Marque a alternativa CORRETA que caracteriza as aulas de Arte, de acordo com o Método Tradicional

IFPI 2022 - QUESTÃO 22 Leia o texto: Pedagogia Tradicional A Tendência Tradicional surge no século XIX, transitando pelo século XX até os di...
IFPI 2022 - QUESTÃO 22
Leia o texto:

Pedagogia Tradicional

A Tendência Tradicional surge no século XIX, transitando pelo século XX até os dias atuais. Sustenta que o homem é um ser livre a partir do momento que obtém conhecimento no espaço escolar, tendo a oportunidade de sistematizar um ambiente social mais democrático. No Brasil, a linha tradicional esteve vigente desde o século XIX, quando prevalecia uma corrente estética baseada na imitação, com exibição de modelos. 

Isto levou ao estabelecimento de um modelo de perfeição, onde a intenção era obter trabalhos artísticos a partir da reprodução fiel do mundo natural. Segundo Rui Barbosa, em 1883, no país, o ensino do desenho, no primário, era vinculado ao desenvolvimento industrial, com caráter utilitário, na intenção de treinar a pessoa para o ofício. 
(ARAÚJO, Juliana. O uso de crenças modernistas nas aulas de arte x necessidades
pós-modernas para o ensino de arte. Monografia (Especialização em Artes Visuais)
 - Universidade Federal de Minas Gerais. 
Belo Horizonte, 2013. p. 15.)

Marque a alternativa CORRETA que caracteriza as aulas de Arte, de acordo com o Método Tradicional.

a) As aulas de arte são reduzidas aos seus aspectos técnicos e ao uso de materiais diversificados, na maioria dos casos, caracterizando pouco compromisso com o conhecimento de linguagens artísticas, implementando o modelo empresarial na escola, ou seja, fazer com que os alunos raciocinem de acordo com o sistema de produção capitalista.

b) O ensino de arte é enfocado de modo abrangente, no qual os professores se comprometem com objetivos, que naturalmente caracterizam-se como inatingíveis; os alunos possuem autonomia e liberdade para experimentar as suas próprias produções, sem necessariamente se utilizar das orientações dos professores.

c) Enfoca a produção técnica e científica, com caráter reprodutivista, destacando o produto final. Deduz-se que os alunos sabem colocar em prática as informações aprendidas na escola, tanto no campo profissional, quanto no âmbito social, contribuindo assim para manter uma segmentação das classes sociais já estabelecidas.

d) Priorizavam o ensino de desenho nas escolas primárias e secundárias, valorizando a expressão pessoal dos alunos através de suas criações, visando estimular a criatividade o raciocínio a partir dos conteúdos de arte e a sua natureza interdisciplinar, e a relação arte e ciência, buscando aproximar a teoria da prática.

e) Os professores encaminham os conteúdos sobre arte através de atividades de cunho subjetivo, que estimulam o raciocínio sem a necessidade de repetição. A relação professor e aluno mostra-se bem humana e democrática. Além disso, os conteúdos são considerados abertos e mutáveis.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
 c) Enfoca a produção técnica e científica, com caráter reprodutivista, destacando o produto final. Deduz-se que os alunos sabem colocar em prática as informações aprendidas na escola, tanto no campo profissional, quanto no âmbito social, contribuindo assim para manter uma segmentação das classes sociais já estabelecidas.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Marque a alternativa CORRETA que caracteriza as aulas de Arte, de acordo com o Método Tradicional
Marque a alternativa CORRETA que caracteriza as aulas de Arte, de acordo com o Método Tradicional
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2022/10/marque-alternativa-correta-que-caracteriza-as-aulas-de-artes-de-acordo-com-o-metodo-tradicional%20.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2022/10/marque-alternativa-correta-que-caracteriza-as-aulas-de-artes-de-acordo-com-o-metodo-tradicional%20.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo