ENADE 2021 - QUESTÃO 16 De acordo com o padrão IEEE 802.1Q, que estende o conceito de Rede Local Virtual (VLAN), cada porta de um comutador ...
ENADE 2021 - QUESTÃO 16
De acordo com o padrão IEEE 802.1Q, que estende o conceito de Rede Local Virtual (VLAN), cada porta de um comutador de rede (por exemplo, um switch) pode ser associada a VLANs marcadas (tagged) e/ou não marcadas (untagged). Alguns fabricantes denominam portas tronco (trunk) aquelas que estejam associadas a mais de uma VLAN marcada. Estas portas somente encaminham um quadro Ethernet que possua umamarca de VLAN contida em suas respectivas listas de VLANs marcadas. Para manter compatibilidade com redes legadas, foi também definido o conceito de VLAN nativa que representa uma VLAN não marcada associada a uma porta tronco.
Desta forma, um quadro Ethernet que chega ao switch, através de uma porta tronco, não será descartado. Este quadro, na verdade, receberá uma marca equivalente à VLAN Nativa e será encaminhado. Muitos fabricantes, por padrão, usam o valor 1 para VLAN nativa. Este padrão, quando usado por roteadores, permite o roteamento Router-on-a-Stick, onde uma interface física é dividida em subinterfaces lógicas, cada qual associada a uma VLAN diferente, permitindo assim o roteamento de pacotes entre VLANs.
Nesse contexto, suponha que haja a necessidade de se administrar uma rede legada, cuja estrutura já esteja montada e que não utilize a segmentação por VLAN. Como forma de melhorar o desempenho e oferecer alguma segurança, realiza-se a implantação de tal segmentação, conforme diagrama de topologia mostrado na figura a seguir.
Considere que:
• não seja possível alterar a estrutura física neste momento.
• apenas os dispositivos vinculados às VLANs mostradas na figura tem permissão para acessar a Internet.
• os endereços IP estejam devidamente configurados e todas as portas dos enlaces (links) entre os
ativos de rede (switches e roteador) estejam configuradas como troncos.
• a VLAN nativa não está configurada nos ativos de rede.
Ao realizar os testes, percebe-se que tudo funciona como planejado, ou seja, os hosts de VLANs diferentes não se comunicam entre si e todos estão acessando a Internet, exceto o PC1.
Com base no cenário descrito, qual dos ajustes a seguir deve ser feito para que o PC1 tenha acesso à Internet, preservando o funcionamento normal dos demais dispositivos da rede?
A) Acrescentar uma rota na tabela de roteamento de R1 específica para o PC1.
B) Configurar todas as portas do HUB como não marcadas (untagged) para VLAN 200.
C) Remover as configurações de porta tronco da porta que liga o switch SW_Principal ao HUB.
D) Configurar a porta do HUB na qual o PC1 está conectado como não marcada (untagged) para VLAN 200.
E) Alterar a VLAN nativa nas portas tronco em cada um dos switches SW_Principal e SW1 para valor 200.
QUESTÃO ANTERIOR:
GABARITO:
E) Alterar a VLAN nativa nas portas tronco em cada um dos switches SW_Principal e SW1 para valor 200.
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: