ALBERT EINSTEIN 2023: A fórmula fornecida a seguir representa a estrutura molecular do ácido málico, presente em algumas frutas, entre elas...
ALBERT EINSTEIN 2023: A fórmula fornecida a seguir representa a estrutura molecular do ácido málico, presente em algumas frutas, entre elas a maçã e a pera.
a) Justifique por que o ácido málico é praticamente insolúvel em n-hexano. Identifique a outra função orgânica presente na estrutura do ácido málico, além da função orgânica ácido carboxílico.
b) Utilizando fórmulas estruturais, escreva a equação química que representa a reação de neutralização total do ácido málico com NaOH. Calcule a quantidade, em mol, de NaOH necessária para neutralizar totalmente 100 mL de uma solução aquosa saturada de ácido málico a 20 ºC.
GABARITO:
a) H2O: molécula polar (presença de dois pares de elétrons isolados e geometria angular).
n-hexano: molécula apolar (devido às ligações C — C apolares e C — H praticamente apolares).
CH3 — CH2 — CH2 — CH2 — CH2 — CH3
Ácido málico: molécula polar (devido à presença de grupos polares O — H e C O).
Verifica-se experimentalmente que um solvente apolar (n-hexano) não dissolve o soluto polar (ácido málico), pois não teremos interações entre essas moléculas (não haverá formação de uma solução).
b) Ácido málico é um diácido ou diprótico, pois possui dois grupos carboxílicos, portanto para ocorrer a neutralização total do ácido málico teremos 2 mols de NaOH para ter a neutralização total, de acordo com a equação:
Solubilidade: 592g/L
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: