IFPI 2022 - QUESTÃO 51 Considere as imagens e o texto a seguir: EXISTÊNCIA surgiu na Av. Boa Esperança, região periférica e berço da cidade ...
IFPI 2022 - QUESTÃO 51
Considere as imagens e o texto a seguir:
EXISTÊNCIA surgiu na Av. Boa Esperança, região periférica e berço da cidade de Teresina. Esta vem sendo açoitada por projetos de “modernização” urbana, os quais imprimem uma violenta higienização social, natural e cultural, sem qualquer escuta com os habitantes da região: descendentes de índios, vaqueiros, quilombolas, rezadeiras, oleiros e pescadores.
Homens e mulheres ribeirinhas foram fotografadas em seus quintais com vista para o rio, e passaram a protagonizar, em tamanho real, muros em regiões mais valorizadas da cidade. Discussões foram inscritas nas faces e ruas, via técnica da Colagem, confrontando os dispositivos forjados da publicidade e do consumo. A ação conseguiu reativar os olhos da imprensa e de sociedade para aquela luta, que ainda resiste; e deu origem a uma plataforma de pesquisa artística, em comunidades ribeirinhas, por Maurício Pokemon, intitulada EXISTÊNCIA.
As alternativas a seguir contemplam a obra e o artista em questão, EXCETO uma. Assinale-a.
a) Ao observar a trajetória de Maurício Pokemon, notamos que sua pesquisa está baseada na relação entre a fotografia, o espaço público e as muitas ideias do que pode ser uma cidade.
b) Tomando de empréstimo certa iconografia do discurso publicitário ou político, seu discurso poético se concentra na força da imagem frontal e em tamanho real de pessoas agora transformadas em “corpos de papel”, destituídos de uma origem certa, que passam a ser fixadas por espaços de grande circulação pública.
c) O público não fi gura mais como observador passivo, mas sim como participante ativo implicado na constituição da obra.
d) Sua ideia era “trazer toda a subjetividade presente nessas pessoas para essa questão atual da moradia e do pertencimento. A maioria são descendentes de índios, vaqueiros, quilombolas, pais e mães de santo e tem a agricultura, pesca e artesanato como principais atividades de subsistência”.
e) Por ser uma obra de caráter efêmero, em oposição à arte confinada dos espaços privados, como museus e galerias, podemos considerar um projeto de arte urbana, já que a arte pública denomina obras como monumentos e esculturas dispostos nos espaços das cidades, de caráter permanente.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
e) Por ser uma obra de caráter efêmero, em oposição à arte confinada dos espaços privados, como museus e galerias, podemos considerar um projeto de arte urbana, já que a arte pública denomina obras como monumentos e esculturas dispostos nos espaços das cidades, de caráter permanente.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: