ENADE 2021 - QUESTÃO 26 TEXTO I Diante do impacto e da pressão modernizadora de inspiração estrangeira, são três as respostas dos regionalis...
ENADE 2021 - QUESTÃO 26
TEXTO I
Diante do impacto e da pressão modernizadora de inspiração estrangeira, são três as respostas dos regionalistas: aceitação absoluta das novas formas literárias; a rigidez cultural, que rejeita toda novidade estética; e o que Rama define como ‘plasticidade cultural’ de uma produção literária, que integra as novas estruturas formais sem recusar as próprias tradições. Esta proposta é o que ele vai chamar de literatura de transculturação.
REIS, L. de F. Transculturação e Transculturação Narrativa.
In: FIGUEIREDO, E. Conceitos de Literatura e Cultura. 2 ed.
Niterói. EDUFF; Juiz de Fora: EDFJF, 2010, p. 470 (adaptado).
TEXTO II
Eu só boto bebop¹ no meu samba
Quando Tio Sam tocar um tamborim
Quando ele pegar
No pandeiro e no zabumba.
Quando ele aprender
Que o samba não é rumba.
Aí eu vou misturar
Miami com Copacabana.
Chiclete eu misturo com banana,
E o meu samba vai ficar assim:
Tururururururi bop-bebop-bebop
Tururururururi bop-bebop-bebop
Tururururururi bop-bebop-bebop
Eu quero ver a confusão
Tururururururi bop-bebop-bebop
Tururururururi bop-bebop-bebop
Tururururururi bop-bebop-bebop
Olha aí,o samba-rock,meu irmão
É, mas em compensação,
Eu quero ver um boogie-woogie²
De pandeiro e violão.
Eu quero ver o Tio Sam
De frigideira
Numa batucada brasileira.
GOMES, J.; GORDURINHA. Chiclete com banana.
Intérprete: Jackson do Pandeiro.
In: Jackson do Pandeiro. Rio de Janeiro: Columbia, 1959.
¹Bepop: gênero musical norte-americano
²Boogie-woogie: estilo de blues
A partir dos textos apresentados, é correto afirmar que
A) na letra da canção, o eu lírico, ao afirmar que vai misturar Miami com Copacabana demonstra uma postura de plena alienação do processo de produção de sentidos culturais, caracterizada pela aceitação absoluta da estética que lhe é apresentada.
B) na letra da canção, o eu lírico está ressignificando elementos culturais e artísticos, a partir do questionamento do intercâmbio cultural entre as culturas brasileira e americana, pela integração dos elementos exteriores aos próprios de sua tradição.
C) na canção, o eu lírico assume a condição de reprodutor da cultura americana, não exigindo qualquer contrapartida desta, ou seja, uma mera apropriação das determinações culturais exteriores.
D) no texto teórico identifica-se uma alusão à produção de sentidos no processo de intercâmbio cultural, enquanto que na letra da canção há uma abordagem à temática da colonização na modernidade, era distante do que se propõe pelo conceito de transculturação.
E) no texto teórico, propõe-se, pelo conceito de transculturação, um sujeito ativo no processo de apropriação de elementos culturais, caracterizada pela plasticidade cultural; ideia essa negada pela canção, no verso “Eu quero ver a confusão”.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
B) na letra da canção, o eu lírico está ressignificando elementos culturais e artísticos, a partir do questionamento do intercâmbio cultural entre as culturas brasileira e americana, pela integração dos elementos exteriores aos próprios de sua tradição.
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