ENADE 2021 - QUESTÃO 16 A composição de equilíbrio de uma mistura reacional pode ser definida calculando-se a variação da energia de Gibbs (...
ENADE 2021 - QUESTÃO 16
A composição de equilíbrio de uma mistura reacional pode ser definida calculando-se a variação da energia de Gibbs (G) da mistura, à temperatura e pressão constantes, e identificando a composição que corresponde ao mínimo valor da energia de Gibbs. A quantidade de substância envolvida na transformação entre espécies presentes no processo é dada pela quantidade , chamada de extensão de reação. Conforme a reação se processa, varia de zero a um valor máximo que depende da estequiometria da reação. A figura a seguir representa a variação de G em função de para um processo químico envolvendo gases ideais. A análise dessa figura permite diferenciar as quantidades termodinâmicas ∆G, ∆G⁰, ∆rG e ∆rG⁰, fundamentais no estudo de equilíbrio dinâmico de processos químicos.
QUÍLEZ, J. First-Year University Chemistry Textbooks’
Misrepresentation of Gibbs Energy. J. Chem. Educ.,
v. 89, p. 87-93, 2012 (adaptado).
Com base nas informações do texto e no processo representado na figura, avalie as afirmações a seguir.
I. O sinal de DG⁰ determina que o processo não é espontâneo.
II. O sinal de ∆rG determina a direção da espontaneidade de uma reação química.
III. No equilíbrio químico, ∆G (∆G = ∆G2 - ∆G1) é igual a zero; o que caracteriza o estado de equilíbrio termodinâmico.
IV. ∆rG⁰ é uma quantidade constante para uma dada temperatura e não pode ser usada como condição geral de espontaneidade de um processo.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
B) II e IV.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: