ENADE: O Banco X, com agências espalhadas em todas as regiões do país, criou um grupo de suporte à diversidade, com o objetivo de aumentar a...
ENADE: O Banco X, com agências espalhadas em todas as regiões do país, criou um grupo de suporte à diversidade, com o objetivo de aumentar a participação das minorias nos quadros da empresa. Esse grupo realizou uma pesquisa para diagnosticar os principais obstáculos ao acesso desse público aos cargos da empresa. Entre os problemas apontados, o que causou maior preocupação foi a visão compartilhada pelos gerentes da empresa sobre a contratação de portadores de deficiência.
Segundo eles, essas contratações só ocorrem para cumprir as exigências da legislação e melhorar a imagem da empresa na sociedade, pois eles não acreditam que possam encontrar, nesse grupo, profissionais qualificados. Por isso, esforçam-se para não terem esses profissionais em suas áreas e, quando são obrigados a contratá-los, utilizam-nos apenas para preencher cargos de baixa qualificação e remuneração.
Considerando a situação enfrentada pelo Banco X, verifica-se que
A) a decisão gerencial de posicionar os portadores de deficiência em cargos de baixa qualificação é acertada, pois esse grupo de pessoas não tem condições de exercer tarefas mais complexas.
B) a principal motivação das empresas brasileiras que contratam portadores de deficiência, tal como no caso apresentado, é a melhoria da imagem junto à sociedade.
C) o problema da baixa qualificação dos portadores de deficiência enfrentado pelo banco em questão será solucionado quando o governo criar um programa de capacitação para esse grupo de pessoas.
D) o programa de suporte à diversidade desenvolvido pelo referido banco só será bem-sucedido se forem demitidos os atuais gerentes e contratados profissionais cujo perfil seja mais favorável às práticasque o programa prevê.
E) o problema identificado poderia ser minimizado com a criação de um programa de treinamentos técnicos voltado para os portadores de deficiência contratados e um programa de treinamento comportamental, voltado para a sensibilização dos gerentes.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
E) o problema identificado poderia ser minimizado com a criação de um programa de treinamentos técnicos voltado para os portadores de deficiência contratados e um programa de treinamento comportamental, voltado para a sensibilização dos gerentes.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE: Considere o exemplo de estrutura de carreira de uma organização apresentado no texto abaixo.
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: