SANTA CASA 2023: Considere que, devido à sua extensão quando comparada com sua espessura, uma membrana celular possa ser aproximada por dua...
SANTA CASA 2023: Considere que, devido à sua extensão quando comparada com sua espessura, uma membrana celular possa ser aproximada por duas paredes planas, paralelas e eletrizadas com cargas de sinais opostos. Admita que no interior dessa membrana exista um campo elétrico uniforme de intensidade E = 5,0 × 10⁶ V/m, devido às diferentes concentrações iônicas no interior e no exterior da célula.
a) Considere que a distância entre as duas paredes dessa membrana celular seja 8,0 × 10⁻⁹ m, que a direção do campo elétrico seja perpendicular a essas paredes e que seu sentido seja de fora para dentro da célula. Calcule a diferença de potencial, em volts, entre as duas paredes dessa membrana. Em seguida, determine o sinal das cargas elétricas em cada uma dessas paredes. Justifique sua resposta.
b) Suponha que um íon de sódio, com carga elétrica de 1,6 × 10–19 C, possa se mover no interior dessa membrana com velocidade de 1,0 × 10⁻⁴ m/s. Calcule a intensidade da força elétrica, em newtons, que atua sobre esse íon na região entre as paredes dessa membrana. Em seguida, calcule a intensidade mínima do campo magnético, em teslas, que deve ser aplicado sobre a membrana para produzir sobre esse íon uma força magnética de mesma intensidade que a força elétrica que atua sobre ele no interior da membrana.
RESOLUÇÃO:
a) 1) Cálculo da ddp entre as duas paredes.
Temos um campo elétrico uniforme (C.E.U.)
E . d = U
Temos:
E = 5,0 . 10⁶ V/m
d = 8,0 . 10⁻⁹ m
U = (5,0 . 10⁶) . (8,0 . 10⁻⁹) (unid. SI)
U = 40,0 . 10⁻³ V
U = 4,0 . 10⁻² V
2) Determinação dos sinais das cargas
O sentido do campo elétrico é dirigido do maior potencial elétrico (placa (1)) para o menor potencial (placa (2))
Logo, na placa (1), parede externa, a carga é positiva e na placa (2), parede interna, a carga é negativa.
b) Intensidade da força elétrica atuando no íon de sódio de carga q.
Fe = q. E
Fe = 1,6 . 10⁻¹⁹ . 5,0 . 10⁻⁶ (unid. SI)
Fe = 8,0 . 10⁻¹³ N
Intensidade mínima do campo magnético
Observação: Para que se tenha mínima intensidade do campo magnético devemos impor a condição de lançamento do íon perpendicular à direção de
Fmag = q . V. B . sen 90° ⇒ Fmag = q . V . B
GABARITO:
a) U = 4,0 . 10⁻² V
ver figura
b) Fe = 8,0 . 10⁻¹³ N
Bmin = 5,0 . 1010 T
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: