Exercício de História (Questões UFRGS 2020) com Gabarito

Exercício de História (Questões UFRGS 2020) com Gabarito HISTÓRIA UFRGS 2020  -  QUESTÃO 01 Leia o texto abaixo que apresenta um trecho do D...

Exercício de História (Questões UFRGS 2020) com Gabarito

HISTÓRIA

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
Leia o texto abaixo que apresenta um trecho do Discurso Fúnebre de Péricles, citado pelo historiador Tucídides (460-396 a.C.). 

A nossa constituição não imita as leis dos estados vizinhos. Em vez disso, somos mais um modelo para os outros do que imitadores. O governo favorece a maioria em vez de poucos – por isso é chamado de democracia. Se consultarmos a lei, veremos que ela garante justiça igual para todos em suas diferenças particulares; quanto à condição social, o avanço na vida pública depende da reputação de capacidade.

As questões de classe não têm permissão de interferir no mérito, tampouco a pobreza constitui um empecilho: se um homem está apto a servir ao Estado, não será tolhido pela simplicidade da sua condição.
THUCYDIDE. Œuvres complètes. Paris: Gallimard, 1998. p. 811-812.

Com relação à democracia ateniense no século V a.C., considere as afirmações abaixo.

I - A isonomia – igualdade de direitos para todos os cidadãos perante a lei – era uma característica da democracia ateniense.

II - Todos os cidadãos, na Assembleia, tinham o direito ao voto, mas somente os cidadãos de origem nobre tinham o direito a discursar.

III- Atenas vetava a participação política das mulheres, estrangeiros e escravos, uma vez que esses não eram considerados cidadãos.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

GABARITO. (C) Apenas I e III.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Leia o enunciado abaixo.

No dia 15 de abril de 2019, um incêndio destruiu uma parte importante da Catedral de Notre-Dame, em Paris, um dos mais famosos edifícios medievais franceses. Embora construções anteriores tenham existido no mesmo local, foi a partir dos séculos XII e XIII que a igreja passou a tomar sua forma mais conhecida, período em que houve a consolidação ........ na Europa. Sua arquitetura é hoje uma das mais conhecidas manifestações do estilo ........, predominantemente ......... e marcado pela grandiosidade para abrigar o número crescente de fiéis. Trata-se de um modelo arquitetônico que obedece a uma ........ e que mantém relações de fundo com a filosofia escolástica. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.

(A) do feudalismo – barroco – feudal – ordem capitalista 

(B) da cristandade – gótico – burguês – ordem escolástica

(C) do feudalismo – barroco – rural – ordem iluminista 

(D) do feudalismo – gótico – católico – ordem protestante 

(E) da cristandade – gótico – urbano – ordem racional

GABARITO. (E) da cristandade – gótico – urbano – ordem racional

UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
A coluna da esquerda abaixo lista eventos que relacionam política e religião no contexto das reformas religiosas; a da direita, descrições desses eventos. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.

(1) Noite de São Bartolomeu
(2) Concílio de Trento
(3) Paz de Augsburgo
(4) Companhia de Jesus

( ) Definição da liberdade religiosa para os príncipes do Império Romano-Germânico.

( ) Atuação na difusão do cristianismo e na recuperação de fiéis para a Igreja Católica.

( ) Conflito violento ocorrido entre católicos e calvinistas na cidade de Paris.

( ) Rigorismo dos tribunais da Inquisição e criação do Index: lista de livros proibidos para os fiéis.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

(A) 1 – 2 – 4 – 3.
(B) 2 – 4 – 3 – 1.
(C) 2 – 3 – 1 – 4.
(D) 3 – 4 – 1 – 2.
(E) 4 – 1 – 2 – 3.

GABARITO. (D) 3 – 4 – 1 – 2.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
Com relação à história das sociedades nativas das Américas, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. 

( ) A civilização Maia caracterizou-se pela hierarquia política fraca, pelo monoteísmo e pelo desinteresse ao conhecimento da natureza.

( ) O império Asteca notabilizou-se pelo desenvolvimento urbano de sua capital, Tenochtitlán, pela crença em vários deuses e por uma estrutura política centralizada.

( ) A sociedade Inca foi marcada pela rígida separação entre poder político e religião, pelo baixo desenvolvimento agrícola e pela economia de caráter exclusivamente pecuário.

( ) Os povos Tupi-Guaranis garantiam sua subsistência a partir da caça, da pesca e do cultivo de vegetais como a mandioca.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – F – F.
(B) V – F – F – V.
(C) F – V – F – V.
(D) F – V – V – F.
(E) F – F – V – V.

GABARITO. (C) F – V – F – V.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
Leia o enunciado abaixo.

No contexto das grandes navegações, iniciou-se um processo de deslocamento do eixo comercial e econômico europeu do ........ para o ........ . Em função da ........ do comércio, desenvolveram-se concepções econômicas na Europa, no século XVI, que ficaram conhecidas como ........ .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima, na ordem em que aparecem.

(A) Mar Mediterrâneo – Oceano Índico – expansão – industrialismo

(B) Oceano Índico – Oceano Atlântico – retração – imperialismo

(C) Oceano Atlântico – Mar Mediterrâneo – expansão – mercantilismo

(D) Mar Mediterrâneo – Oceano Atlântico – expansão – mercantilismo

(E) Oceano Atlântico – Mar Mediterrâneo – retração – industrialismo

GABARITO. (D) Mar Mediterrâneo – Oceano Atlântico – expansão – mercantilismo

UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
A respeito da expansão europeia, da conquista e da ocupação da América Espanhola, considere as afirmações abaixo.

I - A encomienda era um sistema no qual indígenas deveriam fornecer mão de obra e pagar tributos a colonos espanhóis.

II - A conquista foi pacífica em relação aos Estados indígenas organizados, elemento que facilitou a rendição dessas populações.

III- A escravidão de povos autóctones foi um expediente comum, utilizado pela Coroa, contra indígenas capturados em guerras ou que se rebelassem.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II. 
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

GABARITO. (D) Apenas I e III.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
Leia o seguinte texto a respeito das disputas fronteiriças entre as coroas ibéricas no sul do continente americano, ao longo do século XVIII, e o protagonismo indígena no contexto de tais disputas.

Durante um período de conflito agudo nas reduções, em meados do século XVIII, os Guarani escreveram intensamente, os documentos produzidos por eles permitem repensar as relações estabelecidas com o território missioneiro e, especialmente, suas formas de ação política. Esse conjunto de documentos indica uma discussão pouco referida pela historiografia dedicada ao tema, ou seja, a existência da defesa por escrito de um direito a resistir a uma ordem real injusta dos Guarani em redução [...]. A disputa pelas fronteiras na América do Sul, resultado da rivalidade entre as duas monarquias ibéricas, esteve caracterizada por uma ativa participação dos agentes locais. Diante das implicações dessa permuta, a elite indígena procurou estabelecer negociações que lhe garantissem o controle das terras orientais.
NEUMANN, Eduardo Santos; BOIDIN, Capucine. A escrita política e
o pensamento dos Guarani em tempos de autogoverno (c.1753). Revista 
Brasileira de História, v. 37, n. 75, 2017, p. 98.

Em relação a essas disputas, é correto afirmar que

(A) a escrita serviu como importante fator de resistência e de negociação dos interesses indígenas e de mediação com os coloniza-dores europeus.

(B) as rivalidades entre Portugal e Espanha, pelo controle das terras na região das Missões, desconsiderou a participação dos indígenas.

(C) a historiografia sempre se referiu ao papel desempenhado pelas lideranças indígenas como parte da elite letrada na América do Sul.

(D) os conflitos pela definição das fronteiras garantiram a completa submissão das populações indígenas às reduções jesuíticas.

(E) as sociedades guaranis tinham o costume de resistir às ordens reais emitidas por escrito pelas coroas ibéricas.

GABARITO. (A) a escrita serviu como importante fator de resistência e de negociação dos interesses indígenas e de mediação com os coloniza-dores europeus.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
Com relação à Revolução Industrial, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações.

( ) Os cercamentos das terras comunais, promovidos pelo governo desde o século XVI, e o êxodo rural contribuíram para o florescimento da revolução industrial na Inglaterra.

( ) A substituição do trabalho artesanal pela manufatura, forma de divisão do trabalho que considera o critério de faixa etária para realização de tarefas, caracterizou a primeira etapa da revolução industrial.

( ) O acesso a matérias-primas, como o ferro e o carvão, utilizados no sistema fabril, possibilitou a construção e o funcionamento do maquinário e a produção de energia.

( ) As fábricas, no século XIX, adotaram um modelo de produção toyotista, caracterizado pela produção de pequenos lotes que atendem a demanda individual do consumidor.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – F – F.
(B) V – F – V – F.
(C) F – F – V – V.
(D) V – F – V – V.
(E) F – V – F – V.

GABARITO. (B) V – F – V – F.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
Leia o segmento abaixo.

Estes líderes, geralmente de origem militar, oriundos, em sua grande maioria, da desmobilização dos exércitos que combateram nas guerras de independência, de 1810 em diante, provinham, em certos casos, de estratos sociais inferiores ou de grupos étnicos discriminados (mestiços, índios, mulatos, negros). […]. Valiam-se do seu magnetismo pessoal na condução das tropas, que haviam recrutado geralmente nas áreas rurais e mantinham como reses requisitadas em ações guerreiras, seja contra o ainda mal consolidado poder central, seja contra os seus iguais [...].
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, 
GianFranco. Dicionário de Política. 13. ed. Brasília: 
Editora Universidade de Brasília, 2007.

O segmento faz referência a uma categoria que designa os líderes políticos e os chefes militares que, após os movimentos de emancipação da América espanhola, tornaram-se governantes personalistas de suas nações ou regiões. 

Assinale a alternativa correta que apresenta essa categoria.

(A) Chapetones
(B) Inconfidentes
(C) Criollos
(D) Alcaldes
(E) Caudilhos 

GABARITO. (E) Caudilhos

UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
Considere o texto a seguir.

Digo, sem fazer maiores declarações, que, se a Razão oferece sua sóbria luz, se as mulheres são realmente capazes de agir como criaturas racionais, que não sejam tratadas como escravas, nem como animais que, submetidos ao homem, dependem de sua razão; mas, ao contrário, cultivem sua mente, deem a elas o limite sublime e salutar dos princípios e deixem que alcancem a dignidade consciente, sentindo elas próprias que dependem apenas de Deus. Ensinem-nas, como aos homens, a se submeter à necessidade, em vez de atribuírem a um sexo a moral para torná-las mais agradáveis.
WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos 
Direitos da Mulher. São Paulo: 
Boitempo, 2016. p. 57.

O texto, escrito pela filósofa inglesa Mary Wollstonecraft, no século XVIII, expressa ideais do

(A) Absolutismo.
(B) Iluminismo.
(C) Socialismo.
(D) Romantismo.
(E) Darwinismo.

GABARITO. (B) Iluminismo.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
Considerando o contexto histórico e os desdobramentos da Revolução Francesa, assinale a alternativa que caracteriza a “Era Napoleônica”. 

(A) Consolidação da revolução burguesa na França, por meio da contenção dos inimigos internos (monarquistas e jacobinos), e sua expansão para a Europa.

(B) Retorno da monarquia absolutista ao poder, por intermédio da extinção da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

(C) Ascensão política das camadas populares, conhecidas como sans-cullotes, o que provocou a radicalização do processo.

(D) Fim do Antigo Regime e implementação da Monarquia Constitucionalista, inspirada nos ideais jacobinos.

(E) Início da Assembleia dos Estados Gerais, repressão aos monarquistas e derrota da Primeira Coligação Europeia Antifrancesa.

GABARITO. (A) Consolidação da revolução burguesa na França, por meio da contenção dos inimigos internos (monarquistas e jacobinos), e sua expansão para a Europa.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
Com relação às dimensões políticas, econômicas e sociais da escravidão, na formação do Estado brasileiro no século XIX, considere as seguintes afirmações.

I - A proibição do tráfico de africanos, colocada em prática em 1850, ocasionou um aumento do fluxo interno de escravizados, oriundos da região norte, para atender a demanda de mão de obra nas lavouras cafeeiras do sudeste.

II - As ameaças internacionais de grupos e entidades abolicionistas motivaram esforços de defesa do regime escravista, articulando interesses comuns de setores da elite brasileira com comerciantes da América hispânica e dos Estados Unidos. 

III- A dinâmica do mercado externo e o desenvolvimento do capitalismo industrial tornaram consensual, na elite política imperial, o apoio ao fim da escravidão, aproximando Luzias e Saquaremas, durante a chamada “grande conciliação”, ocorrida no Segundo Reinado. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.

GABARITO. (D) Apenas I e II.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
No contexto da chamada Primeira República, dois conflitos armados foram registrados no Rio Grande do Sul: a “Revolução Federalista” (1893-1895) e a “Revolução de 1923”.

Associe os fatos históricos apresentados na coluna da direita aos conflitos indicados na coluna da esquerda.

1 - Revolução Federalista
2 - Revolução de 1923

( ) Movimento iniciado por partidários de Gaspar Silveira Martins, conhecidos como “maragatos”, defendia a deposição do presidente do Estado, Júlio de Castilhos, e a realização de um plebiscito para escolha da forma de governo.

( ) Movimento iniciado por partidários de Assis Brasil, que formavam oposição ao governo do Estado, contestava a eleição de Borges de Medeiros e defendia a intervenção do governo federal no Rio Grande do Sul. 

( ) Conflito finalizado com mudanças no sistema eleitoral gaúcho, após várias tentativas de acordo, mediadas pela presidência da República. 

( ) Conflito cuja extensão chegou a Santa Catarina e ao Paraná, onde as forças revoltosas foram contidas no episódio conhecido como “Cerco da Lapa”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 1 – 2 – 2 – 1.
(B) 2 – 1 – 1 – 2.
(C) 1 – 2 – 1 – 2.
(D) 2 – 1 – 2 – 1.
(E) 1 – 2 – 2 – 2.

GABARITO. (A) 1 – 2 – 2 – 1.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Sobre a crise econômica de 1929, que iniciou com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, considere as seguintes afirmações.

I - A causa principal da crise foi o alto endividamento dos Estados Unidos, após o fim da Primeira Guerra Mundial.

II - A economia mundial foi rapidamente afetada pela crise, devido à redução das importações dos Estados Unidos e ao repatriamento de capitais norte-americanos que estavam em outros países.

III- A economia brasileira manteve-se estável, graças à valorização do café no mercado mundial. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

GABARITO. (B) Apenas II.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
Considere as seguintes afirmações sobre as condições históricas para a ascensão do nazismo na Alemanha.

I - Um nacionalismo radical ocasionado pelo clima de revanche, após a derrota alemã na Primeira Guerra, e pelas sanções a que foi submetido o país.

II - Uma profunda crise social e econômica, intensificada após 1929, com a redução da atividade industrial e o aumento no número de desempregados.

III- Um disseminado sentimento anticomunista, apoiado por grupos de extrema-direita e por setores das camadas conservadoras da sociedade.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

GABARITO. (E) I, II e III.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Revolução Cubana. 

( ) O movimento revolucionário foi uma resposta à ditadura de Fulgêncio Batista, que assumiu o poder em 1953 e promoveu a exclusão política de setores da sociedade cubana.

( ) A reforma agrária e a nacionalização das refinarias de açúcar, usinas e indústrias, pertencentes a empresas norte-americanas, foram realizadas com a vitória da Revolução.

( ) Cuba, após a tomada do poder pelos revolucionários, criou a Aliança para o Progresso, um programa de colaboração entre os partidos comunistas da América Latina, com o objetivo de implantar o socialismo no continente.

( ) A Revolução Cubana inspirou diversos movimentos de esquerda na América Latina, como a Frente Sandinista de Libertação Nacional, na Nicarágua.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – F – V.
(B) V – F – V – F.
(C) F – V – V – V.
(D) V – F – F – F.
(E) F – V – V – F.

GABARITO. (A) V – V – F – V.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
Leia o texto a seguir.

[…] Ele retira sua força de sua própria mobilização, do laço de fraternidade (hermandad) que une seus membros, e de sua devoção ao chefe. Mas a recusa necessária de uma concepção parlamentar dos partidos políticos não deve levar a ver neles somente os instrumentos de uma ambição ou de um culto pessoal. A força do líder vem do fato de que só ele consegue unir demandas muito diversas, que se unem apenas por meio da prioridade dada às forças fundamentais da vida pública: primeiro a Nação, afirmada em suas lutas contra o imperialismo ianque e contra a oligarquia nacional a serviço dos mercados estrangeiros; também a cidade, no momento em que aparecem as grandes metrópoles; enfim, e sempre, o Povo.
TOURAINE, Alain. Palavra e sangue: política e 
sociedade na América Latina. 
São Paulo: Trajetória Cultural: Editora da 
Universidade de Campinas, 1989. p. 196.

Sobre o texto, é correto afirmar que 

(A) explica as ideias das elites oligárquicas latino-americanas, comprometidas com a modernização nacional e a vontade popular.

(B) analisa a luta de classes e os movimentos revolucionários de caráter socialista na América Latina dos anos 1970.

(C) faz referência à ideologia que caracterizou diversos governos da América Latina no século XX, chamada de populismo.

(D) faz referência ao alinhamento da social democracia latino-americana com o pensamento oligárquico, com a defesa do Estado mínimo e com a ampliação da participação política popular.

(E) examina as características dos partidos políticos liberais que, na década de 1990, defendiam a integração da América Latina à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).

GABARITO. (C) faz referência à ideologia que caracterizou diversos governos da América Latina no século XX, chamada de populismo.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
Em agosto de 1969, foi realizado, no estado de Nova Iorque, um grande festival de música e arte que ficou conhecido como “Woodstock”, considerado marco e expressão do movimento de contracultura. 

A respeito dos objetivos desse movimento, é correto afirmar que

(A) era composto, majoritariamente, por jovens apoiadores da expansão imperialista dos Estados Unidos no Oriente Médio.

(B) representou os ideais conservadores de artistas e intelectuais do Partido Republicano, contrários à expansão de uma nova cultura juvenil que pregava a liberdade sexual.

(C) foi um movimento engajado na luta pacifista e contrário à participação dos Estados Unidos na guerra do Vietnã.

(D) foi um movimento que, fundado por jovens oriundos do sul do continente, pregava a valorização do folclore e da cultura da América Latina.

(E) foi liderado por artistas como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joan Baez e Bob Dylan, defensores do caráter neutro da cultura em relação aos assuntos políticos.

GABARITO. (C) foi um movimento engajado na luta pacifista e contrário à participação dos Estados Unidos na guerra do Vietnã.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Leia o seguinte texto.

Durante anos [...], os quenianos foram educados em inglês, desde a creche até a universidade. Não é complicado imaginar o quão difícil que deve ter sido para todas aquelas crianças. Sua educação em inglês provocava uma fratura entre a língua que usavam em suas casas e a língua que usavam nas escolas, com a qual conceitualizavam o mundo. Na atualidade, há toda uma geração de jovens quenianos que vivem entre dois mundos. Têm um domínio perfeito do inglês, mas a cultura majoritária do Quênia pós-colonial, na qual vivem e trabalham, não é de fala inglesa. 
Ngūgī wa Thiong’o. Desplazar el centro. La lucha por las libertades
culturales. Barcelona: Rayo Verde, 2017. p. 164.

Assinale a alternativa que, segundo o texto, indica uma das principais consequências do colonialismo europeu no continente africano.

(A) A imposição do conhecimento de várias línguas para a inserção de africanos no mundo globalizado.

(B) A precarização da educação formal que impossibilita a correta formação para o mercado de trabalho.

(C) A negação, por parte dos africanos, de conceitualizar o mundo, a partir das línguas nativas, no contexto pós-colonial.

(D) A experiência de intercâmbio promovida pelas antigas colônias, permitindo que os africanos tenham dupla cidadania. 

(E) A distância entre as formas culturais das sociedades africanas e o caráter eurocêntrico da formação escolar colonial.

GABARITO. (E) A distância entre as formas culturais das sociedades africanas e o caráter eurocêntrico da formação escolar colonial.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
Sobre a história do colonialismo português, considere as afirmações abaixo.

I - A partir do século XV, Portugal estabeleceu colônias, entrepostos comerciais e feitorias na África, na América e na Ásia, o que lhe permitiu transformar-se em um extenso império ultramarino.

II - No continente americano, as colônias portuguesas permaneceram sob o comando da metrópole até o final do século XIX, quando o fim da escravidão no Brasil rompeu com a rede comercial no Atlântico Sul. 

III- Na segunda metade do século XX, iniciaram-se os levantes independentistas das colônias portuguesas na África, impulsionados pela Revolução dos Cravos de 1974.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

GABARITO. (D) Apenas I e III.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Em meados da década de 1970, intensificaram-se no Brasil as demandas de diferentes setores da sociedade brasileira por uma “anistia ampla, geral e irrestrita”. 

Com relação a esse contexto histórico e suas consequências nos dias de hoje, considere as afirmações abaixo.

I - A promulgação da Lei da Anistia, em 1979, insere-se no processo de transição política para a democracia junto com outras medidas, como a revogação do Ato Institucional n. 5 e a reorganização do sistema partidário brasileiro.

II - A anistia obedeceu ao grande acordo nacional, organizado pelo partido governista e pela oposição, que previa a permanência dos militares no poder por mais uma década.

III- Um processo de revisão da anistia, concedida aos agentes da repressão, iniciou-se a partir da década de 1990, e esses agentes passaram a ser criminalizados com o início dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, em 2012.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

GABARITO. (A) Apenas I.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
Observe o cartum abaixo.

Alex Solnik e Chico Caruso. “Bar Brasil. Não ria de
Alex Solnik e Chico Caruso. “Bar Brasil. Não ria de 
mim, Argentina”. Revista Senhor, n. 138, 
09/11/1983, p. 78. Disponível em: <https://bndigital.bn.gov.br/wpcontent/uploads/2016/12/senhor002.jpg>. 
Acesso em: 23 jul. 2019.

A charge retrata o presidente João Batista Figueiredo e o deputado federal Ulisses Guimarães em 1983, e faz referência

(A) à proposta legislativa liderada pelos deputadosda oposição em defesa do modelo argentinode abertura democrática para o Brasil.

(B) ao projeto elaborado por Ulisses Guimarães para a realização de eleições indiretas no Brasil, contrariando a campanha pela reeleição de João Batista Figueiredo.

(C) ao movimento político criado em defesa de eleições diretas para a Presidência da República, durante a sucessão de João Batista Figueiredo.

(D) à imposição de eleições diretas para o Congresso Nacional, feita pelo Presidente aos parlamentares, que perderiam seu poder no Colégio Eleitoral.

(E) à proibição de eleições indiretas para a Presidência da República, estabelecida pelo Exército no contexto da abertura política, iniciada na década de 1970.

GABARITO. (C) ao movimento político criado em defesa de eleições diretas para a Presidência da República, durante a sucessão de João Batista Figueiredo.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
Leia os versos do poema Lira Itabirana, escrito por Carlos Drummond de Andrade e publicado em 1984.

O Rio? É doce.
A Vale? Amarga.
Ai, antes fosse
Mais leve a carga.
Entre estatais
E multinacionais,
Quantos ais!
A dívida interna.
A dívida externa
A dívida eterna.
Quantas toneladas exportamos
De ferro?
Quantas lágrimas disfarçamos
Sem berro?

O poeta faz referência à exploração de minérios no Brasil e suas consequências sociais. A respeito do papel da mineração na história brasileira, considere as seguintes afirmações.

I - No século XVIII, a exploração de metais preciosos na região de Minas Gerais desenvolveu redes internas de comércio na colônia, articulando a região com zonas de produção pecuária do sul e com fornecedores de mão de obra escravizada do nordeste.

II - Durante o Estado Novo, o projeto político, imposto por Getúlio Vargas para reduzir a dívida externa brasileira, estabelecia a privatização das grandes empresas nacionais e ocasionou a venda da Companhia Vale do Rio Doce para o capital estrangeiro.

III- No Brasil contemporâneo, a exportação em larga escala de minérios ocupa uma posição central na economia, tornando o país suscetível a crises, em razão das variações nos preços internacionais e de desastres ambientais de vastas proporções. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

GABARITO. (D) Apenas I e III.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Leia o segmento abaixo de Mariana Cassino, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Tudo indica que é uma floresta cultural, que foi sendo enriquecida e construída ao longo dos anos de ocupação da área pelas pessoas que viveram ali. Até mesmo o solo que tem indícios de transformação humana [...]. Esse manejo é fundamental para a manutenção da Amazônia que temos hoje. Sem isso, ela não seria a mesma [...] Essas populações são fundamentais para a conservação da floresta. Nossa sociedade tende a separar a natureza e a cultura, mas as populações indígenas da Amazônia não fazem essa separação. Tendo em vista essa história de longa duração da Amazônia, de íntima ligação entre pessoas e florestas, esse manejo é fundamental para pensarmos o modelo da Amazônia hoje.
ELLER, Johanns. Complexo arqueológico de grandes
proporções é descoberto na Amazônia central. O 
Globo, 08/09/2019.

A partir do segmento acima, considere as afirmações a respeito da história da ocupação da Amazônia.

I - A ocupação indígena na Amazônia caracterizou-se pela monocultura intensiva, provocando transformações no solo.

II - A conservação da floresta amazônica deve-se em grande parte às formas de relação com o meio ambiente, mantidas pelas populações locais.

III- A separação entre natureza e cultura, característica das sociedades ocidentais, foi fundamental para a manutenção da riqueza ambiental da floresta.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.

GABARITO. (B) Apenas II.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
Leia os versos de um trecho da música Maria da Vila Matilde, interpretada por Elza Soares.

Cadê meu celular?
Eu vou ligar pro 180
Vou entregar teu nome
E explicar meu endereço
Aqui você não entra mais [...]

A letra faz referência ao tema da violência doméstica contra as mulheres que, segundo as estatísticas do Instituto Maria da Penha, atinge uma brasileira a cada 2 segundos. 

Em relação à história da atuação do Brasil na prevenção e combate à violência, considere as afirmações abaixo.

I - O “Disque 180”, implementado em 2005, passou a disponibilizar informações sobre os direitos e os locais de atendimento às mulheres em situação de violência.

II - A Lei Maria da Penha foi sancionada, em 2006, para combater a violência de gênero, uma vez que se trata de violação aos direitos humanos.

III- A Lei do Feminicídio, que alterou o Código Penal de 1940, passou a qualificar o homicídio relacionado à condição do sexo feminino como crime hediondo.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II. 
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.

GABARITO. (E) I, II e III.

Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício de História (Questões UFRGS 2020) com Gabarito
Exercício de História (Questões UFRGS 2020) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEje2n_508-Y5XYhd2FmGgV0CnK20vSbIlFafqgYfbKMBBiHAqDwvVNhd5BiUgV1XjO9WS2wb0jHkf1GQm39gV5_bKLXYLUz7pNbVUFuSRQs-CioY4dMPLTKTMd7lbkdp-C6mJMfJORF9jFOGDbDjbO5suAXRJYGC9Tn8pKmOg9xag5NxWr87DHTH1VY=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEje2n_508-Y5XYhd2FmGgV0CnK20vSbIlFafqgYfbKMBBiHAqDwvVNhd5BiUgV1XjO9WS2wb0jHkf1GQm39gV5_bKLXYLUz7pNbVUFuSRQs-CioY4dMPLTKTMd7lbkdp-C6mJMfJORF9jFOGDbDjbO5suAXRJYGC9Tn8pKmOg9xag5NxWr87DHTH1VY=s72-c
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-historia-questoes-ufrgs-2020-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/10/exercicio-de-historia-questoes-ufrgs-2020-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo