ENADE 2021 - QUESTÃO 27 Rousseau em seu Emílio ou da educação iniciou uma discussão vital à Escola Nova. Sua obra, antes de versar sobre a e...
ENADE 2021 - QUESTÃO 27
Rousseau em seu Emílio ou da educação iniciou uma discussão vital à Escola Nova. Sua obra, antes de versar sobre a educação, trata da relação entre homem e natureza em um mundo de desintegração, de alienação. Em sua percepção, o homem, quanto mais se afastava da natureza, mais degenerado se tornava. Quanto mais se socializava, mais fracionava-se, preso e suprimido pelo corpo social. A criança, para Rousseau, ao contrário, era mais ligada à natureza que o adulto, estava mais próxima de sua própria raiz. Assim sendo, a criança era decisivamente distinta do adulto. E a ignorância dessa distinção foi um dos grandes alvos de denúncia do movimento escolanovista.
O homem acabava procurando o adulto, a si mesmo, na criança, sem atentar para o que ela realmente era. Nesse sentido, qualificava a criança negativamente pelos seus atributos faltantes e não conseguia apreendê-la positivamente pelos seus atributos reais e presentes. Para os autores da Escola Nova, essa ignorância do adulto em relação às especificidades do ser infantil aparecia claramente na forma como se fazia a educação tradicional. O centro de seu processo era o adulto instruído; a criança deveria, pela força e pelo tempo do processo educativo, tornar-se também adulto instruído.
MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (orgs.). Formação de professores:
limites contemporâneos e alternativas necessárias [online].
São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
Considerando a construção de uma prática pedagógica que promova os princípios educacionais rousseaunianos e acerca das ações esperadas do professor nessa perspectiva, avalie as afirmações a seguir.
I. O professor deve exercitar os sentidos das crianças, desde a primeira infância, sem ensinar-lhes preceitos morais ou a verdade, pois esta forma de educação negativa parte do desenvolvimento interno e natural das crianças.
II. Espera-se que o professor separe o que é próprio dos adultos e o que é próprio das crianças, excluindo aquilo que elas não têm condição de aprender e priorizando o que lhes é interessante, a fim de não sacrificar o presente vivido por um futuro incerto.
III. Cabe ao professor evitar substituir o objeto pela sua representação, já que esta prende a atenção das crianças e impede o conhecimento do objeto representado.
IV. O professor deve desenvolver, a partir dos conhecimentos dos homens, a razão e a reflexão na criança, desde a mais tenra idade – fundamento que aproxima a práxis educacional aos fins da pedagogia da essência.
É correto o que se afirma em
A) I, II e III, apenas.
B) I, II e IV, apenas.
C) I, III e IV, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
A) I, II e III, apenas.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: