ENADE 2021: Design (bacharelado) com Gabarito

ENADE 2021: Design (bacharelado) com Gabarito OBS:  As  questões objetivas de 01 a 08  estão disponível na prova de  Formação Geral  qu...
ENADE - Meus Exercícios

ENADE 2021: Design (bacharelado) com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link ou neste link e/ou neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta. Assim que divulgadas serão atualizadas.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ENADE 2021 - QUESTÃO 09
TEXTO I
O primeiro infográfico publicado na grande imprensa foi no Jornal London Times, em 1806. De lá para cá, esse tipo de recurso ganhou força a partir do emprego da cor na mídia impressa, em meados dos anos 1980. Seu emprego primordial é atuar como um recurso ilustrativo de apoio ao texto além de servir como um hiperlink a informações externas a ele. No entanto, a visualização de dados por meio de recursos visuais é anterior ao surgimento da escrita, como maneira de registro e comunicação. A comunicação visual pode ter influência direta na forma como reagimos a sinais visuais como gestos, cores e símbolos.
KANNO, M. Infografia: guia básico de didáticos. 1. ed.
São Paulo: Boreal Edições, 2018 (adaptado).

TEXTO II
No passado, limitações técnicas e o impacto do custo de produção ditavam o emprego de recursos visuais nas composições gráficas. Na atualidade, com as diversas possibilidades de fluxo de trabalho, sistemas de impressão e tecnologias analógicas e digitais, é permitido que a composição gráfica possa ser cada vez mais explorada com vistas à obtenção de melhor comunicação visual.

Nesse contexto, pesquisas de medição do que os leitores leem quando observam uma composição gráfica revelam aspectos essenciais da leitura nos dias atuais, conforme pode ser observado no infográfico a seguir.

KANNO, M. Infografia: guia básico de didáticos. 1. ed. São Paulo: Boreal Edições, 2018 (adaptado).
KANNO, M. Infografia: guia básico de didáticos. 1. ed. São Paulo: Boreal Edições, 2018 (adaptado).

A partir da análise dos textos e da figura apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. Na composição gráfica, utiliza-se de um arranjo baseado na hierarquia dos ícones (olhos) de distintos tamanhos para destacar a porcentagem de leitores que focam o olhar nos infográficos.

II. Por se tratar de uma ilustração de apoio ao texto, o infográfico deve se utilizar de mensagens não verbais, de modo que predominem os desenhos e as fotografias em detrimento dos textos.

III. Por se utilizarem de diversos recursos visuais, os infográficos visam direcionar o olhar do leitor, mas ainda permitem que ele desenvolva a própria navegabilidade visual pelo conteúdo informacional.

IV. Com o advento das tecnologias e dos métodos de impressão, atualmente os infográficos são mais coloridos, ricos em informações visuais e acompanhados de fotografias.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 10
Uma das técnicas para a produção de protótipos é o uso do molde bipartido, que consiste em um molde geralmente dividido em duas partes unidas por encaixe. Um polímero líquido, oriundo de um material bicomponente é despejado dentro do molde por meio de um canal. Após a mistura do material bicomponente, o polímero torna-se rígido. Ao fim do processo, o molde é aberto e a peça final é retirada. É uma técnica muito útil para produção em pequenas quantidades e confecção de protótipos de elastômero.
HALLGRIMSSON, B. Prototyping and modelmaking for product design.
London: Editora Laurence King, 2012 (adaptado).

Considerando-se as informações do texto, que processo de fabricação se assemelha ao processo do molde bipartido descrito?

A) Extrusão.
B) Fundição.
C) Laminação.
D) Estampagem.
E) Torneamento.


ENADE 2021 - QUESTÃO 11
As circunstâncias sociais e políticas das primeiras décadas do século XX criaram os fundamentos para uma aproximação entre a arte e o design com base em um conceito comum quanto à cultura de massas e quanto a uma afinidade com a tecnologia.

Os movimentos vanguardistas de artes plásticas modernas influenciaram o cenário do design. Enquanto alguns desses movimentos tiveram efeitos bastante limitados, outros, como o cubismo, o futurismo, o dadaísmo, o surrealismo, o De Stijl, o construtivismo e o expressionismo influenciaram a linguagem do design de forma imediata.
SCHNEIDER, Beat. Design, uma introdução: o design no contexto
social, cultural e econômico. São Paulo: Blucher, 2010, p. 76 (adaptado).

As imagens apresentadas a seguir representam dois projetos de design influenciados diretamente por movimentos da arte de vanguarda do início do século XX.

As imagens apresentadas a seguir representam dois projetos de design influenciados diretamente por movimentos da arte de vanguarda do início do século XX.

ENADE 2021

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção que corresponde ao movimento que influenciou a imagem I e a imagem II, respectivamente.

A) Cubismo e De Stijl.

B) Surrealismo e cubismo. 

C) Construtivismo e dadaísmo.

D) Expressionismo e futurismo.

E) Dadaísmo e expressionismo.


ENADE 2021 - QUESTÃO 12
O Design Process (DP) não se estabelece somente pelo artefato ou serviço resultante desse processo, mas pelo entendimento das necessidades e aspirações humanas em um dado contexto de uso e na verificação de como soluções concebidas dão suporte a essas necessidades. É definido por uma série de transformações entre os diferentes estágios de informação ou conhecimento que delineiama resolução de um problema e estrutura-se por etapas ou fases distintas em que ações e procedimentos se apresentam de forma sistemática, substituindo a intuição e a experimentação desordenada.
WELCH, R. V.; DIXON, J. R. Representing function, 
behavior and structure during conceptual design. 
New York: ASME, 1992 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A ideação é proveniente de um escopo de pesquisa, representação e refinamento, dentro de uma proposta interdisciplinar de atuação do designer.

II. A etapa de ideação, em um primeiro momento, é esboçada por pensamentos frequentemente divergentes e caminha para um refinamento convergente de solução projetual que atende às necessidades dos usuários.

III. O planejamento das etapas metodológicas de projeto é necessário para controlar possíveis desvios do foco projetual, o que evita soluções pouco criativas e dissociadas do problema.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 13
O design estratégico abre campo para o cruzamento de várias disciplinas, já que o sucesso de uma estratégia depende muito da integração de várias ideias e de diversos profissionais. Na perspectiva do design estratégico, a visão do negócio deve ser “agressiva” e realística, baseada na inovação, fator principal de diferenciação. O design estratégico compreende o que é ideal para as pessoas e como o ideal pode ter um toque diferenciador no negócio, aliado às funções essenciais do design: estética, simbólica e prática.
Disponível em: https://designculture.com.br/design-estrategico-enegocios. Acesso em: 15 maio 2020 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, acerca da relação entre design e estratégia empresarial.

I. As ferramentas metodológicas do design permitem que a empresa defina as suas estratégias de atuação a partir de informações sobre o mercado e os clientes.

II. O design estratégico é uma abordagem interdisciplinar centrada no usuário, que se baseia na inovação como elemento de diferenciação empresarial e de fidelização do cliente.

III. Nos projetos de inovação em design estratégico, as funções tradicionais dos designers são substituídas por tarefas ligadas à pesquisa de mercado e à gestão.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 14
TEXTO I
O ano de 2020 foi marcado por uma série de acontecimentos decorrentes da pandemia causada pela COVID-19. Um desses acontecimentos atingiu significativamente o mundo dos esportes, com o adiamento das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio 2020. A cada edição, esses eventos apresentam uma nova identidade visual que representa a cidade-sede e marca uma época, conforme se observa a seguir.

O ano de 2020 foi marcado por uma série de acontecimentos decorrentes da pandemia causada pela COVID-19.
Disponível em: https://www.olympic.org. Acesso em: 20 maio 2020 (adaptado).

TEXTO II
As áreas de atuação do design passam por constantes transformações ligadas, entre outras questões, às evoluções tecnológicas, que requerem do designer permanente atualização. Os aspectos relacionados à organização da forma e à gramática visual continuam a aparecer em identidades visuais icônicas, como no caso das Olimpíadas de Tóquio 2020 e de Paris 2024, conforme se vê a seguir.

Logotipo Olímpiadas de Tokyo 2020

Logotipo Olímpiadas de Paris 2024
Disponível em: https://www.olympic.org. Acesso em: 20 maio 2020 (adaptado).

Considerando as informações dos textos e as figuras I e II, assinale a opção correta acerca da gramática visual dos logotipos I e II, respectivamente.

A) O logotipo I é simétrico em sua organização, e o II utiliza fontes com serifa. 

B) O logotipo I utiliza fontes com serifa, e o II, o conceito da Gestalt de fechamento.

C) O logotipo I utiliza o conceito da Gestalt de unificação, e o II, o conceito de fechamento.

D) O logotipo I utiliza conceitos da Gestalt de semelhança, e o II é simétrico em sua organização. 

E) O logotipo I tem baixo contraste em relação ao fundo, e o II utiliza o conceito da Gestalt de unificação.


ENADE 2021 - QUESTÃO 15
Para um consumidor, uma conversa no Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) é, muitas vezes, uma interação determinante para experiências negativas ou positivas sobre um produto ou serviço. As interações, entretanto, são afetadas pelas rotinas complexas de resolução de problemas por parte dos atendentes do SAC. Um time de design desenvolveu um projeto de trabalho com vários setores de uma companhia a fim de avaliar o papel do SAC e propor soluções para esse serviço.

Após realizar pesquisas com diversas pessoas, os designers definiram algumas personas que utilizariam o atendimento do SAC por telefone, considerando atributos como experiência, personalidade, atitude, necessidades e estilos de aprendizagem. Na definição das personas, foram ainda incluídas algumas informações simuladas como primeiro nome, idade, citação direta e uma descrição curta que representa a persona individualmente. A partir do desenvolvimento do método, a equipe de designcriou um aplicativo chamado BOLT – uma ferramenta de diagnóstico de problemas que capacitaa equipe de suporte para lidar com as necessidades dos clientes.
KUMAR, V. 101 design methods: a structured approach
for driving innovation in your organization. 
New Jersey: John Wiley & Sons, 2013 (adaptado).

Considerando as informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A pesquisa de dados com pessoas reais é importante para a compreensão dos atributos relevantes que caracterizam os usuários do projeto.

PORQUE

II. A definição de personas é baseada na combinação e síntese de atributos de pessoas diferentes para representar o público-alvo do projeto de forma empática e visual.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As assercões I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As assercões I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposião verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 16
Na história do design, é importante lembrar que as produções dos artefatos não podem ser compreendidas fora dos contextos social, econômico, político, cultural e tecnológico que levaram à sua concepção e realização. Em diferentes momentos que vão do final do século XIX e século XX, os ciclos econômicos tiveram um impacto significativo na prevalência de objetos que enfatizam ora aspectos mais ligados à função, ora elementos mais ligados ao ornamento, e vice-versa. Ao longo do tempo, observa-se que, em momentos de desafios econômicos, o design explorou formas e soluções mais racionalistas, enquanto em períodos de prosperidade econômica, foram evidenciadas formas mais estilizadas e despretensiosas com relação ao funcionalismo.
FIELL, C.; FIELL, P. Design do século XX. Trad. João Bernardo Boléo.
Colônia: Taschen, 2000 (adaptado).

As imagens a seguir apresentam momentos em que o design refletiu o espírito de um tempo e de uma localidade.

Alvar Aalto. Paimio Chair, 1931–1932.

Alphonse Mucha. XXm Exposition du  Salon des Cent, 1896.

Max Bill. Wall Clock (model 32⁄0389), 1957.

Considerando o texto e as figuras apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A “boa forma”, como ficou conhecida essa vertente, ilustrada pela figura I, correspondia a um propósito moral e metodológico não só para o projeto de design, mas também para o usuário; essa maneira de pensar foi difundida por designers, arquitetos, professores e outros profissionais em diversos países.

II. As formas desenvolvidas durante o período referente ao Art Nouveau, conforme observado na figura II, contam com a presença de formas orgânicas, com composições curvas e sensuais, geralmente derivadas da natureza e ricamente rebuscadas, apresentando decorativos.

III. O design finlandês, representado pela figura III, carrega consigo mensagens que refletem cultura, funcionalismo e internacionalização; tais aspectos foram motivados, entre outros fatores, pelos efeitos da depressão econômica, aliados aos problemas de urbanização e da rápida industrialização.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 17
Os sistemas de identidade visual, ou de identidade corporativa, consolidaram-se por volta das décadas de 1950 e 1960 na Europa, nos Estados Unidos e também no Brasil. Alguns projetos importantes desta fase modernista e seus principais autores são: Olivetti - Giovani Pintori, 1947; CBS Television - William Golden, 1951; IBM - Paul Rand, 1956; Lufthansa - Otl Aicher, 1962.

As imagens a seguir são projetos relativos ao mesmo período: VARIG, Viação Aérea Riograndense - Nelson Jungbluth, 1954/62 (Figura I); Sardinhas Coqueiro - Alexandre Wollner, 1958/60 (Figura II); Unibanco - Aloísio Magalhães, 1965 (Figura III); e Metrô, Companhia do Metropolitano de São Paulo - Cauduro e Martino, 1967/75 (Figura IV).

MELO, C. H.; RAMOS, E. Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2018.
MELO, C. H.; RAMOS, E. Linha do Tempo do Design Gráfico
no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2018.

Levando em consideração as identidades corporativas apresentadas nas figuras de I a IV, avalie as afirmações a seguir.

I. Os sistemas de identidade visual buscavam formas redutoras, elementares e, presumivelmente, universais, visualmente únicas e estilisticamente atemporais.

II. Os projetos usavam formas repetidas, dentro de uma concisão geométrica, muitas vezes obtidas por meio de rotações e/ou espelhamento.

III. Na criação dessas identidades, seguiu-se o princípio funcionalista, em que a forma deve ser pensada a partir da função do objeto.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 18
TEXTO I
O arquiteto norte-americano Ron Mace (1941–1998) foi o primeiro a utilizar a terminologia Design Universal, em 1985, dando início a uma mudança de paradigmas nos projetos de arquitetura e design. Muitas terminologias são empregadas nesse sentido, como design para todos, design inclusivo, designa cessível, design para a diversidade e desenho universal. Essas nomenclaturas buscam significar a ideia de projeto para o maior número de pessoas possível. Para facilitar a compreensão dessa proposta, foram estabelecidos sete princípios que norteariam o desenvolvimento de um projeto de Design Universal: 1) Uso equitativo (igualitário); 2) Uso flexível (adaptável); 3) Uso simples e intuitivo (óbvio); 4) Informação de fácil percepção (conhecido); 5) Tolerante ao erro (seguro); 6) Baixo esforço físico (sem esforço); 7) Dimensão e espaço para aproximação e uso (abrangente).
SOUZA, D. A. Ergonomia aplicada. Porto Alegre: SAGAH, 2018 (adaptado).

TEXTO II
As imagens de pictogramas a seguir representam determinadas situações em que o Design Universal pode ser aplicado : figura I representa uma torneira acionada por sensor de proximidade; a figura II representa placas identificadoras de portas de sanitários.

torneira pingando uma gota de água
Disponível em: https://www.dreamstime.com. 
Acesso em: 19 maio 2020 (adaptado).

homem e mulher
Disponível em: https://www.onlinewebfonts.com/. 
Acesso em: 19 maio 2020 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e os sete princípios do Design Universal, assinale a opção que relaciona cada figura com o princípio correto.

A) A figura I corresponde ao princípio 5, de tolerância ao erro, pois minimiza o risco e as consequências adversas de ações imprevistas; a figura II, ao princípio 6, de baixo esforço físico, pois permite que o usuário abra facilmente a porta do sanitário correto com o mínimo de fadiga.

B) A figura I corresponde ao princípio 6, de baixo esforço físico, pois não há contato nem esforço para abrir e fechar a torneira; a figura II, ao princípio 3, de uso simples e intuitivo, pois as placas são facilmente identificáveis e reconhecíveis.

C) A figura I corresponde ao princípio 4, de informação de fácil percepção, por comunicar de maneira eficaz a saída de água por meio do sensor sonoro; a figura II, ao princípio 6, de baixo esforço físico, pois permite que o usuário abra facilmente a porta do sanitário correto com o mínimo de fadiga.

D) A figura I corresponde ao princípio 6, de baixo esforço físico, pois não há contato nem esforço para abrir e fechar a torneira; a figura II, ao princípio 1, de uso equitativo, pois é adequado para pessoas com habilidades distintas.

E) A figura I corresponde ao princípio 4, de informação de fácil percepção, pois o design comunica eficazmente ao usuário a ação necessária; a figura II, ao princípio 7, que trata de dimensão e espaço para aproximação e uso.


ENADE 2021 - QUESTÃO 19
Em muitos contextos, o briefing é o ponto de partida para compreender os objetivos a serem atingidos e mensurar o progresso nos projetos de design. Os aspectos a considerar na formulação do briefing dependem de diversos fatores, como a complexidade do projeto, suas características essenciais, seu público e questões operacionais. As informações podem ser qualitativas e/ou quantitativas, desde que sejam úteis e esclarecedoras.
BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar 
o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 (adaptado).

A partir da ideia de briefing apresentada no texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O briefing de design é elaborado de forma colaborativa entre o solicitante do projeto e a equipe de design.

PORQUE

II. Tanto informações setoriais específicas do solicitante quanto métodos estratégicos do design delimitam o conteúdo do briefing.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 20
Ao contrário dos clichês estabelecidos, a verdadeira sustentabilidade está na contramão da conservação. Enquanto não houver a desconstrução do modelo vigente, não há lugar para a verdadeira sustentabilidade.

A sustentabilidade requer uma descontinuidade sistêmica: de uma sociedade que considera o crescimento contínuo de seus níveis de produção e consumo material como uma condição normal e salutar, devemos nos mover em direção a uma sociedade capaz de se desenvolver a partir da redução desses níveis, simultaneamente melhorando a qualidade de todo o ambiente social e físico. É difícil prever hoje como isso poderá acontecer.
MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade. 
Comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. 
Rio de Janeiro: Editora E-Papers, 2008 (adaptado).

É correto inferir que, no texto, ao defendera descontinuidade sistêmica, o autor propõe

A) a promoção da separação entre aspectos sociais e físicos e aspectos ambientais para a construção da verdadeira sustentabilidade.

B) a transformação de determinados segmentos ligados aos processos produtivos, ou seja, uma ação cirúrgica e pontual na dinâmica de consumo instalada.

C) um esforço articulado no sentido de ampliara produção, diretamente relacionada ao consumo, e, assim, fomentar o crescimento econômico.

D) uma reavaliação das práticas voltadas para a construção de novos modelos de consumo que operem, sobretudo, a partir da síntese das necessidades.

E) uma transformação tal que o fomento econômico contemple os sistemas produtivos, favorecendo, assim, os aspectos sociais e ambientais.


ENADE 2021 - QUESTÃO 21
As figuras a seguir representam três peças sólidas.

As figuras a seguir representam três peças sólidas

Com base nas figuras apresentadas, assinale a opção que estabelece a correta relação entre as peças I, II e III e respectivas vistas ortogonais.

Com base nas figuras apresentadas, assinale a opção que estabelece a correta relação entre as peças I, II e III e respectivas vistas ortogonais.

Com base nas figuras apresentadas, assinale a opção que estabelece a correta relação entre as peças I, II e III e respectivas vistas ortogonais.

Com base nas figuras apresentadas, assinale a opção que estabelece a correta relação entre as peças I, II e III e respectivas vistas ortogonais.

Com base nas figuras apresentadas, assinale a opção que estabelece a correta relação entre as peças I, II e III e respectivas vistas ortogonais.

Com base nas figuras apresentadas, assinale a opção que estabelece a correta relação entre as peças I, II e III e respectivas vistas ortogonais.


ENADE 2021 - QUESTÃO 22
O processo de Estratégia Centrado no Ser Humano (Human-Centered Design) começa com um Desafio Estratégico específico e continua por três fases principais: Ouvir (Hear), Criar (Create) e Implementar (Deliver). Durante o processo, o pensamento se alterna do concreto ao abstrato, na identificação de temas e oportunidades e, mais tarde, de volta ao concreto, com soluções e protótipos.
HCD. Human Centered Design: kit de ferramentas.
Disponível em: http://www.ideo.com/.
Acesso em: 18 jul. 2019 (adaptado).

O processo de Estratégia Centrado no Ser Humano (Human-Centered Design) começa com um Desafio Estratégico específico e continua por três fases principais: Ouvir (Hear), Criar (Create) e Implementar (Deliver). Durante o processo, o pensamento se alterna do concreto ao abstrato, na identificação de temas e oportunidades e, mais tarde, de volta ao concreto, com soluções e protótipos.
Disponível em: https://hcdconnectproduction.s3.amazonaws.com/.
Acesso em: 10 maio 2020 (adaptado).

A partir do texto e do gráfico apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. Métodos de pesquisa como entrevistas, imersão em contexto e autodocumentação são adequados para realizar as observações das quais tratam a fase Ouvir.

II. A fase Criar engloba também as tarefas de filtragem e seleção de informações que se traduzem em oportunidades futuras.

III. Os testes e avaliações ocorrem após a etapa de protótipos e de raciocínio concreto da fase Implementar.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 23
Uma das principais características do design como processo é o método empregado no desenvolvimento de cada tipo de artefato ou sistema. Em cada um deles, existe a necessidade de realizar a verificação dos modelos físicos e ou digitais para validação ergonômica. Isso se dá com o uso de materiais, etapas e finalidades diferenciados. As figuras a seguir apresentam três momentos diferentes em que o modelo tridimensional é utilizado com vistas à verificação ergonômica dos projetos.

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir, a respeito das imagens apresentadas.

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir, a respeito das imagens apresentadas.

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir, a respeito das imagens apresentadas.

Considerando as informações do texto, avalie as afirmações a seguir, a respeito das imagens apresentadas.

I. A figura I destaca um exemplo de software para verificação da antropometria e do conforto do usuário no interior do veículo que deve ser realizada na etapa final do projeto, antes da modelagem tridimensional.

II. A figura II retrata o desenvolvimento de embalagens por meio de desenhos e modelos em papel com vistas a validar a estrutura da embalagem bem como suas questões ergonômicas.

III. A figura III mostra um controle de ação manual modelado em argila que permite validar a forma e analisá-la do ponto de vista ergonômico, observando-se a empunhadura, o encaixe dos dedos e o alcance do polegar.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 24
Um dos objetivos do projeto de sinalização e ambientação do alojamento dos alunos de uma escola foi o de envolver os usuários desse espaço no seu processo de construção e, assim, criar um sentimento de identificação e pertencimento entre os estudantes e o novo ambiente. Dinâmicas envolvendo os alunos, professores e funcionários da escola exploraram temas de seu universo cultural e social, que serviram como base para o trabalho criativo.

Em particular, o universo gráfico das tribos indígenas locais tornou-se uma forte referência. Foram propostas três ações principais: a pintura de alguns conjuntos de colunas com diferentes padrões gráficos (Figura I), a criação de murais de azulejos para cada bloco de habitação (Figura II) e a aplicação da sinalização direcional nos tetos das passarelas de circulação (Figura III).

Em particular, o universo gráfico das tribos indígenas locais tornou-se uma forte referência. Foram propostas três ações principais: a pintura de alguns conjuntos de colunas com diferentes padrões gráficos (Figura I), a criação de murais de azulejos para cada bloco de habitação (Figura II) e a aplicação da sinalização direcional nos tetos das passarelas de circulação (Figura III).

Em particular, o universo gráfico das tribos indígenas locais tornou-se uma forte referência. Foram propostas três ações principais: a pintura de alguns conjuntos de colunas com diferentes padrões gráficos (Figura I), a criação de murais de azulejos para cada bloco de habitação (Figura II) e a aplicação da sinalização direcional nos tetos das passarelas de circulação (Figura III).

Em particular, o universo gráfico das tribos indígenas locais tornou-se uma forte referência. Foram propostas três ações principais: a pintura de alguns conjuntos de colunas com diferentes padrões gráficos (Figura I), a criação de murais de azulejos para cada bloco de habitação (Figura II) e a aplicação da sinalização direcional nos tetos das passarelas de circulação (Figura III).
Disponível em: https://www.ps2.com.br/.
Acesso em: 20 maio 2020 (adaptado).

Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em projetos dessa natureza, recomenda-se a colaboração da comunidade representada, a fim de evitar processos indevidos de apropriação cultural.

PORQUE

II. Projetos como esse tem potencial de valorizar o uso da arte e da estética indígena nacional, ao reinterpretar e integrar seu universo gráfico às necessidades contemporâneas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 25
A Organização das Nações Unidas – ONU realizou, no Rio de Janeiro, em 1992, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD). A CNUMAD é mais conhecida como Rio 92, em referência à cidade que a abrigou, e também como “Cúpula da Terra” por ter mediado acordos entre os Chefes de Estado presentes. 179 países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram a Agenda 21 Global, um programa de ação baseado em um documento de 40 capítulos, que constitui a mais abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”. O termo “Agenda 21” foi usado no sentido de intenções, desejo de mudança para esse novo modelo de desenvolvimento para o século XXI.

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

O documento resultante contempla, entre outros, o conceito da Produção Mais Limpa (PL), que tem como objetivo nortear a estratégia empreendida no encontro e, assim, alinhar o mundo para esse novo objetivo: o desenvolvimento sustentável. A PL é, em essência, uma abordagem gerencial que tem por objetivo a redução de danos no processo produtivo e trabalha sob o ponto de vista da:

• Redução: de materiais, de processos envolvidos, emissão de poluentes e resíduos;

• Reutilização: reciclagem interna e externa;

• Modificação: de materiais, de processos, de logística e no próprio produto.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 Global. Brasília:
Responsabilidade Socioambiental, 1992. 
Disponível em: https://www.mma.gov.br/.
Acesso em: 24 maio 2020 (adaptado).

A partir do novo padrão de desenvolvimento promovido pela Rio 92, dos objetivos dispostos na Agenda 21 Global bem como do conceito de PL descrito no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de PL estabelece interfaces distintas, já que a sua abrangência contempla, entre outras, o consumo, o mercado e o descarte.

II. A Declaração do Rio sobre o Meio Ambiente tem como objetivo central o desenvolvimento sustentável, extensivo à proteção do meio ambiente e do homem, consolidado em um documento amplo com foco no longo prazo.

III. O conceito de desenvolvimento sustentável adota uma perspectiva restrita aos processos produtivos, estabelecendo padrões de performance e resultados para toda a cadeia de valor.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 26
O projeto de Embalagem – instigante tarefa do designer – permeia conhecimentos advindos do design gráfico, do design de produto, do design de superfície, entre outros. Além disso, o processo de trabalho em equipes multidisciplinares requer conhecimentos oriundos de diversas áreas, tais como: a da matemática, com a geometria plana e espacial; a dos softwares de desenho vetorial, de tratamento de imagem e de modelagem tridimensional; a de habilidades na confecção de modelos físicos; a de sistemas de impressão e de acabamentos.

Nesse contexto, considere que as figuras I, II, III e IV, apresentadas nas opções a seguir, são representações esquemáticas de embalagens fechadas em perspectiva isométrica, coloridas com a mesma cor nas faces simetricamente opostas, e que as informações de cores nas demais faces não visíveis devem ser menosprezadas.

O projeto de Embalagem – instigante tarefa do designer – permeia conhecimentos advindos do design gráfico, do design de produto, do design de superfície, entre outros.

Com base nessas informações, assinale a opção que representa a planificação correta de cada uma das figuras.

Com base nessas informações, assinale a opção que representa a planificação correta de cada uma das figuras.


ENADE 2021 - QUESTÃO 27
Muitos produtos que requerem a interação dos usuários para a realização de suas tarefas (p. ex.: comprar um ingresso pela Internet, fotocopiar um artigo, gravar um programa de TV) não foram necessariamente projetados tendo-se o usuário em mente; foram tipicamente projetados como sistemas para realizar determinadas funções. 

Pode ser que funcionem de maneira eficaz, olhando-se da perspectiva da engenharia, mas geralmente os usuários do mundo real é que são sacrificados. O objetivo do design de interação consiste em redirecionar essa preocupação, trazendo a usabilidade para dentro do processo de design. Essencialmente, isso significa desenvolver produtos interativos que sejam fáceis, agradáveis de utilizar e eficazes – sempre na perspectiva do usuário.
ROGERS, Y.; SHARP, H.; PREECE, J. Design de interação: além da interação 
humano-computador. Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Uma preocupação central do design de interação é desenvolver produtos interativos que sejam intuitivos, ou seja, fáceis de aprender, eficazes no uso e que proporcionem ao usuário uma experiência positiva.

PORQUE

II. Produtos interativos precisam ser projetados considerando-se as diferentes necessidades dos diferentes usuários.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 28
A seleção de materiais e de processos produtivos para o desenvolvimento de um novo produto compõe uma das etapas da prática projetual do designer. O material e os processos produtivos podem ser premissas para o projeto ou selecionados por critérios identificados ao longo da prática projetual.

Considerando o desenvolvimento do projeto de sinalização de uma empresa por um designer, avalie as afirmações a seguir, acerca dos diversos materiais e processos produtivos gráficos a serem selecionados por esse profissional.

I. Para especificação do material, processo de impressão e acabamento, cabe realizar a seleção dos materiais com base, prioritariamente, na melhor relação custo-benefício.

II. Para a seleção de material, deve ser considerada a exposição do sistema de sinalização às intempéries, sobretudo em caso de instalação em ambiente aberto.

III. Na seleção do material e da técnica de impressão, o tamanho final do sistema de sinalização projetado e o tamanho da boca de impressão das máquinas devem ser levados em conta.

IV. Para a estrutura de sistemas de sinalização, como esquadros de tensionamento de lonas, a seleção do material deve pautar-se na resistência mecânica requerida pelo sistema a ser criado.

Está correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 29
O designer deve conhecer os processos produtivos gráficos para que possa especificar técnicas de impressão. A imagem a seguir representa o sistema de impressão em flexografia.

COLLARO, Antônio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. São Paulo: Pearson, 2012 (adaptado).
COLLARO, Antônio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte.
São Paulo: Pearson, 2012 (adaptado).

Considerando as informações do texto, assinale a opção correta.

A) A flexografia é um processo direto de impressão em relevo rotativo, placas de borracha ou fotopolímeros, tintas líquidas ou semilíquidas e cilindros anilox.

B) O sistema de impressão flexográfico é considerado um processo permeográfico, no qual a matriz de impressão deixa passar ou retém a tinta aplicada.

C) O sistema de impressão flexográfico é conhecido também como sistema encavográfico.

D) A flexografia é um sistema termográfico, no qual o clichê é entintado e, por transferência térmica, ocorre a impressão no substrato.

E) O sistema de impressão flexográfico utiliza clichê metálico, que é entintado; a tinta é transferida, por pressão, para o tampão de silicone, e, em seguida, para o substrato.


ENADE 2021 - QUESTÃO 30
A criação de protótipos oferece aos designers a oportunidade de dar vida a suas ideias, testar um produto, serviço ou sistema e investigar potencialmente o que uma amostra de usuários sente e pensa sobre o projeto, favorecendo a inovação. Os protótipos são usados no Design Thinking para determinar como os usuários se comportam em relação ao que está sendo projetado, revelar novas soluções para problemas ou descobrir se as soluções implementadas serão ou não bem-sucedidas.

É imprudente deixar que os usuários testem o produto somente quando ele estiver acabado. Em vez disso, os designers podem fornecer versões simples e reduzidas de seus produtos para testes e avaliações de desempenho com os usuários. Os métodos de prototipagem costumam ser divididos em duas categorias: prototipagem de baixa fidelidade e prototipagem de alta fidelidade.
Disponível em: https://vidadeproduto.com.br/design-thinking/. Acesso em: 26 maio 2020 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, sobre prototipagem no Design Thinking.

I. A prototipagem é apresentada como uma das últimas fases do projeto, mas, na metodologia do Design Thinking, é comum que ela ocorra em outros momentos do projeto e simultaneamentea outras etapas.

II. Protótipos de baixa fidelidade apresentam poucos detalhes, podem ser feitos com materiais baratos como papel ou massa de modelar e, por isso, são adequados para testes com usuários nas diferentes fases do projeto.

III. Costuma-se utilizar tecnologia na confecção de protótipos de alta fidelidade, o que torna mais cara sua elaboração, portanto, são mais indicados para testes de interatividade com usuários nas etapas finais do projeto. É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II, III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 31
Embora possa parecer recente, a Gestão do Design, como conceito, surgiu na década de 1970 nos Estados Unidos, definido por Bill Hannon, no âmbito do Massachusetts College of Art com a criação do DMI – Design Management Institute.

Posteriormente foram desenvolvidos vários modelos de gestão, entre os quais o modelo denominado Escada do Design, do Centro Dinamarquês de Design (Danish Design Center), a partir do qual foi elaborado, por Kootstra, o modelo Escada da Gestão do Design, que contempla os seguintes estágios:

RAMOS, M. R. Gestão do Design: Estratégias de Comunicação Visual e suas Potencialidades.
RAMOS, M. R. Gestão do Design: Estratégias de Comunicação Visual e suas Potencialidades. 
João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2017 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que o degrau

A) DM2 apresenta como característica a desarticulação do design, embora o fato de o design estar vinculado ao departamento de marketing possa ser considerado uma forma estruturante de gestão.

B) DM2 apresenta a intencionalidade de projeto como elemento estruturante da dinâmica empresarial, característica imprescindível à efetivação da inovação.

C) DM3 contempla as empresas que utilizam o design como elemento articulador em determinados departamentos, e que está presente em projetos fortemente orientados pela inovação.

D) DM4 refere-se às empresas em que o design é utilizado de forma transversal e articulada, as quais têm, portanto, uma visão estratégica global e orientada pela inovação.

E) DM4 caracteriza-se pela utilização do design como finalização projetual no âmbito dos departamentos responsáveis pela comunicação e como resposta às demandas de negócios.


ENADE 2021 - QUESTÃO 32
TEXTO I
Em pesquisa que trata da percepção de pessoas da terceira idade sobre o uso de máquinas de autoatendimento bancário, observou-se que algumas das dificuldades enfrentadas por esses usuários estão relacionadas com o software instalado nos caixas eletrônicos. O intervalo de tempo entre exposição das informações e digitação é insuficiente para os idosos que, em alguns casos, demoram para lere digitar o que está sendo pedido. Quando o tempo se esgota, o sistema é reiniciado e os idosos precisam refazer as operações. Com o aumento da expectativa de vida, a atenção às necessidades dos idosos tende a aumentar nos próximos anos em todos os níveis da sociedade, indicando que os gestores devem criar alternativas de atendimento, produtos e serviços para esse grupo.
ALMEIDA, H.; BORIN, E.; ALMEIDA, B.; ALMEIDA, M. A percepção da terceira idade sobre o uso de autoatendimento bancário. 
POLÊMICA Revista Eletrônica. Rio de Janeiro, 2009 (adaptado).

TEXTO II
A Norma ABNT NBR 15250 fixa os critérios e parâmetros técnicos de acessibilidade a serem observados quando da realização de projeto, construção, instalação e localização de equipamentos destinados à prestação de informações e serviços de autoatendimento bancário. Foram consideradas diversas condições de mobilidade e de percepção, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos: sistemas assistivos de voz, cadeira de rodas ou outro equipamento que complemente necessidades individuais, visando proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de caixas de autoatendimento bancário, de maneira autônoma e segura.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15250:
Acessibilidade em caixa de autoatendimento bancário. 
Rio de Janeiro, 2005 (adaptado).

A partir das informações dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir, acerca de aspectos pertinentes à elaboração de um projeto de caixa eletrônico de autoatendimento bancário.

I. A validação do software desses caixas eletrônicos deve ser baseada no perfil de um usuário médio, a fim de que atendam ao maior número de pessoas.

II. O desenho universal deve nortear os critérios e parâmetros de acessibilidade na elaboração de projetos de caixas eletrônicos no Brasil.

III. Efetividade e satisfação são alguns dos fatores que devem ser considerados na concepção, na implementação e no acompanhamento do projeto em pauta.

IV. O uso do caixa eletrônico por diferentes perfis de usuários e a variedade de operações e serviços bancários disponíveis atualmente elevam a complexidade do projeto a ser elaborado.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 33
Transformar e atualizar continuamente os processos de propriedade intelectual (PI) é condição necessária para poder oferecer o suporte à inovação – tanto quando esta atinge formas disruptivas como quando se reflete no dia a dia, com ações incrementais igualmente importantes.
PATROCÍNIO, G. Políticas de design e a propriedade intelectual:
demandas para uma nova era. Brasília: Sebrae, 2018 (adaptado).

A partir das informações do texto, sabendo-se que o design é um indutor da inovação, é correto afirmar que

A) o número de registros de PI colabora de forma incipiente para mensurar o grau de inovação de uma economia.

B) a prática frequente de registros de PI está incorporada aos processos de desenvolvimento e gestão de design no mercado brasileiro.

C) a incorporação dos registros de marcas e patentes como uma prática regular de gestão de designé uma realidade nas pequenas e médias empresas brasileiras. 

D) a defesa dos direitos sobre a PI nos projetos de design garante que todas as empresas do mercado criativo atuem em um ambiente de mercado livre e competitivo.

E) a obtenção de vantagens de valor reconhecido internacionalmente deve-se à promoção de registros de PI e à prática habitual de gestão de design.


ENADE 2021 - QUESTÃO 34
TEXTO I
A adoção do design no campo da gestão transcende a criação de produtos e peças gráficas como elementos isolados e se consolida como parte de um sistema. Assim, o design alinha aspectos tangíveis e intangíveis, como a marca e o produto físico, as necessidades de usuários e os atributos do produto, valor e custo. Dessa forma, contribui para que a empresa responda às demandas mercadológicas, conquiste o consumidor, ofereça o melhor produto pelo melhor preço, reduza os custos de produção, além de permitir que ela identifique e adote processos que ajudem a preservar o meio ambiente.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugenio Andrés Diaz. A gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: edUEL; Rio de Janeiro: Rio Books, 2011 (adaptado).

TEXTO II
Preços, custos e valor não são variáveis independentes, mas partes integrantes de uma cadeia competitiva de valores. A vantagem em custos resulta em conseguir um custo acumulado menor que o dos concorrentes no desempenho das atividades de valor. Existem diversos métodos para a estruturação do preço de produtos; dentre eles, o mark up, ou marcador, é um dos mais adotados. Grosso modo, caracteriza-se pela identificação dos custos (fixos + variáveis), acrescidos de uma margem de lucro.
DALVIO J. B.; BEULKE, R. Precificação: sinergia do marketing
+ finanças. São Paulo: Saraiva, 2012 (adaptado).

Considerando os textos apresentados e as relações entre design e estimativa de custos, avalieas afirmações a seguir.

I. Uma das vantagens da adoção da estratégia de precificação por mark up é a facilidade em mensurar monetariamente o valor do projeto de produto.

II. Na estruturação do preço do produto, o design deve ser considerado, uma vez que é um dos componentes do custo.

III. Em uma abordagem estratégica de design, a análise de custos do produto se dedica à identificação dos custos do material, da mão de obra e dos componentes.

IV. Adotando a estratégia de precificação por mark up, o detalhamento do produto é um dos indicadores imprescindíveis à formação de preço desse produto.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 35
TEXTO I
Cada vez mais, os designers precisam de informações sobre os contextos de interação entre pessoase produtos a fim de desenvolver projetos cujos resultados se adequem à vida de seus usuários. Comumente, estas informações são oriundas de pesquisas de campo (pesquisa exploratória), que auxiliam no entendimento do contexto do projeto e na identificação dos comportamentos que poderão ser estudados mais a fundo. Neste momento, o caráter interdisciplinar do design é evidente. Muitas técnicas de pesquisa provenientes de diferentes áreas de conhecimento (tais como Antropologia, Sociologia, Psicologia, entre outras) são aplicáveis, segundo os objetivos determinados.
VIANNA, M. et al. Design thinking: inovação em negócios.
Rio de Janeiro: MJV Press, 2012 (adaptado).

TEXTO II
É muito importante entender que a cultura do consumo é cada vez mais uma variável do sistema existencial. Mesmo o Brasil, que sofreu a maior influência de moda e estilos de vida importadas de outros países, agora mostra claramente as prioridades vitais para ser reconhecido como um paísde consumo autoral. Isto é: os indivíduos passam a ser designers (produtores) de sua vida individual e familiar sem obedecer às regras de consumo que são tidas como clássicas do comportamentodo consumidor e que hoje variam amplamente. O consumidor deseja cada vez menos formas estáticas no ato de consumir. Ele deseja conexões verdadeiras e que façam sentido para ele.
Disponível em: https://estacaoletras.wordpress.com/. Acesso em: 13 jun. 2020 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No contexto de consumo atual, o conhecimento explícito sobre os consumidores, obtidos usualmente por meio de questionários, originam dados de uso que são indispensáveis para projetos de design.

PORQUE

II. Na era do consumo autoral, são necessários conhecimentos profundos e subjetivos, dificilmente mensurados, que indiquem anseios, necessidades e valores dos consumidores.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são falsas.


Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: ENADE 2021: Design (bacharelado) com Gabarito
ENADE 2021: Design (bacharelado) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiknUOZwNd74X9cAq0bPYoH3LbruKifzQGvszQkq3bWmuygpqHIq5D-Ilv9KBlKzgWMpVEQNZoV31TuY9u1V3oeQ4Rhg4eWyfGJDOyW1OlLdugt8Ov09W5HL5q6U_c2noZoBEtXK2SKiVgDMDPAxoPW1kQCvwxJnzb1m-q0LVIGsZeb6cdN5HdYJtRw=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiknUOZwNd74X9cAq0bPYoH3LbruKifzQGvszQkq3bWmuygpqHIq5D-Ilv9KBlKzgWMpVEQNZoV31TuY9u1V3oeQ4Rhg4eWyfGJDOyW1OlLdugt8Ov09W5HL5q6U_c2noZoBEtXK2SKiVgDMDPAxoPW1kQCvwxJnzb1m-q0LVIGsZeb6cdN5HdYJtRw=s72-c
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/11/enade-2021-design-bacharelado-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/11/enade-2021-design-bacharelado-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo