Exercício de Física (Questões ITA 2022) com Gabarito

Exercício de Física (Questões ITA 2022) com Gabarito FÍSICA ITA 2022 - QUESTÃO 01 Em 2019, no 144° aniversário da Convenção do Metro, as uni...
ITA
Exercício de Física (Questões ITA 2022) com Gabarito

FÍSICA

ITA 2022 - QUESTÃO 01
Em 2019, no 144° aniversário da Convenção do Metro, as unidades básicas do SI foram redefinidas pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas (BIPM). A seguir, são feitas algumas afirmações sobre as modificações introduzidas pela redefinição de 2019.

1. São apenas sete as constantes da natureza definidas como exatas, a saber: a velocidade da luz (c), a frequência de transição de estrutura hiperfina do  Césio-133 (ΔvCs), a constante de Planck (h), a carga elementar (e), a constante de Boltzmann (kB), o número de Avogrado (NA) e a eficácia luminosa da radiação monocromática na frequência de 540 THz (Kcd).

2. São apenas seis as constantes da natureza definidas como exatas, a saber: a velocidade da luz (e), a constante de Planck (h), a carga elementar (e), a constante de Boltzmann (kB), o número de Avogrado (NA) e a eficácia luminosa da radiação monocromática na frequência de 653 THz (Kcd).

4. O protótipo de platina e irídio, conservado como padrão do kg, tornou-se obsoleto e o quilograma passou a ser definido apenas em termos de constantes fundamentais exatas.

8. As sete unidades básicas na redefinição do SI são: segundo, metro, quilograma, coulomb, mol, Kelvin e candela.

Assinale a alternativa que contém a soma dos números correspondentes às afirmações verdadeiras.

a) 2
b) 5
c) 8
d) 10
e) 13


ITA 2022 - QUESTÃO 02
A bola A, de massa m, é liberada a partir do repouso de um edifício exatamente quando a bola B, de massa 3m, é lançada verticalmente para cima a partir do solo. As duas bolas colidem quando a bola A tem o dobro da velocidade de B e sentido oposto. O coeficiente de restituição da colisão é dado por e = 0,5.

Determine a razão das velocidades, |vA/vB|, logo após o choque.

a) 0
b) 1
c) 5
d) 11
e) 13


ITA 2022 - QUESTÃO 03
Uma ponte levadiça uniforme com peso P e comprimento L é sustentada por uma corda vertical na sua extremidade B, que pode sustentar uma tensão máxima de 1,5 P. A ponte é articulada no ponto fixo A

Um homem de peso Ph começa a subir a ponte a partir do ponto A até causar o rompimento da corda.


Assinale a alternativa que contém a distância percorrida pelo homem ao longo da ponte.

a) PL/Ph
b) PhL/P
c) PL/Ph
d) 2PL/Ph
e) 3PL/Ph


ITA 2022 - QUESTÃO 04
Um garoto de massa m desliza sobre um escorregador de superfície lisa e com raio de curvatura constante dado por R. O platô superior de onde o menino inicia a sua descida encontra-se à altura H do chão.

Calcule a reação normal de contato que a rampa exerce sobre o garoto no instante iminentemente anterior à chegada aproximadamente horizontal dele ao chão.










ITA 2022 - QUESTÃO 05
Em seu experimento para medir a constante gravitacional G, Henry Cavendish utilizou uma balança de torção composta por uma haste leve e longa, de comprimento L, com duas massas m em suas extremidades, suspensa por um fio fixado ao seu centro.

Dois objetos de massa M foram aproximados às extremidades da haste, conforme mostra a figura abaixo, de tal forma que a haste sofreu um pequeno ângulo de deflexão Δφ a partir da posição inicial de repouso, e foi medida a distância b entre os centros das massas m e M mais próximos.

ita

Quando torcido de um ângulo φ, o fio gera um torque restaurador T = –kφ. Determine a expressão aproximada de G, em termos dos parâmetros do sistema.



ITA 2022 - QUESTÃO 06
Um fluido de densidade ρ1, incompressível e homogêneo, move-se por um tubo horizontal com duas secções transversais de áreas A1 e A2 = kA1, em que k é uma constante real positiva menor que 1.

Um elemento de volume de fluido entra no tubo com velocidade v1 na região onde a secção transversal de área é A1 e sai através da outra extremidade.

O estreitamento do tubo acontece em um curto intervalo de comprimento, muito menor do que o seu comprimento total. 

Assinale a alternativa que contém a diferença de pressão do fluido entre os pontos de entrada e saída do tubo.









ITA 2022 - QUESTÃO 07
No laboratório de mecânica, carrinhos de massas M e 2M são unidos por uma mola elástica ideal e oscilam livremente em um plano liso com período T.

A seguir, o sistema é comprimido contra uma parede por uma força F atuando sobre a massa M, conforme ilustra a figura abaixo. Nessa situação, a mola é sujeita a uma compressão l com respeito ao seu comprimento natural. Em um determinado instante, a massa M é liberada e o sistema entra em movimento.


Assinale a alternativa que contém a máxima velocidade atingida pelo centro de massa no movimento subsequente.








ITA 2022 - QUESTÃO 08
Um pesquisador mergulha uma lâmina bimetálica de latão e ferro de 5 cm de comprimento, 0,3 mm de espessura e perfeitamente plana a 20°C em um fluido para estimar a sua temperatura. Um feixe de laser incide sobre a extremidade superior da lâmina, como mostra a figura abaixo.

A extremidade inferior é mantida fixa e sempre vertical. A lâmina bimetálica encontra-se à distância  d = 20,0 cm de uma das paredes do recipiente, atravessada pelo feixe no ponto P1. O laser reflete na extremidade da lâmina bimetálica e volta a incidir sobre a mesma parede no ponto P2, distante L = 11,4 cm do ponto P1.

As lâminas superpostas têm a mesma espessura, o coeficiente de dilatação linear do latão é igual a α1 = 18 x 10⁻⁶K⁻¹ e do ferro igual a α2 = 2 x 10⁻⁶K⁻¹.


Assinale a alternativa que apresenta o intervalo contendo a melhor estimativa da temperatura do fluido.

a) 30°C ≤ T ≤ 80°C
b) 80°C ≤ T ≤ 130°C
c) 130°C ≤ T ≤ 180°C
d) 180°C ≤ T ≤ 230°C
e) 230°C ≤ T ≤ 280°C


ITA 2022 - QUESTÃO 09
Muitos instrumentos musicais, como o piano, geram sons a partir da excitação de cordas com extremidades fixas.

Ao pressionar uma tecla do piano, um dispositivo mecânico percute uma corda tensionada, produzindo uma onda sonora. O som produzido pelo piano em um determinado instante de tempo é captado e a sua decomposição espectral é fornecida no gráfico a seguir, à respeito do qual são feitas três sentenças.

I. Para gerar um espectro sonoro dessa natureza é necessário acionar 5 teclas do piano.

II. A velocidade de propagação de cada nota no ar é proporcional à sua frequência característica.

III. A frequência fundamental da corda, sujeita a uma tensão T, é inversamente proporcional à sua densidade linear de massa.


Assinale a alternativa correta.

a) As sentenças I, II e III são falsas.

b) Apenas a sentença I é verdadeira.

c) Apenas a sentença II é verdadeira.

d) Apenas a sentença III é verdadeira.

e) Apenas as sentenças I e II são verdadeiras.


ITA 2022 - QUESTÃO 10
Uma lente delgada convergente, com distância focal de  5 cm, é alinhada à frente de um espelho côncavo, de distância focal de 2 cm, de forma a compartilhar o mesmo eixo óptico. Seja x = 0 a posição do vértice do espelho e x = 8 cm a posição da lente.

Quais as posições entre os elementos ópticos em que se pode colocar um objeto de forma que nenhuma imagem seja formada na região x > 8 cm?

a) 0 cm ≤ x ≤ 2,67 cm
b) 3 cm ≤ x ≤ 6 cm
c) 3 cm ≤ x ≤ 8 cm
d) 5 cm ≤ x ≤ 8 cm
e) 6 cm ≤ x ≤ 8 cm


ITA 2022 - QUESTÃO 11
Considere uma montagem de um experimento de dupla fenda de Young, na qual as fendas estão afastadas de  d = 2,0 mm e são iluminadas por luz azul (λ = 480 nm) e amarela (λ’ = 600 nm) de mesma intensidade.

O padrão de difração resultante é projetado sobre um anteparo localizado a 5,0 m das fendas. A que distância, contada a partir da região brilhante central, uma franja verde pode ser observada no anteparo.

a) 1,2 mm
b) 1,5 mm
c) 6,0 mm
d) 9,0 mm
e) Não é possível observar uma franja verde a partir desse arranjo experimental.


ITA 2022 - QUESTÃO 12
Considere o movimento de um objeto de massa m = 1,0 g, positivamente carregado, com carga q = 20,0 μC, na presença do campo gravitacional da superfície terrestre, g, e de um campo eletromagnético dado por


em que B = 1,00 T, Ex = 100 N/C e Ez = 800 N/C. O eixo z corresponde à direção vertical para cima. Sabendo que a partícula partiu da origem do sistema de coordenada com velocidade  escrita em termos de suas componentes paralela e perpendicular a  ou seja,  sendo vII = 2,0 m/s e   = 1,0 m/s, calcule o tempo necessário para ela atingir a posição z = 1,0 m.

a) 0,33s
b) 0,66s
c) l,00s
d) l,33s
c) l,66s


ITA 2022 - QUESTÃO 13
Considere um octaedro regular cujos vértices estão todos ligados por capacitores idênticos de capacitância C.

Cada par de vértices, vizinhos ou não, está ligado por um capacitor. Calcule a capacitância equivalente entre dois vértices vizinhos do sólido.

a) C
b) 2 C
c) 3 C
d) 8 C/3
e) 8 C


ITA 2022 - QUESTÃO 14
Considere um solenoide muito longo com n1 voltas por unidade de comprimento e raio a. Situado no lado externo do solenoide, há outro solenoide de comprimento L, com n2 voltas por unidade de comprimento e raio b (b > a).

Metade do solenoide externo possui resistividade ρ1 e a outra metade ρ2. Os fios que compõem o solenoide possuem uma área transversal A e seus terminais estão ligados em curto. A corrente que passa pelo solenóide interno varia linearmente com o tempo, I = I0t.


Desprezando a auto-indutância dos solenoides, a corrente induzida no solenóide externo pode ser escrita por









ITA 2022 - QUESTÃO 15
A energia produzida pelo Sol é resultante de reações de fusão nuclear de conversão de hidrogênio em hélio. São convertidas em radiação eletromagnética a cada segundo 4,3 milhões de toneladas. Essa energia pode ser parcialmente convertida em energia elétrica em painéis solares na superfície da Terra com rendimento da ordem de 25%.

Sabendo que a potência elétrica média consumida no Brasil é de 54 GW, estime a área que precisaria ser coberta por painéis solares para atender a demanda energética nacional. Despreze perdas de armazenamento e transmissão de energia, assim como efeitos da interação entre a luz e a atmosfera.

a) 21 km²
b) 320 km²
c) 4.800 km²
d) 52.000 km²
e) 680.000 km²


Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício de Física (Questões ITA 2022) com Gabarito
Exercício de Física (Questões ITA 2022) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhiahrRsO8F3epMA-G3b9K27DPGXi6p7CdJWSwA5UP8gl07eKSyb2ekzoQqvks4d1sx5W2nLf7LvSyghE9smE0lLspfOHq0qJMg_O_r1gcjsSIWYpZj5vVEHqZKPyOeWWK-jw-OWxgtc3EV2yxBv47Vg4HIwkaw0JQDx1CPH7d223uAh4LmiY6ge1qc=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhiahrRsO8F3epMA-G3b9K27DPGXi6p7CdJWSwA5UP8gl07eKSyb2ekzoQqvks4d1sx5W2nLf7LvSyghE9smE0lLspfOHq0qJMg_O_r1gcjsSIWYpZj5vVEHqZKPyOeWWK-jw-OWxgtc3EV2yxBv47Vg4HIwkaw0JQDx1CPH7d223uAh4LmiY6ge1qc=s72-c
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/11/exercicio-de-fisica-questoes-ita-2022-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/11/exercicio-de-fisica-questoes-ita-2022-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo