Considerando a prática docente e as informações apresentadas nos textos, avalie as afirmações a seguir.

ENADE 2021 - QUESTÃO 30
TEXTO I
Quando Emília voltou para onde se achavam os meninos, viu-os em preparativos para o regresso. Estavam com uma fome danada.
— E o Visconde? — indagou ela. — Apareceu?
— Está aqui, sim — respondeu Pedrinho —, mas nega a pés juntos que haja furtado o Ditongo.
Emília aproximou-se do velho sábio, que tinha uma bochecha inchada de dor de dente.
— Então, onde está o Ditongo, Senhor Visconde? — interpelou ela, de mãozinha na cintura e olhar firme.
O pobre fidalgo pôs-se a tremer, todo gago.
— Eu. . . eu. . .
— Sim, o senhor mesmo! — disse Emília com vozinha de verruma. — O senhor raptou o Ditongo Ão e escondeu-o em qualquer lugar. Vamos. Confesse tudo.
— Eu. . . eu. . . — continuava o fidalgo, que não sabia lutar com a boneca. 
Emília refletiu uns instantes. Depois agarrou-o e fê-lo abrir a boca à força. O Ditongo furtado caiu no chão. . .
— Vejam! — exclamou Emília, vitoriosa. — Ele tinha escondido o pobre Ditongo na boca, feito bala. Que vergonha, Visconde! Um homem da sua importância, grande sábio, ledor de álgebra, a furtar Ditongo. . .
— Eu explico tudo — declarou por fim o Visconde, muito vexado. — O caso é simples. Desde que caí no mar, naquela aventura no País da Fábula fiquei sofrendo do coração e muito sujeito a sustos. Ora, este Ditongo me fazia mal. Sempre que gritavam perto de mim uma palavra terminada em Ão, como Cão, Ladrão, Pão e outras, eu tinha a impressão dum tiro de canhão ou dum latido de canzarrão. Por isso me veio a ideia de furtar o maldito Ditongo, de modo que desaparecessem da língua portuguesa todos esses latidos e estouros horrendos. Foi isso só. Juro!
Emília ficou radiante de haver adivinhado.
— Eu não disse? — gritou para os meninos. — Eu não disse que devia ser isto?
E para o desapontadíssimo fidalgo:
— Pegue o Ditongo e vá botá-lo onde o achou. Você não é Academia de Letras para andar mexendo na língua. . .Meia hora mais tarde já estavam todos no sítio, contando ao Burro Falante o maravilhoso passeio pelas terras da Gramática.
LOBATO, M. Aritmética da Emília. In: Emília no país da gramática.
Círculo do Livro, 1987, p. 137-138 (adaptado).

TEXTO II
Se de todas as palavras do dicionário desaparecer o ‘h’[...] A “hora”, transformada em “ora”, pede demissão do relógio e vai trabalhar na gramática, como conjunção ou advérbio.
RODARI, G. Gramática da fantasia. Tradução de Antônio Negrini;
direção da coleção de Fanny Abramovich. 
Novas buscas em comunicação; v. 11,
São Paulo: Summus, 1982, p.37 (adaptado).

Considerando a prática docente e as informações apresentadas nos textos, avalie as afirmações a seguir.

I. Os textos permitem a exemplificação de figuras de linguagem, como metáfora e prosopopeia.

II. Os fragmentos podem ser utilizados para a construção de propostas que envolvam o ensino de ortografia e de sintaxe.

III. Os excertos apresentam a gramática de forma lúdica e permitem a criação de outras histórias sobre classes de palavras, por exemplo.

IV. As passagens abordam os mecanismos fonológicos e léxico-gramaticais de forma descontextualizada à realidade do estudante brasileiro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
D) I, II e III.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Nome

Enade,23,Enem,2,Exercícios,84,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,2,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,11,Exercícios de Português,8,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,1483,Questões de Biologia,32,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,75,Questões de Espanhol,39,Questões de Física,25,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,29,Questões de Linguagens,70,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,179,Questões de Português,124,Questões de Química,36,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões do Enade,676,Questões do Enem,185,
ltr
item
Meus Exercícios: Considerando a prática docente e as informações apresentadas nos textos, avalie as afirmações a seguir.
Considerando a prática docente e as informações apresentadas nos textos, avalie as afirmações a seguir.
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/12/considerando-pratica-docente-e-as-informacoes-apresentadas-nos-textos-avalie-as-afirmacoes-a-seguir.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/12/considerando-pratica-docente-e-as-informacoes-apresentadas-nos-textos-avalie-as-afirmacoes-a-seguir.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo