Sabe-se que muito embora a motivação seja considerada um aspecto intrínseco, alguns fatores podem ser aplicados ao desenho do trabalho indiv...
Sabe-se que muito embora a motivação seja considerada um aspecto intrínseco, alguns fatores podem ser aplicados ao desenho do trabalho individual em busca do aumento da produtividade e satisfação do empregado. Um deles é:
(A) A redução das responsabilidades do empregado no cargo em que ocupa.
(B) O reconhecimento das necessidades de segurança, que se relacionam com o desenvolvimento máximo do potencial de cada empregado.
(C) a autonomia para executar as atividades, que é uma das necessidades de segurança do empregado.
(D) A manutenção sistemática das atividades, uma vez que as pessoas preferem não mudar a natureza das tarefas que executam.
(E) A expansão do cargo por intermédio de novas tarefas para aumentar o desafio das pessoas.
RESOLUÇÃO:
A motivação no trabalho é um sentimento que move a vontade de estar em um determinado emprego, ou seja, é o desejo diário de cumprir todas as metas e entregar os resultados estipulados.
A satisfação é uma percepção do profissional em relação ao que ele espera do seu trabalho e o aquilo que está recebendo em troca, como um ambiente de trabalho positivo, iniciativas que cuidem da sua saúde mental, salário compatível com o mercado, benefícios e outros.
As empresas começaram a perceber que os funcionários motivados e satisfeitos são mais produtivos e entregam melhores resultados. Então é preciso criar estratégias que irão colaborar pela motivação e satisfação dos seus funcionários. Esses sentimentos dos profissionais impactam o desempenho no trabalho, gerando resultados negativos quando estão desmotivados ou insatisfeitos.
Resumidamente, as empresas que geram mais oportunidades, criam um ambiente mais inclusivo, promovem o bem-estar mental, físico e financeiro, entre outras atitudes, possuem colaboradores mais motivados, satisfeitos e engajados.
Assim,
na alternativa "A manutenção sistemática das atividades, uma vez que as pessoas preferem não mudar a natureza das tarefas que executam" a repetição de uma atividade não proporciona a motivação da força de trabalho.
Na alternativa "O reconhecimento das necessidades de segurança, que se relacionam com o desenvolvimento máximo do potencial de cada empregado" e "a autonomia para executar as atividades, que é uma das necessidades de segurança do empregado" são níveis básicos da hierarquia de Maslowm, assim não são garantia de satisfação e motivação.
E em "A redução das responsabilidades do empregado no cargo em que ocupa", produz um destímulo ao motivação do empregado.
Logo a altenativa "A expansão do cargo por intermédio de novas tarefas para aumentar o desafio das pessoas." está correta.
GABARITO:
(E) A expansão do cargo por intermédio de novas tarefas para aumentar o desafio das pessoas.
PRÓXIMA QUESTÃO: