ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 03 É difícil não reagir a suas obras – manter-se impassível diante de um cemitério de árvores com carvão no ...
ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 03
É difícil não reagir a suas obras – manter-se impassível diante de um cemitério de árvores com carvão no chão.
Frans atazana a todos com relação à maneira como o brasileiro trata sua terra. Incomoda-se com o Brasil-de-arame-farpado, em que o proprietário (ou ocupante) se sente o dono das árvores, das águas, dos bichos. Não compreende por que o brasileiro primeiro precisa desmatar para dizer que é dono. O artista prefere o caminho da denúncia, do grito, do pedido de socorro. Cada escultura, cada fotografia, cada discurso é um manifesto, um protesto, um “soco no estômago”, como gosta de comentar – é a revolta e o inconformismo.
Frans rarefaz a fronteira entre a natureza e a cultura, obrigando-nos a novos posicionamentos, a que criemos nossos próprios manifestos, como templos internos. Para o artista, a arte deve se posicionar, engajar-se, jamais ausentar-se da luta pelo reconhecimento da natureza.
FILHO, J. M. O manifesto do artista brasileiro Frans Krajcberg. Carta Capital. Agência Envolverde Jornalismo, 1º maio 2020. Disponível em:
https://envolverde.cartacapital.com.br/o-manifesto-artista-brasileiro-frans-krajcberg/. Acesso em: 4 maio 2020 (adaptado).
Considerando esse contexto, faça o que se pede nos itens a seguir.
a) Discorra sobre o potencial da obra de arte no ensino das Artes Visuais para o debate de diferentes questões socioambientais e culturais, abordando a obra de Frans Krajcberg e as imagens apresentadas. (valor: 5,0 pontos)
b) Explicite que aspectos o professor de Artes Visuais, em uma perspectiva interdisciplinar, pode explorar em uma discussão sobre meio ambiente. (valor: 5,0 pontos)
PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: