ENEM 2021 - QUESTÃO 37 A história do futebol brasileiro contém, ao longo de um século, registros de episódios racistas. Eis o paradoxo: se,...
ENEM 2021 - QUESTÃO 37
A história do futebol brasileiro contém, ao longo de um século, registros de episódios racistas. Eis o paradoxo: se, de um lado, a atividade futebolística era depreciada aos olhos da “boa sociedade” como profissão destinada aos pobres, negros e marginais, de outro, achava-se investida do poder de representar e projetara nação em escala mundial.
A Copa do Mundo no Brasil, em 1950, viria a se constituir, nesse sentido, em uma rara oportunidade. Contudo, na decisão contra o Uruguai sobreveio o inesperado revés. As crônicas esportivas elegiam o goleiro Barbosa e o defensor Bigode como bodes expiatórios, “descarregando nas costas” dos jogadores os “prejuízos’ da derrota. Uma chibata moral, eis a sentença proferida no tribunal dos brancos. Nos anos 1970, por não atender às expectativas normativas suscitadas pelo estereótipo do “bom negro”, Paulo César Lima foi classificado como “jogador-problema”. Ele esboçava a revolta da chibata no futebol brasileiro.
Enquanto Barbosa e Bigode, sem alternativa, suportaram o linchamento moral na derrota de 1950, Paulo César contra-atacava os que pretendiam condená-lo pelo insucesso de 1974. O jogador assumia as cores e as causas defendidas pela esquadra dos pretos em todas as esferas da vida social. “Sinto na pele esse racismo subjacente”, revelou à imprensa francesa: Isto é, ninguém ousa pronunciar a palavra ‘racismo’. Mas posso garantir que ele existe, mesmo na Seleção Brasileira”. Sua ousadia consistiu em pronunciar a palavra interdita no espaço simbólico do discurso oficial para reafirmar o mito da democracia racial.
Disponível em: https://observatorioracialfutebol.com.br.
Acesso em: 22 jun. 2019 (adaptado).
O texto atribui o enfraquecimento do mito da democracia racial no futebol à
a) responsabilização de jogadores negros pela derrota na final da Copa de 1950.
b) projeção mundial da nação por um esporte antes destinado aos pobres.
c) depreciação de um esporte associado à marginal idade.
d) interdição da palavra “racismo” no contexto esportivo.
e) atitude contestadora de um “jogador-problema”.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
A declaração de Paulo César, “jogador-problema”, “sinto na pele esse racismo subjacente”, além de mostrar uma atitude contestadora, derruba o mito da democracia racial no Brasil.
GABARITO:
e) atitude contestadora de um “jogador-problema”.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
VEJA TAMBÉM: