Exercício de Sociologia (Questões UECE 2021.1) com Gabarito

Exercício de Sociologia (Questões UECE 2021.1) com Gabarito SOCIOLOGIA QUESTÃO 21 UECE 2021.1:  Partido Comunista, 1848, elaborado por Karl ...
Exercício de Sociologia (Questões UECE 2021.1) com Gabarito

Exercício de Sociologia (Questões UECE 2021.1) com Gabarito

SOCIOLOGIA

QUESTÃO 21
UECE 2021.1: Partido Comunista, 1848, elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels:

“[...] A necessidade de mercados sempre crescentes para seus produtos impele a burguesia a conquistar todo o globo terrestre. A burguesia precisa estabelecer-se, explorar e criar vínculos em todos os lugares.”;

“Pela exploração do mercado mundial, a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. [...]. Ao invés das necessidades antigas, satisfeitas por produtos do próprio país, temos novas demandas supridas por produtos dos países mais distantes, de climas mais diversos. No lugar da tradicional autossuficiência e do isolamento das nações surge uma circulação universal, uma interdependência geral entre os países. E isso tanto na produção material quanto na intelectual.”;

“[...] Sob a ameaça da ruína, a burguesia obriga todas as nações a adotarem o modo capitalista de produção; força-os a introduzir a assim chamada civilização, quer dizer, a se tornar burgueses. Em suma, ela cria um mundo a sua imagem e semelhança”. 
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. 
Manifesto do Partido Comunista, 1848.

Ao tratar da expansão da classe burguesa pelo mundo, Marx e Engels, em 1848, lançaram luz sobre um fenômeno que apenas iria ser bastante estudado e debatido pelo mundo a partir do fim do século XX – quase 150 anos depois. Partindo dos trechos acima, é correto afirmar que Marx e Engels já haviam analisado o recente debate teórico a respeito da(s)

A) globalização.
B) pós-modernidade.
C) consequências de uma sociedade de risco.
D) oferta e demanda na economia.


QUESTÃO 22
UECE 2021.1: Os três principais fundadores das Ciências Sociais, Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber trataram, cada qual seguindo princípios explicativos próprios, a relação entre Estado e Sociedade a partir do surgimento do mundo capitalista moderno e industrial-urbano.

Os três foram testemunhas da emergência dessa modernidade para as sociedades contemporâneas e trataram de estudar e explicar sua lógica e consequências.

Considerando as abordagens teóricas desses clássicos das Ciências Sociais sobre o tema acima apresentado, assinale a afirmação verdadeira.

A) O Estado, para Marx, no mundo capitalista moderno, faz parte da infraestrutura que fundamenta a sociedade dividida em classes, a qual é parte da superestrutura do capitalismo.

B) O Estado, para Durkheim, surge na modernidade capitalista quando as atividades na sociedade atingem determinado grau de interdependência orgânica entre indivíduos e grupos.

C) O Estado, no capitalismo moderno, para Weber, é uma entidade coletiva que comanda a sociedade que, por sua vez, possui a legitimidade da detenção do uso da violência física.

D) Para Marx e Durkheim, o Estado comunista seria o fim da sociedade capitalista quando se avançassem as forças da modernidade.


QUESTÃO 23
UECE 2021.1: Para Michel Foucault, de modo geral, a modernidade estabeleceu novas modalidades de poder que apontam para o surgimento de tecnologias de controle do corpo social ou das coletividades e dos indivíduos.

É um novo tipo de poder, em particular, que foi e é criado pelas instituições modernas como o Estado, a escola, os hospitais, a fábrica e a prisão: o biopoder.

Considerando o enunciado acima, avalie as seguintes afirmações:

I. O biopoder é um poder disciplinar e institucional que torna os indivíduos dóceis e úteis.

II. O controle em fábricas e hospitais ocorre com a organização do tempo e do espaço.

III. O biopoder é entendido como um agente biológico injetado no corpo dos indivíduos.

IV. As técnicas de controle nas escolas envolvem assiduidade, postura e obediência.

Em relação a biopoder, está correto o que se diz em

A) I, II e IV apenas.
B) II e III apenas.
C) I, II, III e IV.
D) I, III e IV apenas.


QUESTÃO 24
UECE 2021.1: Max Weber tratou da relação na história humana entre religiões e o desenvolvimento da racionalização da vida moderna.

Na verdade, ele investigou algumas das principais religiões mundiais e mesmo, mais precisamente, algumas de suas doutrinas, e encontrou uma conexão de sentido histórica com o processo de racionalização da vida econômica, a qual é própria da organização da vida material das sociedades capitalistas modernas.

Para Weber, as religiões, ou doutrinas religiosas, que possuem conexão de sentido com as origens racionais do capitalismo moderno são o

A) Hinduismo e o Taoismo.

B) Budismo e o Islamismo.

C) Druidismo e o Catolicismo.

D) Judaismo e o Protestantismo.


QUESTÃO 25
UECE 2021.1: Desde seu início, a Sociologia tem tratado o tema da Educação e joga luz sobre uma clássica e importante discussão própria desta ciência: a relação entre mudança social e os sistemas educacionais nas sociedades modernas. Dentre os questionamentos ligados a este debate, encontram-se os seguintes:

1. Até que ponto a Educação formal ou Escolar contribui para mudanças na sociedade?; e 2. A Educação, por outro lado, pode ser um mecanismo de permanência e imobilismo da estrutura social? Esses questionamentos foram, de certa forma, respondidos por alguns sociólogos, mas ainda demandam atenção, pesquisa e estudo ao redor do mundo moderno. É importante destacar que cada um dos estudiosos e pensadores da Sociologia que se debruçaram sobre esse tema elaborou sua própria explicação e compreensão a respeito. Considerando esse aspecto, assinale a opção que apresenta a correta relação entre pensamento e autor. 

A) Os sistemas educacionais no capitalismo moderno desenvolvidos pelos partidos políticos, pelas organizações e pelos corpos profissionais reproduzem racionalmente todas as esferas da sociedade. — Karl Marx

B) A Educação formal, em escolas e universidades, reproduz o sistema social vigente, na sua dividida estrutura de classes, através da desigual distribuição de capital econômico e de capital cultural. — Marcel Mauss

C) A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as mais novas para que estas últimas adquiram as demandas físicas, intelectuais e morais exigidas para a manutenção da sociedade. — Émile Durkheim

D) A educação de instituições de ensino é um instrumento para a manutenção do domínio das classes dominantes na sociedade, uma vez que transmite a hegemonia da cultura dos dominadores. — Gabriel Tarde


QUESTÃO 26
UECE 2021.1: O Estado é, de modo geral, uma estrutura que organiza os mais variados âmbitos da vida nas sociedades contemporâneas e, para Max Weber (1864-1920), um dos teóricos clássicos da Sociologia, esta instituição social tem as seguintes características principais: possui um complexo aparato administrativo-burocrático; um corpo de funcionários; estatutos, normas e legislações; e detém o monopólio legítimo da força sobre seus membros ou concidadãos.

Acerca dessas características que Weber elenca como as principais do Estado, é correto dizer que

A) o aparato administrativo-burocrático diz respeito à lógica social de elaboração de normas estatutárias pelo caráter de pessoalidade das relações de Estado.

B) o cabedal de normas jurídicas do Estado Moderno existe e mantém-se em virtude da crença nas ordenações e nos poderes senhoriais há muito existentes.

C) a legitimidade está embasada no reconhecimento e consentimento pelos cidadãos de que o Estado deve deter o monopólio da força sobre todos.

D) o quadro de funcionários do setor administrativo estatal é escolhido segundo legislação específica que demonstre a manifestação carismática de cada um.


QUESTÃO 27
UECE 2021.1: Uma das teorias clássicas das Ciências Sociais sobre a existência das classes sociais e das lógicas de estratificação que as mantêm separadas ou divididas nas sociedades modernas e capitalistas foi desenvolvida pelo filósofo alemão Karl Marx (1818-1883).

De modo geral, Marx buscou explicar as lógicas sociais tanto de existência das classes nas sociedades capitalistas como os motivos de suas lutas ou tensões que estruturam o modo social de produção do capitalismo.

Assim, partindo da perspectiva teórica de Marx, assinale a opção que corresponde às duas principais classes sociais antagônicas no sistema capitalista com seus respectivos objetivos.

A) A classe pequeno-burguesa, como os pequenos industriais e os profissionais liberais, contra a classe do lupemproletariado, parcela de miseráveis e parte do exército de reserva: os primeiros lutam para não perderem seus dividendos e posses e os segundos para o ingresso na classe trabalhadora.

B) A classe capitalista, ou os donos dos meios de produção, e a classe proletária, ou os detentores da força de trabalho, lutam entre si: a primeira pela manutenção de seu domínio sobre toda a sociedade e a segunda contra as formas de exploração a que é submetida justamente pelos capitalistas.

C) A classe dos grandes burgueses capitalistas contra a classe dos pequenos proprietários e rentistas, parcela de gente abastada, mas que não possui maiores garantias de sobrevivência: os grandes capitalistas lutam pela busca de lucros e os pequenos proprietários e rentistas lutam para assegurar suas terras e rendas.

D) A classe proletária revolucionária detentora do Estado comunista contra a classe dos profissionais liberais e funcionários públicos reacionários e conservadores: os primeiros lutam para manterem a Revolução Socialista e os segundos lutam para preservarem seus ganhos, privilégios e cargos.


QUESTÃO 28
Leia atentamente a seguinte matéria jornalística:

Mulheres ganham 19% menos que homens – no topo a diferença é de mais de 30%

A presença das mulheres no mercado de trabalho no Brasil passou por mudanças substanciais nos últimos 50 anos. A participação delas entre os trabalhadores do país mais que dobrou. Os salários, embora ainda longe dos recebidos pelos homens nas mesmas profissões, também reduziram bastante a distância. Esse efeito, porém, não aparece com a mesma intensidade dentro das profissões mais bem remuneradas, como engenharia, medicina ou advocacia. Nelas, a presença feminina também disparou e, entre médicos e dentistas, por exemplo, as mulheres já são mais de 70%. A diferença salarial nos grupos do topo, porém, mudou bem pouco de 1970 para cá, e as mulheres ainda seguem ganhando cerca de 30% menos que os colegas homens nas mesmas profissões.

[...]. São estas as principais conclusões apontadas por um estudo feito pela economista Laísa Rachter (Ibre/FGV) que comparou a presença de mulheres e os salários médios praticados no mercado de trabalho de todo o país desde 1970, com base nos dados do censo, entre 1970 e 2010, e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), para 2020. ‘A maternidade, os filhos e os afazeres domésticos ainda pesam mais sobre as mulheres, e demandam mais flexibilidade. A cultura organizacional ainda promove os profissionais baseada em critérios masculinos, como estar totalmente disponível ao trabalho ou trabalhar várias horas’, disse a pesquisadora da FGV”.
Juliana Elias, CNN Brasil Business, São Paulo, 02 de abril 
de 2021. Texto adaptado

UECE 2021.1: Partindo das informações na matéria acima, avalie as seguintes proposições:

I. Depois de 50 anos, as mulheres ainda não possuem as mesmas condições de trabalho e ganho salarial que os homens.

II. A igualdade de condições de trabalho e de salários entre homens e mulheres hoje são conquistas próprias do mundo empresarial.

III. As profissionais liberais, nesse período, são as que mais conquistaram paridade salarial e igualdade diante dos colegas homens.

IV. A cultura das organizações, de modo geral, persiste valorizando colaboradores que não tenham maiores obrigações familiares.

É correto somente o que se afirma em

A) I e III.
B) II e III.
C) II e IV.
D) I e IV.


QUESTÃO 29
UECE 2021.1: Dentre as mudanças no mundo organizacional a partir das últimas décadas do século XX, está o fato de que, cada vez mais, especialmente nas grandes empresas, os empregados de níveis inferiores são consultados sobre as políticas que a administração está considerando.

Com esta mudança gerencial, os executivos se reúnem regularmente com todos os funcionários que, a partir de então, passaram a ser chamados de “colaboradores”. Essa mudança é embasada na concepção de que todos os membros da organização empresarial se envolvam em pequenas equipes corporativas ou grupos de trabalho e tanto essas equipes como os indivíduos, em particular, sejam avaliados constantemente em termos de desempenho.

Considerando essas mudanças que têm ocorrido desde o século XX no mundo do trabalho organizacional, assinale a afirmação verdadeira.

A) O trabalhador perdeu a tradicional característica de ser multifuncional e polivalente na execução dos mais diversos aspectos da produção, tais como fabricação, manutenção e controle de qualidade.

B) Com as mudanças propostas nesse novo mundo do trabalho, o colaborador deve tomar iniciativas, pensar em qualificar-se, adquirir competências variadas, avaliar situações e saber trabalhar em grupo.

C) A liberdade e a autonomia promovidas por essas estratégias de gerenciamento, assim como era antes, jogam sobre o trabalhador a responsabilidade total no atingimento das metas e objetivos da empresa.

D) Com as estratégias flexíveis como as de maior participação dos funcionários nos rumos da empresa, sendo consultados nas tomadas de decisão, aumentam-se as hierarquias e as supervisões de comando.


QUESTÃO 30
UECE 2021.1: Atente para o seguinte excerto sobre sociedade civil e sociedade política:

“...pode-se por enquanto fixar dois grandes ‘planos’ superestruturais: o que pode ser chamado de ‘sociedade civil’ (isto é, o conjunto de organizações chamados comumente de ‘privados’) e o da ‘sociedade política’ ou Estado, que correspondem à função de ‘hegemonia’ que o grupo dominante exerce em toda a sociedade e àquela de ‘domínio direto’ ou de comando, que se expressa no Estado e no governo ‘jurídico’”. 
Antônio Gramsci, Cadernos do Cárcere,1926-1938.

Considerando a perspectiva teórica de Gramsci, assinale a proposição verdadeira.

A) A sociedade civil se manifesta em igrejas, empresas, associações, partidos e a sociedade política é representada pela hegemonia de todos em conjunto.

B) A sociedade política tenta obter o consenso de todos os grupos privados que formam a sociedade civil detentora da hegemonia jurídica manifesta no Estado.

C) A hegemonia da classe dominante é representada pela sociedade política ou Estado que se impõe sobre todos os grupos que compõem a sociedade civil.

D) A oposição entre a sociedade civil e a sociedade política faz com que o grupo dominante procure meios de se contrapor à hegemonia dos grupos privados.


QUESTÃO 31
UECE 2021.1: Para Norberto Bobbio, quem é a favor da Democracia é a favor das Leis e do Estado de Direito. Os legisladores e os governantes numa Democracia estão submetidos às normas vinculatórias.

No fim, todos os indivíduos membros de um Estado democrático de direitos e deveres, governantes e governados, estão submetidos às Leis e às normas regulatórias do convívio em vários espaços da vida em sociedade. Daí a ênfase de Bobbio na importância do respeito às instituições numa Democracia.

Assim, é correto concluir que, para Norberto Bobbio, o regime democrático

A) é um sistema político que favorece os dirigentes de um Estado legal.

B) é a forma de organizar as sociedades seguindo o governo das leis.

C) carrega consigo a burocratização de todos os âmbitos da vida social.

D) pune rigorosamente a postura de desrespeito vinda dos governantes.


QUESTÃO 32
UECE 2021.1: Os estudos sobre gênero nas Ciências Sociais aprofundaram, entre outras questões, uma reflexão crítica sobre a forma como se encaram, nas sociedades contemporâneas, as diferenças entre homens, mulheres e pessoas e grupos que se designam de outros gêneros.

Assinale a opção que corresponde ao conceito de gênero usado, de forma geral, nas Ciências Sociais.

A) O gênero é a categoria que discrimina a natureza masculina ou feminina.

B) Os gêneros nos humanos estão ligados à evolução fenotípica e genética.

C) Cada coletividade sociocultural estabelece suas diferenciações de gênero.

D) Em cada indivíduo o gênero é moldado conforme seus caracteres naturais.


QUESTÃO 33
UECE 2021.1: O infanticídio indígena é uma prática cultural ainda corrente entre alguns povos nativos do Brasil de hoje, como os Kamayurá, Yanomami, Kajabi, Bororo e Ticuna.

Algumas situações diversas fazem com que as indígenas pratiquem tal ato: quando a mãe tem filhos em pequenos intervalos de tempo, com menos de dois anos, por exemplo; crianças com deficiências motoras ou físicas; em casos raros, crianças do sexo feminino; quando nascem gêmeos, um é sacrificado; e, mesmo, quando nascem crianças albinas.

Esta tradição coloca desafiadoras e importantes reflexões que envolvem tanto o debate sobre o respeito à diversidade cultural e o combate ao etnocentrismo como a luta a favor dos direitos humanos contra esse costume e, ao mesmo tempo, a luta pela preservação da cultura dos povos indígenas.

Acerca do infanticídio indígena, assinale a afirmação verdadeira.

A) A luta pela proteção das culturas indígenas e a defesa dos direitos humanos não precisam estar desassociadas no desestímulo ao infanticídio.

B) A visão etnocêntrica sobre o fenômeno do infanticídio indígena é aquela que nos faz enxergar com respeito e cuidado tal prática cultural.

C) As tribos indígenas que cultivam este costume devem ser conservadas sem nenhuma intervenção para a garantia da diversidade cultural.

D) O combate dos direitos humanos contra a prática do infanticídio indígena coloca a divisão entre a cultura civilizada e a cultura bárbara.


QUESTÃO 34
UECE 2021.1: O sociólogo francês Serge Paugam, no fim do século XX, desenvolveu um modelo sociológico de análise sobre o que ele chamou de processo de desqualificação social dos “novos pobres” que surgiram na França com a crise do Estado de Bem-Estar Social.

Para Paugam, a desqualificação social passa por um processo de três fases: a fragilidade, a dependência e a ruptura. Na fragilidade, os indivíduos desempregados sobrevivem com uma renda irregular ou com a insegurança financeira. 

Com a continuidade dessa fragilização, entra-se na dependência, que se caracteriza, no caso do Estado francês, da entrada do indivíduo em programas de proteção social. Na ruptura, os indivíduos acumulam uma série de problemas como a falta de qualquer tipo de auxílio, de trabalho, e enfrentam a ausência de moradia e de saúde e, assim, ingressam na marginalidade.

Tomando como referência esse modelo sociológico sobre a desqualificação social, é correto dizer que

A) os beneficiários de programas brasileiros como o Bolsa Família e o de assistência previdenciária são marginalizados.

B) os trabalhadores ligados a aplicativos como Uber e Ifood devem ser caracterizados como dependentes.

C) os indivíduos em situação de rua, os pedintes e usuários de droga são considerados pessoas frágeis.

D) os desempregados podem ficar fragilizados e aumentar a quantidade de trabalhadores informais e/ou eventuais.


QUESTÃO 35
UECE 2021.1: Desde meados do século XX, o debate sobre preservação e cuidado com o meio ambiente natural veio se consolidando como urgente para as sociedades contemporâneas. No Brasil, por volta dos anos 1990, as questões ambientais começaram a fazer mais parte do debate midiático e público, de estratégias políticas, de legislações específicas e de medidas empresariais e particulares.

Contudo, nestes primeiros anos do século XXI, no Brasil, o debate em favor do meio ambiente tem sido contestado e, até, desconsiderado por posicionamentos político-ideológicos que acusam, por exemplo, o “radicalismo dos ambientalistas” de impedir o desenvolvimento da indústria e da agricultura. A luta, então, dos “verdes” – um dos nomes dados com tom pejorativo aos promotores das causas ambientais hoje –, em defesa do meio ambiente ocorre, agora, ao lado da luta pela legitimidade e reconhecimento da contínua importância das questões ambientais.

Sobre a questão ambiental no Brasil, é correto concluir que

A) é suficientemente complexa e, assim, é complicado defender razões legítimas e válidas para as pautas pública e política.

B) a destruição do meio ambiente ocorre frequentemente por madeireiros e mineradores, daí a importância da política ambiental.

C) os produtos orgânicos, a reciclagem e a coleta seletiva de lixo são estratégias das empresas capitalistas cujo único objetivo é a obtenção de lucros.

D) os ambientalistas, no tocante ao meio ambiente, devem considerar as reivindicações e demandas do agronegócio para o desenvolvimento.


QUESTÃO 36
UECE 2021.1: O crescimento exponencial das tecnologias comunicacionais e informacionais embasadas na rede mundial de computadores implica consideráveis influências no desenvolvimento da economia global e, assim, das sociedades contemporâneas. 

Conforme o sociólogo espanhol, Manuel Castells, a economia mundial deixou para trás a Era Industrial e adentrou na Era da Informação. Para este cientista social, as pessoas, em muitos âmbitos de suas vidas e relações sociais cotidianas, estão atualmente inseridas no que ele chama de “Sociedade em Rede”.

Avalie as seguintes afirmações sobre as características dessa “Sociedade em Rede”:

I. As pessoas, empresas e Estados estão, cada vez mais, interconectados e suas ações não estão restritas por distâncias espaciais e fronteiras territoriais.

II. Os parques industriais se fortaleceram nos países em desenvolvimento econômico regidos pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

III. As novas tecnologias de informação e comunicação possibilitaram a interação interpessoal e a taxação internacional das grandes corporações do capitalismo.

IV. Não há um “centro” informacional, mas uma série intrincada de “nódulos” de informações que fazem a Rede tanto existir como operar com maior liberdade.

Está correto o que se afirma somente em

A) I e IV.
B) II e III.
C) I e II.
D) III e IV.


QUESTÃO 37
UECE 2021.1: Atente para o seguinte excerto da obra de Darcy ribeiro sobre a formação do povo brasileiro:

“Os brasileiros surgem como um povo novo. ‘Novo’ porque surge como uma ‘etnia nacional’, diferente de suas matrizes formadoras: a Tupi, a Lusa e a Afro. Povo que foi e é dinamizado por uma cultura sincrética e singularizada pela redefinição de traços culturais oriundos dessas matrizes étnicas originárias. ‘Surgimos da confluência, do entrechoque e do caldeamento do invasor português com índios silvícolas e campineiros e com negros africanos, uns com os outros aliciados como escravos’. Confluência, entre choque e caldeamento que gestaram o povo brasileiro”.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o 
sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Darcy Ribeiro denomina o processo de formação do povo brasileiro de 

A) “gestação racial”.
B) “cadinho singular”.
C) “transfiguração étnica”.
D) “fluxos de etnias”.


QUESTÃO 38
O ‘índio’ é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por esta como tal. E ‘comunidade indígena’ é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas”. 
CASTRO, Eduardo Viveiros de. “No Brasil, todo mundo é 
índio, exceto quem não é”. In: Povos Indígenas no Brasil,
20 de janeiro de 2016. 

UECE 2021.1: Seguindo esta definição do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, é correto concluir que, no Brasil,

A) as comunidades indígenas assim definidas foram praticamente dizimadas etnicamente e fisicamente no ferrenho processo colonial de formação do país.

B) as populações indígenas hoje diferem da sociedade não índia, por suas identificações culturais próprias e ligações com os povos originários do país.

C) os índios que ainda restam em nossa sociedade estão caminhando para extinção, uma vez que suas culturas são destruídas pela cultura moderna.

D) não podem ser caracterizados como indígenas aqueles que têm as mesmas necessidades da sociedade branca, como possuir trabalho remunerado e telefone celular.


QUESTÃO 39
Nos últimos anos, uma expressão conceitual passou a ser bastante difundida e discutida publicamente para tratar da discriminação racial: racismo estrutural. Sílvio Almeida, jurista e filósofo, em sua obra sobre esta conceituação, procura demonstrar como o racismo na sociedade brasileira, por exemplo, é naturalizado e/ou normalizado, e está incrustado nas relações sociais cotidianas.
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. 
São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019.

UECE 2021.1: Afirmar que “o racismo é estrutural” significa dizer que o racismo

A) é uma decorrência da própria estrutura social, que é constituída pelas relações políticas, econômicas e culturais.

B) está incorporado na Constituição brasileira, que submete os negros à inferioridade.

C) existe devido à estrutura fisiológica das raças, embora se saiba que as diferenças culturais são diversas das diferenças biológicas.

D) está na subjetividade das pessoas que, sem a devida orientação mental, discriminam negros de brancos.


QUESTÃO 40
UECE 2021.1: Segundo dados do Atlas da Violência de 2019, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a partir do que constatou o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2017, o Estado do Ceará obteve a trágica marca de 140,2 jovens mortos por cada cem mil habitantes. Foi, no período, a segunda maior taxa de homicídios de adolescentes do país.

Além disso, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, ligado à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em relatório do mesmo ano de 2017, aponta que a maioria dos jovens assassinados no Ceará eram pretos ou pardos, com média de idade de 17 anos, do sexo masculino e moradores de áreas de vulnerabilidade social.

Considerando a análise dos dados apresentados acima, é correto afirmar que, no Ceará,

A) o fenômeno de mortes violentas de jovens negros se deve à predisposição racial desses adolescentes à marginalidade.

B) a desestruturação familiar e a falta de educação moral são as causas da maior incidência de homicídios entre jovens pardos.

C) as populações de pretos e de pardos, independentemente de classe social, são historicamente envolvidas com a criminalidade.

D) é necessária a elaboração de mais políticas e programas de inclusão nas áreas sociais vulneráveis voltadas para a juventude negra e parda.


Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício de Sociologia (Questões UECE 2021.1) com Gabarito
Exercício de Sociologia (Questões UECE 2021.1) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhWB7bAmPxWrIX4Ca41wpYDsJCHZgDAfmp2VKGIfB6G6AKlyAhr7xsbHi7Ir5eyrgmUBPuPWH5fOQLUZNvAfUjPww8QRJnkF06lPIF4w1B3FcrsacDRd1J2WHGXnU-qLiTuzqMs1qatMY63AGNSpH9VQMPdlbNTPgcH_-BgobWBOpIAuhdmjyb9sHlPuA=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhWB7bAmPxWrIX4Ca41wpYDsJCHZgDAfmp2VKGIfB6G6AKlyAhr7xsbHi7Ir5eyrgmUBPuPWH5fOQLUZNvAfUjPww8QRJnkF06lPIF4w1B3FcrsacDRd1J2WHGXnU-qLiTuzqMs1qatMY63AGNSpH9VQMPdlbNTPgcH_-BgobWBOpIAuhdmjyb9sHlPuA=s72-c
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-sociologia-questoes-uece-2021-1-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-sociologia-questoes-uece-2021-1-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo