Exercício sobre Sustentabilidade (Geografia) com Gabarito

Exercício sobre Sustentabilidade (Geografia) com Gabarito QUESTÃO 01 (ENEM) No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da ativi...

Exercício sobre Sustentabilidade (Geografia) com Gabarito

QUESTÃO 01
(ENEM) No presente, observa-se crescente atenção aos efeitos da atividade humana, em diferentes áreas, sobre o meio ambiente, sendo constante, nos fóruns internacionais e nas instâncias nacionais, a referência à sustentabilidade como princípio orientador de ações e propostas que deles emanam.

A sustentabilidade explica-se pela

A) incapacidade de se manter uma atividade econômica ao longo do tempo sem causar danos ao meio ambiente.

B) incompatibilidade entre crescimento econômico acelerado e preservação de recursos naturais e de fontes não renováveis de energia.

C) interação de todas as dimensões do bem-estar humano com o crescimento econômico, sem a preocupação com a conservação dos recursos naturais que estivera presente desde a Antiguidade.

D) proteção da biodiversidade em face das ameaças de destruição que sofrem as florestas tropicais devido ao avanço de atividades como a mineração, a monocultura, o tráfico de madeira e de espécies selvagens.

E) necessidade de se satisfazer as demandas atuais colocadas pelo desenvolvimento sem comprometer a capacidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades nos campos econômico, social e ambiental.

GABARITO.

QUESTÃO 02
Observe o gráfico abaixo.
taxa média anual do crescimento da população 2005 - 2010


A sequência correta dos países representados corresponde a:

A) China, Brasil, Federação Russa e Índia.
B) Brasil, China, Índia e Federação Russa.
C) Federação Russa, Índia, China e Brasil.
D) Índia, Federação Russa, Brasil e China.
E) Índia, China, Brasil e Federação Russa.

GABARITO.

QUESTÃO 03
Em 2011, o IBGE divulgou a Sinopse do Censo Demográfico 2010. Observe alguns dados:

Gráfico-Taxa média geométrica de crescimento anual do Brasil - 1872/2010

De acordo com os dados, é possível afirmar:

A) O Brasil passa a apresentar um processo de envelhecimento a partir das décadas de 1950 e 1960.

B) A diminuição da população brasileira é observada a partir das duas últimas décadas devido à queda da fecundidade.

C) A queda da taxa de fecundidade na metade do século XX e o processo de urbanização, que se seguiu a partir desse período, ajudam a compreender o crescimento vegetativo.

D) A queda da taxa de mortalidade, que provocou a desaceleração do crescimento vegetativo nos anos 1950, está relacionada à evolução da medicina e à melhoria das condições sanitárias.

E) A população brasileira segue aumentando apesar da desaceleração do crescimento.

GABARITO.

QUESTÃO 04
(MACKENZIE)
O Brasil em 2020

Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes - dez naos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus defeitos mais fortes a partir de 2020.
David Cohen, Revista Época, 25/05/2009
Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível.


Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso).

(  ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.

(  ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e métodos contraceptivos. Esses aspectos , conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.

(  ) As quedas nas taxas de natalidade  de um país leva,, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.

A) V-V-V
B) F-V-V
C) V-V-F
D) F-V-F
E) V-F-V

GABARITO.

QUESTÃO 05
Observe a figura:
O planeta terra, na visão do Clube de Roma
O planeta terra, na visão do CLube de Roma

Na perspectiva do Clube de Roma, é correto afirmar que:

A) o derretimento parcial das calotas polares e o aumento do nível dos mares poderiam provocar inundações devastadoras com maior impacto nas populações do continente africano.

B) o aumento da população repercute em um aumento do consumo e da pressão sobre os recursos ambientais, resultando em impactos cada vez maiores.

C) o crescimento econômicos dos países garante os padrões necessários ao desenvolvimento sustentável, assegurando a todos os habitante da Terra as mesmas oportunidades.

D) a principal ameaça ao ambiente global é o crescimento da população dos países emergentes que alcançaram os padrões de produção e de consumo vigentes nos países ricos.

E) o planeta Terra é um sistema infinito de recursos naturais, desde que seja gerenciado globalmente pela Organização das Nações Unidas.

GABARITO.

QUESTÃO 06


Anamorfose é um mapa no qual as superfícies reais sofrem distorções

Anamorfose é um mapa no qual as superfícies reais sofrem distorções para se tornarem proporcionais à variável que está sendo representada. Com base nessa informação e nos conhecimentos sobre a população mundial, pode-se afirmar que o mapa anamórfico representa

A) o número de mulheres ocupando cargos de chefia.
B) os países mais povoados do mundo.
C) a população absoluta mundial.
D) o número de usuários da internet.
E) a densidade demográfica do planeta.

GABARITO.

QUESTÃO 07
Analise o gráfico sobre a evolução ocorrida e a perspectiva de crescimento da população mundial no período de 1950 a 2050.
População, 1950-2050 em milhões de habitantes
a evolução ocorrida e a perspectiva de crescimento da população mundial no período de 1950 a 2050
Marie-Fraçoise Durant et al. Atlas da Mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo, 2009. (Adaptado)

A partir da análise do gráfico, pode-se afirmar que:

A) a população da América do Norte apresenta um expressivo crescimento populacional no período de 1950 a 2050, superando a taxa de crescimento da África.

B) a Ásia apresenta a maior total absoluto da população mundial, mas perde para a Oceania no ritmo do crescimento populacional em termos relativos, em todo o período analisado.

C) a Europa, no período de 2005 a 2050, projeta um crescimento negativo, com índices que mostram uma redução populacional.

D) a África apresenta o menor crescimento em termos absolutos no período de 1950 a 2050, perdendo sua posição de segunda colocada entre as regiões mais populosas do mundo.

E) a América do Norte apresenta o maior crescimento populacional em termos absolutos no período de 1950 a 2050 e é mais populosa do que a América Latina e Caribe.

GABARITO.
Nome

Enade,23,Enem,3,Exercícios,91,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,3,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,3,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,13,Exercícios de Português,13,Exercícios de Química,7,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Exercícios Ensino Fundamental,1,Questões,2629,Questões da OAB,80,Questões da OBMEP,82,Questões da Santa Casa,100,Questões de Artes,40,Questões de Biologia,33,Questões de Ciências,36,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,120,Questões de Espanhol,49,Questões de Filosofia,2,Questões de Física,77,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,51,Questões de Linguagens,119,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,395,Questões de Português,321,Questões de Química,48,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões de Vestibular,288,Questões do Enade,685,Questões do Enem,404,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício sobre Sustentabilidade (Geografia) com Gabarito
Exercício sobre Sustentabilidade (Geografia) com Gabarito
https://4.bp.blogspot.com/-3ADj80HZYR8/W5p7YeFlgqI/AAAAAAAAJ0Q/Cpw2rAExQ-Ulyd5ZprzCa5z_l-md4PUlACLcBGAs/s1600/taxa%2Bm%25C3%25A9dia%2Banual%2Bdo%2Bcrecimento%2Bda%2Bpopula%25C3%25A7%25C3%25A3o%2B2005%2B-%2B2010.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-3ADj80HZYR8/W5p7YeFlgqI/AAAAAAAAJ0Q/Cpw2rAExQ-Ulyd5ZprzCa5z_l-md4PUlACLcBGAs/s72-c/taxa%2Bm%25C3%25A9dia%2Banual%2Bdo%2Bcrecimento%2Bda%2Bpopula%25C3%25A7%25C3%25A3o%2B2005%2B-%2B2010.jpg
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/09/exercicio-sobre-sustentabilidade-geografia-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/09/exercicio-sobre-sustentabilidade-geografia-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo