ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - BACHARELADO Uma marca central da perspectiva sociológica no estudo de populações é a incorporação da variabilidad...
ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - BACHARELADO
Uma marca central da perspectiva sociológica no estudo de populações é a incorporação da variabilidade entre os indivíduos ou coletividades que as compõem. Essa é uma ideia muito simples, que fica evidente quando olhamos para as diferenças físicas, de personalidade ou na história de vida dos indivíduos, ou as distinções entre qualquer outra unidade de análise: famílias, escolas, empresas, cidades, países etc.
Diante da variabilidade fundamental entre os indivíduos ou as unidades, temos que reconhecer o caráter probabilístico dos fatos que descrevemos e explicamos. O raciocínio probabilístico é uma consequência direta do trabalho com a variabilidade, e não é uma marca meramente técnica ou metodológica, mas epistemológica, uma vez que toda noção de causalidade implícita nos raciocínios sobre populações incorpora necessariamente a imprevisibilidade e rejeita explicitamente qualquer sugestão determinística como forma cientificamente viável de explicação no âmbito da Sociologia e das Ciências Sociais.
RIBEIRO, C. A. C. Sociologia como ciência das populações: contribuições
de Carlos Hasenbalg e Nelson do Valle Silva no Brasil.
BIB, São Paulo, n. 86, v. 2, p. 7-35, 2018 (adaptado).
Considerando as informações do texto, assinale a opção correta acerca do debate sobre o uso de metodologias quantitativas nas Ciências Sociais.
A) Os bancos de dados e programas estatísticos como o R, SPSS ou STATA, por se basearem em metodologias determinísticas nas Ciências Sociais, apresentam limitações quando o objetivo é encontrar regularidades sociais.
B) O trabalho com a variabilidade e o raciocínio probabilístico buscam anular a imprevisibilidade dos fenômenos sociais.
C) O principal objetivo da pesquisa sociológica, segundo a abordagem das populações, é descrever e explicar os eventos singulares, relativos a grupos específicos.
D) A incorporação de técnicas de pesquisa das ciências estatísticas permite investigar estruturas complexas de regularidades populacionais que vêm se tornando objeto de explicação sociológica.
E) As técnicas para manipulação de grandes bases de dados (Big Data) substituem a amostragem probabilística para representar a população em pesquisas sociológicas.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link
dessa página e envie sua resolução
clicando AQUI!
GABARITO:
D) A incorporação de técnicas de pesquisa das ciências estatísticas permite investigar estruturas complexas de regularidades populacionais que vêm se tornando objeto de explicação sociológica.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: