ENADE 2021: Química (bacharelado e licenciatura) com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Fo...
ENADE 2021: Química (bacharelado e licenciatura) com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link ou neste link e/ou neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta. Assim que divulgadas serão atualizadas.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
ENADE 2021 - QUESTÃO 09
O gráfico a seguir ilustra o efeito da concentração do substrato sobre a velocidade de uma reação química catalisada por enzima.
A partir do gráfico, pode-se aplicar o modelo de Michaelis-Menten para se determinar a relação da velocidade inicial da reação (Vo) com a velocidade máxima da reação (Vmáx) e a concentração do substrato ([S]), expresso por meio da equação:
, em que Km é a constante de Michaelis-Menten.
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. O modelo de Michaelis-Menten admite que o complexo enzima-substrato é convertido somente ao produto.
II. A constante de Michaelis-Menten é uma propriedade inerente às enzimas e portanto é independente do tipo de substrato.
III. O modelo de Michaelis-Menten supõe a existência de equilíbrio entre a enzima, o substrato e o complexo enzima-substrato.
IV. O modelo de Michaelis-Menten estabelece que a velocidade máxima da reação é alcançada quando a concentração do substrato aumenta indefinidamente.
V. A constante de Michaelis-Menten é definida como a concentração do substrato à qual corresponde uma velocidade igual à metade da velocidade máxima.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C)) I, III e V.
D) II, IV e V.
E) III, IV e V.
ENADE 2021 - QUESTÃO 10
A tabela a seguir apresenta informações sobre alguns elementos.
Considerando os dados apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. A configuração eletrônica do elemento X é [Ar]4s²3d⁶.
II. Os orbitais 4s e 3d do cromo têm aproximadamente a mesma energia.
III. Os orbitais 3d do manganês têm energia menor que o orbital 4s desse elemento.
IV. A configuração eletrônica de um elemento pode ser obtida a partir do diagrama de Pauling, sabendo-se o número atômico desse elemento.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 11
A decodificação de dados apresentados na forma de gráficos, que tratam da velocidade de reações químicas, é uma tarefa desafiadora. Nesse sentido, é comum o estudante associar ideias com uma forma específica de gráfico ao invés de considerar os processos químicos que levam aos dados observados. No caso de reações enzimáticas, essa abordagem torna-se ainda mais complexa. Uma forma conveniente de se analisar e interpretar dados sobre os tipos de inibição enzimática é por meio de representações na forma de ilustrações.
RODRIGUES, J. M. C.; TOWNS, M. H. Chemistry Education
Research and Practice, v. 20, n. 2, p. 428-442. 2019 (adaptado).
Considere as representações de componentes de reações enzimáticas a seguir.
Com base nas representações e nos conceitos apresentados, avalie as afirmações a seguir sobre os tipos de inibidores e a forma como eles interagem com as enzimas.
I.
A imagem representa adequadamente um complexo enzima-substrato. Em que, o inibidor liga-se somente à enzima livre, sendo a inibição, portanto, classificada como acompetitiva.
II.
A imagem representa adequadamente um complexo enzima-inibidor. Em que, o inibidor liga-se somente à enzima livre, sendo a inibição, portanto, classificada como competitiva.
III.
A imagem representa adequadamente um complexo enzima-substrato-inibidor. Em que, o inibidor liga-se somente ao complexo enzima-substrato, sendo a inibição, portanto, classificada como não-competitiva.
IV.
A imagem representa adequadamente um complexo enzima-substrato-inibidor. Em que, o inibidor liga-se somente ao complexo enzima-substrato, sendo a inibição, portanto, classificada como incompetitiva ou mista.
V.
A imagem representa adequadamente um complexo enzima-inibidor e um complexo enzima-substrato-inibidor. Em que, o inibidor liga-se tanto à enzima livre quanto ao complexo enzima-substrato, sendo a inibição, portanto, classificada como não-competitiva.
É correto o que se afirma apenas em
A) I, II e III.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, IV e V.
ENADE 2021 - QUESTÃO 12
Análises químicas realizadas em matrizes do ambiente são importantes para inferir relevantes informações de estudos ambientais ou para monitoramento de espécies químicas em determinado meio. Considera-se estudo ou pesquisa com propósito ambiental quando existe a busca para alguma questão não totalmente conhecida. Entretanto, no monitoramento ambiental, o objetivo da análise é obter dados analíticos que devem ser comparados com valores previamente estabelecidos e, assim, diagnosticar se o objeto em estudo está obedecendo a critérios ou padrões de qualidade reconhecidos por normas técnicas. Seja no monitoramento ou no estudo ambiental, o ideal seria que existissem métodos que pudessem fazer a determinação química diretamente no ambiente (in situ) e em tempo real.
ROCHA, J. C.; ROSA, A. H.; CARDOSO, A. A. Introdução a
Química Ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2004, p. 19 (adaptado).
A respeito desse contexto e dos motivos que explicam a impossibilidade da quantificação da maioria dos analitos por meio da determinação direta no ambiente, avalie as afirmações a seguir.
I. O analito necessita passar por métodos de purificação e isolamento para que sua quantificação seja possível.
II. Os meios em que os analitos estão dispersos, ou seja, a matriz (ar, água, solo, sedimento, etc) é de alta complexidade.
III. O analito precisa sofrer transformações físicas ou químicas para colocá-lo em condições de ser medido por técnicas disponíveis in situ.
IV. A disponibilidade do analito nas principais matrizes ambientais é pouco significativa para os métodos analíticos de quantificação existentes.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 13
Para estudar a cinética da reação de hidrogenação do 1,7-octadieno foi empregado um catalisador de ródio e utilizou-se o método da velocidade inicial. Foram verificados os efeitos da variação da concentração de substrato e da pressão de hidrogênio traçando-se dois gráficos: o primeiro, relacionando o logaritmo da razão entre concentração do 1,7-octadieno encontrada e a sua concentração inicial em função do tempo de reação (gráfico I) e o segundo relacionando o logaritmo da velocidade inicial da reação em função do logaritmo da pressão de hidrogênio empregada (gráfico II).
TAVARES, A.; WOLKE, S.I.; DA ROSA, R. G. Hydrogenation of dienes
by a recyclable poly(ethylene oxide)–rhodium phosphineless catalytic
system. Journal of Catalysis, v. 254 p. 374-382, 2008 (adaptado).
Com base nos gráficos apresentados, pode-se dizer que a lei de velocidade é
A) v = k[dieno]⁰.(pH2)¹
B) v = k[dieno]¹.(pH2)¹
C) v = k[dieno]¹.(pH2)²
D) v = k[dieno]².(pH2)¹
E) v = k[dieno]².(pH2)²
ENADE 2021 - QUESTÃO 14
A interação, que ocorre entre as moléculas de gases reais, é um dos principais fatores que os distanciam de apresentarem um comportamento ideal e seguirem as relações observadas na equação dos gases perfeitos pV = nRT.
Essas interações podem ser do tipo repulsivas, responsáveis por promover a expansão do gás, ou atrativas, responsáveis pela compressão. Foi solicitado a um químico que buscasse as condições necessárias para que um gás de alta pureza apresentasse comportamento mais próximo possível de um gás ideal.
Considerando essas informações, o profissional deverá trabalhar
A) em pressões altas.
B) com um gás mais polar.
C) em temperaturas altas.
D) com um gás que tenha volume molar elevado.
E) com um gás em condições acima do ponto crítico.
ENADE 2021 - QUESTÃO 15
A equação de Nernst é uma importante relação da eletroquímica que relaciona as medidas de voltagem das células com o quociente de reação, sendo representada, a 298 K, por
Suponha que esta equação seja aplicada para a construção de uma curva experimental da variação de Eem função de logQ, com a seguinte célula eletroquímica.
Ni(s)|Ni²⁺(aq, 0,001 mol.L⁻¹)||Cu²⁺(aq, 2,0 mol.L⁻¹)|Cu(s)
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A coloração da solução do compartimento catódico fica mais azul devido ao aumento da concentração de Cu²⁺.
II. A solução do compartimento anódico adquire coloração verde devido ao aumento da concentração de Ni²⁺.
III. No início da medida, o potencial da pilha E é maior do que E°.
IV. Quando a pilha não apresentar mais diferença de potencial, o quociente de reação Q será igual à constante de equilíbrio K.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 16
A composição de equilíbrio de uma mistura reacional pode ser definida calculando-se a variação da energia de Gibbs (G) da mistura, à temperatura e pressão constantes, e identificando a composição que corresponde ao mínimo valor da energia de Gibbs. A quantidade de substância envolvida na transformação entre espécies presentes no processo é dada pela quantidade , chamada de extensão de reação. Conforme a reação se processa, varia de zero a um valor máximo que depende da estequiometria da reação. A figura a seguir representa a variação de G em função de para um processo químico envolvendo gases ideais. A análise dessa figura permite diferenciar as quantidades termodinâmicas ∆G, ∆G⁰, ∆rG e ∆rG⁰, fundamentais no estudo de equilíbrio dinâmico de processos químicos.
QUÍLEZ, J. First-Year University Chemistry Textbooks’
Misrepresentation of Gibbs Energy. J. Chem. Educ.,
v. 89, p. 87-93, 2012 (adaptado).
Com base nas informações do texto e no processo representado na figura, avalie as afirmações a seguir.
I. O sinal de DG⁰ determina que o processo não é espontâneo.
II. O sinal de ∆rG determina a direção da espontaneidade de uma reação química.
III. No equilíbrio químico, ∆G (∆G = ∆G2 - ∆G1) é igual a zero; o que caracteriza o estado de equilíbrio termodinâmico.
IV. ∆rG⁰ é uma quantidade constante para uma dada temperatura e não pode ser usada como condição geral de espontaneidade de um processo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 17
A energia interna de um determinado sistema gasoso obedece à equação U = (5PV + 10) J. Esse gás então sofre um processo cíclico descrito por ABCD, partindo do ponto A.
Para as transformações AB e DA, foram propostos os seguintes valores para a variação de energia interna (∆U), calor (q) e trabalho (w), todos em J
Considerando as informações apresentadas, indique os valores que completam corretamente a tabela proposta.
ENADE 2021 - QUESTÃO 18
O Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é uma abordagem que estabelece critérios uniformes para classificação e comunicação de informações sobre os produtos químicos por meio de palavras de advertência, frases de perigo e de precaução, bem como pictogramas padronizados utilizados mundialmente nos rótulos e nas fichas de informação de segurança de produtos químicos (FISPQs). Conhecer e saber o que os pictogramas significam é importante para que sejam tomados os cuidados necessários durante e após o trabalho em um laboratório de Química. Na figura a seguir, são mostrados alguns pictogramas do sistema GHS.
UEMA, L. K.; RIBEIRO, M. G. Pictogramas do GHS e sua aplicação
como ferramenta de comunicação de perigos para estudantes de graduação.
Química Nova, v. 40, n. 3, p. 353-361, 2017 (adaptado).
Com base no texto e nos pictogramas apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. O rótulo do frasco com o solvente hexano deve conter o pictograma I que indica uma substância inflamável.
II. Na FISPQ do hidróxido de sódio sólido comercial encontra-se os pictogramas III e IV que informam se tratar de uma substância corrosiva e tóxica.
III. Na rotulagem do frasco de ácido sulfúrico fumegante é essencial a presença do pictograma II que corresponde ao risco de explosão.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 19
Na figura a seguir, são mostradas as formas dos orbitais moleculares da água gerados pela combinação dos orbitais de fronteira dos átomos de oxigênio e hidrogênio. Diferentes cores representam diferentes sinais de funções de onda.
MIESSLER, G. L.; FISHER, P. J.; TARR, D. A. Inorganic Chemistry.
5. ed. Pearson: Boston, 2014 (adaptado).
Dentre os orbitais moleculares apresentados, o de menor e o de maior energia são, respectivamente
A) I e IV.
B) II e III.
C) III e V.
D) IV e II.
E) V e I.
ENADE 2021 - QUESTÃO 20
Uma das técnicas analíticas utilizadas em setores industriais e em pesquisas científicas para a determinação quantitativa de íons ferro baseia-se no método colorimétrico da ortofenantrolina. Após a abertura da amostra, os íons Fe²⁺ em solução aquosa reagem com moléculas do ligante ortofenantrolina (1,10-fenantrolina = phen), cuja estrutura está apresentada a seguir.
SHRIVER, D. F.; ATKINS, P. W. Química Inorgânica.
Porto Alegre: Bookman, 2003 (adaptado).
A reação resulta na formação dos íons complexos com fórmula [Fe(phen)3]²⁺, denominado tris(1,10-fenantrolina)ferro (II), os quais apresentam intensa coloração vermelha, podendo ser analisados por espectrofotometria de absorção UV-Vis sob irradiação a 510 nm. A reação em questão é apresentada a seguir:
[Fe(H2O)6]²⁺(aq) + 3phen (aq) → [Fe(phen)3]²⁺(aq) + 6H2O(l)
Considerando-se as características dos ligantes e a reação de formação do íon [Fe(phen)3]²⁺ apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. A reação é favorecida pelo aumento da entropia do sistema, já que a substituição de ligantes resulta em aumento no número de moléculas independentes em solução.
II. A reação é favorecida por contribuição estérica, como consequência da redução do número de coordenação do complexo de 6 para 3 e alteração da geometria octaédrica para trigonal planar.
III. Há uma contribuição do efeito quelato na estabilidade do complexo formado, já que ligantes monodentados são substituídos por ligantes bidentados.
IV. A reação é favorecida cineticamente, já que a formação do íon [Fe(phen)3]²⁺ ocorre em poucos segundos, podendo esse então ser considerado um complexo lábil.
É correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 21
Na figura a seguir são apresentadas as possibilidades de ressonância para os íons isocianato, [OCN]⁻ e para o tiocianato, [SCN]⁻.
A respeito das estruturas de ressonância apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. A estrutura canônica que mais contribui para o híbrido de ressonância é a 1A, para o isocianato, e a 2B, para o tiocianato.
II. Em todas as estruturas, a hibridação do átomo de carbono é do tipo sp.
III. As cargas formais do oxigênio e do nitrogênio na estrutura canônica 1C são, respectivamente, 0 (zero) e -1.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 22
No gráfico a seguir, são apresentados valores experimentais da energia de ionização (Ei) e valores calculados por diferentes métodos para as configurações tipo 2pⁿ.
CANN, P. Ionization Energies, Parallel Spins, and the Stability
of Half-Filled Shells, J. Chem. Educ., v. 77, n. 8, p. 1.056, 2000 (adaptado).
Com base na situação apresentada, avalie as afirmações a seguir.
I. A Ei depende da carga nuclear efetiva e da energia de repulsão eletrostática.
II. A diferença de Ei entre as configurações 2p³ e 2p⁴ está associada à energia de emparelhamento de elétrons.
III. O gráfico para a série 3pⁿ apresentará o mesmo perfil da 2pⁿ, porém os respectivos valores da Ei serão menores devido ao decréscimo das fracas forças atrativas e repulsivas sobre os elétrons da terceira camada.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 23
A Teoria dos Orbitais Moleculares (TOM) para moléculas poliatômicas, aplicando a Teoria de Grupos nas combinações lineares dos orbitais atômicos, aborda a química estrutural considerando os elétrons espalhados sobre toda a molécula.
Os níveis de energia dos orbitais moleculares podem ser previstos com as correlações de Walsh ou com a abordagem alternativa, que aplica os princípios de simetria da teoria de grupo para a construção dos diagramas qualitativos, como exemplificados a seguir (sem os elétrons) para a molécula da H2O.
Após preencher os diagramas apresentados com os elétrons, avalie as afirmações a seguir.
I. Os orbitais πu não possuem contribuição dos orbitais 1s do hidrogênio.
II. O diagrama II representa os níveis de energia dos orbitais moleculares da H2O com geometria D∞h.
III. O HOMO (orbital molecular ocupado de mais alta energia) da H2O no diagrama II corresponde ao b1.
IV. O LUMO (orbital molecular desocupado de mais baixa energia) da H2O no diagrama I corresponde ao.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 24
A partir da constatação de que diferenças isoméricas podem dar origem a diferenças na atividade biológica, a possibilidade de desenvolvimento de estereoisômeros isolados passou a ter grande importância para a indústria farmacêutica.
O agente antihipertensivo Labetalol (cujos estereoisômeros são apresentados na figura) é comercializado em iguais proporções dos 4 estereoisômeros. Esse fármaco é considerado um "pseudo-híbrido" porque o isômero (R,R) possui atividade beta-bloqueadora e para o isômero (S,R) é predominantemente alfa-bloqueadora.
A partir da situação apresentada, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o isômero (R,R), o isômero (S,R) e a relação estereoisomérica entre eles.
A) I, II, relação de enantiomeria.
B) III, IV, relação de enantiomeria.
C) I, III, relação de diasteroisomeria.
D) I, IV, relação de diasteroisomeria.
E) II, IV, relação de diasteroisomeria.
ENADE 2021 - QUESTÃO 25
Em uma indústria química, na implementação de um processo (ou de uma reação) baseado na Química Verde (QV), o químico responsável deve buscar atender à maioria dos seus 12 princípios. Dentre estes, o 2º princípio que trata da economia atômica (EA), ou seja, as metodologias sintéticas são desenhadas a fim de maximizar a incorporação de todos os materiais (átomos) de partida no produto final. Para descrever a eficiência do processo ou reação de maneira semelhante à EA, deve-se calcular o fator E. Este considera a quantidade de resíduo gerado para cada quilograma de produto desejado em um processo industrial.
Por resíduo, deve-se considerar tudo o que é produzido além do produto desejado ao longo do processo de fabricação. A indústria química ainda utiliza o procedimento tradicional de síntese da acetanilida, que emprega anilina e anidrido acético como reagentes, na presença de ácido acético e acetato de sódio, com fator E igual a 1,7. Entretanto, com o intuito de modernizar o método de síntese de acetanilida com base nos princípios da QV, a indústria contratou um químico para implementar uma metodologia que faz uso apenas de anilina e anidrido acético, sem qualquer solvente ou aditivos, segundo o esquema a seguir.
Com a finalidade de descrever a eficiência dessa metodologia, o químico calculou o fator E a partir dos dados da síntese, realizada em escala piloto, apresentados no quadro e na equação a seguir.
CUNHA, S. et al. Acetanilida: síntese verde sem solvente.
Química Nova, v. 38, n. 6, p. 874-876, 2015 (adaptado).
Considerando um rendimento de 98%, os dados apresentados no quadro e o método implementado pelo químico, avalie as afirmações a seguir.
I. O valor do fator E é igual a 0,44.
II. Todos os átomos dos reagentes são incorporados no produto desejado.
III. Ao se comparar os valores dos fatores E, o método implementado é mais eficiente que o procedimento tradicional.
IV. O rendimento é inferior a 100% porque a acetanilida não pode ser preparada sem solvente e acetato de sódio.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 26
A mistura de álcool etílico e água na concentração de 70% (m/m) é antisséptica para as mãos. Essa solução ajuda na prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus. Em meio à pandemia do novo Coronavírus, diversas receitas caseiras para produção de álcool gel a partir dessa solução se multiplicaram nas redes sociais.
Por outro lado, uma nota técnica publicada pelo Conselho Federal de Química esclareceu sobre a ineficácia e, principalmente, o perigo desse tipo de prática, alertando sobre a concentração correta da mistura de álcool etílico, água e espessante para a eficiência do produto contra o vírus, a atenção às diferentes unidades de concentração utilizadas comercialmente, a função do gel na mistura e suas especificações para ser empregada na produção do álcool gel.
Disponível em: http://cfq.org.br/. Acesso em: 2 maio 2020 (adaptado).
Sobre o álcool em gel, seus usos e aplicações, avalie as afirmações a seguir.
I. O álcool etílico 70% é eficiente na destruição da membrana lipídica de microrganismos.
II. A volatilização do álcool etílico na mistura 70% ocorre em um tempo que permite maior contato com os microrganismos.
III. A mistura álcool etílico e água 70° GL apresenta a mesma concentração de álcool etílico na mistura 70° INPM.
É correto o que se afirma em
A) II, apenas
B) I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 27 - BACHARELADO
Uma análise quantitativa de fosfato em águas naturais, via espectroscopia UV-Vis, tem como objetivo comparar dois instrumentos diferentes: um convencional (1) e um que opera com microvolumes (2).
A reação entre fosfato e molibdato em meio ácido forneceu o íon fosfomolibdato H2PMo12O40⁻ com a sua cor amarela característica. As amostras e as alíquotas para a curva analítica foram preparadas com as técnicas de microextração para adequar a análise à Química Verde. A adição de um cátion específico formou um par iônico colorido solúvel em fase orgânica com um sinal de absorção máxima em 627 nm. As curvas analíticas e a roda de cores são apresentadas a seguir.
Figura I – Curvas analíticas
PENA-PEREIRA, F. et al. Journal of Chemical Education, v. 94, n. 4, p. 586-589, 2014 (adaptado).
Figura II – Roda de cores
ALGAR, W. R. et al. Journal of Chemical Education, v. 93, n. 1, p. 162-165, 2016 (adaptado).
Com base nos fatos experimentais citados, na roda de cores e nos princípios da origem do sinal analítico para esta análise, assinale a opção correta.
A) O instrumento 2 é adequado para amostras diluídas e o sinal analítico é resultado das transições eletrônicas do par iônico de cor verde.
B) O instrumento 1 tem maior sensibilidade e o sinal analítico resulta das transições eletrônicas do par iônico de cor amarela.
C) O instrumento 1 tem menor sensibilidade e o sinal analítico resulta das transições eletrônicas do par iônico de cor azul.
D) O instrumento 2 é adequado para amostras diluídas e o sinal analítico é resultado das transições eletrônicas de cor amarela.
E) O instrumento 1 é adequado para amostras concentradas e o sinal analítico é resultado de transições eletrônicas do par iônico de cor verde.
ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - BACHARELADO
Em um projeto de pesquisa para investigação da aplicação dos princípios da Química Verde em análises cromatográficas foi realizada a validação do método de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência com detecção UV (CLAE-UV) para a quantificação metilxantinas em café solúvel. O aspecto verde está na fase móvel utilizada, pois é uma mistura água/etanol/ácido acético.
Nesse projeto foram abordados os propósitos de cada figura de mérito para a validação de métodos analíticos, os princípios práticos da análise CLAE-UV e a informação fornecida nas curvas analíticas conforme os gráficos a seguir.
ARAGÃO, N. A. et al. Validação de métodos cromatográficos de análise:
um experimento de fácil aplicação utilizando cromatografia
líquida de alta eficiência (CLAE) e os princípios da "Química
Verde" na determinação de metilxantinas em bebidas.
Química Nova, v. 32, n. 9, p. 2.476-2.481, 2009 (adaptado).
Em relação às curvas analíticas acima, aos princípios da CLAE e aos parâmetros para a validação do método, avalie as afirmações a seguir.
I. A composição da fase móvel sugere que a fase estacionária é reversa.
II. A mistura de solventes utilizada indica que o fator de retenção pode ser diminuído com o aumento do percentual de água.
III. Os gráficos evidenciam boa recuperação e que o método é robusto para análises com curvas de adição de padrão.
IV. Os dados comprovam que o método tem alta seletividade, ausência do efeito matriz e boa linearidade para análises quantitativas.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 29 - BACHARELADO
As emissões de um processo industrial devem ser avaliadas periodicamente por meio de medições da concentração e quantidade dos poluentes emitidos pela chaminé ou dutos de determinadas indústrias. Essas medições são fundamentais para o cálculo da eficiência dos equipamentos, parâmetros de projeto, informações para estudo de dispersão atmosférica, balanços de massa e verificação ao atendimento de padrões controle de qualidade ambiental.
Uma alternativa para a avaliação de poluentes, como os metais tóxicos (arsênio, cádmio e chumbo) nas chaminés de indústrias que queimam carvão ou utilizam qualquer tipo de incinerador, é a instalação de um espectrômetro de emissão atômica com plasma indutivamente acoplado (ICP-AES), próximo à chaminé para controle em tempo real. Tal procedimento permite, por exemplo, uma análise multielementar e intervenções imediatas no processo industrial para que este retorne a condição ótima de operação.
Disponível em: http://www.ecologica.com.br/.
Acesso em: 10 maio 2020 (adaptado).
A respeito do controle em tempo real pela técnica instrumental descrita, avalie as afirmações a seguir.
I. O ICP-AES deve estar constantemente aferido.
II. A taxa de amostragem deve ser menor do que o fluxo de emissões pela chaminé.
III. O projeto de instalação do plasma de argônio deve considerar a introdução de amostras de grande volume.
IV. A interferência espectral da superposição das emissões das moléculas e elementos na mistura deve ser evitada.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 30 - BACHARELADO
O carvacrol, representado na figura a seguir, é um composto fenólico naturalmente presente em diversas plantas e ervas. É um fenol monoterpênico, isômero do timol, que se apresenta líquido à temperatura ambiente e possui propriedades antimicrobianas, resultado das posições dos seus substituintes. Alguns dos derivados do carvacrol também apresentam tais propriedades, como o acetato de carvacrila e o éter metil carvacrol.
MARCHESE, A. et al. The natural plant compound carvacrol as an
antimicrobial and anti-biofilm agent: mechanisms, synergies and
bio-inspired anti-infective materials. Biofouling,
v. 34, n. 6, p. 630-656, 2018 (adaptado).
Considerando a estrutura do carvacrol e sua reatividade, avalie as afirmações a seguir.
I. A bromação do carvacrol torna o produto menos reativo que o composto original em virtude do bromo ser um grupo desativador.
II. A bromação do carvacrol produz como composto majoritário o 2-bromo-3-isopropil6-metilfenol devido à ação doadora dos grupos hidroxila e isopropila.
III. A adição nucleofílica de um grupo metila por reação de Friedel-Crafts torna o produto mais reativo que o composto original em virtude do efeito ativador dos grupos alquila.
IV. O produto majoritário da cloração do carvacrol apresenta, em seu espectro de ressonância magnética nuclear de ¹H, dois sinais de simpleto na região de hidrogênios aromáticos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - BACHARELADO
A proposição e posterior comprovação da quantização da energia trouxe avanços à ciência no século XX. Dentre as contribuições, pode-se destacar a melhoria da explicação a respeito da radiação do corpo negro e da presença de linhas nos espectros de absorção atômica, descobertas que influenciaram diversas áreas, como a quântica e astronomia.
Assim, analisando-se o espectro de emissão de corpos celestes, é possível obter diversas informações sobre eles, como temperatura, composição, idade, entre outras. A figura a seguir apresenta o espectro de emissão de duas estrelas.
Astronomy Picture of the Day. Disponível em:
https://apod.nasa.gov/. Acesso em: 09 maio 2020 (adaptado).
Com base no espectro de emissão apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A temperatura da estrela HD 94028 é maior que da estrela SAO 81292.
PORQUE
II. No espectro de emissão de corpos celestes, a maior quantidade de linhas escuras indica maior número de elementos provenientes de processos de fusão nuclear.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - BACHARELADO
A figura a seguir apresenta um diagrama de Frost para espécies cloradas, estando uma em meio ácido e a outra em meio básico.
Considere:
Rayner-Canham, G.; Overton, T. Descriptive Inorganic
Chemistry. New York: W.H. Freeman. 2010.
Considerando o diagrama apresentado, assinale a opção que apresenta uma interpretação correta acerca das espécies e/ou dos respectivos meios.
A) O clorato tem tendência termodinâmica a se transformar em perclorato em meio ácido, mas isso não ocorre em meio básico.
B) A linha tracejada refere-se ao meio ácido, enquanto que a linha sólida refere-se ao meio básico.
C) O íon clorato é mais estável em meio ácido do que em meio básico.
D) O cloro tem potencial de redução positivo.
E) O ácido clórico é fraco.
ENADE 2021 - QUESTÃO 33 - BACHARELADO
As cores marcantes de muitos compostos inorgânicos de coordenação, bem como sua reatividade química, eram um mistério para os químicos do século XIX, época em que pouco se sabia a respeito dos elétrons. A partir de 1930, com o surgimento da Teoria do Campo Cristalino (TCC), a qual se baseia em um modelo eletrostático, propriedades espectroscópicas e magnéticas de muitos complexos puderam ser explicadas, tais como a do aquacomplexo [Ti(H2O)6]³⁺. Esse íon complexo é obtido a partir da dissolução do sólido cloreto de titânio na presença de solução de ácido clorídrico, sendo uma solução bastante utilizada em sínteses de compostos químicos. A figura a seguir apresenta o espectro de absorção no UV-visível desse íon.
OLIVEIRA, O. A. Fundamentos da Química de Coordenação.
In: FARIAS, R. F. (org.). Química de Coordenação: fundamentos e atualidades.
São Paulo: Editora Átomo, 2005 (adaptado).
Considerando-se os fundamentos teóricos que embasam a TCC, o número atômico do titânio igual a 22 e o espectro eletrônico apresentado, avalie as afirmações a seguir acerca do íon [Ti(H2O)6]³⁺.
I. Uma solução aquosa contendo espécies [Ti(H2O)6]³⁺ deve apresentar coloração amarela, já que o espectro eletrônico mostra um máximo de absorção em 20300 cm-1, ou 493 nm.
II. No complexo [Ti(H2O)6]³⁺, o íon metálico apresenta configuração eletrônica d³, sendo (t2g)³ (eg).
III. De acordo com a TCC, o máximo de absorção em 20300 cm-1 deve-se à transição de um elétron do íon metálico do orbital t2g para eg, e identifica esse valor como sendo o parâmetro de desdobramento do campo ligante (∆0) do complexo.
IV. Se os ligantes do aquacomplexo forem substituídos por ligantes bipiridina (bipy), mantendo-se a geometria octaédrica do íon complexo [Ti(bipy)3]³⁺, o aumento de ∆0 é uma consequência da maior repulsão entre os elétrons d do metal e os elétrons dos ligantes.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) III e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - BACHARELADO
O polibutadieno, polímero muito empregado em pneus para aumentar a resistência às constantes deformações, é obtido pela polimerização do 1,3-butadieno utilizando catalisadores que podem orientar a configuração das duplas ligações formadas no produto, conforme mostrado na figura a seguir. A razão cis/trans é um parâmetro importante para determinar a aplicabilidade do material.
Disponível em: https://www.sciencedirect.com/.
Acesso em: 7 maio 2020 (adaptado).
A figura a seguir apresenta a análise do produto da reação de polimerização do 1,3-butadieno em CH2Cl2 e ácido sulfúrico como catalisador, por espectrometria de massas usando ionização por dessorção a laser assistida por matriz (mistura entre diantraol e trifluoroacetato de prata) e detecção por tempo de voo.
JABER, A. J.; WILKINS, C. L. Hydrocarbon Polymer Analysis by
External MALDI Fourier Transform and Reflectron Time of Flight Mass
Spectrometry. Journal of the American Society for Mass Spectrometry,
16, 2009–2016, 2005 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Devido à distribuição quase simétrica dos picos ao redor da razão massa/carga 2761,23, pode-se definir a massa molar média do polímero como sendo aproximadamente 2700 g mol⁻¹.
II. A utilização do CH2Cl2 pode gerar polímeros finalizados com átomo de hidrogênio ou de cloro, sendo estes últimos cerca de 10 vezes mais abundantes na reação.
III. O polímero analisado tem alta razão cis/trans.
IV. A reação apresentada possui boa seletividade, pois a distribuição se concentra apenas em torno do pico de maior intensidade.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) I e IV.
C) I, II e IV.
D) II, III e IV.
E) II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 35 - BACHARELADO
Configurações eletrônicas de átomos podem ser ambíguas. Diferentes conjuntos de ml e ms podem descrever uma mesma configuração eletrônica. Contudo, para um sistema multieletrônico, uma descrição detalhada da configuração eletrônica pode ser determinada com base no modelo vetorial.
Neste modelo, o momento angular total é dado pela soma do momento angular orbital total e o momento angular de spin total de todas as partículas. O resultado pode ser apresentado como um símbolo de termo atômico em que S, L e J são os números quânticos associados ao respectivo momento angular.
A figura a seguir representa os estados quânticos e os níveis energéticos relativos associados ao termo para o elétron mais energético do átomo de boro (⁵B) em seu estado fundamental.
Com base nas informações apresentadas e acerca do elétron abordado na figura, os valores do número quântico de spin total e do número quântico momento angular orbital total, respectivamente, são
A) 1/2 e 3/2.
B) -1/2 e 1.
C) 1/2 e 1.
D) -1/2 e 2.
E) 2 e 3/2.
ENADE 2021 - QUESTÃO 27 - LICENCIATURA
O termo “espaço não-formal” tem sido utilizado atualmente por pesquisadores em educação ambiental, professores de diversas áreas do conhecimento e profissionais que trabalham com divulgação científica para descrever lugares, diferentes da escola, onde é possível desenvolver atividades educativas. A partir dessa premissa, entendemos que é fundamental a diversificação dos ambientes de ensino, a fim de ampliarmos as possibilidades para a construção do conhecimento.
RIBAS, N. D. et al. Experiências no Ensino de Química.
v. 13, n. 2, p. 52-61, 2018 (adaptado).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O uso de espaços não-formais localizados nos arredores da comunidade escolar propicia a busca por formação de uma identidade local.
PORQUE
II. A educação ambiental assume um papel importante na formação de indivíduos, pois induz ao desenvolvimento de um caráter ético e moral em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - LICENCIATURA
Uma sala de aula no contexto de educação inclusiva apresenta alunos ouvintes, aluno(s) surdo(s), intérprete da Língua de Sinais (LIBRAS) e professor. Os alunos ouvintes dominam a linguagem oral e escrita, os alunos surdos dominam a Língua de Sinais, o intérprete domina a linguagem oral e escrita e a Língua de Sinais, o professor domina a linguagem oral e escrita e a linguagem científica escolar. Este é um exemplo clássico, porém muitas outras especificidades podem estar presentes no mesmo ambiente. Esta realidade configura a heterogeneidade de linguagens, evidentes no processo de ensino e aprendizagem, que precisam dialogar entre si.
Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/.
Acesso em: 28 maio 2020 (adaptado).
Suponha que um professor do ensino médio tem o desafio de ensinar os conceitos de ácido e base para uma turma que tem dois alunos surdos. Uma estratégia utilizada pelo professor é a realização do experimento envolvendo o extrato de repolho roxo como indicador ácido-base. Sobre essa situação, avalie as afirmações a seguir.
I. Cores diferentes para substâncias ácidas e básicas proporcionadas pela adição do extrato de repolho roxo podem proporcionar uma maior facilidade de compreensão para alunos surdos.
II. Na estratégia definida pelo professor a presença do intérprete é desnecessária, já que as mudanças de cores, por si só, são autoexplicativas.
III. Uma estratégia didática mais coerente e produtiva seria o trabalho do professor com os alunos ouvintes e o trabalho do intérprete com os dois alunos surdos.
IV. Professor e intérprete devem dialogar a fim de buscar êxito no processo de ensino e aprendizagem neste contexto.
É correto o que se afirma apenas em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 29 - LICENCIATURA
Uma preocupação constante dos educadores é a priorização de metodologias que tornem o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e que contribuam para a formação de um aluno dotado de senso crítico, capaz de analisar e tomar decisões frente às situações e os ambientes que o cercam. Ensinar conceitos ligados à vida diária dos alunos é uma estratégia que deve ser utilizada para orientar o processo de ensino e aprendizagem.
Desta forma, ao ensinar química é importante que o educador estabeleça relações entre o conhecimento prévio que aluno tem sobre o contexto a ser estudado e os conteúdos necessários para a explicação desse contexto, facilitando a compreensão do mundo natural, social, político e econômico. Essa abordagem pode conduzir o estudante à construção de significados não neutros, proporcionando-lhe condições para que visualize a aplicabilidade e a importância do conhecimento para o entendimento dos fatos e, assim, desenvolver autonomia para construir sua visão do mundo.
Disponível em: http://www.eneq2016.ufsc.br/. Acesso em: 10 maio 2020 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao relacionarmos questões sociais do modelo de educação CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), a intenção é despertar no estudante atitudes e valores cidadãos, visando o ensino a partir de situações reais, de forma crítica, oportunizando ao estudante o desenvolvimento de competências e habilidades para analisar o problema, argumentar, concluir, julgar e tomar decisões frente à situação.
PORQUE
II. A contextualização nas aulas de ciências tem sido foco constante de debates, sendo enfatizada em documentos oficiais e revistas na área de educação os conhecimentos da química ambiental, cuja metodologia de ensino pode aprimorar a maneira do estudante interpretar a realidade e atuar em seu meio social.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2021 - QUESTÃO 30 - LICENCIATURA
Segundo Johnstone, para obter uma boa compreensão da química é necessário conhecer os três níveis de representação, bem como transitar entre eles: macroscópico, sub-microscópico e simbólico. Por exemplo, no nível de representação macroscópico, os fenômenos são observáveis e, no submicroscópico, o fenômeno químico é explicado por meio do arranjo e movimento de moléculas, átomos, íons, elétrons ou outras espécies subatômicas. A química no nível simbólico refere-se tanto a representações simbólicas de átomos e moléculas, quanto a símbolos químicos como, por exemplo, fórmulas, equações e estruturas.
GIBIN, G. B.; FERREIRA, L. H. Avaliação dos estudantes sobre
o uso de imagens como recurso auxiliar no ensino de conceitos químicos.
Química Nova na Escola v. 35, n. 1, p. 19-26, 2013 (adaptado).
Com base nos princípios apresentados no texto, suponha que seja necessária a preparação de material didático sobre a dissolução do MgCl2 em água. Nesse contexto, avalie as representações a seguir e identifique qual delas tem a precisão conceitual no nível submiscroscópico para este processo de dissolução.
ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - LICENCIATURA
Os quilombolas, compreendidos também como povos ou comunidades tradicionais, exigem que as políticas públicas a eles destinadas considerem a sua inter-relação com as dimensões históricas, políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais que acompanham a constituição dos quilombos no Brasil. Consequentemente, a Educação Escolar Quilombola não pode ser pensada somente se levando em conta os aspectos normativos, burocráticos e institucionais relacionados à configuração das políticas educacionais. A sua implementação deverá ser sempre acompanhada de consulta prévia e realizada pelo poder público junto às comunidades quilombolas e suas organizações.
BRASIL/CNE. Parecer CNE/CEB n. 16/2012. Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, 2012 (adaptado).
Considerando o texto e as discussões sobre políticas de articulação escola/comunidade quilombola, avalie as afirmações a seguir.
I. A relação entre educação e movimentos sociais na educação quilombola objetiva adequar essa organização cultural ao sistema educacional.
II. A história, a memória, o território, a ancestralidade e os conhecimentos tradicionais da comunidade quilombola são aspectos considerados na garanti a do direito à educação quilombola.
III. O papel da comunidade quilombola é determinante nos processos decisórios acerca da educação escolar a ser nela implementada.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - LICENCIATURA
O pensamento de Paulo Freire – a sua teoria do conhecimento – deve ser entendido no contexto em que surgiu o Nordeste brasileiro, onde, no início da década de 1960, metade de seus 30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos. Era preciso “dar-lhes a palavra” para que transitassem para a participação na construção de um Brasil que fosse dono de seu próprio destino e que superasse o colonialismo.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire : uma bibliografia.
São Paulo: Cortez, 1996.
Com base no texto e nas ideias freireanas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Paulo Freire denunciou a opressão e a exclusão gerada pela supressão do direito à educação e à cidadania, defendendo a educação como uma empreitada coletiva.
PORQUE
II. A educação deve ser compreendida como um ato político, pois deve incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa do sujeito em seu processo de libertação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2021 - QUESTÃO 33 - LICENCIATURA
O Decreto n. 5.626/2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) considera a pessoa surda como aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais. Em consonância com o decreto, nas escolas públicas em que há crianças surdas ou com deficiência auditiva matriculadas, faz-se necessário o desenvolvimento de práticas capazes de garantir o seu direito à educação.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm.
Acesso em 20 abr. 2020 (adaptado).
Considerando as ações necessárias para a escola garanti r o direito à educação das crianças surdas, avalie as afirmações a seguir.
I. É necessário criar situações em sala de aula que promovam o convívio social entres as crianças, que estimule o respeito às diferenças, promovendo o reconhecimento das suas potencialidades e o desenvolvimento afetivo, cognitivo, linguístico e sociocultural.
II. A Libras deve ser assegurada como a primeira língua da criança surda, considerando-se a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como a segunda.
III. É fundamental disponibilizar intérpretes de Libras para as crianças surdas, e caso não seja possível, é preciso solicitar aos familiares que procurem outra escola mais preparada.
IV. A escola deve fomentar parcerias com os pais com o objetivo de acolhê-los e ajudá-los a constituir uma imagem positiva de seu filho surdo, auxiliando-o na compreensão da sua realidade.
V. Os professores precisam desenvolver, em relação aos alunos surdos, processos de avaliação mais subjetivos com foco nas dificuldades de aprendizagem desses alunos.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e V.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.
ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - LICENCIATURA
As percepções sobre o termo liderança revelam uma configuração ainda precária da realidade brasileira no campo da gestão escolar. As pesquisas internacionais apresentam uma gama significativa de resultados sobre o tema há, pelo menos, mais de duas décadas. Vale lembrar que os estudos sobre escolas eficazes, na sua maioria, apontam o efeito da liderança do gestor como um dos principais fatores explicativos dessa equação.
Um sobrevoo nos dados da pesquisa Olhares Cotidianos sobre a Gestão Escolar (OCGE), realizada com gestores e professores de seis escolas de um município brasileiro, permite identificar, de forma geral, noções sobre o termo, ao se solicitar ao grupo algum tipo de caracterização mais precisa de liderança:
"Isso aí é uma coisa que se tem ou não se tem." (Ana, Grupo Liderança).
"O dom da palavra, do convencimento..." (Andrea, Grupo Liderança).
"Carisma" (Cíntia, Grupo Liderança).
"A pessoa nasce com isso ou não." (Adriana, Grupo Liderança).
COELHO, F. M. O Cotidiano da Gestão Escolar: o método de caso na sistematização de problemas.
educação & realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, out./dez. 2015, p. 1.261-1.276 (adaptado).
Relacionando as ideias de liderança expostas pelas participantes da pesquisa sobre o exercício da gestão escolar, avalie as afirmações a seguir.
I. As respostas de Ana e Adriana reforçam as concepções defendidas pelas investi gaçõescientíficas do campo educacional contemporâneo sobre liderança, que afirmam que nem todos podem ser gestores escolares e que é preciso ter a qualidade de empreendedor para ocupar esse cargo.
II. Ana e Cíntia expõem ideias que são coerentes com os estudos atuais sobre a prática da gestão escolar, pois enfatizam o estilo administrativo do gestor, que é um fator fundamental para se compreender a liderança e as suas relações com os objetivos educacionais das escolas.
III. Em suas respostas, Andrea e Cíntia expressam a ideia de liderança a parti r de um de seus aspectos, o interpessoal, embora outros fatores relevantes interfiram na gestão escolar, como o administrativo e/ou o pedagógico.
IV. As afirmações das participantes relacionam a liderança a uma capacidade de convencimento e a uma habilidade inata do líder – concepções já ultrapassadas pelas investigações educacionais sobre o tema no cenário contemporâneo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
ENADE 2021 - QUESTÃO 35 - LICENCIATURA
As redes sociais promovem formas de interação entre indivíduos agrupados por interesses mútuos, identidades semelhantes e também por valores compartilhados. Nesse contexto, a Internet vem se tornando um importante espaço para movimentos sociais por possibilitar uma acelerada e ampla difusão de ideias e absorção de novos elementos em busca de algo em comum. Assim, o s movimentos sociais se fazem valer cada vez mais da “ democracia informaciona l”, da “ ciberdemocracia” e da prática do “ ciberativismo”.
A parti r das ideias sobre comunicação e interação virtual, avalie as afirmações a seguir.
I. Os movimentos sociais tendem a perder força, prestígio e visibilidade com o crescimento da virtualidade junto à nova geração de jovens e adultos.
II. Ciberdemocracia, democracia informacional e ciberativismo podem ser classificados como movimentos advindos da virtualidade.
III. As redes sociais potencializam o ativismo fazendo uso da virtualidade, no entanto, ainda são pouco exploradas pelos movimentos sociais da atualidade.
IV. Tempo e espaço são conceitos a serem repensados a parti r da inserção cada vez maior da virtualidade na vida social.
V. É papel do educador formar e preparar os alunos para uma atuação responsável e crítica frente à virtualidade, explorando suas potencialidades.
É correto apenas o que se afirma em
A) I, II, e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.