Exercício de Português para Saeb com Gabarito

Exercício de Português para Saeb com Gabarito Ensino Fundamental 9º ANO QUESTÃO 01 Leia os textos I e II a seguir e responda. Texto I Menor ...
Saeb

Exercício de Português para Saeb com Gabarito

Ensino Fundamental
9º ANO

QUESTÃO 01
Leia os textos I e II a seguir e responda.

Texto I
Menor preço

Sim, às vezes o preço do alimento não revela se este contém maior ou menor fontes de vitamina. Há produtos de segunda linha que são produzidos em alta escala com a mesma matéria-prima, só muda a marca.
Vagner Pontin

Texto II
Saudáveis

O aumento mundial do preço dos alimentos tem diversos efeitos negativos que vão além do impacto direto na renda de cada família. A saída natural é consumir frutas, verduras e legumes da estação, uma vez que, além de mais baratos, servem para variar o cardápio sem perda qualitativa de nutrientes. Quem não se enquadrar a essa nova realidade paga mais caro e nem sempre tem a garantia de ter um produto saudável.
Walmir da Hora
A GAZETA Vitória (ES), segunda-feira, 14 de
fev de 2011, p.2. (com adaptações)

A partir da leitura dos textos, é possível afirmar que

A. no Texto II, há um incentivo ao consumo de alimentos saudáveis produzidos em cada estação.

B. no Texto II, os alimentos saudáveis são considerados caros e sem garantia de serem nutritivos.

C. nos Textos I e II, encontram-se opiniões divergentes sobre os preços de cada alimento.

D. nos Textos I e II, os altos preços dos alimentos são definidos por suas respectivas marcas.


Leia os textos I e II a seguir e responda aos questões 2 e 3.

Texto I
Mãe de todos nós

Ao consagrar o 22 de abril como Dia da Terra, a Organização das Nações Unidas parece deixar claro que a Terra e os bens naturais são mais do que mercadorias. É urgente insistir nisso. Segundo Ricardo Abramovay, professor da USP, ― a extração de recursos da superfície terrestre cresceu oito vezes durante o século 20 e atingiu um total de 60 bilhões de toneladas anuais, a partir apenas do peso físico de quatro elementos: minérios, materiais de construção, combustíveis fósseis e biomassa.

Essa atenção da ONU à Terra se liga a um movimento mundial que elaborou a Carta da Terra, documento que enuncia os direitos da Terra, os quais devem ser respeitados para garantia da vida no Planeta. Ao consagrar um dia à Mãe Terra, as Nações Unidas aderiram às expressões religiosas das culturas indígenas, que olham a Terra como mãe carinhosa que permanentemente cuida da vida de todo ser vivo. Nos países andinos, os índígenas não bebem vinho ou água sem derramar um gole por terra como brinde à Pacha Mama.

Nas últimas décadas, a partir dos trabalhos do cientista James Lovelook, a própria ciência começou a ver a Terra como um organismo vivo e inteligente que reage ao meio ambiente e cria condições propícias para a vida. Leonardo Boff fala da Terra como Gaia, nome com o qual os antigos gregos denominavam como deusa a mãe Terra. Não se trata de propor uma volta à religião antiga, mas de resgatar uma cultura amorosa e de respeito ao nosso Planeta e a tudo que o envolve. (...)
Marcelo Barros
Fonte: http://www.brasildefato.com.br/node/9420. Acessado em: 
14/05/2012.(Com adaptações)

Texto II
Terra, Nosso Lar

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.
Fonte: www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html. Acesso 08/05/2012. 
(Com adaptações)

QUESTÃO 02
Os textos supracitados consideram o Planeta Terra

A. uma mercadoria a que todos têm direito.

B. uma religião iniciada pelos antigos gregos.

C. um bem individual que está sendo destruído.

D. um bem coletivo que necessita de cuidados.


QUESTÃO 03
Ainda sobre os textos “Mãe de todos nós” e “Terra, Nosso Lar”, responda.

Nesses dois textos, as opiniões dos autores sobre o planeta Terra são

A. complementares.
B. divergentes.
C. excludentes.
D. iguais.


QUESTÃO 04
Leia os Textos I e II a seguir e responda.

Texto I
O que é Diabetes?

Existem dois tipos básicos de diabetes: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. O diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico destrói as células beta no pâncreas, que são as células que produzem insulina. Como resultado, o corpo produz muito pouco ou nenhuma insulina. Pessoas com diabetes tipo 1 devem tomar insulina diariamente. Às vezes o diabetes tipo 1 é chamado de diabetes juvenil ou diabetes insulino-dependente. Diabetes tipo 2 ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou o corpo não pode usar adequadamente a insulina que ele produz.

Eventualmente, o pâncreas pode parar completamente de produzir insulina. O diabetes tipo 2 pode afetar pessoas de qualquer idade. Em homens e mulheres, quanto mais excesso de peso o indivíduo tiver, maior o risco de desenvolver o diabetes tipo 2.
Fonte: http://www.accu-chek.com.br/br/entendendo-o-diabetes/o-que-ediabete.html.
Acesso em: 20 dez.2011. (Com adaptações)

Texto II
(Fragmento)

Diabéticos treinados para cuidar de si próprios têm menos riscos de sofrer complicações.

[...] O autocuidado é a chave para prevenir o diabetes tipo 2, que responde por 90% dos casos que atingem principalmente adultos. Seu desenvolvimento está associado ao ganho de gordura abdominal, e a gordura afeta a ação da insulina, tornando-a menos eficiente na função de transportar a glicose do sangue para dentro das células.

Para compensar essa redução de eficiência, o pâncreas produz mais insulina e acaba sobrecarregando suas células, que morrem precocemente. Após 10 anos, em média, o organismo perderá perto de 50% destas células e com elas a capacidade de processar a glicose, elevando sua concentração no sangue até caracterizar o diabetes.
Fonte: NETO, Dr. Miguel Cendorógio. !n: Veja.
Nov. 2010. Fragmento. (Com adaptações)

Sobre o diabetes, um aspecto comum a esses dois textos é

A. a causa e o efeito da incapacidade de processar a glicose.

B. a relação entre o tipo 2 e o excesso de peso.

C. a diferenciação entre os tipos da doença.

D. a destruição do sistema imunológico.


QUESTÃO 05
Leia o texto a seguir e responda.

Carta

Lorelai,
Era tão bom quando eu morava lá na roça. A casa tinha um quintal com milhões de coisas, tinha até um galinheiro. Eu conversava com tudo quanto era galinha, cachorro, gato, lagartixa, eu conversava com tanta gente que você nem imagina, Lorelai. Tinha árvore para subir, rio passando no fundo, tinha cada esconderijo tão bom que a gente podia ficar escondida a vida toda que ninguém achava.

Meu pai e minha mãe viviam rindo, andavam de mão dada, era uma coisa muito legal da gente ver. Agora, tá tudo diferente: eles vivem de cara fechada, brigam à toa, discutem por qualquer coisa. E depois, toca todo mundo a ficar emburrando. Outro dia eu perguntei: o que é que tá acontecendo que toda hora tem briga? Sabe o que é que eles falaram?

Que não era assunto para criança. E o pior é que esse negócio de emburramento em casa me dá uma aflição danada. Eu queria tanto achar um jeito de não dar mais bola pra briga e pra cara amarrada. Será que você não acha um jeito pra mim?
Um beijo da Raquel.
(...)
Fonte: NUNES, Lygia Bojunga. A Bolsa Amarela – 31ª ed. Rio de Janeiro: Agir, 1998.

Em “Agora tá* tudo diferente:”, a palavra destacada é um exemplo de linguagem

A. ensinada na escola.
B. estudada nas gramáticas.
C. encontrada nos livros técnicos.
D. empregada com colegas.


QUESTÃO 06
Leia o texto a seguir e responda.

A origem da noite

E é assim até hoje. Depois do mundo feito, vem um para achar defeito. O índio Uánham achou na criação uma falha: era dia atrás de dia, dia atrás de dia. Noite não havia, para se dormir e descansar. De tanto assuntar, Uánham acabou descobrindo a dona da noite: a Surucucu. Moço valente, juntou o arco e as flechas, dizendo à sua gente:

Esperem que esse cansaço já finda. Vou e trago a noite comigo, agorinha.

Chegando à casa da Surucucu, bateu palmas e chamou:

– Ó, comadre! Venho de longe pra lhe comprar a noite. Em troca, ofereço-lhe meu arco e flechas.

A Surucucu danou-se a rir da proposta de Uánham. Depois, respondeu:

– E como se usa arco e flecha, sem mãos e pés? Sua oferta não tem serventia para mim. Uánham voltou para a aldeia e se pôs a matutar. Passou o tempo de uma lua, se lua houvesse. Então uma ideia brotou-lhe da cachola:

– Vou oferecer à dona da noite a faixa que uso nas pernas. Isso ela há de querer!

Cedinho, banhou-se no rio e foi direto à casa da Surucucu. Como da primeira vez, bateu palmas e chamou. Diante da oferta do índio, ela respondeu:

– Na perna não presta, porque perna não tenho. Mas aceito a faixa. Amarre-a no meu rabo.[...]

No trecho “Então, uma ideia brotou-lhe da cachola:...”, a palavra destacada é exemplo de uma

A. expressão literária.
B. expressão regional.
C. linguagem informal.
D. linguagem científica. 


QUESTÃO 07
Leia o texto a seguir e responda.

A formiga e a cigarra

Era uma vez uma formiguinha e uma cigarra muito amigas. Durante todo o outono, a formiguinha trabalhou sem parar, armazenando comida para o período de inverno. Não aproveitou nada do Sol, da brisa suave do fim da tarde nem do bate-papo com os amigos ao final do expediente de trabalho, tomando uma cervejinha. Seu nome era “trabalho” e seu sobrenome, “sempre”. Enquanto isso, a cigarra só queria saber de cantar nas rodas de amigos e nos bares da cidade; não desperdiçou um minuto sequer, cantou durante todo o outono, dançou, aproveitou o Sol, curtiu para valer, sem se preocupar com o inverno que estava por vir.

Então, passados alguns dias, começou a esfriar. Era o inverno que estava começando. A formiguinha, exausta, entrou em sua singela e aconchegante toca repleta de comida. Mas alguém chamava por seu nome do lado de fora da toca. Quando abriu a porta para ver quem era, ficou surpresa com o que viu: sua amiga cigarra, dentro de uma Ferrari, com um aconchegante casaco de vison. E a cigarra falou para a formiguinha:

– Olá, amiga, vou passar o inverno em Paris. Será que você poderia cuidar da minha toca?

– Claro, sem problema! Mas o que lhe aconteceu? Como você conseguiu grana pra ir a Paris e comprar essa Ferrari?

– Imagine você que eu estava cantando em um bar, na semana passada, e um produtor gostou da minha voz. Fechei um contrato de seis meses para fazer shows em Paris... A propósito, a amiga deseja algo de lá?

– Desejo, sim. Se você encontrar um tal de La Fontaine por lá, manda ele pro DIABO QUE O CARREGUE!

Moral da história: “Aproveite sua vida, saiba dosar trabalho e lazer, pois trabalho em demasia só traz benefício em fábulas do La Fontaine”.
Fonte: Fábula de La Fontaine reelaborada. https://slideplayer.com.br/
slide/1796796/ l - com adaptações. (Com adaptações)

Em relação ao texto original da fábula, percebe-se ironia no fato de

A. a cigarra, sem trabalhar, surgir de Ferrari e casaco de vison.

B. a formiga trabalhar e possuir uma toca.

C. a cigarra deixar de trabalhar para aproveitar o Sol.

D. a cigarra não trabalhar e cantar durante todo o outono.


QUESTÃO 08
Leia o texto a seguir e responda.

O cabo e o soldado

Um cabo e um soldado de serviço dobravam a esquina, quando perceberam que a multidão fechada em círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se tratava.

Não conseguindo ver nada, disse, pedindo passagem:

— Eu sou irmão da vítima.

Todos olharam e logo o deixaram passar.

Quando chegou ao centro da multidão, notou que ali estava um burro que tinha acabado de ser atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao soldado:

— Ora essa, o parente é seu.
Fonte: Revista Seleções. Rir é o melhor remédio. 12/98, p.91.

No texto, o traço de humor está no fato de

A. o cabo e um soldado terem dobrado a esquina.
B. ter sido um burro a vítima do atropelamento.
C. todos terem olhado para o cabo.
D. o cabo ter ido verificar do que se tratava.


QUESTÃO 09
Leia o texto a seguir e responda.

Covardia

Passeavam dois amigos numa floresta, quando apareceu um urso feroz e se lançou sobre eles.

Um deles trepou numa árvore e escondeu-se, enquanto o outro ficava no caminho. Deixando-se cair ao solo, fingiu-se morto. 

O urso aproximou-se e cheirou o homem, mas, como este retinha a respiração, julgou-o morto e afastou-se.

Quando a fera estava longe, o outro desceu da árvore e perguntou, a gracejar, ao companheiro:

— Que te disse o urso ao ouvido?

— Disse-me que aquele que abandona o seu amigo no perigo é um covarde.
Fonte: TAHAN, Malba. Lendas do céu e da terra. 23 ed.
Rio de Janeiro: Record, 1998.

No final dessa história, a fala do personagem demonstra

A. satisfação por estar vivo.
B. surpresa por ter escapado do perigo.
C. decepção pelo abandono do amigo.
D. alegria por não ser covarde.


QUESTÃO 10
Leia o texto a seguir e responda.

A namorada (Manoel de Barros)

Havia um muro alto entre nossas casas.
Difícil de mandar recado para ela.
Não havia e-mail.
O pai era uma onça.
A gente amarrava o bilhete numa pedra presa por um cordão
E pichava a pedra no quintal da casa dela.
Se a namorada respondesse pela mesma pedra
Era uma glória!
Mas por vezes o bilhete enganchava nos galhos da goiabeira
E então era agonia.
No tempo do onça era assim.
Fonte: http://www.releituras.com/manoeldebarros_namorada.asp. 
Acesso em 21/02/2013. Disponível em: http://livred.info/reviso-2-
unidade--8-ano-leia-o-texto-abaixo.html?page=6. (Com adaptações)

No trecho “― O pai era uma onça”, a palavra destacada sugere que o pai era

A. perspicaz.
B. esperto.
C. rígido.
D. rápido.


QUESTÃO 11
Leia o texto a seguir e responda.

Assaltos insólitos

Assalto não tem graça nenhuma, mas alguns, contados depois, até que são engraçados. É igual a certos incidentes de viagem, que, quando acontecem, deixam a gente aborrecidíssima, mas depois, narrados aos amigos num jantar, passam a ter sabor de anedota.

Uma vez me contaram de um cidadão que foi assaltado em sua casa. Até aí, nada demais.

Tem gente que é assaltada na rua, no ônibus, no escritório, até dentro de igrejas e hospitais, mas muitos o são na própria casa. O que não diminui o desconforto da situação.

Pois lá estava o dito-cujo em sua casa, mas vestido em roupa de trabalho, pois resolvera dar uma pintura na garagem e na cozinha. 

As crianças haviam saído com a mulher para fazer compras e o marido se entregava a essa terapêutica atividade, quando, da garagem, vê adentrar pelo jardim dois indivíduos suspeitos.

Mal teve tempo de tomar uma atitude e já ouvia:

— É um assalto, fica quieto senão leva chumbo.

Ele já se preparava para toda sorte de tragédias quando um dos ladrões pergunta:

— Cadê o patrão?

Num rasgo de criatividade, respondeu:

— Saiu, foi com a família ao mercado, mas já volta.

— Então vamos lá dentro, mostre tudo.

Fingindo-se, então, de empregado de si mesmo, e ao mesmo tempo para livrar sua cara, começou a dizer:

— Se quiserem levar, podem levar tudo, estou me lixando, não gosto desse patrão. Paga mal, é um pão-duro. Por que não levam aquele rádio ali? Olha, se eu fosse vocês levava aquele som também. Na cozinha tem uma batedeira ótima da patroa. 

Não querem uns discos? Dinheiro não tem, pois ouvi dizerem que botam tudo no banco, mas ali dentro do armário tem uma porção de caixas de bombons, que o patrão é tarado por bombom.

Os ladrões recolheram tudo o que o falso empregado indicou e saíram apressados.

Daí a pouco chegavam a mulher e os filhos.

Sentado na sala, o marido ria, ria, tanto nervoso quanto aliviado do próprio assalto que ajudara a fazer contra si mesmo.
Fonte: SANTANNA Affonso Romano. PORTA DE COLÉGIO E OUTRAS 
CRÔNICAS São Paulo:Ática 1995. (Coleção Para gostar de ler)

No trecho “e o marido se entregava a essa terapêutica atividade”, a expressão destacada substitui

A. fazer compras.
B. ir ao mercado.
C. narrar anedotas.
D. pintar a casa.


QUESTÃO 12
Leia o texto a seguir e responda.

Câncer
As novas frentes de ataque

A ciência chega finalmente à fase de atacar o mal pela raiz sem efeito colateral. A luta contra o câncer teve grandes vitórias nas últimas décadas do século 20, mas deve-se admitir que houve também muitas esperanças de cura não concretizadas. Após sucessivas promessas de terapias revolucionárias, o século 21 começou com a notícia de uma droga comprovadamente capaz de bloquear, pela raiz, a gênese de células tumorais. Ela foi anunciada em maio deste ano, na cidade de San Francisco, no EUA, em uma reunião com a presença de cerca de 26 mil médicos e pesquisadores.

A genética, que já vinha sendo usada contra o câncer em diagnósticos e avaliações de risco, conseguiu, pela primeira vez, realizar o sonho das drogas inteligentes: impedir a formação de tumores. Com essas drogas, será possível combater a doença sem debilitar o organismo, como ocorre na radioterapia e na quimioterapia convencional. O próximo passo é assegurar que as células cancerosas não se tornem resistentes à medicação.

São, portanto, várias frentes de ataque. Além das mais de 400 drogas em testes, aposta-se no que já vinha dando certo, como a prevenção e o diagnóstico precoce.
Fonte: Revista Galileu. Julho de 2001, p. 41. (Com adaptações.)

O conectivo “portanto”, estabelece com as ideias que o antecedem uma relação de

A. adversidade.
B. conclusão.
C. comparação.
D. finalidade.


Leia o texto e responda as questões 13, 14 e 15.

Altamente confidencial

Quem observa o trabalho de um hacker hoje pode ter a impressão de que a arte de inventar e quebrar códigos secretos é algo extremamente moderno. Ledo engano! O jogo das mensagens cifradas já desafiava a imaginação pelo menos desde a Idade Média.

Nessa época, a troca de mensagens era assunto delicado, como mostra o bispo Gregório de Tours, que no século VI escreveu uma história do reino dos francos. Segundo ele, em pleno alvorecer da Idade Média, dois mensageiros de um certo Godovaldo, que reivindicava o trono, foram presos e torturados por homens do rei Gontrão ao tentarem transmitir uma mensagem secreta.

O caso mostra que nesse período a escrita era uma forma muito vulnerável de comunicação. Uma carta podia parar com facilidade em mãos inimigas e, por isso, os emissários não apenas levavam consigo documentos oficiais manuscritos, mas também decoravam mensagens que transmitiam oralmente aos destinatários. Os poucos registros deixados pela diplomacia medieval não facilitaram em nada o trabalho dos historiadores, e por isso é preciso ter cuidado quando se fala das técnicas decodificação utilizadas na Europa medieval.
[...]
Disponível em:<http://www.historia.seed.pr.gov.br/>. 
 Acesso em: 17 ago. 2021. (Fragmento)

QUESTÇAO 13
Qual é o tema desse texto? 

A) O registro dos historiadores no reino dos francos.

B) O trabalho extremamente moderno dos hackers.

C) A arte de inventar e quebrar códigos secretos.

D) A troca de mensagens transmitidas oralmente.


QUESTÇAO 14
No trecho “Segundo ele, em pleno ALVORECER da Idade Média,...” (l.7), a palavra em destaque tem o mesmo sentido de 

A) começo.
B) meados.
C) término.
D) plenitude.


QUESTÇAO 15
Nesse texto, no trecho “Os poucos registros deixados pela diplomacia medieval não facilitaram em nada o trabalho dos historiadores, e POR ISSO é preciso ter cuidado quando se fala das técnicas de codificação utilizadas na Europa medieval.” (l.13-16), a palavra destacada estabelece relação de

A) alternância.
B) conclusão.
C) oposição.
D) adição.


Leia o texto e responda a questão 16.

Plante uma árvore para quem você ama e ajude a reflorestar a Mata Atlântica

Quando se fala sobre a Mata Atlântica, floresta presente em 17 estados brasileiros e que tem uma das mais ricas biodiversidades do planeta, sempre somos lembrados de que só restam pouco mais de 8,5% da vegetação original que ali existia, quando os portugueses primeiro aportaram em nosso país.

Mas em vez de lamentar, podemos mudar este cenário. Eu e você, agora. Juntos podemos fazer algo pela Mata Atlântica. Você sabia que em apenas dez anos – uma geração – é possível restaurar as árvores da floresta?

Para mobilizar a população brasileira a reflorestar a Mata Atlântica, o programa Um Pé de Quê? e a Fundação SOS Mata Atlântica lançaram a campanha Dá Pé – A sua geração pode mudar o mundo. [...]

“A campanha vai ajudar também a mostrar o quanto a floresta é importante para garantir a geração de água em quantidade e qualidade para o nosso consumo”, ressalta Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.[...] Estevão Ciavatta, marido de Regina Casé e roteirista e diretor da Pindorama Filmes, que produz Um Pé de Quê?, destaca a urgência do reflorestamento das matas brasileiras e enfatiza como em um prazo muito rápido dá para se ver resultados reais.
Texto adaptado de CAMARGO, Suzana. Conexão planeta.
Plante uma árvore para quem você ama e ajude a reflorestar a Mata Atlântica. 
Disponível em: <https://conexaoplaneta.com.br/>
Acesso em: 16 ago. 2021. (Fragmento

QUESTÇAO 16
O trecho que apresenta uma opinião é

A) “...a Mata Atlântica, floresta presente em 17 estados brasileiros...” (l. 1)

B) “...restam pouco mais de 8,5% da vegetação original...” (l. 2-3)

C) “Juntos podemos fazer algo pela Mata Atlântica” (l. 5-6)

D) “Estevão Ciavatta, marido de Regina Casé...” (l. 14)


Leia o texto e responda a questão 17.

tirinha

QUESTÇAO 17
Nesse texto, o que gera humor é o fato de

A) as crianças terem ignorado o convite de Armandinho para brincarem. 

B) os colegas de Armandinho não entenderem qual era a brincadeira.

C) os colegas de Armandinho brincarem sem a participação dele.

D) as crianças não perceberem que uma não tem celular.


Leia os textos abaixo e responda a questão 18.

Texto 1

Areia é mais suja do que a água no litoral de São Paulo

A qualidade do mar das praias do litoral de São Paulo vem melhorando, aponta estudo da Cetesb (Agência Ambiental do Estado). Mas não adianta fugir da água e ficar na areia para tentar se ver livre de micro-organismos que provocam doenças.

Levantamento realizado no ano passado em oito praias do litoral norte e da Baixada Santista inclui testes também na areia, que foi “reprovada” em todos. [...]

A contaminação da areia tem origem na própria água do mar, nos rios e córregos que desembocam na orla, no lixo e na chuva que lava as ruas e chega às praias.

A Cetesb escolheu para o estudo praias muito frequentadas, como Pitangueiras (Guarujá), muito sujas, como Gonzaguinha (São Vicente), e também mais distantes da cidade e limpas, caso do Sino, em Ilhabela e do Tenório, em Ubatuba.

Embora não exista um padrão máximo de coliformes na areia, em todos os testes a água tinha menores concentrações de microrganismos nocivos.

Segundo Claudia Lamparelli, do setor de águas litorâneas da Cetesb, a areia seca fica mais suja do que a úmida porque, onde o mar avança sobre a praia, existe uma lavagem natural.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/>.
Acesso em: 26 out. 2012. *Adaptado: Reforma Ortográfica. (Fragmento)

Texto 2

Texto 2
Disponível em: <http://enquantoeuisso.blogspot.com.br/>.
Acesso em: 1 ago. 2012.

QUESTÇAO 18
Qual a informação comum aos dois textos?

A) A poluição encontrada nas areias das praias.

B) Os riscos de praticar o surfe em mar agitado. 

C) A origem da contaminação das areias da praia.

D) Os benefícios da prática de esportes aquáticos. 


Leia os textos e responda as questões 19 e 20.

Texto 1
Gato de Botas

Gato de Botas é [...] um spin-off da franquia Shrek [...]. É um filme divertido que supera em muito Shrek Terceiro e Shrek Para Sempre [...].

A história se passa num período antes das aventuras do Reino de Tão, Tão Distante – e num lugar diferente, também. Ambientado num fantasioso norte do México, o filme conta a origem do seu personagem e insere outros elementos dos contos de fada.[...] Grande parte da graça do filme (se for visto com seu áudio original, claro) se deve à dublagem de Antonio Banderas, que está se esbaldando em fazer um personagem ora farsesco, ora sedutor, ora dramático. [...]

A trilha sonora do novato Henry Jackman é de enorme qualidade, misturando elementos musicais mexicanos com os cânones da música cinematográfica.
Disponível em:<http://www.jornalnh.com.br>.
Acesso em: 22 dez. 2011. (Fragmento)

Texto 2
Gato de Botas

A ideia de levar às telas o personagem Gato de Botas em voo solo se mostrou acertada. O carismático gato dublado por Antonio Banderas, que roubou a cena em Shrek 2, é uma bem-vinda adição ao rol das boas animações. O diretor Chris Miller criou um universo particular para o herói felino, completamente diferente da ambientação de Shrek. O resultado é um filme com bom timing cômico, bem escrito e tecnicamente impecável.

No longa, o gato [...] divide a cena com seu par romântico, Kitty Pata-Mansa (Salma Hayek), e o velho amigo/inimigo Humpty Dumpty (Zach Galifianakis). Aqui temos um ponto positivo do roteirista Tom Wheeler, que deu espaço a estes dois coadjuvantes interessantes e não centralizou as atenções no Gato de Botas [...].

Gato de Botas é uma aventura agradável, uma deliciosa brincadeira cujo enredo mostra os personagens centrais num esforço para roubar os feijões mágicos do engraçado casal de vilões Jack e Jill e, com eles, chegarem ao Ganso dos Ovos de Ouro.
Disponível em: <http://www.cineclick.com.br/>.
Acesso em: 22 dez. 2011. (Fragmento)

QUESTÇAO 19
Sobre o filme Gato de Botas, esses dois textos apresentam opiniões

A) contrárias.
B) favoráveis.
C) imparciais. 
D) indefinidas.


QUESTÇAO 20
No texto 2, no trecho “... e, com ELES, chegarem ao Ganso dos Ovos de Ouro.” (l.12), a palavra em destaque refere-se aos

A) personagens heróis.

B) vilões da história.

C) gansos de ouro. 

D) feijões mágicos.


Leia o texto e responda a questão 21.

Piscina natural no Morro do Moreno vira atração no ES
Local tem sido descoberto por moradores da Grande Vitória no calor.

A piscina de águas naturais da Ponta do Farol, no Morro do Moreno, em Vila Velha, virou atração durante o calor no Espírito Santo. O local, antes pouco visitado, foi divulgado em uma página que mostra os pontos turísticos do estado nas redes sociais. Depois da publicação, a piscina tem recebido visitantes de toda a Grande Vitória.

Nem mesmo os moradores de Vila Velha e frequentadores antigos da formação de pedra que cerca o local conheciam o pequeno recanto. É o caso do administrador Deverson Daltio, que costuma passear de bicicleta e fazer caminhadas com a amiga Joseane de Carvalho bem pertinho da piscina. “A gente sempre passou por aqui, mas não sabia da piscina. Vimos que é um lugar maravilhoso para relaxar, fazer fotos, então viemos descobrir. Estamos adorando”, disse Deverson. 

As estudantes Eduarda Furtado e Juliana Moreira saíram de Vitória para ir até a piscina. As duas também já conheciam o Farol de Santa Luzia e o Morro do Moreno, mas a piscina natural foi uma surpresa.

Enquanto a maré estiver alta, o local pode ser curtido para banhos. A água cristalina e a vista para a Terceira Ponte fizeram sucesso entre os moradores e turistas. [...]
Disponível em: <http://g1.globo.com/>. 
Acesso em: 12 jan. 2016. (Fragmento)

QUESTÇAO 21
A informação principal do texto está no trecho:

A) “A piscina de águas naturais da Ponta do Farol, no Morro do Moreno, em Vila Velha, virou atração...” (l. 1)

B) “Nem mesmo os moradores de Vila Velha e frequentadores antigos [...] conheciam o pequeno recanto.” (l. 5-6)

C) “É o caso do administrador Deverson Daltio, que costuma passear de bicicleta e fazer caminhadas...” (l. 6-7)

D) “As estudantes Eduarda Furtado e Juliana Moreira saíram de Vitória para ir até a piscina.” (l. 11)


Leia o texto e responda a questão 22.

Tirinha

QUESTÇAO 22
No último quadrinho desse texto, o menino mostra-se

A) entusiasmado.
B) preocupado.
C) interessado.
D) motivado.


Leia o texto e responda a questão 23.

Perdido na Amazônia

Eu me atrapalhei e pisei no pé dele.
— Desculpa aí, meu.
[...]
De cara, eu saquei que o meu vizinho de poltrona era paraquedista. Não é bem que eu saquei.
Estava escrito na camiseta dele “Associação não sei o que de Paraquedismo”. 
Antes de guardar a mochila debaixo do banco eu tirei meu discman e o gibi do Homem-Aranha.
Apertei o play e o rock do Sepultura começou a rolar.
Toni Brandão. Perdido na Amazônia. Vol. I. São Paulo: Edições SM, 2005. p. 15-16. (Fragmento)

Vocabulário: discman - pequeno aparelho portátil com leitor de CD e, por vezes, rádio, que se usa com auscultadores.

QUESTÇAO 23
Na expressão “DE CARA, EU SAQUEI”, o personagem faz uso da linguagem

A) comum de revistas científicas.

B) característica de outras épocas.

C) específica de áreas de informática.

D) própria de conversas com amigos.


Leia o texto e responda as questões 24 e 25.

E o céu se acendeu na noite de Ibitipoca

Minha segunda visita a Ibitipoca, em Lima Duarte, Minas Gerais, foi novamente inesquecível. O Parque Estadual do Ibitipoca é maravilhoso, com suas cachoeiras [...] e vistas de montanhas. Bem bacana.

Mas o momento emocionante não foi no parque, nem mesmo no centro do vilarejo, mas no quintal da casa que alugamos (o Fábio e eu) um pouquinho afastada do centro. Numa noite gelada, o céu estava estrelado. Colocamos o colchão do lado de fora e nos deitamos ali, embaixo das cobertas, contemplando o céu. Eu nunca havia visto uma estrela cadente [...].

O Fábio, então, teve uma ideia genial [...] e apagou as luzes da casa, todas as luzes. No exato momento em que ele apagou a luz da varanda, o céu se acendeu. Havia milhares de estrelas antes, mas com a escuridão total, eu vi zilhões de estrelas. Lindas, lindas. E, em minutos, contei cinco estrelas cadentes. Não deu nem tempo de fazer pedidos. Mas a única coisa possível de se pedir é que momentos como este se repitam sempre.
FRANÇA, Érica. E o céu se acendeu na noite de Ibitipoca.
In: Tempo Integral. 2011. Disponível em: <https://goo.gl/ci4Dvb>.
Acesso em: 29 jan. 2018. (Fragmento) (P100285H6_SUP)

QUESTÇAO 24
O que fez com que essa história acontecesse?

A) A segunda visita a Ibitipoca, em Lima Duarte, Minas Gerais.

B) O fato de terem colocado o colchão do lado de fora da casa. 

C) O Fábio ter tido a genial ideia de apagar as luzes da casa.

D) A noite gelada de céu estrelado em Ibitipoca.


QUESTÇAO 25
Nesse texto, no trecho “... eu vi ZILHÕES de estrelas.” (l. 10), a palavra destacada foi utilizada para

A) descrever a beleza das estrelas no céu.

B) expressar o deboche pela escuridão total.

C) indicar a forma como as estrelas brilhavam.

D) ressaltar a grande quantidade de estrelas no céu.


Leia o texto abaixo e responda a questão 26.

Vegetarianos fazem mal ao meio ambiente

Um vegetariano substitui os alimentos de origem animal por soja e lentilha, por exemplo. A Inglaterra, especificamente, importa boa parte desses produtos. Se precisasse plantá-los em seu território, oespaço dedicado à agricultura teria que aumentar muito – mesmo levando em conta a redução da área dedicada à plantação de grãos para alimentar animais de abate. Colocando na ponta do lápis, o impacto dessa mudança seria maior do que os atuais efeitos negativos dos pastos – e isso inclui a emissão de gás metano provocada pela flatulência dos animais. Além disso, os substitutos da carne passam por um processo industrial que consome uma grande quantidade de energia. A fabricação de proteína de soja, por exemplo, consome mais energia do que a transformação de carne bovina em hambúrguer, o que significa mais carvão queimado nas usinas. [...]

Existe no mundo 1,2 bilhão de cabeças de gado, uma quantidade absurda, que jamais haveria se nós não as criássemos para consumo. Reduzir essa quantidade de animais faria com que ocupássemos menos terras com pastos e plantação de grãos. O importante, portanto, é encontrar substitutos sustentáveis para a carne. Comer mais massas já teria algum efeito. Trocar a carne vermelha pela branca também é útil (frangos ocupam menos espaço, comem menos e emitem menos gases que vacas). Aumentar a ingestão de vegetais frescos causaria um resultado ainda melhor. Mas pesquisas nos países desenvolvidos indicam que, do total de vegetarianos, menos de 20% se limita a comer folhas.
MURPHY-BOKERN, Donald, Galileu.set. 2010. (P100335ES_SUP)

QUESTÇAO 26
A tese apresentada nesse texto é que

A) a ingestão de vegetais frescos causaria menos impacto ao ambiente.

B) o número de vegetarianos que só consome vegetais é menor que 20%.

C) a troca da carne vermelha pela branca reduz a emissão do gás metano.

D) o consumo de vegetais prejudica mais o meio ambiente do que o de carne.


Leia o texto e responda a questão 27.

O casaco de listras azuis

Era a década de setenta, e o Pintor [...] decidiu que iria fazer o retrato do Amigo. E porque o Amigo era especial, também especial deveria ser o retrato.

Os filhos do Amigo, crianças curiosas, acompanhavam a figura do pai que, pouco a pouco, caprichosamente, ia aparecendo no papelão que, noite após noite, dormia no tripé improvisado da sala.

E, então, depois de certo tempo, o retrato ficou pronto.

Se, como Michelangelo [...] o Pintor ordenasse “parla!”, a obra falaria, tamanha a sua pequena perfeição. Os cabelos parados no desenho pareciam voar, o sorriso tinha certa ironia misteriosa e o olhar maroto [...] dava conta de que o Amigo se divertia enquanto era retratado.

E o casaco de listras azuis! Ah, quem comparasse de perto o casaco verdadeiro com oseu desenho não conseguiria enxergar diferença entre um e outro. [...]

(Depois de um tempo, a vida e as correrias afastaram um pouco o Pintor e o Amigo. Seguiram ambos ganhando o mundo, a vida. O Pintor, dividido entre duas casas. E o Amigo, supersticioso que era, deixou de usar azul depois que duas ou três coisas meio ruins lhe aconteceram quando vestia esta cor.)

Tantos anos depois, o retrato ainda está lá, vivo, na parede. E, tantos anos depois, o Pintor e o Amigo (meu pai) também estão lá, vivos, no retrato.
SCHNEIDER, Henrique. Disponível em: <http://migre.me/s89WU>.
Acesso em: 16 nov. 2015. (Fragmento)

QUESTÇAO 27
No último parágrafo do texto, os parênteses foram usados para

A) descrever uma sigla.
B) destacar um exemplo.
C) apresentar uma explicação.
D) citar um trecho de um livro.


Leia o texto e responda a questão 28.

[Biografia]: Jojo Moyes

[...] Pauline Sara Jo Moyes, mundialmente conhecida como Jojo Moyes, nasceu em 4 de agosto de 1969, na cidade de Londres. Após vários trabalhos que incluem a digitação de documentos em braile para pessoas com deficiência visual, além de escrever brochuras, ela estudou na Royal Holloway e Bedford New College, Universidade de Londres.

Em 1992, ganhou uma bolsa financiada pelo jornal The Independent para participar do curso de pós-graduação em jornalismo na City University. Aliás, Jojo trabalhou como jornalista por dez anos, um deles em Hong Kong para o Sunday Morning Post, onde tornou-se editora assistente de notícias, e os outros nove no próprio jornal The Independent. Em 2002, ela decidiu se desligar da função para se dedicar integralmente à carreira de escritora.

E não é que deu certo? Jojo é autora de mais de dez livros, entre eles os sucessos A Última Carta de Amor, Como Eu Era Antes de Você e A Garota que Você Deixou Para Trás [...].

Moyes também conseguiu emplacar três livros ao mesmo tempo na lista de mais vendidos do The New York Times, coisa que poucos autores conseguiram segundo o próprio Times. Além disso, Jojo teve recentemente uma de suas obras adaptadas para as telonas. Não preciso nem dizer, não é? Como Eu Era Antes de Você, seu romance de maior sucesso aqui no Brasil, vendeu mais de oito milhões de exemplares em todo o mundo, e ocupou o topo da lista de mais vendidos em nove países. [...]
COUTO, Francielle. [Biografia]: Jojo Moyes. In: Universo literário. 2016. Disponível em: 
<http://universoliterario.blogspot.com/2016/09/biografia-jojo-moyes.html>Acesso em: 18 ago 2021. (Fragmento)

QUESTÇAO 28
Desse texto, infere-se que Jojo Moyes

A) teve determinação em sua carreira de escritora.

B) tinha como objetivo estudar braile em Londres.

C) escreveu livros para deficientes visuais.

D) sonhava em ser conhecida no Brasil.


Leia o texto e responda a questão 29.

Britânico descobre mansão romana de 1,5 mil anos enterrada no jardim
Descoberta aconteceu por acaso, durante obra para instalação de rede elétrica

Uma obra no jardim de casa trouxe uma surpresa ao designer de tapetes Luke Irwin. Em fevereiro do ano passado, ele estava instalando cabos de eletricidade em seu sítio perto da vila de Tisbury, em Wiltshire, na Inglaterra, quando descobriu mosaicos perfeitamente conservados a cerca de meio metro de profundidade.

– Nós soubemos o significado no mesmo momento — disse Irwin, ao jornal britânico “The Guardian”. – Ninguém, desde os romanos, usou mosaicos como chão de casa na Inglaterra. 

Felizmente, nós conseguimos parar os operários antes que eles começassem a quebrar a camada de mosaicos.

O designer contatou a Historic England, agência ligada ao governo que trabalha para a preservação do patrimônio histórico. Arqueólogos montaram um sítio no local e iniciaram as escavações. Com o desenvolvimento dos trabalhos, eles encontraram uma mansão de cerca de 1.500 metros quadrados. Os pesquisadores acreditam que a edificação foi construída entre os anos 175 e 220, mas ficou intocada desde o seu colapso, há cerca de 1.500 anos.

Além do mosaico e da estrutura da casa, foram encontrados diversos artefatos que ligam a construção aos romanos, como moedas, broches e um poço romano. [...]
Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/>. Acesso em: 19 ago. 2021. (Fragmento)

QUESTÇAO 29
O objetivo desse texto é

A) ensinar uma tarefa.
B) dar uma informação.
C) defender uma opinião.
D) divulgar uma pesquisa.


Leia o texto e responda a questão 30.

Você sabia que o desenho animado veio antes do cinema?

Nós, humanos, sempre fomos fascinados pelo movimento. A ideia de animar imagens paradas é bem mais antiga que o cinema ou a TV. Há mais de 30 mil anos, na Pré-História, as pinturas nas cavernas já simulavam movimento com figuras de animais com várias patas, sugerindo que eles estavam correndo. Mas essas pinturas estáticas ainda não podiam ser chamadas de desenho animado. Tal como conhecemos hoje, o desenho animado baseia-se em uma ilusão de ótica descoberta no século 19 por um fisiologista belga chamado Plateau. Isso mesmo, o pai da animação é um médico!

Plateau não estava tentando se divertir quando, em 1832, inventou a primeira máquina de desenhos animados. Ele buscava entender como a nossa visão funciona. Para isso, construiu um dispositivo chamado fenaquistoscópio, que, apesar do nome complicado, era muito simples: um disco de cartolina, com vários desenhos de um mesmo objeto em posições ligeiramente diferentes, preso a uma haste. Entre cada desenho, Plateau fez estreitas ranhuras para a luz passar. Bastava girar o disco na frente de um espelho e olhar pelas ranhuras para que a mágica do movimento acontecesse: os desenhos se moviam!

Depois que o cientista conseguiu descobrir a fórmula para a ilusão do movimento perfeito, vários outros inventores criaram suas próprias máquinas de desenho animado, que logo se tornaram uma febre entre adultos e crianças. [...]
MAGALHÃES, Marcos. Ciência hoje das crianças, ago. 2010. (Fragmento). (P091063RJ_SUP)

QUESTÇAO 30
O trecho em que se comprova a tese de que os humanos sempre foram fascinados pelo movimento é

A) “na Pré-História, as pinturas nas cavernas já simulavam movimento com figuras de animais com várias patas...” (l. 2-3)

B) “... o desenho animado baseia-se em uma ilusão de ótica descoberta no século 19...” (l. 5-6)

C) “...construiu um dispositivo chamado fenaquistoscópio, que, apesar do nome complicado, era muito simples:...” (l. 9-10)

D) “... vários outros inventores criaram suas próprias máquinas de desenho animado,...” (l. 16)


Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício de Português para Saeb com Gabarito
Exercício de Português para Saeb com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjZ6PFIi-tPfTkCkESQErC9jwl9I6Nmu3D7Au8_y34iSRGfPgWOGLy2dQq_STTxQqy1fK7nP7HcEdPaw6j9-0D9LUOfYOEf1NQZhqr8LUCpTnEPX-PKRx-RcGI_lpIN0Lnncdy9gf-v1e-DxnW8YWqVlLrPXmnGwxWlqe4pUhIwaLeLpQiRzRbOehX3pw=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjZ6PFIi-tPfTkCkESQErC9jwl9I6Nmu3D7Au8_y34iSRGfPgWOGLy2dQq_STTxQqy1fK7nP7HcEdPaw6j9-0D9LUOfYOEf1NQZhqr8LUCpTnEPX-PKRx-RcGI_lpIN0Lnncdy9gf-v1e-DxnW8YWqVlLrPXmnGwxWlqe4pUhIwaLeLpQiRzRbOehX3pw=s72-c
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-portugues-para-saeb-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-portugues-para-saeb-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo