Exercício de História (Questões UECE 2021.1) com Gabarito HISTÓRIA QUESTÃO 21 UECE 2021.1: Atente para o seguinte trecho sobre a origem da ...
Exercício de História (Questões UECE 2021.1) com Gabarito
HISTÓRIA
QUESTÃO 21
UECE 2021.1: Atente para o seguinte trecho sobre a origem da palavra “índio”:
“[...] O nascimento desse termo, aplicado às populações americanas, originou-se em um erro do navegador Cristóvão Colombo. [...] ao desembarcar na América, Colombo acreditou ter alcançado sua meta inicial e chegado à Ásia. Passou então a chamar todos os habitantes das ilhas caribenhas nas quais aportou de índios. Apesar desse equívoco ter sido logo percebido pelos europeus, o termo continuou a ser utilizado indiscriminadamente em referência a todos os povos americanos”.
SILVA, K. V.; SILVA, M.H. Dicionário de conceitos
históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
A continuidade do uso do termo “índio” para designar a população que habitava o Brasil antes da chegada do europeu deve-se
A) ao desinteresse da maioria dos colonizadores pela diversidade cultural, devido ao preconceito em relação a indivíduos de cultura indígena.
B) à incapacidade dos dominadores europeus em identificar e registrar as diferenças culturais e etnográficas dos povos americanos.
C) ao fato de que os nativos do novo mundo pertencem a um único grupo étnico que tem cultura e língua comuns.
D) ao respeito às culturas dos povos das Índias orientais que possuem características idênticas às dos nativos brasileiros.
GABARITO. A) ao desinteresse da maioria dos colonizadores pela diversidade cultural, devido ao preconceito em relação a indivíduos de cultura indígena.
QUESTÃO 22
UECE 2021.1: A chegada dos lusitanos no território que hoje é o Brasil está inserida no contexto da expansão marítima e comercial portuguesa. Sobre esse empreendimento da nação europeia, é correto afirmar que
A) teve início no século XVI, com a expedição liderada por Pedro Álvares Cabral, que chegou no litoral brasileiro ao buscar uma forma de contornar a África.
B) a passagem do Cabo Bojador por Gil Eanes em 1434 e do Cabo das Tormentas por Vasco da Gama em 1488 consolidaram o domínio português no Atlântico.
C) apesar de os portugueses terem descoberto o caminho para o oriente contornando a África, foram os espanhóis, liderados por Fernão de Magalhães, que primeiro chegaram às Índias.
D) a expedição de Pedro Álvares Cabral que aportou no Brasil em 1500 tinha como destino as Índias, de onde Vasco da Gama retornara em 1498.
GABARITO. D) a expedição de Pedro Álvares Cabral que aportou no Brasil em 1500 tinha como destino as Índias, de onde Vasco da Gama retornara em 1498.
QUESTÃO 23
UECE 2021.1: Institutos Legais presentes em uma legislação nacional, as práticas do Beneplácito e do Padroado eram importantes representações da relação entre
A) o Estado brasileiro e o Vaticano durante a reaproximação no governo Vargas.
B) o Estado brasileiro e a Igreja Católica durante o período do império brasileiro.
C) o Estado português e o governo colonial brasileiro no período do primeiro reinado.
D) o Estado brasileiro e as igrejas cristãs não católicas durante o período regencial.
GABARITO. B) o Estado brasileiro e a Igreja Católica durante o período do império brasileiro.
QUESTÃO 24
UECE 2021.1: Em 1922, o Bode Ioiô teve significativa votação para vereador de Fortaleza; em 1959, a rinoceronte Cacareco foi a mais votada para o cargo de vereador de São Paulo, com quase 100 mil votos; e, em 1988, o Macaco Tião recebeu quase 300 mil votos para prefeito do Rio de Janeiro. Esses fenômenos eleitorais se apresentam como característica
A) do processo político durante a república velha, que permitia candidaturas esdrúxulas.
B) do voto de cabresto, no qual os eleitores eram obrigados a votar nos candidatos indicados pelo coronel.
C) do modelo de eleição com voto escrito em cédula impressa em que o eleitor registrava o que bem queria.
D) da liberalidade da sociedade brasileira que, desde o início do século XX, defendia os direitos dos animais.
GABARITO. C) do modelo de eleição com voto escrito em cédula impressa em que o eleitor registrava o que bem queria.
QUESTÃO 25
UECE 2021.1: Leia atentamente o seguinte excerto sobre Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião:
“Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi a maior cidade atacada por Virgolino Ferreira da Silva. Sua ação mais ousada —e sua maior derrota. [...] Em 15 de junho de 1927, chegaram a Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, Ceará, dois dias após deixarem Mossoró. Lampião enviou mensageiro para avisar de sua chegada. A polícia, então, deixou a cidade. O bando entrou em Limoeiro dando vivas ao Governador José Moreira da Rocha [...]. Os chefes políticos mataram um boi para recepcionar os bandidos. O bando comeu, fez orações. A contribuição em dinheiro foi acertada com os líderes locais. Após o pagamento, o bando de Lampião se retirou. [...]”
O Povo online. Ceará foi o refúgio seguro de Lampião. 27/07/2018.
A atitude de certa forma benevolente de Lampião em relação ao estado do Ceará, tornando-o o local que menos sofreu violência de seu bando deve-se
A) ao respeito e a sua devoção a Padre Cícero, bem como ao apoio de políticos locais relevantes como Floro Bartolomeu.
B) ao fato de ele ser natural de Juazeiro do Norte, o que o fez poupar sua terra natal e de seus familiares.
C) ao fato de o Ceará, à época, ser área de atuação dos bandos de Massilon e de João Calangro, que o impediam de atacar no estado.
D) ao temor que sentia da ação das centenas de seguidores do Beato José Lourenço que protegiam as áreas do Cariri cearense.
GABARITO. A) ao respeito e a sua devoção a Padre Cícero, bem como ao apoio de políticos locais relevantes como Floro Bartolomeu.
QUESTÃO 26
UECE 2021.1: Durante o século XX, a história do Brasil foi marcada pela ocorrência de dois grandes períodos ditatoriais: o Estado Novo, de 10 de novembro de 1937 a 31 de janeiro de 1946, durante o governo de Getúlio Vargas, e a Ditadura Militar instaurada após o golpe de 31 de março de 1964.
Considerando esses dois períodos, numere os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Estado Novo;
2. Ditadura Militar.
( ) Criação do Departamento de Imprensa e Propaganda — DIP — que implantou a censura à imprensa e à propaganda do regime.
( ) Instauração do Ato Institucional nº 5, que estabeleceu a censura prévia de música, cinema, teatro e televisão, e a proibição de reuniões não autorizadas pelas autoridades.
( ) Criação do DOI-CODI, com o objetivo de coordenar e integrar as ações dos órgãos de repressão a indivíduos ou organizações contrárias ao regime.
( ) Prisão e tortura de opositores do regime, como Pagu, Graciliano Ramos e Carlos Marighela pela polícia subordinada a Filinto Müller.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A) 1, 2, 1, 2.
B) 2, 1, 1, 1.
C) 1, 2, 2, 1.
D) 2, 1, 2, 2.
GABARITO. C) 1, 2, 2, 1.
QUESTÃO 27
UECE 2021.1: Responsável por ações que resultaram nos sequestros do cônsul-geral do Japão e dos embaixadores da Alemanha e da Suíça, o grupo que foi considerado um dos mais atuantes na luta armada durante a ditadura militar instaurada pós-1964 no Brasil era denominado
A) UDN, União Democrática Nacional, que tinha Carlos Lacerda como líder.
B) VPR, Vanguarda Popular Revolucionária, que teve Carlos Lamarca como um de seus líderes.
C) ANL, Aliança Nacional Libertadora, de Luís Carlos Prestes, que contava com o apoio do PCB.
D) AIB, Aliança Integralista Brasileira, que tinha Plínio Salgado como líder e ideólogo.
GABARITO. B) VPR, Vanguarda Popular Revolucionária, que teve Carlos Lamarca como um de seus líderes.
QUESTÃO 28
UECE 2021.1: Em 1976, o compositor e cantor Belchior lançou a música Apenas um rapaz latino americano, que traz a seguinte estrofe:
“Mas não se preocupe meu amigo / Com os horrores que eu lhe digo / Isto é somente uma canção / A vida realmente é diferente / Quer dizer, ao vivo é muito pior”.
No mesmo ano, Chico Buarque gravou a música Meu caro amigo, que apresenta em seu refrão:
“Aqui na terra 'tão jogando futebol / Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll / Uns dias chove, noutros dias bate sol / Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta”.
Os dois compositores são conhecidos por fazerem, em suas obras, uma crônica social. Nessas estrofes, os autores fazem referência à
A) suspensão da aplicação da Lei Rouanet, que causou prejuízos aos artistas e à cultura brasileira.
B) violência urbana nas grandes metrópoles causada pela disputa de facções criminosas.
C) situação política do Brasil, marcada pela censura e perseguição aos opositores do regime militar.
D) transformação que ocorria no país como resultado do chamado milagre econômico brasileiro.
GABARITO. C) situação política do Brasil, marcada pela censura e perseguição aos opositores do regime militar.
QUESTÃO 29
UECE 2021.1: Em 15 de março de 1985, José Sarney, vicepresidente eleito na chapa encabeçada por Tancredo Neves, assumiu interinamente a presidência, pois o presidente eleito havia sido operado na noite anterior à posse. Após várias cirurgias, Tancredo veio a falecer em 21 de abril de 1985 e Sarney assumiu oficialmente o cargo como primeiro presidente civil desde o golpe militar de 1964, governando o país até 15 de março de 1990. Em seu governo, o Estado brasileiro viveu cinco anos em que,
A) tanto a economia quanto a política avançaram a passos largos devido à ótima condição em que os governos militares entregaram o país.
B) a inflação herdada do período militar continuou alta, apesar dos vários planos econômicos implementados no período.
C) foram feitas várias tentativas de cumprir a promessa de Tancredo Neves de convocar uma assembleia constituinte, contudo a promulgação da nova constituição só ocorreu no governo seguinte.
D) as eleições continuaram a ser realizadas de forma indireta, por meio do colégio eleitoral, mesmo com o fim da ditadura militar.
GABARITO. B) a inflação herdada do período militar continuou alta, apesar dos vários planos econômicos implementados no período.
QUESTÃO 30
UECE 2021.1: Na primeira eleição direta para presidente da república realizada após o fim da Ditadura Militar (1964-1985), foi eleito um jovem político alagoano, Fernando Collor de Mello, pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), e que se apresentava ao país como uma nova feição da política.
Governador de Alagoas, passou a ser conhecido na mídia como “Caçador de marajás”, por prometer acabar com a corrupção e estabelecer a modernidade na política brasileira. Atente para o que se diz a seguir sobre esse presidente e assinale afirmação verdadeira.
A) Conseguiu resolver os problemas da economia brasileira através do Plano Collor, marcado pelo confisco das contas correntes e poupanças dos brasileiros por um prazo de dois anos.
B) Empenhou-se em desfazer as reformas de cunho neoliberais realizadas pelo governo Sarney, conduzindo o país ao caos inflacionário.
C) Para promover o desenvolvimento da economia nacional, impôs restrições às importações de produtos industrializados para proteger a indústria nacional.
D) Apesar de externar moralidade, um esquema de corrupção foi exposto por seu irmão, o que ocasionou a instalação de uma CPI e levou o presidente a renunciar tentando fugir do impeachment.
GABARITO. D) Apesar de externar moralidade, um esquema de corrupção foi exposto por seu irmão, o que ocasionou a instalação de uma CPI e levou o presidente a renunciar tentando fugir do impeachment.
QUESTÃO 31
UECE 2021.1: O período feudal europeu ocorrido na Idade Média teve como característica
A) o desenvolvimento de uma cultura urbana fortemente baseada na atividade econômica comercial e industrial.
B) o aumento do poder da igreja católica romana, o que tornou o papado um potentado europeu.
C) o fortalecimento do poder da nobreza, sobretudo dos reis que exerciam um poder despótico.
D) o empoderamento das mulheres, que passaram a ter direitos e garantias nunca antes vistos.
GABARITO. B) o aumento do poder da igreja católica romana, o que tornou o papado um potentado europeu.
QUESTÃO 32
Atente para seguinte excerto:
“[...] O ímã atrai o ferro, os vulcões entram em erupções: fatos físicos onde alguma coisa se repete; a erupção do Vesúvio em 79: fato físico tratado como evento”.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história. 3. ed. Brasília:
Editora UnB, 1995.
UECE 2021.1: O motivo que faz da erupção do Vesúvio, no ano 79 da Era Cristã, um evento presente no registro histórico, ao contrário de tantas outras erupções de vulcões que já ocorreram, é
A) o fato de ter causado grande impacto social, atingindo e alterando a vida de milhares de pessoas.
B) a localização do Vesúvio no Sul da Europa, na área do império romano, que faz dele o mais relevante vulcão do mundo.
C) o fato de ter sido a única erupção registrada pelo homem durante o período histórico, posterior à invenção da escrita.
D) um equívoco metodológico da produção da história, pois todos os acontecimentos devem ser registrados.
GABARITO. A) o fato de ter causado grande impacto social, atingindo e alterando a vida de milhares de pessoas.
QUESTÃO 33
“[...]os banhos públicos eram uma verdadeira instituição na Roma antiga. Ruínas romanas espalhadas pela Europa guardam ainda hoje resquícios das termas, espécie embrionária de sauna. Por um período, havia banhos separados para homens e mulheres. Na época imperial, porém, surgiram os banhos mistos. [...] A prática era condenada. Segundo o Código de Justiniano, elaborado no século VI, bastava que uma mulher casada frequentasse as termas para que pudesse ser repudiada”.
BOLOGNE, Jean-Claude. A intimidade compartilhada.
Revista História Viva, Ano III, N. 27, São Paulo: Duetto.
UECE 2021.1: A partir do excerto acima, é correto afirmar que
A) a nudez, a sexualidade e outros aspectos dos valores morais romanos foram alterados com a conversão ao cristianismo.
B) apesar de a moral cristã ser diferente da moral dos povos cristianizados, como o romano, ela não alterou traços característicos de suas culturas.
C) o cristianismo, ao chegar em Roma, transformou apenas a religiosidade pagã, não tendo nenhuma influência na moralidade romana.
D) a sociedade romana era muito moralista, proibia a fruição dos prazeres, o que tornou fácil e rápida a assimilação do cristianismo.
GABARITO. A) a nudez, a sexualidade e outros aspectos dos valores morais romanos foram alterados com a conversão ao cristianismo.
QUESTÃO 34
UECE 2021.1: Após a morte de Maomé, em 632, teve início uma era de grande expansão da civilização muçulmana liderada pelos califas, os sucessores do profeta, entre os séculos VII e VIII.
Considerando o impacto dessa expansão para o velho mundo, assinale a afirmação verdadeira.
A) O islamismo estabelecido por Maomé, como uma religião monoteísta, com bases diferentes do judaísmo e do cristianismo, tornou-se intolerante às demais religiões.
B) Os muçulmanos não produziram uma civilização que proporcionou contribuições relevantes à cultura ocidental, além do radicalismo religioso.
C) Apesar de surgir na península arábica, o islamismo só prosperou na Europa, em regiões como os balcãs, o leste europeu e a península ibérica.
D) O islã cobriu muitos povos e regiões, criando uma grande civilização que adotou e difundiu contribuições culturais de povos orientais e ocidentais.
GABARITO. D) O islã cobriu muitos povos e regiões, criando uma grande civilização que adotou e difundiu contribuições culturais de povos orientais e ocidentais.
QUESTÃO 35
UECE 2021.1: Enquanto um período de tensão geopolítica entre os Estados Unidos e a União Soviética, a Guerra Fria foi marcada por diversos conflitos regionais que representavam os interesses dos dois grandes blocos econômicos.
Um conflito típico da Guerra Fria foi a
A) Guerra da Coreia, ocorrida entre 1950 e 1953.
B) Guerra Russo-Japonesa, entre 1904 e 1905.
C) Guerra Sino-Japonesa, de 1937 até 1945.
D) Guerra dos Balcãs, ocorrida entre 1912 e 1913.
GABARITO. A) Guerra da Coreia, ocorrida entre 1950 e 1953.
QUESTÃO 36
UECE 2021.1: Ocorrido de 1861 a 1865, o conflito que resultou em mais de 1 milhão de mortos representou a definição de um modelo político-econômico para a nação e estabeleceu seu legado para o futuro, impactando, ainda hoje, temas sociais e políticos bastante delicados para o povo estadunidense.
O conflito referido é
A) a Guerra Hispano-Americana que, marcada pelo comércio de produtos industriais, causou fortes impactos na economia dos EUA.
B) a Guerra da Independência, na qual a vitória dos colonos americanos representou o fim da escravidão e a proclamação da República.
C) a Guerra Civil Americana, ou Guerra da Secessão, que pôs fim à escravidão e impôs a supremacia do Norte industrializado sobre o Sul agrário.
D) a Guerra contra o México, na qual os EUA apossaram-se dos vários territórios disputados, dando início ao seu imperialismo na América latina.
GABARITO. C) a Guerra Civil Americana, ou Guerra da Secessão, que pôs fim à escravidão e impôs a supremacia do Norte industrializado sobre o Sul agrário.
QUESTÃO 37
UECE 2021.1: O século XVIII ficou marcado como o período do Iluminismo, movimento cultural e filosófico que
A) fortaleceu a união entre Estado e Igreja, sobretudo a partir das transformações realizadas pela contrarreforma católica.
B) era fundado na razão e defendia os ideais da liberdade, do progresso, da fraternidade, do governo constitucional e da separação Igreja e Estado.
C) defendeu a monarquia absoluta através das obras de pensadores como Jacques Bossuet, Jean Bodin e Montesquieu.
D) pregava a submissão do cidadão ao absolutismo real através das obras de Jean-Jacques Rousseau e de Voltaire.
GABARITO. B) era fundado na razão e defendia os ideais da liberdade, do progresso, da fraternidade, do governo constitucional e da separação Igreja e Estado.
QUESTÃO 38
UECE 2021.1: Durante os longos anos em que esteve no poder, Napoleão Bonaparte transformou a França: alterou sua estrutura político-administrativa, estabeleceu um novo sistema legal e regularizou a relação com a Igreja Católica, rompida desde a Revolução Francesa. No plano internacional, o período napoleônico se caracterizou
A) por uma política pacifista e colaboracionista que garantiu a continuidade dos governos autocráticos na Europa.
B) pelas guerras com as coalizões contrárias à França e pela expansão dos ideais revolucionários.
C) pela aliança econômica com o Reino Unido, que garantiu o Bloqueio Continental contra a Espanha.
D) pela aliança com Portugal, que garantiu a mudança da corte lusitana para o Brasil e abriu os portos brasileiros à França.
GABARITO. B) pelas guerras com as coalizões contrárias à França e pela expansão dos ideais revolucionários.
QUESTÃO 39
UECE 2021.1: Os avanços tecnológicos e industriais, ocorridos durante o século XX, trouxeram mudanças significativas na relação entre os homens, e entre o homem e a natureza. Considerando o resultado dessas transformações, assinale a afirmação verdadeira.
A) Na década de 1970, o ambientalismo se disseminou pelo mundo, surgindo grupos influentes de ativistas, como o Greenpeace e o WWF.
B) Desenvolveram-se movimentos antiambientalistas contrários ao avanço da tecnologia e favoráveis a uma vida menos industrializada.
C) Apesar do apelo popular do tema, organismos internacionais como a ONU não desenvolveram ações para a proteção do meio ambiente.
D) O desenvolvimento das preocupações sobre o meio ambiente não impactou as atividades de nenhuma das grandes empresas mundiais.
GABARITO. A) Na década de 1970, o ambientalismo se disseminou pelo mundo, surgindo grupos influentes de ativistas, como o Greenpeace e o WWF.
QUESTÃO 40
UECE 2021.1: O fundamentalismo islâmico é um fenômeno originado como consequência das mudanças geopolíticas ocorridas após as duas guerras mundiais e devido à política externa adotada pelos EUA e pela URSS durante a Guerra Fria. Assinale a opção cujo evento descrito NÃO se relaciona com o fundamentalismo islâmico.
A) Apoio financeiro dos EUA, através da CIA, aos mujahedins que lutaram contra os soviéticos e, depois, formaram o Talibã, que dominou e governou o Afeganistão até 2001.
B) Ação da Al-Qaeda contra alvos civis e militares pelo mundo, inclusive nos EUA, mesmo após anos de ajuda financeira estadunidense no Afeganistão.
C) Revolução do Irã, em 1979, por meio da qual a monarquia do Xá Reza Pahlevi foi substituída por uma república islâmica liderada por religiosos, os aiatolás.
D) Primavera Árabe, que varreu o Norte da África e o Oriente Médio, transformando em ditaduras países democráticos como Líbia e Síria.
GABARITO. D) Primavera Árabe, que varreu o Norte da África e o Oriente Médio, transformando em ditaduras países democráticos como Líbia e Síria.