ENADE 2021 - QUESTÃO 23 TEXTO I PORTINARI, C. Retirantes, 1944. São Paulo. Museu de Arte de São Paulo. TEXTO II Na Planície avermelhada os j...
ENADE 2021 - QUESTÃO 23
TEXTO I
PORTINARI, C. Retirantes, 1944. São Paulo. Museu de Arte de São Paulo.
TEXTO II
Na Planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala. Arrastaram-se para lá, devagar, Sinhá Vitória com o filho mais novo escanchado no quarto e o baú de folha na cabeça, Fabiano sombrio, cambaio, o aió a tiracolo, a cuia pendurada numa correia presa ao cinturão, a espingarda de pederneira no ombro. O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás. Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se [...] Sinhá Vitória percebeu-lhe a inquietação na cara torturada e levantou-se também, acordou os filhos, arrumou os picuás. Fabiano retomou o carrego. Sinhá Vitória desatou-lhe a correia presa ao cinturão, tirou a cuia e emborcou-a na cabeça do menino mais velho, sobre uma rodilha de molambos. Em cima pôs uma trouxa. Fabiano aprovou o arranjo, sorriu, esqueceu os urubus e o cavalo. Sim, senhor. Que mulher! Assim ele ficaria com a carga aliviada e o pequeno teria um guarda-sol. O peso da cuia era uma insignificância, mas Fabiano achou-se leve, pisou rijo e encaminhou-se ao bebedouro. Chegariam lá antes da noite, beberiam, descansariam, continuariam a viagem com o luar. Tudo isso era duvidoso, mas adquiria consistência. E a conversa recomeçou, enquanto o sol descambava.
RAMOS, G. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2008, p. 5 – 70.
Considerando os textos apresentados e a relação entre as manifestações literárias com outras linguagens, avalie as afirmações a seguir.
I. As obras de Portinari e Graciliano Ramos, representadas nos textos I e II expressam um sentimento de indignação e denúncia da realidade, uma vez que ambas abordam o problema da relação concreta da sociedade do sertão por meio de um choque estético, pela forma rude com que representam a cena e as personagens.
II. A pintura de Portinari enfrenta a realidade não para contemplá-la, mas para apropriar-se dela e expressá-la por meio de sua rearticulação em volumes, linhas e cores que nada têm de harmônico ou simétrico, fator que possibilita classificar sua pintura como pertencente ao movimento estético do Realismo.
III. A crítica à situação hostil dos retirantes nordestinos no texto de Graciliano Ramos ocorre pela economia verbal, com uma linguagem seca e ríspida, recurso pelo qual o texto traz uma imagem lírica, de forma semelhante como comumente se constitui na poesia e nas artes plásticas.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
A) I, apenas.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: