ENADE 2021 - QUESTÃO 14 Como seria doce viver entre nós, se a aparência externa fosse sempre a imagem das disposições do coração! Se a decên...
ENADE 2021 - QUESTÃO 14
Como seria doce viver entre nós, se a aparência externa fosse sempre a imagem das disposições do coração! Se a decência fosse a virtude, se nossas máximas nos servissem de regras e a verdadeira filosofia fosse inseparável do nome do filósofo! Mas tantas qualidades raramente vão juntas, e a virtude não marcha com tanta pompa. A riqueza dos trajes pode anunciar um homem de gosto; o sadio e robusto se faz reconhecer por outras marcas; é sob a roupa rústica de um camponês, e não sob o ornamento dourado, que serão encontrados a força e o vigor do corpo. O traje não é menos estranho à virtude do que a força ao vigor da alma.
ROUSSEAU, J. J. Discurso sobre as ciências e as artes. Trad. Maria das
Graças de Souza. Brasília: UnB, 2020, p. 39 (adaptado).
Considerando o texto apresentado e o contexto filosófico da obra de Rousseau, avalie as afirmações a seguir.
I. Segundo sua crítica, as sociedades do século XVIII abriram mão do luxo e da aparência e seus indivíduos vivem plenamente conscientes de si.
II. Rousseau expressa a concepção de que a verdadeira virtude é simples, podendo ser alcançada pela autorreflexão capaz de despojar o eu das paixões viciosas.
III. A virtude é aquela que se estabelece no âmbito de um eu puro, consciente de si, e não a que se forma em torno da fama e do nome.
IV. O texto pode ser lido em sintonia coma tese do “bom selvagem”, segundo a qual o homem é bom por natureza e que é a sociedade que o corrompe.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link
dessa página e envie sua resolução
clicando AQUI!
GABARITO:
E) II, III e IV.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: