ENCCEJA 2020 PPL - QUESTÃO 24 Intolerância juvenil O fenômeno não é novo, já existia no meu tempo de estudante, mas hoje, como tudo, ficou m...
ENCCEJA 2020 PPL - QUESTÃO 24
Intolerância juvenil
O fenômeno não é novo, já existia no meu tempo de estudante, mas hoje, como tudo, ficou mais cruel, além de ter ganhado um nome de difícil tradução: bullying. Sofrer bullying na escola é ser vítima continuada de chacotas, deboche, intimidações e brincadeiras de mau gosto por parte de um ou mais alunos que se unem para infernizar a vida do colega que tenha alguma diferença física, humilhando-o por ser gordo ou magro, baixo ou alto, estrábico ou míope.
Professores e diretores nem sempre estão preparados para enfrentar esses atos de agressão continuada. Não sabendo como evitá-los, nem como puni-los, acabam estimulando a impunidade. Agora mesmo, dois pais de estudantes tiveram de recorrer à Abrapia, solicitando sua interferência para impedir que os filhos continuem sendo vítimas de bullying no colégio que frequentam. A direção do educandário sequer havia convocado os responsáveis pelos quatro ou cinco agressores para chamar-lhes a atenção.
O Globo. 20 abr. 2009 (adaptado).
Para sustentar pontos de vista em textos argumentativos, são empregadas estratégias que fundamentam posicionamentos assumidos por aqueles que os expressam. Nesse texto, ao defender a opinião de que o bullying é um problema ainda não reconhecido pela sociedade, o autor usa como recurso o(a)
A) emprego de uma palavra estrangeira para nomear o fenômeno.
B) citação de resultados de pesquisas realizadas por especialistas.
C) exploração de dados que comprovam a gravidade do problema.
D) exemplificação de um caso específico ocorrido em uma escola.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link
dessa página e envie sua resolução
clicando AQUI!
GABARITO:
D) exemplificação de um caso específico ocorrido em uma escola.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: