ENADE 2021 - QUESTÃO 21 • assistir verbo transitivo indireto 1. Estar presente a determinado evento; comparecer: “chorava sempre que se como...
ENADE 2021 - QUESTÃO 21
• assistir
verbo transitivo indireto 1. Estar presente a determinado evento; comparecer: “chorava sempre que se comovia.
Às vezes no teatro, assistindo à representação”.
verbo transitivo indireto 2. Presenciar determinado fato ou ocorrência; observar, testemunhar:
“E a mísera, sem opor uma palavra, assistia ao despejo acocorada na rua”.
verbo transitivo indireto 3. Acompanhar e assessorar alguém no desempenho de suas atividades, missão ou tarefa: Ela assiste a um deputado estadual.
verbo transitivo indireto 4. Prestar ajuda ou assistência a; ajudar, socorrer: Dona Matilde sempre assiste às pessoas necessitadas.
verbo transitivo direto e verbo transitivo indireto 5. Dar assistência a; zelar por pessoa doente:
O enfermeiro assiste mais de vinte doentes todos os dias. Joana, sempre zelosa, assiste ao avô doente com muito carinho.
ETIMOLOGIA lat. assistere.
• beber
verbo transitivo direto e verbo intransitivo 1. Ingerir líquidos: “A mulata convidou-os logo a comer um bocado e beber um trago. A proposta foi aceita alegremente”. João come e bebe demais.verbo intransitivo 2. Ter o hábito de consumir bebida alcoólica; embriagar-se: “Cá de fora sentia-se perfeitamente o prazer que aquela gente punha em comer e beber à farta, com a boca cheia, os beiços envernizados de molho gordo”. Bebe sempre e torna-se inconveniente.
ETIMOLOGIA lat. bibere.
MICHAELIS, Dicionário. Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa.
Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/.
Acesso em: maio 2020 (adaptado).
Considerando o papel dos dicionários como repositório dos usos que podem ser feitos da língua, avalie as afirmações a seguir.
I. O verbete de “assistir” registra adequadamente o emprego desse verbo nas diversas variantes do português brasileiro, uma vez que, no sentido de comparecer a eventos ou vê-los, tal verbo é usado necessariamente com a preposição a, não podendo ser submetido à passivização.
II. O verbete do verbo “beber” registra adequadamente o processo de destransitivização desse verbo, o qual pode indicar uma referência tanto a ações rotineiras inespecíficas quanto ao fato de que o complemento omitido do verbo, no caso, a bebida, é visto de forma negativa.
III. Os verbetes de ambos os verbos demonstram a correspondência de um para um entre regência e significado, sendo que, para cada regência específica de um dado verbo, haverá, necessariamente, um e apenas um significado possível.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link
dessa página e envie sua resolução
clicando AQUI!
GABARITO:
B) II, apenas.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: