SANTA CASA 2023: Uma indústria farmacêutica está produzindo o molnupiravir, droga que age potencialmente em vários vírus cujo material gené...
SANTA CASA 2023: Uma indústria farmacêutica está produzindo o molnupiravir, droga que age potencialmente em vários vírus cujo material genético é formado por RNA. É o caso dos arbovírus responsáveis pela dengue, Chikungunya e zika. Segundo a médica Marina Della Negra, o mecanismo de ação dessa droga consiste no seguinte: “ocorre uma inibição da replicação de qualquer RNA viral.
Basicamente, tal mecanismo introduz no organismo partículas análogas aos nucleosídeos que formam o ‘código genético’ do vírus. Isso gera uma mutação e provoca o que chamamos de erro de catástrofe viral, ou seja, o RNA fica inviável e o vírus não se replica”.
(Tiago Jokura. Pesquisa Fapesp, janeiro de 2022. Adaptado.)
a) Que base nitrogenada é exclusiva das moléculas de RNA? Qual a forma mais recorrente de transmissão natural das doenças citadas no texto para os seres humanos?
b) Por que a inibição provocada pelo medicamento torna o vírus incapaz de se replicar? Quais moléculas compõem um nucleosídeo?
GABARITO:
a) A base nitrogenada exclusiva do RNA é a uracila.
As doenças citadas no texto (dengue, Chikungunya e zika) são transmitidas pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
b) O medicamento impede a produção de novos RNAs virais impossibilitando a formação de novos vírus, ao criar mutações que prejudique a replicação e/ou tradução de proteínas responsáveis pela multiplicação viral. Um nucleosídeo é formado por um pentose e uma base nitrogenada.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: