Exercício sobre Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional com Gabarito

Exercício sobre Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional com Gabarito QUESTÃO 01 Cientista ensina como ter sucesso no trabalho ao con...

Exercício sobre Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional com Gabarito

QUESTÃO 01
Cientista ensina como ter sucesso no trabalho ao controlar distração digital

Não há dúvidas de que as redes sociais e outras ferramentas [aviso de mensagem no WhatsApp] de comunicação digital facilitem a vida moderna. O problema é que ascensão e a onipresença dessas ferramentas [alerta de marcação em foto no Facebook] transformou em cacos a atenção de trabalhadores.

Quem afirma isso é o americano Cal Newport, cientista que estuda o impacto da tecnologia no trabalho. Seguindo a tendência das chamadas filosofias "_____", de tentar isolar as distrações da vida moderna, ele criou o "____________" (trabalho profundo, em tradução livre). [...]

Newport afirma que as redes sociais e a tendência geral à hiperconectividade estão prejudicando carreiras e impedindo o sucesso e a excelência profissional.

De modo geral, o cientista da computação diz que atividades superficiais na internet, como checar e-mails constantemente ou ver as atualizações na ________ de uma das inúmeras redes sociais existentes, tomam um tempo excessivamente grande em troca de muito pouco.

Segundo Newport, a tentativa de fazer muitas coisas ao mesmo tempo leva a um trabalho com menor valor agregado e facilmente replicável. Ele chama isso de "shallow work" (trabalho superficial).

Do outro lado, o "___________" seria a realização de atividades profissionais em estado de concentração, o que levaria as capacidades cognitivas ao limite e, consequentemente, produziria conhecimento, valor e resultados dificilmente replicáveis.

Uma das bases do pensamento de Newport é a questão da atenção residual. Segundo ele, à medida que alternamos entre atividades, uma parcela de nossa atenção permanece na tarefa original.

A ideia é partilhada por Dora Góes, psicóloga do Programa de Dependências Tecnológicas do Hospital das Clínicas da USP. "Essa história de cérebro multitarefa não existe. Se estou fazendo várias coisas, haverá foco maior em uma delas e as outras ficarão deficitárias. Mas achamos que damos conta".

O resultado disso, tanto para a psicóloga quanto para Newport, é uma menor capacidade para aprender novas coisas. "Isso interfere na nossa memória a longo prazo, na nossa concentração", afirma Góes. "A mente que está agitada entre um aplicativo e outro é muito diferente de uma que está concentrada lendo um texto mais profundo". [...]
(Folha de S. Paulo, 10 jan. 2017. Adaptado)

Assinale a alternativa em que as palavras preenchem as lacunas de forma satisfatória:

(A) Trabalho, deepwork, linha, deep work.
(B) Deep, deep work, timeline, trabalho.
(C) Deep, trabalho, linha, trabalho.
(D) Deep, trabalho, linha, timeline.
(E) Deep, deep work, timeline, deep work.

GABARITO. (A) Trabalho, deepwork, linha, deep work.

Resolução
A concentração e o trabalho focado, ou trabalho profundo recebe o nome de deep work. Esse nome que nada mais é que a tradução para o inglês de trabalho profundo, procura indicar quando realizamos um trabalho muito concentrado. Seu reverso é o Shallow work, ou trabalho raso que quer dizer um trabalho pouco focado.

QUESTÃO 02
Uma das recomendações dadas por grandes CEOs pela história é a capacidade de delegar suas tarefas a subordinados. Para que essa delegação seja bem sucedida é necessário que a pessoa que receberá as tarefas delegas sejam, entro outras características:
(A) Reconhecíveis e tenham a intensão e condições de realizar as atividades.

(B) Confiáveis e tenham a capacidade e condições de realizar as atividades.

(C) Confortáveis e tenham a capacidade e condições de realizar as atividades.

(D) Negociáveis e tenham a intenção e condições de realizar as atividades.

(E) Aceitáveis e tenham a capacidade e condições de realizar as atividades.

GABARITO. (B) Confiáveis e tenham a capacidade e condições de realizar as atividades.

Resolução
Ter subordinados confiáveis e com capacidade para executar as tarefas é muito importante para delegarmos as atividades com segurança. Mas independente dessas características encontradas nos subordinados, muitos gestores não confiam em seus subordinados. Essa questão é apontada como uma das maiores insatisfação entre subordinados, pois a delegação com um controle muito fino, micro gerenciamentos, provocam nos subordinados uma sensação de desconfiança. Ser aceitável, negociável ou reconhecível não são características buscadas para um subordinado eficaz.

QUESTÃO 03
Existem vários setores no mercado em relação aos produtos comercializados. Indique a afirmação incorreta em relação a eles:

(A) Uma loja de sapatos é parte do setor terciário.
(B) O setor primário é o mais antigo e tradicional.
(C) O setor de serviços é complementar ao setor primário e secundário.
(D) O fornecimento de luz faz parte do setor secundário.
(E) O setor secundário é o que mais emprega no Brasil.

GABARITO. (E) O setor secundário é o que mais emprega no Brasil.

Resolução
O setor terciário -ou de serviços- é aquele que emprega a mais pessoas no Brasil. É o setor que mais cresceu no mundo nas últimas décadas. Pense em todas as áreas comerciais, nos servidores da administração pública ou nos transportes, por exemplo. São muitas atividades dedicadas a oferecer serviços que, em muitos casos, são derivados dos bens produzidos no setor primário e secundário.

QUESTÃO 04
As transformações tecnológicas e sociais determinaram as grandes mudanças no mercado de trabalho ao longo da história. Indique qual afirmação é incorreta em relação a esse processo:

(A) Na maior parte da história da humanidade, o trabalho esteve focado no setor primário.

(B) A indústria 4.0 está vinculada à globalização.

(C) A Era do Conhecimento implica uma valorização da educação.

(D) Na Primeira Revolução Industrial a força física era a principal fonte produtiva.

(E) A figura do empregado se consolida na Segunda Revolução Industrial.

GABARITO. (D) Na Primeira Revolução Industrial a força física era a principal fonte produtiva.

Resolução
Pelo contrário, a Primeira Revolução Industrial trouxe a mecanização na produção. Anteriormente, quando as atividades agropecuárias e a extração mineira eram predominantes, a força física de cada indivíduo era fundamental. É por isso que o nascimento de um novo membro em uma família proporcionava uma vantagem competitiva. Já com a industrialização, os trabalhadores passaram a ter um papel complementar na produção dos bens.

QUESTÃO 05
Hoje, em nosso sistema financeiro nacional, existem diversos tipos e meios de pagamento disponíveis para o cidadão.

Cada tipo de meio de pagamento oferece vantagens e desvantagens. O meio de pagamento eletrônico que oferece como vantagem a inexistência de custos, a transferência instantânea dos valores e a inexistência de restrição de horário para utilização é:

(A) Cartão de crédito.
(B) Cartão de débito.
(C) DOC/TED.
(D) PIX.
(E) Pagamento com transferência de direitos.

GABARITO. (D) PIX.

Resolução
O pagamento eletrônico lançado pelo BCB em 2020 foi uma inovação nos sistema financeiro. Sendo uma operação sem custo, instantânea e sem limite de horário, rapidamente caiu no gosto dos brasileiros e ultrapassou as expectativas de adesão projetadas pelo BCB. Mesmo sendo bons produtos, os demais meios de pagamentos têm funções diferentes, sendo que o PIX foi introduzido muito mais para substituir o papel moeda que essa outras modalidades de pagamento.

QUESTÃO 06
"Forças naturais dentro de nós são as verdadeiras curas para as doenças". Essa é outra frase de Hipócrates, e a partir dela podemos entender que

(A) o corpo tem sistemas, como o imunológico, que se estimulados com exercício, por exemplo, são capazes de prevenir e mesmo curar doenças.

(B) Hipócrates emitiu essa opinião simplesmente com base em suas crenças e não lastreado em observações de inúmeros pacientes.

(C) os alimentos são o principal fator para curar as doenças.

(D) o médico grego defendia que consumir gorduras na dieta era uma forma de ser mais saudável.

(E) basta nos mantermos longe de acidentes que nossa saúde se manterá independentemente do que fizermos.

GABARITO. (A) o corpo tem sistemas, como o imunológico, que se estimulados com exercício, por exemplo, são capazes de prevenir e mesmo curar doenças.

Resolução
Existem sistemas fisiológicos (nervoso, endócrino e imunológico) responsáveis pela manutenção da saúde. Nesse sentido, a única alternativa que faz menção a esse conteúdo é a que foi assinalada como correta. Todas as outras não fazem menção aos sistemas.

QUESTÃO 07
Escrever - de preferência à mão - é uma das melhores formas de guardar uma informação no cérebro. Por isso, embora a leitura de textos teóricos seja importante, também é obrigatório elaborar um resumo do conteúdo com as suas próprias palavras, afirma o professor Nestor Távora, da LFG Concursos.
GASPARINI, Claudia. 6 técnicas de estudo poderosas
para concursos públicos. Exame - Revista Eletrônica.
Disponível em: https://exame.com/ciencia/6-tecnicas-de-estudo-
poderosas-para-concursos-publicos/. Acesso em: 8 Mar. 2021.

O uso de técnicas de estudo é importante para organizar o aprendizado dos conteúdos. Assinale a alternativa que contém uma técnica de estudo.

(A) Mapa mental.
(B) Elaborar um artigo.
(C) Memorização.
(D) Repetição.
(E) Decorar o conteúdo aprendido.

GABARITO. (A) Mapa mental.

Resolução
Técnicas de estudo são procedimentos facilitadores no âmbito acadêmico que visam melhorar os seguintes pontos: atenção, concentração e memória.

Dessa forma, a alternativa que indica uma técnica de estudo é Mapa mental. O mapa mental é uma ferramenta formada por temas que vão se conectando por linhas gerando diagramas. Isso é uma técnica mnemônica, ou seja, uma técnica que faz você lembrar o que fez, o que leu, de forma bastante rápida e eficiente, sendo assim uma excelente técnica de estudo que potencializa os três pontos de interesse: atenção, concentração e memória.

As outras alternativas não correspondem a técnicas de estudo. Memorização e decorar o conteúdo aprendido não são técnicas de estudo, são o objetivo das técnicas. Repetição e a escrita de um artigo também não são técnicas de estudo. A repetição não é capaz de melhorar os três objetivos das técnicas (atenção, concentração e memória). Já a escrita de um artigo envolve muito mais etapas do que o estudo do tema.

QUESTÃO 08
Administrar o tempo de forma adequada constitui-se em uma necessidade do século XXI. Entretanto, especialistas afirmam que boa parte da população organiza de forma inadequada seus horários e compromissos. Não é raro que tarefas cujo prazo está distante ou que não possuem um prazo definido sejam negligenciadas pelos indivíduos.

Uma das razões para isso é a tendência a dedicarmos maior atenção para atividades mais simples e com mais vantagens em curto prazo do que para outras, mais complexas e com benefícios obtidos somente a longo prazo. Dessa forma, organizar as responsabilidades imediatas e conciliar o tempo com os planos futuros é um desafio enfrentado por muitos adultos na atualidade.
OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; CARLOTTO, Rodrigo Carvalho;
TEIXEIRA, Marco Antônio Pereira; et al. Oficinas de Gestão do
Tempo com Estudantes Universitários. Psicologia: Ciência e
Profissão, v. 36, n. 1, p. 224-233, 2016. Disponível em: 
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932016000100224
&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 8 Mar. 2021.

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
(A) Atividades de curto prazo são sempre mais fáceis de fazer, por isso ignoramos as demais atividades de médio e longo prazo.

(B) Administrar o tempo pode ou não auxiliar na produtividade.

(C) O gerenciamento de tempo é um problema que não existe no século XXI.

(D) No século XXI a tendência é não ignorar nenhuma tarefa, independente de seu prazo.

(E) Administrar o tempo ajuda a organizar sua rotina, aumentando sua produtividade.

GABARITO. (E) Administrar o tempo ajuda a organizar sua rotina, aumentando sua produtividade.

Resolução
Administrar o tempo ajuda a organizar a rotina, aumentando a produtividade. A necessidade de organizar o tempo se tornou premissa básica atualmente. Administrar o tempo é saber o que é prioritário dentre as várias atividades da rotina. Estabelecer prioridades não é tão simples quanto parece e cumpri-las é mais desafiador ainda. Por isso, é preciso saber o quão importante é essa organização para a vida e o quanto ela irá permitir que a produtividade aumente. 

QUESTÃO 09
A área multidisciplinar de conhecimento que analisa o sistema nervoso para entender as bases biológicas do comportamento é chamada de

(A) Neuropsicologia.
(B) Neurociência.
(C) Neuroanatomia.
(D) Neurofisiologia.
(E) Neurologia.

GABARITO. (B) Neurociência.

QUESTÃO 10
O mapa conceitual ou mental é um recurso útil nos estudos e no processo de aprendizagem porque

(A) corresponde a uma exaustiva descrição de todos os pontos estudados.

(B) contribui para representar conceitos e organizar o conhecimento.

(C) desfaz as relações e ligações entre conceitos e aspectos do conteúdo estudado.

(D) representa graficamente conceitos de forma isolada.

(E) ajuda a ter uma visão compartimentada e isolada de cada ponto estudado.

GABARITO. (B) contribui para representar conceitos e organizar o conhecimento.

QUESTÃO 11
As reuniões são um dos momentos em que mais se perde tempo dentro do mundo corporativo. Diversos estudos apontam que esses desperdícios poderiam ser evitados com medidas simples. Muitas empresas têm adotado uma série de atitudes para reduzir esse desperdício de tempo. Assinale a alternativa que aponta exemplos de atitudes que provocam uma diminuição na perda de tempo em reuniões.
(A) Fazer reuniões com grandes introduções e apresentações; Fazer reuniões em pé, sem cadeiras.

(B) Fazer reuniões em pé, sem cadeiras; Fazer reuniões focadas e centrada nas discussões dos assunto.

(C) Fazer reuniões em pé, sem cadeiras; Fazer reuniões com apresentações centradas em power point.

(D) Procurar estender a reunião ao máximo, utilizando apresentações detalhadas; Fazer reuniões em pé, sem cadeiras.

(E) Fazer reuniões com grandes coffee-breaks; Fazer reuniões com apresentações centradas em power point.

GABARITO. (B) Fazer reuniões em pé, sem cadeiras; Fazer reuniões focadas e centrada nas discussões dos assunto.

Resolução
Na modernidade a percepção do desperdício de tempo com reuniões inúteis tem se tornado cada vez mais frequente. Essa percepção tem incomodado gestores e estudiosos, que têm procurado identificar meios para reduzir esses desperdícios. Uma das experiências que tem sido aplicadas são as reuniões em pé. Essa experiência procura evitar que as reuniões se estendam e se transformem em reuniões sociais em vez de reuniões de serviço. Outro ponto importante é que a reunião seja focada em um assunto, ou no máximo dois assuntos em sequência, evitando reuniões com pautas extensas e que levem a exaustão dos participantes. As demais escolhas estão incorretas pois apresentam afirmações que são recomendações do que não fazer em uma reunião.

QUESTÃO 12
(CESGRANRIO 2016) Uma das ferramentas de administração mais utilizadas é a matriz urgente-importante, também conhecida como matriz de Eisenhower. Um profissional de secretariado pode utilizar essa matriz para determinar quais tarefas devem ser feitas primeiramente. A prioridade é dada com base na análise dos graus de urgência e de importância de cada tarefa, sendo que o conceito de importância está associado à(ao)

(A) quantidade de pessoas envolvidas na realização da tarefa.

(B) contribuição de tal tarefa para o alcance de objetivos.

(C) custo financeiro envolvido na realização da tarefa.

(D) tempo em que tarefa está esperando para ser realizada.

(E) prazo para realização da tarefa.

GABARITO. (B) contribuição de tal tarefa para o alcance de objetivos.

Resolução
Na matriz de Eisenhower as tarefas são classificadas em função de duas variáveis, urgência, que está ligado ao tempo e importância que está ligado à contribuição da tarefa para o alcance dos objetivos propostos. Nesse caso ele está ligado a eficácia que a tarefa terá, mesmo que ela não seja a mais eficiente. As demais alternativas tratam de questões estão muito ligadas a eficiência, como a alternativa "quantidade de pessoas envolvidas na realização da tarefa" e a "custo financeiro envolvido na realização da tarefa" que falam de gastos de recursos para a execução da tarefa.

QUESTÃO 13
Em relação aos eixos do conhecimento para a empregabilidade, assinale a afirmação correta:

(A) O networking faz parte do conhecimento do que.

(B) A empregabilidade depende de nosso autoconhecimento.

(C) O capital social é um dos elementos do conhecimento do quem.

(D) O conhecimento do porquê é o mais importante dos eixos.

(E) Ter um título de inglês tem a ver com o conhecimento do como.

GABARITO. (C) O capital social é um dos elementos do conhecimento do quem.

Resolução
O autoconhecimento é crucial para gerenciar nossas carreiras e para a nossa empregabilidade. Assim, o conhecimento do quem para a empregabilidade está relacionado com o capital social e nossa rede de contatos de trabalho. O networking nos pode ajudar a conseguir empregos e a atingir melhores resultados dentro das organizações.

QUESTÃO 14
Definir etapas de desenvolvimento da carreira tem limitações pois   
(A) não é todo o mundo que completa sua carreira profissional.

(B) depende, entre outros fatores, das exigências físicas de cada ocupação.

(C) não são todas as pessoas vivem até chegar à aposentadoria.

(D) está condicionado pelas estruturas econômicas de cada país ou região.

(E) depende, entre outros fatores, das decisões pessoais de cada um.

GABARITO. (B) depende, entre outros fatores, das exigências físicas de cada ocupação.

Resolução
O estudo das etapas na evolução da carreira é uma aproximação teórica á realidade. Porém, existem múltiplas variantes de carreiras. Mais ainda nas últimas décadas, com rápidas transformações no mercado de trabalho. Um dos condicionantes dessa multiplicidade de carreiras é o desgaste físico demandado em cada ocupação, afetando, entre outros elementos, à duração da vida profissional.

QUESTÃO 15
João Maria da Silva é um trabalhador, todo final do mês ele reclama que seu dinheiro não dá para suprir as necessidades das despesas da casa. Uma boa maneira de resolver essa situação é realizar diagnóstico sobre as receitas e despesas. É preciso saber quanto e quais são essas despesas que estão compromentando a saúde financeira.

Nesse sentido o plano de contas doméstica se faz necessário, dessa forma as contas são compostas por receitas e despesas que são termos que fazem parte da base da Educação Financeira.

Assinale a alternativa que representa uma Receita e Despesa, respectivamente:

(A) Pagamento da conta de energia e pagamento do carro

(B) Pagamento da conta de energia e pagamento do aluguel

(C) Recebimento de aluguel e pagamento de aluguel

(D) Recebimento de Salário e restituição do imposto de renda

(E) Pagamento da prestação da casa e pagamento de aluguel

GABARITO. (C) Recebimento de aluguel e pagamento de aluguel

Resolução
Recebimento de aluguel é uma receita, já que compõe a renda. Já o pagamento de aluguel é uma despesa fixa, um gasto com moradia que ocorre todos os meses no mesmo valor. 

QUESTÃO 16
Os estilos de aprendizagem estão relacionados com

(A) a predisposição do aluno em relação a determinada estratégia de aprendizagem para com as tarefas em geral.

(B) a predisposição do aluno em relação a determinada estratégia de aprendizagem para com uma tarefa específica.

(C) a decisão do aluno em relação a um método de estudo específico de acordo com suas limitações cognitivas.

(D) hábitos e comportamentos de estudo impostos pela escola ou universidade para obtenção de alta performance.

(E) a abertura do aluno em relação a qualquer estratégia de aprendizagem, mas limitada a objetivos apenas de longo prazo.

GABARITO. (A) a predisposição do aluno em relação a determinada estratégia de aprendizagem para com as tarefas em geral.

QUESTÃO 17
O estudo desenvolvido por Howard Gardner nos permite identificar alguns tipos de inteligência. Assim, marque a alternativa em que uma implicação desse estudo na aprendizagem é adequadamente apresentada.
(A) Se percebemos fragilidades e grande dificuldade em alguma capacidade ou tipo de inteligência, o correto é estudarmos apenas as disciplinas ou os conteúdos que mobilizam o tipo de inteligência em que somos mais fortes.

(B) Ao perceber um baixo desenvolvimento em determinado tipo de inteligência, a melhor estratégia de aprendizagem é ignorar as demais capacidades e focar exclusivamente naquilo que vamos mal.

(C) Cada estudante deve se desenvolver naquela capacidade em que tem melhor resultado, pois tanto na vida acadêmica quanto profissional não temos como aprender ou nos motivar com a identificação de nossas fragilidades.

(D) Em um curso no Ensino Superior, o mais comum é trabalharmos apenas com um tipo de inteligência, assim, após identificarmos esse tipo de inteligência, podemos deixar de lado as demais capacidades ou inteligências.

(E) Devemos desenvolver diferentes tipos de inteligência e, inclusive, nos valer daquelas capacidades em que vamos bem para nos animar ou motivar a lidar com capacidades ou inteligências em que vamos muito mal.

GABARITO. (E) Devemos desenvolver diferentes tipos de inteligência e, inclusive, nos valer daquelas capacidades em que vamos bem para nos animar ou motivar a lidar com capacidades ou inteligências em que vamos muito mal.

QUESTÃO 18
Juliana, aluna do primeiro ano de um curso de Administração de Empresas, embora tivesse dificuldades nas atividades que exigiam leitura e interpretação de textos teóricos, chamava atenção sua facilidade para lidar com conteúdos que demandavam categorização, classificação, inferência, cálculo e confirmação de hipóteses.

A partir da abordagem de Gardner sobre a inteligência, a situação de Juliana sugere o desenvolvimento maior de qual tipo de inteligência?
(A) Inteligência existencial.

(B) Inteligência musical.

(C) Inteligência sensório motora.

(D) Inteligência adaptativa.

(E) Inteligência lógico-matemática.

GABARITO. (E) Inteligência lógico-matemática.

QUESTÃO 19
Uma importante contribuição de Fleming ao modelo VARK de estilos de aprendizagem foi a elaboração de um quadro de recursos de ensino e aprendizagem relacionados a cada estilo, e que são facilitadores da aprendizagem.

A utilização de diagramas, aulas expositivas, vídeos, projeção de slides, pesquisas na internet favorece a aprendizagem de indivíduos do estilo
(A) sinestésico.
(B) convergente.
(C) auditivo.
(D) leitura-escrita.
(E) visual.

GABARITO. (E) visual.

QUESTÃO 20
(AOCP 2019) Em qualquer grande sistema, uma alta porcentagem de efeitos é causada por uma baixa porcentagem de variáveis. A qual dos princípios universais do design se refere tal afirmação?

Regra 40/70.
Regra 60/50.
Regra 100/0.
Regra 80/20.
Regra 50/50.

GABARITO. Regra 80/20.

QUESTÃO 21
Quando dizemos "não" a uma pessoa, estamos tornando a nossa vida produtiva mais organizada. Isso acontece, pois, com menos tarefas a realizar, podemos fazê-las com mais eficiência e eficácia. Um grande autor nessa área, Josh Billings coloca que:
(A) "Metade dos problemas desta vida podem ser atribuídos a dizer 'não' muito rapidamente e não dizer "sim" cedo o suficiente".

(B) "Todos os problemas desta vida podem ser atribuídos a dizer 'não' muito rapidamente e não dizer "sim" cedo o suficiente".

(C) "Metade dos problemas desta vida podem ser atribuídos a dizer 'sim' muito rapidamente e não dizer "não" cedo o suficiente".

(D) "Todos os problemas desta vida podem ser atribuídos a dizer 'sim' muito rapidamente e não dizer "não" cedo o suficiente."

(E) "Alguns poucos problemas desta vida podem ser atribuídos a dizer 'não' muito rapidamente e não dizer "sim" cedo o suficiente".

GABARITO. (C) "Metade dos problemas desta vida podem ser atribuídos a dizer 'sim' muito rapidamente e não dizer "não" cedo o suficiente".

QUESTÃO 22
Indique qual das seguintes afirmações sobre as etapas de desenvolvimento da carreira é correta: 
(A) Cada uma delas dura os mesmos anos.

(B) No terceiro estágio da carreira devemos nos preparar para a aposentadoria.

(C) O estabelecimento na nossa carreira acontecerá quanto tenhamos um escritório próprio.

(D) No fim da carreira se recomenda planejar atividades de lazer para a aposentadoria.

(E) A etapa de maior sucesso é a de estabelecimento profissional.

GABARITO. (D) No fim da carreira se recomenda planejar atividades de lazer para a aposentadoria.

QUESTÃO 23
A carreira proteana tem como objetivo o sucesso psicológico, que é o sucesso interno ao indivíduo. Além disso, esse tipo de carreira tem as seguintes características:

(A) É moldada mais pela organização do que pela pessoa e direcionada pelos gerentes das empresas.

(B) Apresenta a possibilidade de que a competição por vagas de emprego seja constante e leva a pessoa e concorrer todo o tempo por uma remuneração elevada.

(C) Tem como critério de sucesso a remuneração.

(D) Pode ser redirecionada por conta de necessidades pessoais e por circunstâncias ambientais e a pessoa busca por autorrealização.

(E) Tem a empresa como um elemento essencial às escolhas de carreira.

GABARITO. (D) Pode ser redirecionada por conta de necessidades pessoais e por circunstâncias ambientais e a pessoa busca por autorrealização.

QUESTÃO 24
São comportamentos associados à saúde e à longevidade:

(A) Exercitar-se regularmente e comer poucas frutas e legumes.

(B) Assistir muitas horas de TV e dormir pouco.

(C) Uso moderado de álcool e tomar desjejum.

(D) Fumar moderadamente e se abster de álcool.

(E) Fazer refeições regulares e controlar o peso corporal.

GABARITO. (E) Fazer refeições regulares e controlar o peso corporal.

QUESTÃO 25
"O gerenciamento de tempo no ensino superior pode contribuir para uma melhor organização das demandas (...) O autocontrole parece envolver processos de autoconhecimento, tomada de decisão e resolução de problemas. Os resultados demonstram que a interpretação analítico-comportamental sobre esse fenômeno traz contribuições relevantes para esclarecer os tipos de comportamentos requeridos para que o indivíduo seja capaz de gerir suas atividades ao longo do tempo de maneira autônoma e efetiva."
MICHELATOYOSHIY, Shimeny ; KIENEN, Nádia. Gerenciamento de tempo: uma interpretação
analítico-comportamental Revista Psicologia da Educação, v. 1, n. 47, 2018.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=
S1414-69752018000200008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt . Acesso em: 8 Mar. 2021.

Sobre Gerenciamento de Tempo, assinale a alternativa correta.

(A) Listar atividades e estabelecer prioridades impedem o gerenciamento de tempo pois engessam o processo de estudo e produção.
(B) Estabelecer ordem de prioridades acaba travando o desenvolvimento do trabalho e prejudicando o gerenciamento de tempo.

(C) A organização de demandas é um processo que não ajuda nem prejudica o desempenho no gerenciamento de tempo.
(D) Estabelecer prioridades não é um comportamento desejável no gerenciamento de tempo.

(E) Autocontrole e autoconhecimento permitem organizar melhor o tempo, estabelecendo prioridades.

GABARITO. (E) Autocontrole e autoconhecimento permitem organizar melhor o tempo, estabelecendo prioridades.

QUESTÃO 26
Atividades Curriculares são aquelas que desenvolvem conhecimentos e habilidades complementares ao conteúdo proposto nas disciplinas que compõem a grade curricular de um curso, podendo ser de natureza científica e/ou cultural, enriquecendo a formação pessoal e profissional do graduando.

Assinale a alternativa que contém exemplos de atividades curriculares.
(A) Atividade Acadêmica Estruturada e Iniciação Científica.
(B) Prova e Estágio Curricular Supervisionado.
(C) Trabalho de Conclusão de Curso e Projeto Acadêmico.
(D) Atividade estruturada e Simulado.
(E) Extensão e Seminário.

GABARITO. (A) Atividade Acadêmica Estruturada e Iniciação Científica.

QUESTÃO 27
(CESGRANRIO 2014) Atualmente, as instituições financeiras oferecem aos seus clientes diversos tipos de investimentos, dentre os quais está o investimento em ações de companhias abertas que, podem ser negociadas na bolsa de valores.

A característica mais atrativa do investimento em ações é a:

(A) baixa probabilidade de perdas financeiras.

(B) isenção de imposto de renda.

(C) alta probabilidade de perdas financeiras.

(D) isenção de imposto sobre operações financeiras no ato de negociação das ações.

(E) possibilidade de ganhos superiores aos oferecidos em fundos de investimento.

GABARITO. (E) possibilidade de ganhos superiores aos oferecidos em fundos de investimento.

Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício sobre Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional com Gabarito
Exercício sobre Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional com Gabarito
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2022/11/exercicio-sobre-planejamento-de-carreira-e-sucesso-profissional-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2022/11/exercicio-sobre-planejamento-de-carreira-e-sucesso-profissional-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo