ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - BACHARELADO A “invenção” patrimonial se inscreve em um campo político em que memórias são disputadas, conforme os ...
ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - BACHARELADO
A “invenção” patrimonial se inscreve em um campo político em que memórias são disputadas, conforme os projetos políticos em pauta, em um processo que necessita ser pensado para que a própria noção de patrimônio possa então ser desnaturalizada. A essa discussão, os historiadores têm dado contribuições significativas.
GUILLEN, I. C. M. Patrimônio e história: reflexões sobre o papel do historiador.
Diálogos, Maringá, v. 18, n. 2, p. 638, maio-ago. 2014 (adaptado).
Considerando as referidas contribuições à discussão sobre o patrimônio cultural, assinale a opção que apresenta o principal papel do historiador nesse debate interdisciplinar.
A) Produzir o conceito de identidade nacional, definindo as manifestações culturais.
B) Promover a interdisciplinaridade, inserindo-se em campos teórico-metodológicos de outras disciplinas acadêmicas.
C) Subjetivar o debate sobre patrimônio, as concepções de passado e de tempo, para estimular o tombamento de bens culturais.
D) Evocar imagens tradicionais em busca de documentos que comprovem a autenticidade de obras artísticas, verificando a data de fundação de edifícios que precisam ser tombados.
E) Problematizar as narrativas construídas em torno da identidade nacional em sua relação com o patrimônio, discutindo as justificativas criadas para sua constituição.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link
dessa página e envie sua resolução
clicando AQUI!
GABARITO:
E) Problematizar as narrativas construídas em torno da identidade nacional em sua relação com o patrimônio, discutindo as justificativas criadas para sua constituição.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: