ENADE 2021 - QUESTÃO 22 – Que falta fazem aqueles dois troca-línguas. Não pensei que fosse sentir tanto. – Deveras? Isso mostra que tinham p...
ENADE 2021 - QUESTÃO 22
– Que falta fazem aqueles dois troca-línguas. Não pensei que fosse sentir tanto.
– Deveras? Isso mostra que tinham prestança.
– Exato. Mas saírem assim. De sopetão, como negros fugidos.
– Ficaram devendo? Carregaram petrechos alheios?
– Que eu saiba, não.
– Então qual é a queixa? O mundo é grande e formoso, e a vida da gente é curta. Quem finca os pés num lugar e não arreda mais, acaba virando estaca. O senhor não acha?
– Eu? Não acho nem desacho, pesar de ter zanzado muito eu mesmo. – Ele pensou, olhando para dentro do forno do cachimbo, parece que procurando inspiração para nova investida. E voltou à carga. – Então a senhora não sente a falta deles.
– Olha, seu Joaquim. Falta de alguém eu já senti muito, porém foi de minha mãe. Mas faz tanto tempo que perdi ela, que já me acostumei. Hoje em dia só sinto falta é de um fuminho cheiroso quando não tenho, de um pedaço de toicinho pra temperar um feijão, de um punhadinho de açúcar pra temperar um café, essas coisas miúdas que a gente aprende a apreciar e cujas aprende também a abrir mão quando vasqueiam. Agora me diga uma coisa, seu Joaquim. Em que parte a falta daqueles dois está fazendo pisadura no senhor?
– Em parte nenhuma, ora essa. É que a gente já tinha se acostumado com eles, e achei esquisito eles terem ido embora sem dizer até-um-dia.
VEIGA, J. J. A casca da serpente. 7. ed.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003, p. 128.
Considerando a linguagem singular representada na fala dos personagens do texto e característica da variedade regional do português do Sertão do Nordeste, avalie as afirmações a seguir.
I. Prestança, no segundo parágrafo, e fazendo pisadura, no oitavo parágrafo, são ocorrências de léxico característico da variedade regional empregada pelos personagens desse texto.
II. A construção sintática perdi ela, no oitavo parágrafo, em que o pronome ela exerce função de objeto direto, é marca específica dessa variedade diatópica.
III. A aférese, metaplasmo que provocou a queda do fonema inicial da locução conjuntiva “apesar de” (pesar de), no sétimo parágrafo, é um processo fonológico sistemático na fala dos sertanejos.
IV. O emprego do pronome cujas, no oitavo parágrafo, é um exemplo de uso, pela personagem, da norma padrão da língua.
É correto apenas o que se afirma em
A) I.
B) IV.
C) I e III.
D) II e III.
E) II e IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link
dessa página e envie sua resolução
clicando AQUI!
GABARITO:
A) I.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: