ENADE 2021: Pedagogia (licenciatura) com Gabarito

ENADE 2021: Pedagogia (licenciatura) com Gabarito OBS:  As  questões objetivas de 01 a 08  estão disponível na prova de  Formação Geral...
ENADE - Meus Exercícios

ENADE 2021: Pedagogia (licenciatura) com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link ou neste link e/ou neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta. Assim que divulgadas serão atualizadas.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ENADE 2021 - QUESTÃO 09
Texto I
A discussão coletiva na construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) constitui-se em referência importante para que os vários segmentos da escola descubram formas de participação, muitas vezes, ainda não percebidas por eles. Além disso, pode levar os indivíduos a constatarem que é possível – apesar de autoritarismos velados ou explícitos presentes na escola – interferir nas decisões que vão orientar a organização do trabalho pedagógico como um todo.
SOUSA, J. V.; CORRÊA, J. Projeto Pedagógico: a autonomia construída
no cotidiano da escola. In: VIEIRA, S. L. (org.). 
Gestão da escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002 (adaptado).

Texto II
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um mecanismo que possibilita o conhecimento e a transformação da realidade escolar mediante reflexão e ação, propondo, para tanto, a participação como estratégia para efetivar a prática democrática – algo que implica uma construção contínua e coletiva. Isto pressupõe conhecimento da realidade escolar, do dia a dia da comunidade atendida, de seus problemas sociais e de suas práticas, necessidades, perspectivas e possibilidades.
SILVA, D. C. CARNEIRO; I. M. S. P.; CAVALCANTE, M. M. D.
Projeto Político-Pedagógico: uma explicação necessária. In: MARIN, A. J.; 
PIMENTA, S. G. Didática: teoria e prática. Araraquara,
SP: Junqueira & Marin, 2015, p. 245 (adaptado).

Considerando o Projeto Político-Pedagógico e sua relevância na organização do trabalho escolar, avalie as afirmações a seguir.

I. O PPP procura fortalecer as relações da escola com as famílias e com a comunidade, articulando as ações escolares com o contexto local em que os estudantes estão inseridos.

II. O PPP estimula a criação de atividades de formação da equipe pedagógica, fortalecendo a escola como espaço de formação em serviço.

III. O PPP propõe ações para interferir na escola como um todo: organização escolar, formação, trabalho pedagógico e avaliação do desempenho de todos os envolvidos.

IV. O PPP é elaborado conjuntamente por toda a comunidade escolar e implementado pelos dirigentes da escola, que são os responsáveis pela sua execução.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 10
A avaliação da aprendizagem escolar se faz presente na vida de todos nós que, de alguma forma, estamos comprometidos com atos e práticas educativas. Pais, educadores, educandos, gestores das atividades educativas públicas e particulares, administradores da educação, todos, estamos comprometidos com esse fenômeno que cada vez mais ocupa espaço em nossas preocupações educativas. O que desejamos é melhor qualidade de vida. No caso deste texto, compreendo e exponho a avaliação da aprendizagem como um recurso pedagógico útil e necessário para auxiliar cada educador e cada educando na busca e na construção de si mesmo e do seu melhor modo de ser na vida.
LUCKESI, C. C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?
Porto alegre: ARTMED, ano 3, n. 12 fev./abr. 2000 (adaptado).

Acerca da avaliação da aprendizagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Para processar a avaliação da aprendizagem, o educador necessita dispor-se a acolher o que está acontecendo, podendo ter alguma expectativa em relação a possíveis resultados de sua atividade.

PORQUE

II. No processo de ensino-aprendizagem o educador pode intervir na própria prática educativa, ao reconhecer as várias dimensões que interferem no desenvolvimento do educando e não só na aprendizagem de uma disciplina.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 11
A história da alfabetização no Brasil se caracteriza como um movimento complexo, marcado pela recorrência discursiva da mudança, indicativa da tensão constante entre permanências e rupturas, diretamente relacionadas a disputas pela hegemonia de projetos políticos e educacionais e de um sentido moderno para a alfabetização. 

Como resultado dessas disputas, em cada momento histórico fundou-se uma (nova) tradição que, comportando temporalidades múltiplas, era (é), ao mesmo tempo, velha, porque constituída daque a antecedeu, e nova, porque diferente daquela e constitutiva da que a sucedeu (sucederá), mesmo quando os defensores da (nova) tradição sustentam ter rompido definitivamente com a (velha) tradição.
MORTATTI, M. do Rosário L. Alfabetização no Brasil: conjecturas 
sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. 
Revista Brasileira de Educação v. 15, n. 44, maio/ago. 2010.

Considerando a abordagem do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os modos de pensar, sentir, querer e agir dos professores alfabetizadores precisam ser compreendidos em seu contexto histórico.

PORQUE

II. É importante identificar práticas educativas que dialogam com as necessidades de aprendizagem significativa das crianças.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é verdadeira, e a asserção II é falsa.

D) A asserção I é falsa, e a asserção II é verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 12
O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014–2024, aprovado, sem vetos, pela Lei n. 13.005/2014, tem importância política e estratégica para o delineamento das políticas de Estado na educação. Aprovado após vários tensionamentos, deve constituir o eixo das políticas educativas.

Os principais desafios referem-se aos processos de materialização do PNE ao qual se articulam as condições objetivas, econômicas e políticas das concepções em disputa e a necessária regulamentação de algumas de suas metas e estratégias, bem como o esforço pela ampliação dos recursos da educação.
DOURADO. L. F. Plano Nacional de Educação: o epicentro das
políticas de estado para a educação brasileira. 
Goiânia: Editora da Imprensa Universitária/ANPAE, 2017 (adaptado).

Considerando a natureza dos desafios para a execução do PNE e o alcance de suas metas e estratégias, avalie as afirmações a seguir.

I. A formulação de diretrizes orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias do PNE, para viabilizar a sua plena execução, cabe à União.

II. O alcance da qualidade na educação básica, de modo a atingir as médias nacionais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) mencionadas no PNE, prevê o apoio técnico e financeiro à gestão escolar mediante transferência direta de recursos financeiros à escola.

III. A promoção da busca ativa de jovens fora da escola em parceria com as áreas de assistência social, saúde e proteção à juventude é uma das indicações do PNE para elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos de modo a alcançar, no mínimo, 12 anos de estudo.

IV. A criação de mecanismos locais de acompanhamento da consecução do PNE para o alcance das metas previstas compete aos gestores, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 13
Para Piaget, a base fundamental do conhecimento lógico-matemático é a própria criança, assim, ao desenvolver essa estrutura, a criança assimila e organiza o conhecimento. A noção do número só pode emergir a partir da atividade de estabelecer tipos de relações. Daí decorre que o primeiro princípio do ensino é o de atribuir importância ao fato de colocar todas as espécies de objetos, eventos e ações em todos os tipos de relações. É primordial que o professor propicie um ambiente de aprendizagem onde existam números falados e números escritos.
PIRES, C. M. C. Números naturais e operações. [e-book]. 
São Paulo: Melhoramentos, 2013 (adaptado).

Com vistas ao ensino do valor posicional dos números, uma professora propõe uma atividade aos seus alunos de 2º ano do Ensino Fundamental para que escrevam o número ditado. Dita 2 894 (dois mil oitocentos e noventa e quatro) e, em seguida, observa que a maioria das crianças escreveu 2000800904.

Considerando as ideias de Piaget e as expostas no texto, assinale a opção que apresenta a explicação correta para o resultado dessa atividade proposta pela professora.

A) A escrita numérica das crianças se desenvolve por meio de experiências pedagógicas estabelecidas em sala de aula, que priorizam a reprodução de atividades lógico matemáticas.

B) As crianças escrevem a partir de suas hipóteses, assim, a escrita numérica é o resultado de uma correspondência com a numeração falada, o que as leva a criar notações não convencionais.

C) As crianças não perceberam a composição numérica porque a professora deveria ditar cada número individualmente, o que favoreceria a notação correta.

D) As crianças registraram aleatoriamente os números porque ainda não compreenderam o conceito de casas decimais e não estabeleceram relação entre a grafia e o som do número.

E) A escrita numérica apresenta-se desordenada porque as crianças, nessa etapa da escolaridade, ainda não conseguem estabelecer qualquer relação entre a numeração falada e a escrita.


ENADE 2021 - QUESTÃO 14
O pedagogo deverá ser o profissional investigador da educação como prática social. Poderá investigar e criar meios de dialogar e produzir novas mediações com o mercado editorial, os meios de comunicação, as novas organizações não governamentais, as instituições sociais já existentes, visando criar novos espaços educativos na sociedade, por meio da prática científico-pedagógica.
FRANCO, M. A. Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 
2. ed. São Paulo: Cortez, 2008 (adaptado).

Considerando o contexto apresentado, o pedagogo e seu perfil profissional, é correto afirmar que a sua atuação em espaços não formais é

A) baseada na criatividade, nos interesses pessoais e sociais e em uma prática livre e espontânea.

B) centrada em processos de formação humana, dispensando aplicação de práticas educativas sistematizadas.

C) atenta às características e especificidades do espaço não formal, sem se prender à elaboração de planos e avaliações.

D) pautada na realização de diagnóstico das especificidades do campo em que atua com o fim de restringir os mecanismos metodológicos de sua prática.

E) fundada em fatos, estruturas, contextos e situações referentes a sua prática, em suas várias modalidades e manifestações para gestão dos ambientes educativos da sociedade.


ENADE 2021 - QUESTÃO 15
A educação é necessária para a sobrevivência do ser humano. Para que ele não precise inventar tudo de novo, necessita apropriar-se da cultura, do que a humanidade já produziu. Educar é também aproximar o ser humano do que a humanidade produziu. Se isso era importante no passado, hoje é ainda mais decisivo numa sociedade baseada no conhecimento.

[...] Aprender vem de ad (junto de alguém ou algo) e praehendere(tentar prender, agarrar, pegar). Aprendemos porque somos seres inacabados: [...] Nós, seres humanos, não só somos seres inacabados e incompletos como temos consciência disso. Por isso, precisamos aprender “com”. Aprendemos “com” porque precisamos do outro, fazemo-nos na relação com o outro, mediados pelo mundo, pela realidade em que vivemos.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho. Ensinar-e-aprender com sentido.
Novo Hamburgo: Feevale, 2003. p .49 (adaptado).

Considerando a abordagem do texto, os profissionais da educação devem

A) conduzir o planejamento escolar priorizando o alcance de bons resultados nas avaliações externas em larga escala.

B) perceber a cultura escolar como diferencial nas práticas pedagógicas, tendo em vista a formação autônoma do aluno.

C) promover encontros para a construção de propostas inovadoras e repassá-las formalmente aos gestores para implementação.

D) atuar individualmente, criando condições para viabilizar as ações e garantir espaços para atividades pedagógicas e administrativas.

E) garantir espaço de colaboração entre os pares, tornando-os copartícipes do projeto pedagógico na tomada de decisões sobre a infraestrutura da escola.


ENADE 2021 - QUESTÃO 16
SITUAÇÃO I

A imagem a seguir apresenta uma atividade aplicada a um estudante dos anos iniciais do ensino fundamental.

ESCOLA: ____________________________________
NOME: _____________________________________

1) Leia os quadrinhos e continue a história.

A imagem a seguir apresenta uma atividade aplicada a um estudante dos anos iniciais do ensino fundamental.

SITUAÇÃO II

A imagem a seguir apresenta o caderno de um aluno que está realizando atividades com a letra V.

A imagem a seguir apresenta o caderno de um aluno que está realizando atividades com a letra V
FURGHESTTI, M. L. da S. Alfabetização e letramento:
reflexões sobre as práticas pedagógicas, p.45 e 49. 
Revista Memorare, Tubarão, SC, v.2, n. esp.
VII SIMFOP, p.39-51. set./dez. 2015 (adaptado).

Considerando as atividades apresentadas nas situações I e II e relacionando-as à teoria de alfabetização e letramento, avalie as afirmações a seguir.

I. Na situação II, alfabetiza-se letrando, pois a atividade busca articular letras, imagens e caça-palavras, para que a criança se aproprie do conhecimento de forma significativa.

II. Na situação I, expõem-se práticas de alfabetização e letramento para que a criança aprenda a decodificar o texto em letras e sílabas e compreenda o significado do que está escrito.

III. Na situação II, explicitam-se contextos de alfabetização em que a criança se apropria da leitura e da escrita, o que a leva à codificação e decodificação.

IV. Na situação I, consolidam-se práticas de letramento; situação II, permite-se à criança desenvolver-se na etapa de alfabetização.

V. Na situação I, são expressas práticas de letramento como resultado da convivência da criança com o universo de sinais escritos, que é precedido pelo domínio da oralidade.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 17
A Educação Infantil consiste em um espaço propício para aquisição das múltiplas formas da linguagem, para a apropriação cultural, a aquisição de valores sociais, o desenvolvimento da autonomia e, sobretudo, para a construção do conhecimento, o que está intimamente atrelado à prática da leitura de mundo por parte da criança.

A leitura de mundo é definida pela forma como a criança produz significados e dá sentido às suas experiências sociais. Isto é, os significados e os sentidos dados aos eventos sociais dos quais as crianças são participantes concretizam a construção do seu repertório de conhecimentos atinentes ao mundo. Esse conjunto de conhecimentos reflete a sua leitura de mundo, o que está intrinsecamente ligado à construção da sua identidade.
SILVA, S. P. da. Múltiplas e diversificadas linguagens na Educação Infantil: o que muda nos processos de ensino e de aprendizagem? EFDeportes.com. 
Revista Digital. Buenos Aires, Año 19, n. 196, Septiembre de 2014. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd196/
multiplas-linguagens-na-educacao-infantil.htm. Acesso em: 16 jul. 2017 (adaptado).

A partir das definições expressas no texto e sobre o ensino de Língua Portuguesa nos anos iniciais da escolarização, avalie as afirmações a seguir.

I. Na Educação Infantil faz-se imprescindível que a alfabetização seja contextualizada, para que as crianças possam compreender conteúdos de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental regular.

II. Na formação do docente que atua na Educação Infantil, exige-se que ele esteja em constante processo de atualização, inclusive de produção e de difusão do conhecimento científico e tecnológico, formação que implica na frequente revisão da práxis docente.

III. A avaliação do desenvolvimento da linguagem na Educação Infantil deve considerar a história de vida das crianças, respeitando, portanto, princípios éticos e estéticos, de valorização da diversidade humana e de valorização das manifestações artísticas e culturais.

IV. A orientação oficial exposta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil é resultado de pesquisas realizadas por docentes-pesquisadores da área, após longos estudos, desde a década de 1980.

V. O ensino da Língua Portuguesa na Educação Infantil deve considerar as diferentes produções textuais, visando à construção de identidades plurais e solidárias, pautado em um diálogo entre os conhecimentos produzidos cientificamente e os saberes produzidos e vivenciados nas comunidades locais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 18
Podemos afirmar que o currículo é também uma questão de poder; dessa forma, as teorias do currículo não se distanciam dessa noção na medida em que se preocupam em definir determinado modelo de currículo. As teorias podem ser resumidas em três grandes categorias.

As teorias tradicionais, com ênfase nas atividades técnicas, que se caracterizam pela aceitação, ajuste e adaptação. As teorias críticas, que apontam o status quo como elemento determinante para explicar as desigualdades sociais; para esta concepção, o importante não é desenvolver técnicas, mas conceitos sobre o que faz o currículo. E as teorias pós-críticas, cujo surgimento está ligado aos movimentos sociais de minoria por meio do multiculturalismo. Essa concepção considera a relação entre currículo e poder, identidade, gênero, raça, etnia etc.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução à teoria 
do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010 (adaptado).

Com base nos conceitos apresentados no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB n. 9.394/1996) traz elementos das teorias críticas e pós-críticas do currículo, ao estabelecer como princípios para o ensino a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais, bem como a observação e o respeito à diversidade étnico-racial.

II. A assimilação pela LDB de um currículo que analisa as relações de poder, valorizando os aspectos econômicos, sociais e multiculturais, revela uma nova forma de concepção curricular que supera a teoria tradicional de currículo.

III. As teorias críticas, ao incorporarem temas como multiculturalismo, raça, etnia, gênero, identidade, e as pós-críticas, ao analisarem questões da economia e as finalidades sociopolíticas da educação, são consideradas de cunho progressista.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 19
Diferentes estratégias educacionais são anunciadas para atravessar a pandemia da Covid-19, por meio do ensino remoto, com exploração de diversidade dos meios de veiculação: plataformas e ferramentas digitais, televisão aberta, WhatsApp, correio com entrega de material impresso, entre outras. O que se impõe é que permitam, igualmente, a interlocução entre o sujeito de aprendizagem e os objetos de conhecimento, e que a qualidade do desenho metodológico esteja atrelada à mediação do 
professor, vital em contextos presenciais ou remotos.

Considerando o enfrentamento da situação relatada no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O ensino remoto exige um desenho metodológico que explore os recursos digitais ao máximo, visto que a tecnologia pode superar falhas do ensino presencial.

II. O desenho metodológico em situação remota deve ser capaz de atender ao princípio da organização didática pela reprodução da situação das ações que ocorrem presencialmente.

III. Um uso efetivo da tecnologia ocorre em função do desenho metodológico que se quer implementar, pois, enquanto meio, a tecnologia deve permitir atingir aquilo que se coloca como finalidade.

IV. As mídias digitais e impressas são aliadas e podem ser utilizadas de formas associadas no ensino remoto.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 20
Via-se nitidamente, no primeiro dia, o entusiasmo da diretora e a desconfiança da maioria dos professores quanto ao projeto de transformação da escola em comunidade de aprendizagem. Enquanto se apresentavam as características da sociedade informatizada, as necessidades de formação – e decorrente transformação da escola – e os projetos que formam os antecedentes da escola alternativa, professores faziam intervenções quanto ao interesse das famílias na aprendizagem de seus filhos e na participação na vida escolar.

Eram falas que me faziam lembrar os discursos sobre a relação entre escolas e famílias. Membros responsáveis pela sensibilização respondiam às manifestações com um tom sincero sobre a necessidade de expectativas positivas em relação às famílias e às crianças e davam exemplos referindo-se a outras escolas que haviam conseguido implantar um projeto alternativo. 

As famílias também explicitavam sua visão sobre o papel dos professores e da escola. Discutiram a escola como instituição pública e a democracia deliberativa como mais coerente com a natureza da instituição. Acrescentaram a necessidade da avaliação interna e externa como reguladora do trabalho da escola.
MELLO, R. R. de.; BRAGA, F. M.; GABASSA, V.
Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível.
São Carlos: EdUFSCar, 2014 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e os desafios para a articulação escola-comunidade, avalie as afirmações a seguir.

I. O relato de caso revela que a etapa de sensibilização representa um momento de formação, estudo e reflexão sobre os motivos pelos quais se propõe a transformação da escola em uma comunidade de aprendizagem.

II. O diálogo entre todos os envolvidos na vida escolar permite conhecer novas formas de organização interna e externa e de avaliar os pontos fortes e frágeis a serem enfrentados no processo de implantação de uma escola alternativa.

III. Um tema relevante na etapa de preparação nas escolas é a participação das pessoas na instituição, seja dos profissionais que nela atuam, seja das famílias dos estudantes, para discussão sobre a escola, suas necessidades e o papel de cada um nela.

IV. Na escola transformada em comunidade de aprendizagem, os gestores são responsáveis pela ordenação do tempo e do espaço da escola e pela organização do trabalho pedagógico, de modo a atender as demandas da comunidade.

É correto apenas o que se afirma em

A) IV.
B) I e II.
C) I, II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 21
A educação coincide com a própria existência humana, as origens da educação se confundem com as origens do próprio homem. À medida que determinado ser natural se destaca da natureza e é obrigado, para existir, a produzir sua própria vida, é que ele se constitui propriamente como homem. 

O ato de agir sobre a natureza, adaptando-a às necessidades humanas, é o que conhecemos pelo nome de trabalho. Por isso, podemos dizer que o trabalho define a essência humana. Portanto, o homem, para continuar existindo, precisa estar continuamente produzindo sua própria existência através do trabalho. Isto faz com que a vida do homem seja determinada pelo modo como ele produz sua existência.
SAVIANI, D. O Trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. 
In: FERRETTI, C. J. et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: 
um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994 (adaptado).

A partir das ideias apresentadas no texto a respeito de conceitos relativos a trabalho e educação, avalie as afirmações a seguir.

I. A educação para o trabalho resulta da própria natureza humana, ou seja, da ação do homem de produzir a própria vida, agindo sobre a natureza.

II. Educar pressupõe a possibilidade de diferenciar proprietários e não proprietários nos meios de produção.

III. As formas de organização da educação atendem às demandas construídas historicamente pelas relações sociais.

IV. É função da escola reproduzir as formas sociais de trabalho e, consequentemente, as distinções sociais existentes.

É correto o que se afirma em

A) III, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 22
Uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental observa que sua turma tem interesse no calendário e na sua relação com as horas: os alunos desejam saber por que o ano tem 12 meses e como se determina que o dia tem 24 horas. Em um dia de aula, com foco nesses interesses, uma das crianças pergunta: "Para a gente saber por que existe o Sol precisa crescer e virar astronauta?"

Considerando o interesse dos alunos, a professora deve incluir no planejamento das aulas um projeto investigativo que contemple

A) a organização dos conteúdos do livro didático relacionados ao tema, mantendo a ordem em que se encontram, a fim de partir dos saberes simples para os complexos.

B) uma pesquisa sobre os conhecimentos científicos e tecnológicos que possibilitaram à humanidade conhecer os fenômenos naturais, na sala de aula e em casa, para debate.

C) um roteiro de estudos paralelo ao roteiro dos temas previstos para o ano/série correspondente, para que as crianças pesquisem esse tema específico em casa, como tarefa complementar.

D) um estudo das profissões mais conhecidas das crianças que aborde as atividades realizadas por um astronauta bem como as dificuldades que enfrenta no seu dia a dia.

E) o reconhecimento dos fenômenos naturais como um conjunto de saberes que foram construídos de forma complexa por pesquisadores e cientistas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 23
Procuram-se grupos de professores inquietos. Mais ainda: insatisfeitos com algum aspecto do lugar onde vivem e dispostos a fazer algo para mudar. Qual escola não quer melhorar sua própria comunidade?

Qual comunidade não quer uma escola que a abrace, envolvendo-a em uma proposta amparada na ideia de ser mais sustentável? Isso significa, também, tornar-se mais forte, mais bem preparada para lidar com seus próprios problemas a partir de soluções locais.
CARTA NA ESCOLA. São Paulo: Editora Confiança, n. 25, p. 2, abr. 2008.

Com base no texto e a partir de uma visão freireana da educação, o educador deve intervir na realidade de maneira a

A) assumir uma abordagem macroteórica da sociedade e compreender a educação como forma de reprodução ideológica em defesa dos interesses da classe dominante, que, na maioria das vezes, cria uma falsa consciência que impede a classe proletária de perceber os próprios interesses.

B) entender a prática educativa como não neutra e a serviço da compreensão e da transformação da realidade, alicerçada em uma visão progressista da educação, sustentada por finalidades sociopolíticas que permitam uma análise crítica das realidades sociais, considerando-se os condicionantes socioeconômicos que atuam no processo de aprendizagem.

C) proclamar a educação como uma luta contra os instintos naturais ligados às funções biológicas elementares e contra a natureza, que deve ser dominada para tornar o homem capaz de ter na educação uma contraideologia ou uma nova hegemonia, para a conquista da cidadania pela elevação cultural das massas.

D) observar a educação sistemática como racionalidade instrumental de dominação burocrática e fonte de um novo princípio de controle, sendo fator de seleção e estratificação social, dotada de conteúdos e regras direcionadas à qualificação para o gerenciamento racional do Estado, das empresas e da política.

E) perceber a função moralizadora da educação, possibilitando que as novas gerações se apropriem de um conjunto de valores, regras e atitudes para a manutenção da coesão social pelo desenvolvimento do senso de disciplina, de pertencimento e de autonomia individual, em uma visão funcionalista da sociedade, em que a educação contribui para mantê-la saudável.


ENADE 2021 - QUESTÃO 24
TEXTO I
A equipe gestora de uma escola municipal, aproveitando o período de paralisação das atividades escolares provocado pela pandemia da Covid-19 (Coronavírus) que assolou o país, organizou o trabalho remoto virtual de modo a atualizar o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Participaram desse trabalho virtual a diretora, a vice-diretora e as coordenadoras pedagógicas que atuavam na escola, pois, assim, quando os professores e professoras retornassem às atividades, já poderiam se apropriar das atualizações necessárias à organização do seu trabalho. Entretanto, a equipe docente questionou a realização dessa atividade sem a sua participação, alegando que a equipe gestora desrespeitava os princípios da gestão democrático-participativa. A equipe gestora, ao justificar a sua ação, considerou ser legítimo o trabalho realizado, alegando ter agido de acordo com o Art. 12 da Lei de Diretrizes e Bases da 
Educação Nacional (LDB n. 9.394/1996): "Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as
normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
I - elaborar e executar sua proposta pedagógica.”

TEXTO II
A gestão democrático-participativa valoriza a participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisão, concebe a docência como trabalho interativo e aposta na construção coletiva dos objetivos e do funcionamento da escola, por meio da dinâmica intersubjetiva, do diálogo, do consenso.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F. de; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2009 (adaptado).

À luz da concepção de gestão democrática proposta pelos autores no texto II e acerca da atuação da equipe gestora descrita no texto I, avalie as afirmações a seguir.

I. A equipe gestora agiu amparada na legislação para a realização do trabalho que foi desenvolvido com o PPP.

II. A equipe gestora procedeu incorretamente, pois a LDB prevê, em seu Art. 13, que os docentes deverão incumbir-se de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

III. A equipe gestora considerou os princípios da gestão democrático-participativa, pois se preocupou em organizar o trabalho escolar para o período pós-pandemia, contribuindo com o trabalho docente.

IV. A equipe gestora desconsiderou os princípios éticos, pois não incluiu a participação da comunidade escolar no processo de organização e funcionamento da escola.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 25
A história antropológica da cultura começa quando se insiste no uso da palavra cultura no plural, “culturas”, pois nessa pluralidade está a chave do sentido moderno de cultura na antropologia.
SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura
das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2010, p. 38.

Uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental propõe a seus alunos que pesquisem com seus avós e pais as brincadeiras e brinquedos da infância destes, como forma de subsidiar uma pesquisa que objetiva que crianças se aproximem da diversidade cultural em que estão imersas.

Considerando a definição de cultura na perspectiva da Antropologia e a proposta pedagógica da professora na situação apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. O respeito às experiências e vivências das diferentes faixas geracionais está previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Licenciatura em Pedagogia, com vistas ao desenvolvimento da consciência dos egressos sobre a diversidade.

II. O estudo sobre as brincadeiras e os brinquedos, pelas crianças, contribui para que aprendam a importância dessa atividade como uma prática social.

III. Os brinquedos e as brincadeiras infantis devem ser considerados como recursos pedagógicos por meio dos quais é possível ensinar os conteúdos específicos das diretrizes curriculares da educação infantil.

IV. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana e nas manifestações culturais, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

V. A proposta da professora respalda-se nos princípios da educação nacional, que preveem que o ensino deve ser ministrado considerando-se o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, a valorização da experiência extraescolar e a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

É correto apenas o que se afirma em

A) II e III.
B) I, II e V.
C) I, III e IV.
D) III, IV e V.
E) I, II, IV e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 26
A partir do contexto apresentado na charge e dos processos de alfabetização e/ou letramento, avalie as afirmações a seguir.

A partir do contexto apresentado na charge e dos processos de alfabetização e/ou letramento, avalie as afirmações a seguir.

I. As evidências científicas demonstram que a alfabetização e o letramento são concomitantes e interdependentes, embora sejam processos distintos cognitiva e linguisticamente.

II. O processo de letramento permite que o indivíduo participe de práticas sociais e pessoais que envolvem a língua escrita.

III. O letramento é um processo que precede a alfabetização e começa nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 27
Rousseau em seu Emílio ou da educação iniciou uma discussão vital à Escola Nova. Sua obra, antes de versar sobre a educação, trata da relação entre homem e natureza em um mundo de desintegração, de alienação. Em sua percepção, o homem, quanto mais se afastava da natureza, mais degenerado se tornava. Quanto mais se socializava, mais fracionava-se, preso e suprimido pelo corpo social. A criança, para Rousseau, ao contrário, era mais ligada à natureza que o adulto, estava mais próxima de sua própria raiz. Assim sendo, a criança era decisivamente distinta do adulto. E a ignorância dessa distinção foi um dos grandes alvos de denúncia do movimento escolanovista.

O homem acabava procurando o adulto, a si mesmo, na criança, sem atentar para o que ela realmente era. Nesse sentido, qualificava a criança negativamente pelos seus atributos faltantes e não conseguia apreendê-la positivamente pelos seus atributos reais e presentes. Para os autores da Escola Nova, essa ignorância do adulto em relação às especificidades do ser infantil aparecia claramente na forma como se fazia a educação tradicional. O centro de seu processo era o adulto instruído; a criança deveria, pela força e pelo tempo do processo educativo, tornar-se também adulto instruído.
MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (orgs.). Formação de professores:
limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. 
São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

Considerando a construção de uma prática pedagógica que promova os princípios educacionais rousseaunianos e acerca das ações esperadas do professor nessa perspectiva, avalie as afirmações a seguir.

I. O professor deve exercitar os sentidos das crianças, desde a primeira infância, sem ensinar-lhes preceitos morais ou a verdade, pois esta forma de educação negativa parte do desenvolvimento interno e natural das crianças.

II. Espera-se que o professor separe o que é próprio dos adultos e o que é próprio das crianças, excluindo aquilo que elas não têm condição de aprender e priorizando o que lhes é interessante, a fim de não sacrificar o presente vivido por um futuro incerto.

III. Cabe ao professor evitar substituir o objeto pela sua representação, já que esta prende a atenção das crianças e impede o conhecimento do objeto representado.

IV. O professor deve desenvolver, a partir dos conhecimentos dos homens, a razão e a reflexão na criança, desde a mais tenra idade – fundamento que aproxima a práxis educacional aos fins da pedagogia da essência.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 28
Na proposta pedagógica denominada Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos, o papel primordial da escola é difundir conteúdos vivos, concretos, indissociáveis das realidades sociais. Desse entendimento decorre que a “postura da pedagogia dos conteúdos” implica que ao professor cabe, de um lado, garantir a ligação dos conhecimentos universais com a experiência concreta dos alunos (continuidade) e, de outro lado, ajudá-los a ultrapassar os limites de sua experiência cotidiana (ruptura). Consequentemente, os métodos de ensino estarão, logicamente, subordinados à questão do acesso aos conhecimentos sistematizados.

Assim sendo, os métodos não partem de um saber artificial nem do saber espontâneo, mas se empenharão em relacionar a prática dos alunos com os conteúdos propostos pelo professor. Segue-se, pois, que a relação pedagógica entre professor e aluno acentuará as trocas em que o aluno entra com sua experiência imediata e o professor, com conteúdos e modelos que permitam compreender e ultrapassar a experiência imediata. Eis, pois, os pressupostos da aprendizagem sobre os quais se assenta essa proposta pedagógica: a aprendizagem do conhecimento supõe uma estrutura cognitiva já existente na qual possa se apoiar; caso esse requisito não esteja dado, cabe ao professor provê-lo.
SAVIANI, D. Teorias Pedagógicas contra hegemônicas no Brasil.
Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE.
Campus de Foz do Iguaçu. v. 10, n. 2, p. 11-28, 2008 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e as concepções próprias da teoria pedagógica Crítico-Social dos Conteúdos, avalie as afirmações a seguir.

I. Os conteúdos do ensino são permanentemente reavaliados à luz das realidades sociais nas quais vivem os alunos.

II. A escola, como espaço social, é responsável pela apropriação crítica dos saberes historicamente sistematizados.

III. A prática é fundamento do critério de verdade e da finalidade da teoria, pois é na mediação entre o pensamento e o objeto que se desenvolve o método.

IV. O novo conhecimento é transmitido para o estudante e cabe a ele assimilar a proposta docente.

É correto o que se afirma em

A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 29
TEXTO I
O tema inclusão digital suscita diversas discussões. Os significados e objetivos atribuídos ao termo têm motivado intensos debates na comunidade acadêmica. Treinar pessoas para o uso dos recursos tecnológicos de comunicação digital seria inclusão digital? Para alguns autores, tais iniciativas não seriam suficientes para incluir digitalmente. Democratizar o acesso a tais tecnologias seria, então, incluir digitalmente?
BONILLA, M.H.S.; PRETTO, N.D.L. (orgs.) Inclusão digital:
polêmica contemporânea [online]. Salvador: EDUFBA, 2011. 

TEXTO II
Variações na qualidade da conexão à Internet podem influenciar no uso da rede para atividades pedagógicas. O local da escola onde há disponibilidade de acesso à Internet é um dos indicadores que corroboram diferenças no acesso e no uso da rede em escolas públicas. De acordo com os resultados da TIC Educação 2018, apenas 57% das escolas públicas possuíam acesso à Internet na sala de aula. Como a baixa qualidade dessa conexão não permitia o acesso simultâneo à Internet pelas equipes administrativas, pedagógicas e pelos alunos, a conexão estava, em grande parte dos casos, direcionada para as áreas administrativas.
Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf.
Acesso em: 5 mai. 2020.

Considerando os textos apresentados e o debate acerca da inclusão digital nas redes públicas de ensino, avalie as afirmações a seguir.

I. A inclusão digital, também chamada alfabetização digital, engloba um ensino pautado no uso de programas de computador com o objetivo de preparar o aluno para digitar um texto ou elaborar uma planilha visando ao desenvolvimento de sua autonomia como usuário das tecnologias da informação e comunicação.

II. A inclusão digital prevista pelas redes públicas de ensino, baseada no princípio de democratização de acesso às TIC, precisa considerar os estudos sobre exclusão social e a ampliação dos conhecimentos culturais dos estudantes.

III. Considerando a grande utilização de celulares pelos estudantes brasileiros e o acesso limitado das escolas à Internet, as redes de ensino público ficam dispensadas de propiciar a inclusão digital aos seus estudantes, mas são responsáveis pela mediação dos saberes para uma cultura digital.

IV. Um currículo voltado ao enfrentamento de desafios para a inclusão digital em escolas públicas deve possibilitar que o estudante compreenda, utilize e crie tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica e ética para que exerça protagonismo na sua vida pessoal e coletiva.

É correto o que se afirma em

A) I e III, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 30
O desafio do século XXI é a construção de sociedades de aprendizagem na tentativa de superação dos modelos educativos herdados do passado, cujas características homogeneizantes negam a diversidade humana e acabam por engendrar processos de exclusão de diferentes segmentos sociais. Portanto, falar em sociedades de aprendizagem exige compreender o que é diversidade. Exige que se olhe para a sociedade e seu tempo, perguntando o que é diversidade aqui e agora no contexto do mundo em que estamos e da realidade em que vivemos.
GUSMÃO, N. M. M. de. Antropologia, diversidade e educação:
um campo de possibilidades. Ponto e vírgula, n. 10, p. 32-45, 2011.

Considerando o texto-base e os estudos sobre educação para a diversidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Lei n. 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n. 9.394/1996) para incluir no currículo oficial do Ensino Fundamental e Médio a temática da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, somada à Lei n. 11.645/2008, que complementa essa normativa com a inserção da História e da Cultura Indígena, são exemplos que caracterizam um avanço no processo de construção de sociedades de aprendizagem.

PORQUE

II. Essas leis não apenas inserem a temática da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena no âmbito da legislação escolar ao alterarem o currículo oficial, como também lançam as bases para a construção da sociedade que a nação deseja ter no futuro, para torná-la mais inclusiva, intercultural, de modo que contemple verdadeiramente a questão da diversidade étnico-racial.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - LICENCIATURA
Os quilombolas, compreendidos também como povos ou comunidades tradicionais, exigem que as políticas públicas a eles destinadas considerem a sua inter-relação com as dimensões históricas, políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais que acompanham a constituição dos quilombos no Brasil. Consequentemente, a Educação Escolar Quilombola não pode ser pensada somente se levando em conta os aspectos normativos, burocráticos e institucionais relacionados à configuração das políticas educacionais. A sua implementação deverá ser sempre acompanhada de consulta prévia e realizada pelo poder público junto às comunidades quilombolas e suas organizações.
BRASIL/CNE. Parecer CNE/CEB n. 16/2012. Diretrizes Curriculares 
Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, 2012 (adaptado).

Considerando o texto e as discussões sobre políticas de articulação escola/comunidade quilombola, avalie as afirmações a seguir.

I. A relação entre educação e movimentos sociais na educação quilombola objetiva adequar essa organização cultural ao sistema educacional.

II. A história, a memória, o território, a ancestralidade e os conhecimentos tradicionais da comunidade quilombola são aspectos considerados na garanti a do direito à educação quilombola.

III. O papel da comunidade quilombola é determinante nos processos decisórios acerca da educação escolar a ser nela implementada.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III. 


ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - LICENCIATURA
O pensamento de Paulo Freire – a sua teoria do conhecimento – deve ser entendido no contexto em que surgiu o Nordeste brasileiro, onde, no início da década de 1960, metade de seus 30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos. Era preciso “dar-lhes a palavra” para que transitassem para a participação na construção de um Brasil que fosse dono de seu próprio destino e que superasse o colonialismo.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire : uma bibliografia. 
São Paulo: Cortez, 1996.

Com base no texto e nas ideias freireanas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Paulo Freire denunciou a opressão e a exclusão gerada pela supressão do direito à educação e à cidadania, defendendo a educação como uma empreitada coletiva.

PORQUE

II. A educação deve ser compreendida como um ato político, pois deve incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa do sujeito em seu processo de libertação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 33 - LICENCIATURA
O Decreto n. 5.626/2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) considera a pessoa surda como aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais. Em consonância com o decreto, nas escolas públicas em que há crianças surdas ou com deficiência auditiva matriculadas, faz-se necessário o desenvolvimento de práticas capazes de garantir o seu direito à educação.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm.
Acesso em 20 abr. 2020 (adaptado).

Considerando as ações necessárias para a escola garanti r o direito à educação das crianças surdas, avalie as afirmações a seguir.

I. É necessário criar situações em sala de aula que promovam o convívio social entres as crianças, que estimule o respeito às diferenças, promovendo o reconhecimento das suas potencialidades e o desenvolvimento afetivo, cognitivo, linguístico e sociocultural.

II. A Libras deve ser assegurada como a primeira língua da criança surda, considerando-se a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como a segunda.

III. É fundamental disponibilizar intérpretes de Libras para as crianças surdas, e caso não seja possível, é preciso solicitar aos familiares que procurem outra escola mais preparada.

IV. A escola deve fomentar parcerias com os pais com o objetivo de acolhê-los e ajudá-los a constituir uma imagem positiva de seu filho surdo, auxiliando-o na compreensão da sua realidade.

V. Os professores precisam desenvolver, em relação aos alunos surdos, processos de avaliação mais subjetivos com foco nas dificuldades de aprendizagem desses alunos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e V.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - LICENCIATURA
As percepções sobre o termo liderança revelam uma configuração ainda precária da realidade brasileira no campo da gestão escolar. As pesquisas internacionais apresentam uma gama significativa de resultados sobre o tema há, pelo menos, mais de duas décadas. Vale lembrar que os estudos sobre escolas eficazes, na sua maioria, apontam o efeito da liderança do gestor como um dos principais fatores explicativos dessa equação.

Um sobrevoo nos dados da pesquisa Olhares Cotidianos sobre a Gestão Escolar (OCGE), realizada com gestores e professores de seis escolas de um município brasileiro, permite identificar, de forma geral, noções sobre o termo, ao se solicitar ao grupo algum tipo de caracterização mais precisa de liderança:

"Isso aí é uma coisa que se tem ou não se tem." (Ana, Grupo Liderança).
"O dom da palavra, do convencimento..." (Andrea, Grupo Liderança).
"Carisma" (Cíntia, Grupo Liderança).
"A pessoa nasce com isso ou não." (Adriana, Grupo Liderança).
COELHO, F. M. O Cotidiano da Gestão Escolar: o método de caso na sistematização de problemas. 
educação & realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, out./dez. 2015, p. 1.261-1.276 (adaptado).

Relacionando as ideias de liderança expostas pelas participantes da pesquisa sobre o exercício da gestão escolar, avalie as afirmações a seguir.

I. As respostas de Ana e Adriana reforçam as concepções defendidas pelas investi gaçõescientíficas do campo educacional contemporâneo sobre liderança, que afirmam que nem todos podem ser gestores escolares e que é preciso ter a qualidade de empreendedor para ocupar esse cargo. 

II. Ana e Cíntia expõem ideias que são coerentes com os estudos atuais sobre a prática da gestão escolar, pois enfatizam o estilo administrativo do gestor, que é um fator fundamental para se compreender a liderança e as suas relações com os objetivos educacionais das escolas.

III. Em suas respostas, Andrea e Cíntia expressam a ideia de liderança a parti r de um de seus aspectos, o interpessoal, embora outros fatores relevantes interfiram na gestão escolar, como o administrativo e/ou o pedagógico.

IV. As afirmações das participantes relacionam a liderança a uma capacidade de convencimento e a uma habilidade inata do líder – concepções já ultrapassadas pelas investigações educacionais sobre o tema no cenário contemporâneo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 35 - LICENCIATURA
As redes sociais promovem formas de interação entre indivíduos agrupados por interesses mútuos, identidades semelhantes e também por valores compartilhados. Nesse contexto, a Internet vem se tornando um importante espaço para movimentos sociais por possibilitar uma acelerada e ampla difusão de ideias e absorção de novos elementos em busca de algo em comum. Assim, o s movimentos sociais se fazem valer cada vez mais da “ democracia informaciona l”, da “ ciberdemocracia” e da prática do “ ciberativismo”. 

A parti r das ideias sobre comunicação e interação virtual, avalie as afirmações a seguir.

I. Os movimentos sociais tendem a perder força, prestígio e visibilidade com o crescimento da virtualidade junto à nova geração de jovens e adultos.

II. Ciberdemocracia, democracia informacional e ciberativismo podem ser classificados como movimentos advindos da virtualidade.

III. As redes sociais potencializam o ativismo fazendo uso da virtualidade, no entanto, ainda são pouco exploradas pelos movimentos sociais da atualidade.

IV. Tempo e espaço são conceitos a serem repensados a parti r da inserção cada vez maior da virtualidade na vida social.

V. É papel do educador formar e preparar os alunos para uma atuação responsável e crítica frente à virtualidade, explorando suas potencialidades.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II, e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.


Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,86,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,2,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,1927,Questões da OBMEP,82,Questões de Biologia,32,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,44,Questões de Filosofia,1,Questões de Física,25,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,34,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,335,Questões de Português,289,Questões de Química,36,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões do Enade,677,Questões do Enem,307,
ltr
item
Meus Exercícios: ENADE 2021: Pedagogia (licenciatura) com Gabarito
ENADE 2021: Pedagogia (licenciatura) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiknUOZwNd74X9cAq0bPYoH3LbruKifzQGvszQkq3bWmuygpqHIq5D-Ilv9KBlKzgWMpVEQNZoV31TuY9u1V3oeQ4Rhg4eWyfGJDOyW1OlLdugt8Ov09W5HL5q6U_c2noZoBEtXK2SKiVgDMDPAxoPW1kQCvwxJnzb1m-q0LVIGsZeb6cdN5HdYJtRw=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiknUOZwNd74X9cAq0bPYoH3LbruKifzQGvszQkq3bWmuygpqHIq5D-Ilv9KBlKzgWMpVEQNZoV31TuY9u1V3oeQ4Rhg4eWyfGJDOyW1OlLdugt8Ov09W5HL5q6U_c2noZoBEtXK2SKiVgDMDPAxoPW1kQCvwxJnzb1m-q0LVIGsZeb6cdN5HdYJtRw=s72-c
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/12/enade-2021-pedagogia-licenciatura-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/12/enade-2021-pedagogia-licenciatura-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo