ENADE 2021 - QUESTÃO 19 TEXTO I Sete anos de pastor Jacó servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela, E a...
ENADE 2021 - QUESTÃO 19
TEXTO I
Sete anos de pastor Jacó servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
Mas não servia ao pai, servia a ela,
E a ela só por prêmio pretendia.
Os dias, na esperança de um só dia,
Passava, contentando-se com vê-la;
Porém o pai, usando de cautela,
Em lugar de Raquel lhe dava Lia.
Vendo o triste pastor que com enganos
Lhe fora negada a sua pastora,
Como se não tivera merecida,
Começa de servir outros sete anos,
Dizendo: Mais servira, se não fora
Para tão longo amor tão curta a vida!
CAMÕES, L. de. Luís de Camões, Lírica completa, Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda.
Prefácio e notas de Maria de Lurdes Saraiva. 3 vols., 1980-1981.
TEXTO II
“Depois disse Labão a Jacó: _ Porque tu és meu irmão, hás de servir- me de graça? Declara-me qual será o teu salário. E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Léia, e o nome da menor Raquel. Léia porém tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista. E Jacó amava a Raquel, e disse: _ Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor. Então disse Labão: _ Melhor é que eu ta dê, do que a de a outro varão; fica comigo. Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito que a amava.
E disse Jacó a Labão: _ Dá-me minha mulher, porque juntos meus dias são cumpridos para que eu entre a ela. Então ajuntou Labão a todos os varões daquele lugar, e fez um banquete. E aconteceu à tarde, que tomou Léia, sua filha, e trouxe-lha. E entrou a ela. E Labão deu sua serva Zilpa a Léia sua filha, por serva. E aconteceu pela manhã ver que era Léia; pelo que disse a Labão; _ Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que pois me enganaste? E disse Labão: _ Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos servires comigo. E Jacó fez assim e cumpriu a semana desta: então lhe deu por mulher Raquel sua filha.”
GÊNESIS, 29: 9-28. Bíblia Sagrada. Trad. Domingos Zamagna. Petrópolis: Vozes, 1982.
Considerando os textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Camões inova na arte de escrever ao utilizar em seus textos o princípio clássico da imitação, a qual não consiste apenas em transcrever o texto imitado, mas possibilita Camões reinventar o texto.
II. Camões se vale da passagem bíblica na construção do soneto transcrito e a intertextualidade é constituída de valores religiosos e cristãos, com intenção religiosa, em uma busca constante dos valores plenos.
III. Camões parte do texto bíblico, respeita a essência e o contexto histórico específico, e o transforma em um poema lírico de alta qualidade estética e literária.
IV. Camões, ao transformar o texto bíblico em um poema lírico amoroso, abranda o comportamento de Labão, supervalorizando o amor de Jacó por Raquel e transformando o texto narrativo em arte literária.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
D) I, III e IV.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: