O Índice de Desenvolvimento Humano IDH foi criado em 1990 com o objetivo de fornecer informações para que o Estado possa investir em polític...
O Índice de Desenvolvimento Humano IDH foi criado em 1990 com o objetivo de fornecer informações para que o Estado possa investir em políticas públicas voltadas para o ser humano.
Dessa forma, o IDH é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano em desenvolvidos, em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Trata-se de uma medida que sintetiza o desenvolvimento de um país, estado, município ou região.
Pode-se afirmar que o IDH
(A) baseia-se no salário médio da população e em seu grau de escolaridade.
(B) corresponde ao produto interno bruto per capita.
(C) é variável numa escala de 0 (zero) a 5 (cinco).
(D) é calculado com base na taxa de mortalidade infantil.
(E) utiliza-se de três dimensões básicas: renda, educação e saúde.
RESOLUÇÃO:
O desenvolvimento econômico deve ser entendido como um processo que engloba o crescimento de longo prazo da renda per capita, a melhoria nas condições de vida da população e a criação de um ambiente social que minimize a desigualdade na distribuição de renda, poder e oportunidades.
Um indicador muito utilizado para analisar o desenvolvimento econômico é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O IDH considera três variáveis: qualidade da educação, renda per capita, indicadores de saúde.
GABARITO:
(E) utiliza-se de três dimensões básicas: renda, educação e saúde.
PRÓXIMA QUESTÃO: