ENEM 2021 - QUESTÃO 90 TEXTO I Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o ...
ENEM 2021 - QUESTÃO 90
TEXTO I
Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua autenticidade.
Carta de Veneza. 31 de maio de 1964. Disponível em:
www.iphan.gov.br. Acesso em: 7 out. 2019.
TEXTO II
Os sistemas tradicionais de proteção se mostram cada vez menos eficientes diante do processo acelerado de urbanização e transformação de nossa sociedade. A legislação de proteção peca por considerar o monumento, até certo ponto, desvinculado da realidade socioeconômica. O tombamento, ao decretar a imutabilidade do monumento, provoca a redução de seu valor venal e o abandono, o que é uma causa, ainda que lenta, de destruição inevitável.
TELLES, L. S. Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre;
Caxias do Sul: Escola Superior do Teologia São Lourenço de
Brindes. 1977 (adaptado).
Escritos em temporalidade histórica aproximada, os textos se distanciam ao apresentarem pontos de vista diferentes sobre a(s)
a) ampliação do comércio de imagens sacras.
b) substituição de materiais de valor artístico.
c) políticas de conservação de bens culturais.
d) defesa da privatização de sítios arqueológicos.
e) medidas de salvaguarda de peças museológicas.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
Enquanto o trecho da Carta de Veneza aponta a necessidade do comprometimento com políticas de preservação de patrimônios históricos, o segundo excerto critica a tradicional política de tombamento, que pode levar à desvalorização, ao abandono e à consequente destruição do bem.
GABARITO:
c) políticas de conservação de bens culturais.
QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
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