ENADE 2021 - QUESTÃO 24 A partir do termo umuarama (nome indígena para “lugar de descanso”), Salissa Rosa criou uma horta no terreno anexo...
ENADE 2021 - QUESTÃO 24
A partir do termo umuarama (nome indígena para “lugar de descanso”), Salissa Rosa criou uma horta no terreno anexo ao Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte. Ela vislumbra a possibilidade de enraizar a cultura indígena na cidade, enfatizando que não são os indígenas que estão nas cidades, mas as cidades que se situam em territórios indígenas. Em sua ação, todos serão convidados a cozinhar mandioca, milho, batata, peixe, pajuaru, que são a base da alimentação dos povos originários de Abya yala (nome indígena para América). Ainda, no terreno anexo ao museu, em volta de uma fogueira, ocorrem conversas no modo indígena, com cantos e histórias.
Disponível em: https://guaja.cc/horta-de-mandioca/. Acesso em: 20 de mai. de 2020 (adaptado).
Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. A obra de Salissa Rosa apresenta-se como uma espécie de escultura social, conceito que descreve a sociedade como uma grande obra de arte colaborativa.
II. Ao transladar a cultura e o ritual indígena para o museu, Salissa Rosa faz a apropriação de uma cultura e descaracteriza o objeto indígena.
III. A artista utiliza métodos de ensino da arte da culinária praticados em forma de oficina no museu, tendo como elemento matérico principal o alimento.
IV. Umuarama propõe uma ação artística educativa que modifica a condição de precariedade da realidade indígena.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) I e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
QUESTÃO ANTERIOR:
RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link
dessa página e envie sua resolução
clicando AQUI!
GABARITO:
A) I, apenas.
PRÓXIMA QUESTÃO:
QUESTÃO DISPONÍVEL EM: