ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - BACHARELADO A partir de 1948, a historiografia da África vai progressivamente se assemelhando a de qualquer outra...
ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - BACHARELADO
A partir de 1948, a historiografia da África vai progressivamente se assemelhando a de qualquer outra parte do mundo. É evidente que ela possui problemas específicos, como a escassez relativa de fontes escritas para os períodos antigos e a consequente necessidade de lançar mão de outras fontes como a tradição oral, a linguística ou a arqueologia.
Mas, embora a historiografia africana tenha trazido importantes contribuições no que diz respeito ao uso e à interpretação dessas fontes, ela não se distingue fundamentalmente da historiografia de certos países da América Latina, da Ásia e da Europa que enfrentam problemas análogos. O importante é que, nos últimos 25 anos, equipes de universitários africanos vêm se dedicando ao ofício de historiador.
FAGE, J. D. Evolução da historiografia da África.
In: KI-ZERBO, J. (ed.). História Geral da África
I: metodologia e pré-história da África.
São Paulo: Ática, 1982. p. 21 (adaptado).
Considerando o tema da produção historiográfica em história da África, avalie as afirmações a seguir.
I. A produção historiográfica da África se beneficiou com a influência da cultura intelectual europeia na historiografia que se desenvolveu após a Segunda Guerra Mundial.
II. A produção historiográfica da África aderiu ao pensamento eurocêntrico ao incorporar as mudanças propostas pela Nova História da historiografia francesa.
III. As singularidades da história africana demonstram a necessidade de um debate historiográfico que abarque a complexidade dessas sociedades.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link
dessa página e envie sua resolução
clicando AQUI!
GABARITO:
C) I e III, apenas.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: