ENADE 2021: Sistemas de informação (bacharelado) com Gabarito

ENADE - Meus Exercícios

ENADE 2021: Sistemas de informação (bacharelado) com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link ou neste link e/ou neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta. Assim que divulgadas serão atualizadas.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ENADE 2021 - QUESTÃO 09
O gestor de uma instituição seguradora solicitou ao desenvolvedor de software o projeto de uma solução computacional para a instituição. Após executar a análise de requisitos, esse desenvolvedor esboçou o diagrama UML (Unified Modeling Language), contendo os elementos apresentados na figura a seguir.

O gestor de uma instituição seguradora solicitou ao desenvolvedor de software o projeto de uma solução computacional para a instituição

Em relação ao que é proposto no diagrama, avalie as afirmações a seguir.

I. A classe Seguro é a superclasse de uma hierarquia de herança múltipla.
II. O mecanismo de ligação entre as classes Segurado e Seguro é a associação.
III. As subclasses Residencial, Automotivo e Vida devem ser implementadas como classes abstratas.
IV. É permitido que um Segurado possa adquirir várias apólices de Seguro.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 10
Na atual conjuntura, as organizações são pressionadas a assumirem posicionamentos cada vez mais resilientes, responsivos e inovadores. Para tanto, elas devem se empenhar na assimilação dos estímulos do ambiente (mercados físicos ou virtuais), na avaliação de suas potencialidades e limitações, bem como na proposição de valor que atenda as expectativas e seus clientes.

O gráfico a seguir apresenta os principais benefícios para as empresas em relação ao uso de redes sociais.

Terceira edição da Social Media Trends (2019).
Terceira edição da Social Media Trends (2019).
Disponível em: https://cdn2.hubspot.net/hubfs. Acesso em: 31 jul. 2021 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. As redes sociais apresentam-se como oportunidades para a área de inteligência organizacional e competitiva, demandando uma nova arquitetura de informação nas organizações.

II. A interação dinâmica dos usuários pelas redes sociais fornece subsídios não apenas de consumidores, mas também de colaboradores e pode ser utilizada para análise e tomada de decisão.

III. A adoção de redes sociais pelas empresas demonstra a sua capacidade técnica para adotar esses dados no planejamento estratégico e na arquitetura da informação.

IV. A inteligência organizacional e competitiva está baseada na capacidade de as organizações monitorarem e analisarem as informações para que se adaptem e se desenvolvam de forma sustentável.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 11
Uma empresa deseja se reposicionar no mercado e, para isso, precisa ampliar sua capacidade de atendimento em serviços computacionais. Atualmente, os sistemas infraestruturais e de informação rodam sobre Sistemas Operacionais de diversas versões e distribuições, tanto na plataforma Windows, quanto na plataforma Linux. 

Uma consultoria especializada propôs a migração do parque de servidores físicos para servidores virtuais, adotando-se o tipo II, ou seja, os Monitores de Máquina Virtual serão executados como processos dos Sistemas Operacionais hospedeiros, mantendo-se, a princípio, os Sistemas Operacionais do parque original como visitantes e adotando-se um único Sistema Operacional como hospedeiro.

Sobre o modelo proposto pela consultoria, avalie as afirmações a seguir.

I. Os Sistemas Operacionais visitantes serão infectados se algum malware se instalar no Sistema Operacional hospedeiro.

II. A empresa, após a virtualização, economizará recursos financeiros na aquisição de servidores e obterá mais eficiência no consumo de recursos.

III. A empresa não poderá manter a mesma estrutura de Sistemas Operacionais físicos no sistema virtualizado do tipo II.

IV. A recuperação do Sistema Operacional virtual é mais simples e rápida, quando comparada ao sistema físico.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 12
A segurança dos dados refere-se às medidas que garantem confidencialidade, integridade e disponibilidade dos sistemas de informação e dos dados neles armazenados. É importante compreender que a segurança dos dados exige uma abordagem ampla em toda a empresa. Com base no exposto, não é possível proteger os dados se eles não forem resguardados por todos os processos que os circundam. A segurança dos dados depende de fatores como arquitetura dos sistemas, sistemas de hardware e software, rede e seus dispositivos, como também de pessoas internas e externas à organização.
ROB, P.; CORONEL, C. Sistemas de banco de dados: projeto, 
Implementação e Gerenciamento. São Paulo: 
Cengage Learning, 2011, p. 652 (adaptado).

Considerando a segurança em bancos de dados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A confidencialidade dos dados é o que garante que eles estejam protegidos contra acesso não autorizado e em caso de acesso autorizado, que sejam utilizados apenas para a finalidade designada.

PORQUE

II. As permissões de acesso às informações contidas nos bancos de dados dependem também da disponibilidade de acesso aos dados, sempre que solicitado por usuários autorizados para finalidades autorizadas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 13
A qualidade do processo de desenvolvimento de software incide de forma direta sobre a qualidade do produto a ser entregue. Ressalta-se que a elaboração do software demanda a execução de um projeto. Com isso, o processo de desenvolvimento de software envolve criatividade e nesse contexto, as habilidades e a experiência de cada desenvolvedor influenciam significativamente os resultados. Além disso, fatores externos, tais como novas tecnologias ou pressões para a antecipação de prazo para liberação de um release também podem interferir na qualidade do produto, independente do processo de software utilizado.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 8. ed. São Paulo: 
Pearson, 2007, p. 425 (adaptado).

Considerando o contexto da qualidade de processo e de produto de software, avalie as afirmações a seguir.

I. O gerenciamento de qualidade de processo e seu contínuo aprimoramento contribuem para a produção de um software com poucos defeitos.

II. A definição de padrões de processo, determinando os parâmetros para a realização das revisões de software, são fundamentais para gerenciar a qualidade do processo de software.

III. O monitoramento do processo de desenvolvimento de software é essencial para garantir que os padrões adotados estejam sendo devidamente seguidos.

IV. O gerente de projetos deve definir processos que estabeleçam meios para atingir a qualidade de software, além de criar ou adotar métricas que permitam à organização avaliar se o software possui o nível de qualidade necessário.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 14
Projetado para ser compreensível, acessível, flexível e integrado a outras abordagens, como a ágil, o modelo Capability Maturity Model Integration CMMI-Dev (Desenvolvimento) ajuda as organizações a entender seu nível atual de capacidade e desempenho, oferecendo um guia para otimizar os resultados dos negócios.
Disponível em: https://cmmiinstitute.com/cmmi/intro. 
Acesso em: 27 jun. 2020 (adaptado).

O modelo MPS para software (MPS-SW) tem como base os requisitos de processos definidos nos modelos de melhoria de processo e atende a necessidade de implantar os princípios de engenharia de software de forma adequada ao contexto das empresas, estando em conformidade com as principais abordagens internacionais para definição, avaliação e melhoria de processos de software.
Disponível em: http://softex.br/mpsbr/modelos/#mpssw. 
Acesso em: 27 jun. 2020 (adaptado).

Em relação aos modelos CMMI-Dev e MPS-SW, avalie as afirmações a seguir.

I. Os dois modelos são organizados em chamados níveis de maturidade, porém a quantidade de níveis no modelo MPS-SW é maior do que a apresentada no CMMI-Dev.

II. Os dois modelos levam em consideração a Engenharia de Software para a implementação dos processos em todos os níveis, sem a necessidade de alinhamento com o planejamento estratégico da empresa.

III. Quanto maior o nível de maturidade de uma organização, mais avançada é sua orientação estratégica e sua capacidade de aplicação dos processos relacionados, o que possivelmente implica melhores resultados.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 15
Os projetos são um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.
PMI. Guia PMBOK: Um Guia para o Conjunto de
Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 
6. ed. Pennsylvania: PMI, 2017 (adaptado).

Com base na definição de projetos apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. A criação de um produto único, ou um item do produto, pode representar um possível projeto.

II. Um serviço único, ou uma capacidade de realizar um serviço, pode representar um possível projeto.

III. A operação de um software, mesmo que repetidas vezes, pode representar um possível projeto.

IV. Uma combinação única de um ou mais produtos, serviços ou resultados, pode representar um possível projeto.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 16
A computação em nuvem é caracterizada por um conjunto de recursos virtualizados e disponibilizados via internet. Os recursos podem ser configurados dinamicamente, fornecendo a base para a escalabilidade sob demanda. O vínculo com a computação em nuvem geralmente se baseia em um modelo de pagamento por uso, no qual as garantias são oferecidas por meio de SLAs (acordos de nível de serviço) personalizados. Os provedores de computação em nuvem oferecem essas camadas aos clientes por meio de várias interfaces (incluindo ferramentas de linha de comando, ambientes de programação e interfaces Web), levando a três tipos diferentes de serviços:

• Infraestrutura como Serviço (IaaS);
• Plataforma como Serviço (PaaS);
• Software como Serviço (SaaS).
VAQUERO, L. M. et al. A Break in the Clouds: Towards a Cloud Definition. 
ACM SIGCOMM Computer Communication Review, 2009 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O uso do IaaS é recomendado para pequenas e médias empresas cujo crescimento da infraestrutura não acompanha sua expansão, bem como para empresas que possuem demandas oscilantes, como lojas virtuais.

II. O uso de IasS e SaaS não é recomendado quando há restrições legais quanto ao armazenamento ou terceirização dos dados, como ocorre muitas vezes em empresas e autarquias públicas.

III. O uso de SaaS é recomendado para grandes empresas que estão dispostas a investir em grande escala na compra de licenças.

IV. O uso de PaaS não é indicado para empresas que possuem um time próprio de desenvolvedores.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 17
O funcionamento da internet está baseado no roteamento de pacotes do tipo IP (Internet Protocol).

Com relação a este protocolo e aos equipamentos utilizados para roteá-lo, avalie as afirmações a seguir.

I. Um pacote IPv4 pode ficar em loop indefinidamente, caso haja erros nas tabelas de roteamentos dos roteadores.

II. Em uma intranet com mais de um roteador, o sequenciamento de pacotes IPv4 é garantido por meio do campo TTL.

III. Um pacote IPv4 pode ser fragmentado por qualquer dispositivo na rede, se o tamanho máximo de MTU da rede onde os pacotes vão transitar for menor que o tamanho do pacote a ser transmitido.

IV. Ao enviar um pacote IPv4, a máscara de subrede é utilizada pelo computador ou roteador para identificar se o computador de destino pertence a esta mesma subrede.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. 
B) I e III. 
C) III e IV.
D) I, II e IV. 
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 18
A versão por estágios do Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação (CMMI - Capability Maturity Model Integration) permite que o desenvolvimento de sistemas e processos de gerenciamento de uma organização seja avaliado e que a ele seja atribuído um nível de maturidade.
SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9. ed.
São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011 (adaptado).

Considerando a informação apresentada, suponha que uma determinada organização tenha processos de gerenciamento bem caracterizados, descritos por padrões, além de utilizar ferramentas e métodos estabelecidos.

De acordo com a versão por estágios do CMMI, esta organização possui os requisitos mínimos necessários para atingir qual nível de maturidade?

A) Inicial.
B) Definido.
C) Gerenciado.
D) Em otimização.
E) Gerenciado quantitativamente.


ENADE 2021 - QUESTÃO 19
O gerenciamento de serviços de TI tem como objetivo a entrega e o suporte de serviços de TI focados nas necessidades dos clientes e alinhados à estratégia de negócio da organização. Esta visa alcançar custos e desempenho desejados pelo cliente, por meio de acordos de nível de serviço estabelecidos internamente entre a área de TI e as demais áreas envolvidas na cadeia do serviço.
MAGALHÃES, L. et al. Gerenciamento de Serviços de TI
na Prática: Uma abordagem com base na ITIL. 
São Paulo: Novatec, 2007 (adaptado).

A partir das informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O acordo de nível de serviço é um contrato firmado entre o provedor de serviços de TI e seus clientes, que incluem detalhes de quais serviços serão fornecidos.

PORQUE

II. Os serviços devem ser monitorados quanto ao desempenho e disponibilidade no nível em que for acordado entre as partes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 20
O paradigma de programação em lógica constitui-se como um processo de definição de relações em que se constroem fatos e regras sobre os elementos e suas relações. A ativação dos programas acontece por meio de consultas (ou perguntas) sobre o relacionamento definido. Ao construir-se um banco de dados referente a uma família, inicia-se pelas relações de parentesco, tais como:

pai(joão,maria) convencionado que joão é pai de maria
mãe(maria,luiz) convencionado que maria é mãe de luiz

As cláusulas, sem condições, definem os fatos sobre o domínio do problema. De outra maneira, é possível definir as regras que são cláusulas com condições:

avô_materno(joão,luiz):-pai(joão,maria), mãe(maria,luiz)

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A consulta mãe(maria, X) retorna verdadeiro conforme identificado na cláusula.

II. A conclusão joão é avô materno de luiz é identificada como cabeça da cláusula.

III. A regra irmão(X,Y):-pai(Z, X), pai(Z, Y) é uma regra genérica que define irmãos por parte de pai.

IV. A regra avo_materno(X,Y):-pai(Z,X), mae(Y,Z) é uma regra genérica para o programa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 21
Dado o controle de estoques de uma empresa de produção e embarque de peças, observe a descrição do esquema relacional abaixo para as tabelas Peça, Fornecedor e Embarque.

Peça(CodPeça, NomePeça, CorPeça, PesoPeça)
Fornecedor(CodFornecedor, NomeFornecedor, StatusFornecedor)
Embarque(CodPeça, CodFornecedor, QuantidadeEmbarque), tal que CodPeça 
referencia Peça e CodFornecedor
referencia Fornecedor.

Considere que os atributos sublinhados no esquema relacional representam as chaves primárias das tabelas. Considere, ainda, que é necessário executar um comando Structured Query Language (SQL) que recupere todas as tuplas na base de dados (CodPeça,NomePeça) que possuem a quantidade de peças embarcadas maior do que 100.

Com base nessas informações, avalie os comandos a seguir.

Com base nessas informações, avalie os comandos a seguir.

São comandos SQL que promovem a recuperação da informação apenas os descritos em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 22
A gerência de projetos é utilizada por diversas áreas e atualmente se faz presente também em várias frentes da computação, como no desenvolvimento e implantação de softwares e hardwares. O gerente de projetos desenvolve um papel fundamental na condução de um projeto, resolvendo conflitos, administrando interesses das partes e acompanhando a evolução do projeto.
PMI. Guia PMBOK: Um Guia para o Conjunto de
Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 
6. ed. Pennsylvania: PMI, 2017 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. O termo de abertura do projeto define, além das partes interessadas, os limites do projeto e do orçamento, quando necessário.

II. Na Estrutura Analítica do Projeto (EAP), o gerente de projetos define os pacotes de entregas bem como a responsabilidade pelas mesmas.

III. É papel do gerente de projetos trocar membros da equipe de projeto, caso seja necessário, para garantir o andamento do projeto e prazos de entrega.

IV. Após a separação do projeto em pacotes de entregáveis, é criada a matriz de responsabilidade, por meio da qual os integrantes do projeto são separados de acordo com os entregáveis e respectivos prazos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 23
É possível recuperar conjuntos de dados de forma organizada e que façam sentido para gerar informações. Nesse contexto, a recuperação de informações gravadas nos bancos de dados ocorre por meio de consultas SQL - Structured Query Language (linguagem de consulta de dados estruturados).

Considere o seguinte conjunto de tabelas de banco de dados:

MOTORISTA

CARRO

RESERVAS

Com base nas informações apresentadas, qual das seguintes consultas traria o nome dos motoristas que reservaram os carros vermelhos?

enade

enade

enade

enade


ENADE 2021 - QUESTÃO 24
A pesquisa operacional é tanto ciência quanto arte. Ciência por causa das técnicas matemáticas envolvidas (objetivo) e arte porque o sucesso das fases que precedem e sucedem a solução do modelo matemático depende muito da criatividade e experiência dos profissionais de pesquisa operacional (subjetivo).
ARENALES, M. et al. Pesquisa Operacional.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, p. 5 (adaptado).

Suponha que uma empresa de montagem de computadores fabrica três tipos básicos de dispositivos:
desktops, notebooks e netbooks. A produção da empresa ocorre em suas duas fábricas, uma na zona franca de Manaus e outra na região Sul do país. De acordo com a última venda realizada, a empresa precisa entregar 16 mil desktops, 6 mil notebooks e 28 mil netbooks. A fábrica de Manaus tem custo de produção diário de R$150.000,00 para produção de 8 mil desktops, mil notebooks e 2 mil netbooks. O custo de produção diário da fábrica da região Sul é de R$ 210.000,00 para a produção de 2 mil desktops, mil notebooks e 7 mil netbooks.

Considerando as informações apresentadas, escolha o modelo que representa a situação descrita e determina a quantidade de dias que cada uma das fábricas deverá operar para atender à demanda do pedido ao menor custo.

A) Min  Z = 150.000 x+ 210.000y
Sujeito a :
R1 = 8x+2y <= 16
R2= x+y <=6
R3= 2x+7y <=28

B) Min Z = 150.000 x+ 210.000y
Sujeito a :
R1 = 8x+2y >= 16
R2= x+y >= 6
R3= 2x+7y >=28

C) Min  Z = 150.000 x+ 210.000y
Sujeito a :
R1 = 8x+2y = 16
R2= x+y =6
R3= 2x+7y >=28

D) Min  Z = 150.000 x+ 210.000y
Sujeito a :
R1 = 8x-2y <=16
R2= x - y <=6
R3= 2x-7y <=28

E) Min Z = 150.000 x+ 210.000 y
Sujeito a :
R1 = 8x-2y <=16
R2= x+y <=6
R3= 2x-7y <=28


ENADE 2021 - QUESTÃO 25
Em conformidade com a ABNT NBR ISO/IEC 27002 (2013), segurança da informação envolve práticas e processos de proteção e salvaguarda dos ativos da informação e de tecnologias da informação. Está amparada pelos preceitos de integridade, disponibilidade e confidencialidade.

Segurança da informação também pode ser entendida como uma área do conhecimento dedicada à proteção de ativos da informação contra acessos não autorizados e alterações indevidas. Além disso, ela aborda a proteção da informação contra vários tipos de ameaças, implicando na possível continuidade do negócio, na minimização do risco e na maximização do retorno sobre os investimentos e oportunidades.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.
ABNT NBR ISO/IEC 27002. Rio de Janeiro: ABNT, 2013 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A integridade da informação tem como objetivo garantir a acessibilidade da informação.

II. A disponibilidade garante que os autorizados a acessarem a informação possam fazê-lo sempre que necessário.

III. A confidencialidade da informação é a garantia de que somente pessoas autorizadas terão acesso a ela, protegendo-a de acordo com o grau de sigilo do seu conteúdo.

IV. A legalidade é a garantia de que a informação foi produzida em conformidade com a lei.

V. A autenticidade é a garantia de que em um processo de comunicação os remetentes sejam exatamente quem dizem ser.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II, III e V.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 26
A expressão Big Data refere-se a um conjunto de técnicas e ferramentas para o armazenamento e manipulação de conjuntos de dados muito grandes. Tecnologias tradicionais, como bancos de dados relacionais e ferramentas de processamento sequencial, não suportam o vasto volume de dados. O Big Data possui quatro características marcantes: volume, variedade, velocidade e veracidade. 
Disponível em: https://sol.sbc.org.br/livros/index.php/sbc/catalog/.
Acesso em: 13 jun. 2020 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e o conjunto de características marcantes do Big Data, avalie as afirmações a seguir.

I. Em relação ao volume, a quantidade de dados gerados e coletados em diversos tipos de aplicações está aumentando exponencialmente, e as ferramentas de Big Data devem ser capazes de lidar apropriadamente com esse desafio.

II. No que diz respeito à variedade, os dados podem ser coletados de diferentes fontes e com diferentes formatos e estruturas e se dividem em dados estruturados, como os dados dos cidadãos; dados semiestruturados, como os dados de sensores; e dados não-estruturados, como os de câmeras de vídeo de segurança.

III. Quanto à velocidade, o processamento de dados deve ocorrer em condições de alta latência, pois eles podem se tornar inúteis, como, por exemplo, dados coletados de sensores de veículos, a análise de redes sociais e as informações sobre o trânsito da cidade.

IV. No que se refere à veracidade, como os dados são coletados de múltiplas fontes, é importante garantir sua qualidade, utilizando fontes confiáveis e consistentes, a fim de evitar erros e comprometer as análises.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 27
Suponha que um gestor de TI de determinada empresa está avaliando o desempenho de infraestrutura com o objetivo de evitar despesas desnecessárias em aumento de capacidade. Ele identifica que o servidor da base de dados do sistema mais solicitado realiza uma média de 4,5 operações de I/O por transação, sendo que cada I/O realizado no disco consome em média 20 ms. Em uma hora, ele observa que 7 200 transações foram executadas.

Com base nas informações apresentadas, o gestor concluiu que o throughput médio do disco (em transações por segundo) e a utilização média do disco (em valor percentual) são, respectivamente,

A) 2 e 1,8.
B) 2 e 18.
C) 9 e 2.
D) 9 e 18.
E) 15 e 9.


ENADE 2021 - QUESTÃO 28
A Governança de Tecnologia da Informação pode auxiliar nos processos estratégicos das organizações, alinhando controles da TI, como segurança da informação e integração tecnológica, com controles de gestão, como marco de regulação e ambiente de negócio, conforme ilustra a figura a seguir.

Figura I – Fatores motivadores da Governança de Tecnologia da Informação (TI)
Figura I – Fatores motivadores da Governança de Tecnologia da Informação (TI)
FERNANDES, A. A; ABREU, V. F. Implantando a Governança de
TI: da Estratégia à Gestão de Processos e Serviço.
Rio de Janeiro: Brasport, 2014 (adaptado).

Considerando o texto e a figura apresentados, assinale a opção correta.

A) A segurança da informação é definida pela Política da Segurança da Informação, não levando em conta cargos e salários.

B) A TI como prestadora de serviços representa os profissionais de informática, não levando em conta hardware e software.

C) A integração tecnológica é definida pela integração entre hardware e software, não levando em conta seus fabricantes.

D) Os marcos de regulação são definidos pelos conselhos das organizações, não levando em conta as regulações políticas.

E) O ambiente de negócio é definido por clientes mais exigentes e conscientes, não levando em conta as políticas internas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 29
Suponha que, como projetista de dados, você precisa desenvolver um sistema para uma clínica médica. 
Após consultar todos os envolvidos, foi proposto o seguinte modelo de entidades e relacionamentos.

Suponha que, como projetista de dados, você precisa desenvolver um sistema para uma clínica médica

Alves, W. P. Banco de dados. São Paulo: Érica, 2014.

Considerando esse contexto e o modelo de entidades e relacionamentos proposto, avalie as afirmações a seguir.

I. A restrição de participação da entidade MÉDICO é total, pois um médico precisa atuar em pelo menos uma área da medicina; com relação à ESPECIALIDADE, a restrição é parcial, pois pode haver especialidade sem nenhum médico associado.

II. A restrição de participação de PACIENTE é parcial, pois não é obrigatório o PACIENTE ter dependentes; já para DEPENDENTE a restrição é total, uma vez que é preciso ter um responsável (PACIENTE) cadastrado no banco de dados.

III. A restrição de participação de PACIENTE é parcial, já que se pode ter o cadastro do paciente no banco de dados sem ter consulta marcada; já para CONSULTA a restrição é total, uma vez que uma consulta somente pode ser agendada para um paciente cadastrado.

IV. A razão da cardinalidade é 1:N, pois um paciente pode marcar várias consultas, em dias e horários diferentes, e a consulta (em data e horário específicos) pode ser agendada para vários pacientes.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 30
Um Sistema de Informação Gerencial (SIG) representa um conjunto de recursos dentre os quais é possível citar os sistemas: de apoio à decisão, de especialistas, de informação executiva, de gestão de pessoas e de gestão de projetos, os quais permitem que a instituição funcione de forma eficiente. Os sistemas especialistas são sistemas inteligentes que armazenam e processam o conhecimento adquirido de profissionais especializados em uma determinada área do conhecimento.
SPIRLANDELLI, L. P. et al. Sistemas especialistas:
um estudo de caso com o EXPERT SINTA. Revista Eletrônica de Sistema 
de Informação e Gestão Tecnológica. Franca, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2011 (adaptado).

Considerando o uso de um componente para um sistema especialista voltado para diagnósticos médicos, assinale a opção correta.

A) Base de conhecimento é o componente que mantém os axiomas gramaticais e léxicos definidos pelos especialistas.

B) Base de informações estratégicas é o componente que possui as técnicas de navegação nas bases de conhecimento.

C) Base de regras é o componente que traduz todas as informações externas que estejam em interação com o sistema especialista.

D) Analisador semântico é o componente que obtém e armazena informações sobre diagnósticos por meio de um reconhecimento de regras gramaticais.

E) Motor de inferência é o componente que possui um conjunto de heurísticas adotadas para a resolução de problemas na execução das tarefas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 31
Uma das finalidades da Governança de Tecnologia da Informação (TI) é monitorar o cumprimento das regras de negócio estabelecidas por meio da estruturação de um catálogo de serviços, o qual possibilita que os serviços prestados pela gestão da TI sejam conhecidos por todos. A Governança de TI descreve como as pessoas envolvidas em governança em uma organização deverão considerar a TI no monitoramento, controle e supervisão de suas funções precípuas. Nessas condições, é reconhecido que a implantação ágil da Governança de TI passa pela utilização de modelos de referência, os quais propiciam uma governança assertiva.
MORAES, E. A. P.; MARIANO, S. R. H. M. Uma releitura
dos principais modelos de governança de tecnologia da informação. 
Revista das Faculdades Integradas Vianna Júnior. Juiz de Fora,
v. 1, n. 1, p. 201-217, 2010. Disponível em: 
http://www.viannasapiens.com.br. Acesso em: 11 jun. 2020 (adaptado).

Em geral, os modelos de referências (ou frameworks) de governança de TI são prescritivos, diferenciando-se pelo tipo de enfoque e pelo nível de cobertura que oferecem à organização de TI.

Nesse contexto, avalie em quais modelos a instância de governança de TI define o modo como é feito o direcionamento, a avaliação e o monitoramento das instâncias de gestão de TI.

I. Norma ISO/IEC 38500.
II. CobiT (Control Objectives for Information and related Technology).
III. BSC (Balanced Scorecard).
IV. CMMI (Capability Maturity Model Integration).

São modelos corretos apenas os apresentados em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 32
No desenvolvimento do módulo de integração do sistema do SAMU com os sistemas de hospitais, um analista gerou o seguinte diagrama de sequência.

No desenvolvimento do módulo de integração do sistema do SAMU com os sistemas de hospitais, um analista gerou o seguinte diagrama de sequência.

Com relação ao diagrama apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As chamadas 4: procurarVaga() e 5: procurarVaga() são feitas simultaneamente (em paralelo) pela API para minimizar o tempo de espera da chamada 2: procurarLeitos().

PORQUE

II. As chamadas 10: definirVaga() e 12: definirVaga() são feitas simultaneamente (em paralelo), mas a espera do retorno é feita em sequência, o que aumentará o tempo de resposta.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 33
Uma abordagem calcula a posição da chave na tabela com base no valor da chave. Este valor é a única indicação da posição. Quando a chave é conhecida, a posição na tabela pode ser acessada diretamente, sem fazer qualquer outro teste preliminar, conforme exigido na busca binária ou durante a pesquisa em uma árvore. Precisamos encontrar uma função h que possa transformar uma chave particular K — seja ela uma cadeia de caracteres, um número, um registro etc. — em um índice na tabela usada para armazenar itens do mesmo tipo que K. A função h é chamada função de escrutínio (hash) e não retorna valores únicos. Por exemplo, h(“abc”) = h(“acb”). Este problema é chamado colisão.
DROZDEK, A. Estrutura de Dados e Algoritmos em C++.
São Paulo: Cengage do Brasil, p.473, 2016 (adaptado).

Uma tabela na qual os dados são inseridos em entradas determinadas por uma função h, conforme descrito no texto, é chamada de tabela de dispersão ou tabela de espalhamento. A tabela de dispersão é representada por meio do vetor tabelaH de T posições, no qual cada posição é uma estrutura ItemDado e o procedimento de inserção em tabelaH está definido a seguir.

item

O valor -1 no campo chave de uma entrada na tabela significa que aquela entrada está livre; o campo Prox com o valor NULO significa que ele não aponta para nenhum item de dado. A função h(chave) simplesmente retorna o valor do resto da divisão inteira de chave por T.

Considerando as informações apresentadas e supondo que T = 9, assinale a opção que corresponde ao estado de tabelaH após a seguinte sequência de chamadas: insere(13, 6); insere(46, 7); insere(20, 22); insere(28, 25); insere(19, 26); insere(17, 9).

ENADE 2021 - QUESTÃO 33

ENADE 2021 - QUESTÃO 33

ENADE 2021 - QUESTÃO 33

ENADE 2021 - QUESTÃO 33


ENADE 2021 - QUESTÃO 34
Com o crescimento da população urbana, problemas de infraestrutura e de acesso limitado a recursos em diversas cidades ao redor do mundo afetam negativamente a vida de bilhões de pessoas. Tornar as cidades mais inteligentes pode ajudar a melhorar os serviços urbanos, aumentando a qualidade de vida de seus cidadãos.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) propiciam meios fundamentais para viabilizar essa mudança, entretanto, ainda existem desafios científicos e técnicos significativos que necessitam ser enfrentados antes que essas plataformas possam ser amplamente utilizadas.

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. Uma forma de enfrentar o problema da infraestrutura é tornar as cidades mais inteligentes e, para atingir esse objetivo, as TIC podem ser empregadas para coletar e analisar uma grande quantidade de informações geradas por diversas fontes de dados da cidade, como, por exemplo: redes de sensores, sistemas de trânsito e dispositivos dos cidadãos.

II. Uma dificuldade que ocorre na maioria das aplicações de cidades inteligentes é que, geralmente, os sistemas são direcionados a um problema específico e são desenvolvidos desde o início com pouco reuso de software e sem a comunicação entre eles, o que gera maior trabalho e dificuldade na criação de aplicações que necessitem de dados e serviços de diversos domínios.

III. Entre os maiores desafios no desenvolvimento de aplicações para cidades inteligentes estão a garantia da privacidade e da segurança dos cidadãos, o gerenciamento do armazenamento e do processamento de grandes quantidades de dados, além da heterogeneidade de dispositivos existentes.

IV. A Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) faz uso de tecnologias e protocolos proprietários para conexão de objetos do cotidiano, tais como lâmpadas para iluminação pública, semáforos de trânsito e sensores de qualidade de água e ar, sendo que os objetos devem ser identificados com um nome único, sua posição e estado conhecidos, e devem ser acessíveis por meio de redes móveis.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 35
A legibilidade diz respeito às características que possam dificultar ou facilitar a leitura das informações textuais, como, por exemplo: brilho do caractere, contraste letra/fundo, tamanho da fonte, espaçamento entre palavras, espaçamento entre linhas, espaçamento de parágrafos, comprimento da linha, entre outros.
CYBIS, W.; BETIOL, A. H.; FAUST, R. Ergonomia e
Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. 
2. ed. São Paulo: Novatec Editora Ltda. 2010 (adaptado).

Acerca das características e importância da legibilidade, avalie as afirmações a seguir.

I. Em uma interface legível, o texto longo deve ser lido rapidamente e deve aparecer em letras maiúsculas e minúsculas misturadas naturalmente, com maiúsculas no início de frases e nomes próprios.

II. Os textos longos devem ser apresentados em linhas com menor comprimento possível e com o mínimo contraste efetivo com o fundo.

III. O texto que deve ser lido por idosos ou pessoas com problemas de visão aparece em letras claras sobre um fundo escuro, pois, para esse público, o fundo brilhante pode ofuscar completamente as letras escuras.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


COMENTÁRIOS

Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,85,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,2,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,11,Exercícios de Português,9,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,1639,Questões da OBMEP,29,Questões de Biologia,32,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,44,Questões de Física,25,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,34,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,208,Questões de Português,132,Questões de Química,36,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões do Enade,676,Questões do Enem,304,
ltr
item
Meus Exercícios: ENADE 2021: Sistemas de informação (bacharelado) com Gabarito
ENADE 2021: Sistemas de informação (bacharelado) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiknUOZwNd74X9cAq0bPYoH3LbruKifzQGvszQkq3bWmuygpqHIq5D-Ilv9KBlKzgWMpVEQNZoV31TuY9u1V3oeQ4Rhg4eWyfGJDOyW1OlLdugt8Ov09W5HL5q6U_c2noZoBEtXK2SKiVgDMDPAxoPW1kQCvwxJnzb1m-q0LVIGsZeb6cdN5HdYJtRw=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEiknUOZwNd74X9cAq0bPYoH3LbruKifzQGvszQkq3bWmuygpqHIq5D-Ilv9KBlKzgWMpVEQNZoV31TuY9u1V3oeQ4Rhg4eWyfGJDOyW1OlLdugt8Ov09W5HL5q6U_c2noZoBEtXK2SKiVgDMDPAxoPW1kQCvwxJnzb1m-q0LVIGsZeb6cdN5HdYJtRw=s72-c
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/12/enade-2021-sistemas-de-informacao-bacharelado-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/12/enade-2021-sistemas-de-informacao-bacharelado-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo