SANTA CASA 2023: Um artigo científico publicado em março de 2022, no periódico Science Advances, revelou os resultados de um mapeamento det...
SANTA CASA 2023: Um artigo científico publicado em março de 2022, no periódico Science Advances, revelou os resultados de um mapeamento detalhado das áreas livres de estradas em todos os seis biomas brasileiros.
A partir da identificação de áreas localizadas entre 1 e 5 quilômetros em relação a rodovias, ferrovias e estradas menores, os pesquisadores constataram que, quanto maior a distância entre as áreas estudadas e a infraestrutura de transporte, menor a probabilidade de encontrar a região desmatada e maior a presença de vegetação nativa.
O estudo também aponta que, embora áreas livres de estradas e ferrovias detenham a grande maioria da vegetação nativa remanescente do país (81,5%), apenas 38% dessa vegetação se encontra protegida por algum instrumento legal.
(Gabhriel Giordani. “Desmatamento cresce nas regiões próximas
a estradas no Brasil, diz pesquisa”. www.ufrgs.br, 05.05.2022. Adaptado.)
Considerando o excerto, uma maneira de mitigar os impactos ambientais gerados pela construção de vias de transporte no Brasil é
(A) a redução das políticas socioambientais que impactam o sistema de transporte.
(B) a ampliação do número de unidades de conservação nas áreas próximas a essas vias.
(C) a expansão das áreas de monocultura no entorno das rodovias.
(D) o bloqueio das estradas onde há circulação de animais silvestres.
(E) o estímulo à modernização e à privatização das estradas e ferrovias.
GABARITO:
(B) a ampliação do número de unidades de conservação nas áreas próximas a essas vias.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: