As doenças negligenciadas são causadas por agentes infecciosos ou parasitas, e são endêmicas em populações de baixa renda.

ENADE 2021 - QUESTÃO 22
As doenças negligenciadas são causadas por agentes infecciosos ou parasitas, e são endêmicas em populações de baixa renda. O que caracteriza a doença como negligenciada são as alterações significativas nos indicadores de saúde, investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e profilaxia.
Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/. Acesso em: 18 nov. 2020 (adaptado).

Entre essas doenças destaca-se a doença de Chagas, cujo agente etiológico é o protozoário sanguíneo Trypanosoma cruzi, transmitido durante o repasto do triatomíneo (vetor), por meio de fezes contaminadas. Embora o Brasil tenha recebido o certificado de erradicação de transmissão vetorial do parasito no ano de 2006, é possível verificar outras espécies de triatomíneo ocupando nichos do Triatoma infestans (barbeiro).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. As ações de controle de doenças transmitidas por vetores no Brasil consideram aspectos importantes, como a urbanização da população e a urbanização dessas doenças antes caracterizadas como essencialmente rurais, ocupando áreas domiciliares e peri-domicilares.

II. Por se tratar de uma doença negligenciada, a insuficiência de políticas públicas de saúde contribui para a disseminação da doença de Chagas e a sua manutenção na população, caracterizando uma enfermidade crônica, muitas vezes debilitante.

III. Entre as vias de contaminação pelo Triatoma infestans destaca-se a ingestão de alimentos contaminados com fezes de triatomíneos encontradas em frutos do açaí, palmeira que abriga animais como o gambá, considerado reservatório do parasito.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
C) I e II, apenas.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Nome

Enade,20,Enem,2,Exercícios,81,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,2,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,2,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,11,Exercícios de Português,8,Exercícios de Química,6,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Questões,978,Questões de Biologia,32,Questões de Ciências,30,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,75,Questões de Espanhol,39,Questões de Física,25,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,29,Questões de Linguagens,70,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,179,Questões de Português,124,Questões de Química,27,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões do Enade,186,Questões do Enem,185,
ltr
item
Meus Exercícios: As doenças negligenciadas são causadas por agentes infecciosos ou parasitas, e são endêmicas em populações de baixa renda.
As doenças negligenciadas são causadas por agentes infecciosos ou parasitas, e são endêmicas em populações de baixa renda.
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/11/as-doencas-negligenciadas-sao-causadas-por-agentes-infecciosos-ou-parasitas-e-sao-endemicas-em-populacoes-de-baixa-renda.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/11/as-doencas-negligenciadas-sao-causadas-por-agentes-infecciosos-ou-parasitas-e-sao-endemicas-em-populacoes-de-baixa-renda.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo