Exercício de Português (Questões ITA 2022) com Gabarito

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Exercício de Português (Questões ITA 2022) com Gabarito

PORTUGUÊS

ITA 2022 - QUESTÃO 16
Em Numa e a ninfa o episódio (cap. 10) das contínuas interrupções do deputado Júlio Barroso no parlamento ilustra

a) o respeito distanciado, porém, genuíno, que as classes populares da época nutriam para com os políticos.

b) a idolatria do autor para com os políticos que defendiam a volta do regime monárquico.

c) a ironia com que a narrativa retrata a política institucional da República Velha.

d) a crença do narrador de que os males da política tinham origem nas intrigas das cortes europeias.

e) o tom de desesperança para com o futuro do Brasil manifestado na psicologia das personagens femininas.


ITA 2022 - QUESTÃO 17
Acerca dos personagens Numa e Lucrécio Barba de Bode, de Numa e a ninfa, é possível afirmar corretamente que

a) são o espelho da boa educação aristocrática que também caracteriza a dupla Edgarda e D. Florinda.

b) representam a dignidade de caráter do povo brasileiro, como Bogóloff e Juca Chaveco.

c) são personagens secundárias, cuja única função é auxiliar as personagens verdadeiramente centrais da narrativa.

d) são protagonistas porque contribuem decisivamente para o sucesso das carreiras políticas de Bentes e Benevenuto.

e) representam ao leitor que o oportunismo e a ação por mera conveniência estão presentes em todas as classes sociais brasileiras.


ITA 2022 - QUESTÃO 18
Identifique a correta caracterização do narrador de Numa e a ninfa.

a) é um narrador onisciente, que julga crítica e sarcasticamente os fatos e as personagens.

b) é um narrador personagem imparcial, em 3.a pessoa.

c) é um narrador em 3.a pessoa, imparcial ao narrar os fatos, mas que julga criticamente as personagens.

d) é um narrador onisciente, em 1.a pessoa, que julga moralmente as demais personagens.

e) é um narrador onisciente, distanciado dos fatos e das personagens.


ITA 2022 - QUESTÃO 19
Leia atentamente o trecho destacado de Numa e a ninfa e o compare às declarações de I a III. Em seguida, assinale a alternativa correta.

Era a política, era Campelo a garantir-lhe a impunidade e, mais alto, os protetores de Campelo dando a este mão forte e prestígio... Se o Estado é uma coação organizada, essa coação cessava por abdicação do próprio Estado... Era o ruir de tudo... Onde nos levaria tudo isso?... A sua colaboração não seria criminosa? Tinha direito perante a sua própria consciência de contribuir para semelhante ruína? Sentiu perfeitamente que esse afrouxamento da lei e da autoridade tinha por fim recrutar dedicações aos ambiciosos antipáticos à opinião. A coação legal do Estado fizera-se, para uma mascarada eleitoral, ameaça de valentão...

I. O narrador usa o discurso direto para se distanciar da personagem.

II. O discurso indireto é usado unicamente para explicitar ao leitor as certezas da personagem.

III. O uso do discurso indireto livre não é evidenciado pela falta de referência direta aos pensamentos da personagem.

a) apenas I é verdadeira.
b) apenas II é verdadeira.
c) apenas I e II são falsas.
d) apenas III é falsa.
e) todas são falsas.


ITA 2022 - QUESTÃO 20
Leia atentamente, à esquerda, o trecho destacado de Numa e a ninfa e assinale a alternativa que a caracteriza incorretamente.

A Cidade Nova dança à francesa ou à americana e ao som do piano. Há por lá até o célebre tipo do pianista, tão amaldiçoado, mas tão aproveitado que bem se induz que é ocultamente querido por toda a cidade. É um tipo bem característico, bem função do lugar, o que vem a demonstrar que o ‘cateretê’ não é bem do que a Cidade Nova gosta.

a) a observação de fatos cotidianos aproxima-se da crônica e permite ao narrador relatar algo que o senso comum não percebe imediatamente.

b) pelo relato dos fatos cotidianos, o narrador revela que, por trás das aparências, há uma recusa da cultura popular implícita na adesão à estrangeira.

c) o narrador manifesta sutilmente um juízo acerca do que se passa.

d) o relato e a interpretação do fato cotidiano facultam ao leitor formular seus próprios juízos sobre o que se passa.

e) é um relato estritamente objetivo que não busca manifestar nenhuma perspectiva subjetiva, ou aspecto despercebido do cotidiano.


ITA 2022 - QUESTÃO 21
Leia atentamente, a primeira estrofe de “Morte do leiteiro”, da seção “NA PRAÇA DE CONVITES’. Em seguida, assinale a alternativa correta.

Há pouco leite no país.
é preciso entregá-lo cedo.
Há muita sede no país,
é preciso entregá-lo cedo.
Há no país uma legenda,
que ladrão se mata com tiro.

a) os verbos, advérbios e complementos representam uma situação perigosa para quem bebe pouco leite.

b) a construção repetitiva dos versos sugere uma tensão entre as condições de vida, a repetição própria do trabalho moderno e uma moralidade social violenta.

c) o estilo coloquial do poema está em perfeita consonância com os preceitos da poética romântica do autor.

d) os versos tematizam a luta no campo entre grandes e pequenos pecuaristas dedicados à produção de laticínios no país.

e) a escassez de recursos linguísticos é uma metáfora da escassez de recursos na produção social de laticínios no país.


ITA 2022 - QUESTÃO 22
Assinale a alternativa que confirma a seguinte afirmação: a poética de Drummond mantém uma relação ambígua com a memória, com traços de esperança, embora sem saudosismo ou idealização.

a) ‘‘Eta vida besta, meu Deus.” (“Cidadezinha qualquer”).

b) “Amanhecem de novo as antigas manhãs/ que não vivi jamais, pois jamais me sorriram.” (“Campo de flores”).

c ) “Não cantarei amores que não tenho,/ e, quando tive, nunca celebrei.” (“Nudez”).

d) “E como ficou chato ser moderno./ Agora serei eterno.” (“Eterno”).

e) “Então nos punimos em nossa delícia./ O amor atinge raso, e fere tanto.” (“Ciclo”).


ITA 2022 - QUESTÃO 23
Para apresentar a sua Antologia poética, Carlos Drummond de Andrade escreveu: “Algumas poesias caberiam talvez em outra seção que não a escolhida, ou em mais de uma. A razão da escolha está na tônica da composição, ou no engano do autor.” (“Informação - NOTA DA PRIMEIRA EDIÇÃO”). Diante do trecho citado, é possível afirmar que

a) o poeta quer dizer que a divisão é rígida e espelha fielmente as fases de sua obra.

b) o poeta admite, com ironia, a própria falibilidade e faculta ao leitor a liberdade de outra organização dos poemas.

c) a Antologia poética deve ser entendida normativamente, isto é, segundo uma “ordem interna” inalterável e que representa a chave da poética de Drummond.

d) o poeta retira do leitor a possibilidade de interpretar a sua poesia.

e) é evidente a falta de critério para a seleção dos poemas, o que indica apenas a intenção de amostragem, sem qualquer planejamento ou organização.


ITA 2022 - QUESTÃO 24
A respeito da obra de Carlos Drummond de Andrade, é incorreto afirmar que

a) a sua poética mantém uma relação ambígua com a memória, com traços de esperança, embora sem saudosismo ou idealização, como atestam os versos: “Pois de tudo fica um pouco./ Fica um pouco de teu queixo/ no queixo de tua filha.” (“Resíduo”).

b) não é sua característica tratar do amor como luxúria carnal que intensifica a dor de amar, conforme atestam os versos: “Não cantarei amores que não tenho, e, quando tive, nunca celebrei.” (“Nudez”).

c) não é marcada por terna evocação saudosista do passado, como atestam os versos: “E de tudo fica um pouco./ Oh abre os vidros de loção/ e abafa/ o insuportável mau cheiro da memória.” (“Resíduo”).

d) o poeta jamais demonstra dúvidas relativamente ao amor, conforme atestam os versos: “Amarei mesmo Fulana?/ ou é ilusão de sexo?” (“O mito”).

e) o poeta não evita o tema da memória e só trata da expectativa do futuro, como atestam os versos: “Amanhecem de novo as antigas manhãs/ que não vivi jamais, pois jamais me sorriram.” (“Campo de flores”).


ITA 2022 - QUESTÃO 25
Leia atentamente, os versos destacados de “Amar”, da seção “AMAR-AMARO”. Em seguida, assinale a alternativa correta.

Este o nosso destino:
amor sem conta,
distribuído pelas coisas
pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma
completa ingratidão,
e na concha vazia do
amor a procura medrosa,
paciente, de mais e mais
amor.

a) os versos evidenciam que o amor, na poética de Drummond, não representa um tema importante e é apenas ligeiramente abordado em seus poemas.

b) os versos evidenciam a centralidade do amor erótico na poética de Drummond, por meio do qual a subjetividade individual se exprime.

c) os versos evidenciam que, na poética de Drummond, o amor vai além do sentimentalismo individual para englobar relações humanas mais profundas.

d) nestes versos, o poeta reduz o amor ao ato sexual, ao desejo carnal entre homem e mulher.

e) nestes versos, o amor restringe-se a um sentimentalismo convencional, evidenciado pela escolha da forma tradicional do soneto para exprimir o tema.


ITA 2022 - QUESTÃO 26
Leia atentamente o trecho do conto “A mão no ombro” e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Deixou cair a folha seca, enfurnou as mãos nos bolsos e seguiu pisando com a mesma prudência da estátua. Contornou o tufo de begônias, vacilou entre os dois ciprestes (mas o que significava essa estátua?) e enveredou por uma alameda que lhe pareceu menos sombria. Um jardim inocente.

a) é um narrador predominantemente em terceira pessoa, que utiliza, por vezes, o discurso indireto livre para se confundir com a personagem protagonista.

b) é um narrador em primeira pessoa que constrói um monólogo interior.

c) é um narrador protagonista, que relata, em primeira pessoa, as experiências que outra personagem lhe contou.

d) é um narrador em terceira pessoa pouco atento aos pensamentos da personagem protagonista.

e) é um narrador judicativo que recrimina a culpa que a personagem protagonista sente e, por isso, faz perguntas a si próprio.


ITA 2022 - QUESTÃO 27
Relações amorosas desgastadas são uma constante nos contos de Lygia Fagundes Telles. Assinale a alternativa que não ilustra essa afirmação.

a) “Se por acaso alguém tinha pensado em comprar um novo fio dental porque este estava no fim. Não está, respondi, é que ele se enredou lá dentro, se a gente tirar esta plaqueta (tentei levantar a plaqueta) a gente vê que o rolo está inteiro mas enredado e quando o fio se enreda desse jeito, nunca mais!, melhor jogar fora e começar outro rolo. Não joguei.” (Noturno amarelo”).

b) “Chega também de banho? ela perguntou enquanto dava tapinhas no queixo. Ele calçou os chinelos: se não estivesse tão cansado, poderia odiá-la. (“A mão no ombro”).

c) “Acho que você nunca amou ninguém a não ser você mesmo, ela disse apertando as palmas das mãos contra os olhos. Amei você – quis dizer e não tive forças.” (‘A sauna”).

d) “Fiz minha cara inocente: na véspera, ele me advertira que eu podia ser uma moça de mãos feias, ‘Ainda não pensou nisso?’. Nunca tinha pensado antes, nunca me importei com as mãos, mas no instante em que ele fez a pergunta comecei a me importar.” (‘‘Herbarium”).

e) ‘‘E achei que seria a oportunidade de me livrar dele, a troca era vantajosa, mas calculei mal, logo nos primeiros encontros descobri que a traição faz apodrecer o amor. Na rua, no restaurante, no cinema, na canta e em toda parte, Eduarda, você esteve presente.” (“Noturno amarelo”).


ITA 2022 - QUESTÃO 28
Leia atentamente, o trecho destacado do conto “Noturno amarelo” e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Tudo então aconteceu muito rápido. Ou foi lento? Vi o Avô dirigir-se para a porta que ficava no fundo da sala, pegar a chave que estava no chão, abrir a porta, deixar a chave no mesmo lugar e sair fechando a porta atrás de si.

Foi a vez da Avó, que passou por mim com sua bengala e seu lorgnon, me fez um aceno e deixando a chave no mesmo lugar, seguiu o Avô. Vi Eduarda de longe, ajudando o noivo a vestir a capa. Mas onde foram todos? perguntei e ela não ouviu ou não entendeu.

a) a visita de Laura, protagonista do conto, à antiga casa de sua família, aconteceu realmente, mas isso não a afeta em nada.

b) a visita de Laura à antiga casa de sua família só aconteceu na sua imaginação, o que revela a futilidade da personagem.

c) por nunca ter nutrido sentimentos de amor por sua família, Laura decide voltar no meio do caminho e cancelar a visita.

d) mais importante do que saber se a visita de Laura à antiga casa de sua família aconteceu realmente ou não é entender que as suas memórias a levam a passar a sua vida a limpo.

e) mais importante do que saber se a visita de Laura à antiga casa de sua família aconteceu realmente ou não é entender que nenhuma lembrança é capaz de alterar a sua falsidade e dissimulação em relação ao passado.


ITA 2022 - QUESTÃO 29
Assinale a alternativa correta acerca do conto "Herbarium".

a) o conto narra um caso de sedução de um adulto por uma menor, como atesta o trecho: “Herbarium, ensinou-me logo no primeiro dia em que chegou ao sítio. Fiquei repetindo a palavra, herbarium. Herbarium.’’

b) o conto narra o ingresso da protagonista na adolescência, marcado pela sedução de um seu primo adulto, como atesta o trecho: “Ele selecionava as folhas ainda pesadas de orvalho quando me perguntou se já tinha ouvido falar em folha persistente.”

c) o conto descreve o desabrochar do primeiro amor — platônico e delicado — da protagonista, causado pela presença de um primo mais velho: “Dizer-lhe que diante dele, mais do que diante dos outros, tinha de inventar e fantasiar para obrigá-lo a se demorar em mim como se demorava agora na verbena — será que não percebia essa coisa tão simples?”

d) o conto narra o processo de amadurecimento traumático de uma adolescente, desencadeado pelo assédio de um primo mais velho, como atesta o trecho: “Tia Marita me enlaçou pela cintura enquanto se esforçava para lembrar o nome da recém-chegada, um nome de flor, como era mesmo?”

e) o conto narra a história de uma família de mulheres botânicas que viajam pelos sertões do Brasil e sofrem todo tipo de assédio: “Aonde você vai com esse vestido de maria-mijona?”, perguntou minha mãe me dando a xícara de café com leite.”


ITA 2022 - QUESTÃO 30
Leia atentamente o trecho destacado do conto “Seminário dos ratos”, no qual o Chefe das Relações Públicas dirige-se ao Secretário do Bem-Estar Público e Privado. Em seguida, assinale a alternativa correta.

– Bueno, ontem à noite ele sofreu um pequeno acidente, Vossa Excelência sabe como anda o nosso trânsito! Teve que engessar um braço. Só pode chegar amanhã, já providenciei o jatinho acrescentou o jovem com energia.

– Na retaguarda fica toda uma equipe armada para a cobertura. Nosso Assessor vai pingando o noticiário por telefone, criando suspense até o encerramento, quando virão todos num jato especial, fotógrafos, canais de televisão, correspondentes estrangeiros, uma apoteose.

Finis coronat opus, o fim coroa a obra!

a) a passagem exprime a moral da história, qual seja: a política é impossível sem jatinhos.

b) a preocupação das personagens com as aparências e a comunicação com o público representa os seus ideais republicanos e democráticos.

c) a preocupação principal das personagens era promover uma comunicação transparente e honesta com o público.

d) a linguagem do Chefe das Relações Públicas evidencia que ele não se preocupa apenas com os objetivos, mas também com a dignidade dos meios para atingi-los.

e) a tradução do adágio latino, na última frase, indica a mentalidade utilitarista e a falta de princípios superiores das personagens em questão.


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Exercício de Português (Questões ITA 2022) com Gabarito
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