principalmente, no ambiente doméstico e faziam parte da vida dos agricultores e agricultoras, que, ao processar carnes, embutidos, queijos, conservas, compotas etc., garantiam maior diversidade de alimentos durante todo o ano. Com o crescimento populacional e a urbanização, a escala de produção de alimentos foi redimensionada para aumentar a produção e a produtividade.
Naquele momento, o foco passava a ser a quantidade e, em nome dela, justificava-se toda e qualquer mudança no sistema de produção de alimentos, incluindo substituição de matérias-primas e uso de aditivos. Gradativamente, a qualidade passou a ser associada a grandes estruturas e a aspectos sanitários — de inocuidade —, baseados na escala de produção e no modelo produtivo de grandes indústrias de alimentos. Nas duas últimas décadas, contudo, em decorrência de sucessivos casos de contaminação de alimentos atrelados à produção industrial, o sistema convencional de produção vem sendo questionado.
CRUZ, F. T.; SCHNEIDER, S. Qualidade dos alimentos, escalas de produção
e valorização de produtos tradicionais.
Revista Brasileira de Agroecologia, Porto Alegre,
v. 5, n. 2, p. 1-18, 2010 (adaptado).
Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta.
A) A valorização dos alimentos vem sendo atrelada à sua forma de produção, pois eles possuem, além da qualidade, características vinculadas à cultura local, o que possibilita o reconhecimento dos valores territoriais desses produtos.
B) O espaço rural brasileiro, por meio da estrutura produtiva concentrada nos latifúndios, proporcionou a mudança nos hábitos alimentares de grande parte da população brasileira.
C) As transformações relativas aos hábitos alimentares circunscrevem-se ao espaço rural, reverberando ainda com pouca relevância nas cadeias produtivas dos grandes centros urbanos.
D) A existência de leis que possibilitam a normatização dos produtos agrícolas pautados na produção tradicional representa uma das grandes vantagens para o ingresso rápido desses produtos no mercado.
E) As cadeias curtas de produção, que buscam aproximar produtor e consumidor, são estabelecidas por meio das grandes propriedades agrícolas, que mudaram, nos últimos anos, sua base produtiva.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link
dessa página e envie sua resolução
clicando AQUI!
GABARITO:
A) A valorização dos alimentos vem sendo atrelada à sua forma de produção, pois eles possuem, além da qualidade, características vinculadas à cultura local, o que possibilita o reconhecimento dos valores territoriais desses produtos.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: