Exercício sobre A Questão Agrária Brasileira (Geografia) com Gabarito


Exercício sobre A Questão Agrária Brasileira (Geografia) com Gabarito

QUESTÃO 01
Em relação aos problemas da estrutura fundiária brasileira, analise as alternativas e assinale a correta.

a) Os problemas da estrutura fundiária brasileira se originam na época de Brasil-Colônia.

b) Um dos problemas é que a posse de terra nunca foi entendida como sinônimo de riqueza, prestígio e poder, mesmo sendo utilizado.

c) O trabalho braçal - principalmente agrícola - sempre foi devidamente respeitado pela sociedade brasileira.

d) Os assentamentos feitos pelo governo, são suficientes, mas carentes de infraestrutura.

e) Os assentamentos têm escolas em número suficiente, mas não se facilita o crédito bancário.

GABARITO.

QUESTÃO 02
Assinale a alternativa que apresenta as áreas de maior violência relacionada aos problemas fundiários do Brasil.

a) Colônia Witmarsun (PR), Castrolanda (PR) e Cotia (SP);

b) Colônia Kakatsu (PR), Carambei (PR) e Atibaia (SP);

c) Terenos (MS), Entre Rios (PR) e Feliz (RS);

d) Bico do Papagaio (TO), Pontal do Paranapanema (SP) e Nonoai-Cruz Alta (RS);

e) Corumbiara (PA), Reserva Roosevelt (AM) e Reserva Yanomani (AP).

GABARITO.

QUESTÃO 03
Assinale a alternativa que apresenta uma forma de exploração direta da terra:

a) Parceria;
b) Arrendatário;
c) Posseiro;
d) Sistema Integrado;
e) Grileiro.

GABARITO.

QUESTÃO 04
Não se relaciona com a origem dos trabalhadores rurais sem-terra:

a) desempregados braçais das cidades;

b) ilhéus de rios que tiveram suas áreas inundadas pela hidrelétrica de Itaipu e outras hidrelétricas;

c) pequenos agricultores expulsos de suas terras pela ação de grileiros e jagunços;

d) pequenos agricultores expulsos de suas terras pelas mineradoras;

e) desempregados das indústrias ocasionados pela globalização da economia.

GABARITO.

QUESTÃO 05
"É a utilização da terra de maneira ideal. Onde, com aproveitamento racional e adequado, os recursos naturais são devidamente aproveitados, o meio ambiente é preservado, as leis trabalhistas são cumpridas e a sua exploração visa a proporcionar bem-estar dos proprietários e trabalhadores."

Esta é a definição de:

a) Latifúndio por exploração;

b) Minifúndio por dimensão;

c) Função Social de Terra;

d) Latifúndio por extensão;

e) Empresa Rural.

GABARITO.

QUESTÃO 06
Segundo o Estatuto da Terra, as propriedades rurais são enquadradas em quatro tipos: latifúndio por dimensão, latifúndio por exploração, minifúndio e empresa rural. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Latifúndio por dimensão é toda propriedade com mais de seiscentas vezes o módulo rural médio fixado para a respectiva região, independente de sua utilização.

b) Latifúndio por exploração é toda a propriedade com superfície entre uma e seiscentas vezes o módulo rural médio fixado para a região que não é explorada convenientemente e apresenta problemas de ordem social e econômica.

c) Minifúndio é toda a propriedade com superfície inferior a um módulo rural médio fixado para a região, sendo, portanto, antieconômica.

d) Módulo rural é todo imóvel que apresenta superfície padrão para todo o território nacional e equivale a 250 hectares.

e) Empresa rural é toda a propriedade rural com superfície entre um e seiscentos módulos rurais médios fixados para a região, sendo explorada de maneira racional, com bons resultados econômicos e sem tensões sociais.

GABARITO.

QUESTÃO 07
(UFCE) Sobre a atividade agropecuária, no Brasil e no mundo, é possível afirmar, de forma correta, que:

a) com a modernização das técnicas agrícolas e o uso da biotecnologia, elevaram-se os índices de produtividade agrícola e a quantidade de trabalhadores rurais no mundo.

b) nos países subdesenvolvidos, o progresso técnico-científico atingiu a atividade com mais intensidade nas regiões especializadas na produção para o mercado externo.

c) o uso de produtos agrícolas transgênicos é questionado e proibido em todo o mundo, por seus efeitos sobre a saúde humana serem ainda desconhecidos.

d) enquanto no mundo desenvolvido aumenta o uso de mão de obra na agricultura, o êxodo rural esvazia permanentemente o campo, nos países subdesenvolvidos.

e) a atuação do MST contribuiu para a redução da concentração fundiária que é merco principal da reforma agrária que está sendo efetivada no Brasil.

GABARITO.

QUESTÃO 08
(UFPel-RS) As características físicas e as condições geográficas do território brasileiro são extremamente diversas. Para resolver o problema da grande disparidade existente na adoção de uma unidade fixa de medida para classificação dos imóveis rurais, foi criada uma medida especial, o módulo rural, derivado do conceito de propriedade familiar.

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que

a) a área de um imóvel rural próximo a um centro consumidor proporciona rendimentos menores e exige esforços maiores de cultivo, aumentando o módulo rural.

b) as técnicas tradicionais, como as utilizadas no cultivo da mandioca, por exemplo, exigem um módulo rural menor, tendo em vista serem amplamente conhecidas.

c) a propriedade familiar possui dimensões variáveis, dependendo da localização, da fertilidade do solo, do clima da região e do tipo de produto cultivado.

d) a fertilidade do solo é irrelevante para a determinação do módulo rural, tendo em vista que o clima é o fator mais importante na definição do cultivo a ser realizado.

e) a agricultura familiar sempre esteve na base das políticas agrícolas brasileiras, que não estimulam a monocultura e a mecanização.

GABARITO.

QUESTÃO 09
Analise a tabela a seguir:

Distribuição fundiária do Estado do Rio de Janeiro

Fonte: IBGE - Censo Agropecuário 1995 - 1996

(PUCRJ) Sobre o espaço rural fluminense, pode-se afirmar:

a) A estrutura fundiária fluminense é caracterizada pelo predomínio dos latifúndios sobre as pequenas e médias propriedades.

b) As propriedades com mais de 200 ha correspondem a 10% de todas as unidades agrícolas fluminenses.

c) A distribuição da propriedade da terra no Estado do Rio de Janeiro é uma das mais equilibradas da Federação.

d) As pequenas unidades agrícolas dominam a paisagem rural fluminense embora nem todas tenham elevada produtividade.

e) O número de pessoas empregadas pelo setor agrícola fluminense é diretamente proporcional ao tamanho das propriedades.


QUESTÃO 10
(UFV-MG) No final dos anos 60 do século XX, o  Brasil passou a vivenciar os impactos da Revolução Verde no desenvolvimento de uma agricultura moderna e de grande eficiência econômica. No entanto, a Revolução Verde trouxe também efeitos perversos de ordem social, econômica e ambiental. Das alternativas abaixo, assinale a que NÃO expressa um desses efeitos do processo de modernização da agricultura brasileira:

a) Ampliação do processo de concentração fundiária pela incorporação da chamada fronteira agrícola à produção capitalista.

b) Formação de um amplo contingente de trabalhadores volantes, dependentes de um mercado de trabalho com grande sazonalidade.

c) Degradação das áreas remanescentes de Mata Atlântica do Rio de Janeiro e São Paulo para a implantação da lavoura cafeeira.

d) Ampliação da dependência dos produtos ao mercado de sementes pela intensa utilização de híbridos.

e) Comprometimento dos recursos híbridos pelo assoreamento de cursos d'agua e contaminação por produtos químicos.


QUESTÃO 11
(UFSCAR-SP) Em 1994, a FAO e o INCRA diferenciaram os dois principais modelos de produção agropecuária do Brasil: patronal e familiar. Assinale a alternativa em que aparecem as características que melhor representam o modelo familiar.

a) Trabalho e gestão intimamente relacionados/trabalho assalariado predominante/agricultura de capital intensivo;

b) Ênfase em práticas agrícolas padronizáveis/tendência à especialização produtiva/a propriedade é o local de residência;

c) Separação entre gestão e trabalho/lucro é o fator determinante de todas as ações/ênfase na diversificação produtiva;

d) Agricultura de capital intensivo/trabalho assalariado predominante/prevalência de práticas agrícolas padronizáveis;

e) Trabalho e gestão intimamente relacionados/ênfase na diversificação produtiva/trabalho assalariado complementar.


QUESTÃO 12
(UFRN) A partir da segunda metade do século XX, a agricultura brasileira ingressou numa intensa modernização e redefinição do uso do espaço agrário, que se expressam, por exemplo, pela utilização de implementos agrícolas, pela adoção do trabalho assalariado e pelo desenvolvimento de novas tecnologias de produção agrícola.

Considerando esses processos de modernização e de utilização do espaço agrário brasileiro, é correto afirmar que,

a) as regiões Sul e Nordeste, a modernização propiciou o aproveitamento da terra, de forma extensiva, devido ao alto índice de mecanização das lavouras e ao acesso à terra de forma mais democrática.

b) na região Sudeste, que é considerada o centro de comando das atividades agrárias do país, apresentam-se as maiores alterações espaciais.

c) nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, houve, nas últimas décadas, maior dinamismo agrícola, passando a se construir nas principais áreas de referência agrária do país, no que diz respeito à produtividade e à produção de tecnologia.

d)  na região Norte, o dinamismo agrícola, com uso de tecnologias avançadas e uma produção voltada para a exportação, diminui os laços de dependência com o Sudeste.


QUESTÃO 13
(UFRN) Nos anos 90 do século passado,  intensificou-se no Brasil o crescimento da atividade agroindustrial articulado aos vários setores industriais, favorecendo a emergência do agronegócio, que tem como característica a

a) constituição de cadeias produtivas atreladas à produção agrícola de carácter familiar, com uma gestão voltada para os mercados internacionais e regionais.

b) constituição de cadeias produtivas formadas por agentes econômicos integrados por diversos mecanismos, como cooperativismo, associativismo e integração vertical.

c) forma de produção na qual predominam a interação entre gestão e execução do processo produtivo pelos agricultores familiares, com ênfase no trabalho assalariado.

d) forma de produção que privilegia o associativismo e a formação de cadeias produtivas que ocorrem nas áreas de assentamentos rurais, onde predomina o trabalho da família.

GABARITO.

QUESTÃO 14
(UFRN) O gráfico  a seguir apresenta a situação da população de dois municípios do Rio Grande do Norte - Açu e Baraúna - nos anos de 1991 e 2000.

Situação da população, por domicílio, nos municípios de Açu e Baraúna

Fonte: IBGE - 1999/2000

Embora esses municípios sejam importantes áreas de produção agrícola do Estado, um dos fatores que explicam o fenômeno representado no gráfico é a

a) ocorrência de um intenso processo de modernização agrícola;

b) expansão dos sistemas irrigados de alta tecnologia nas pequenas propriedades agrícolas;

c) intensificação do processo de ocupação da terra por produtores familiares;

d) integração da agricultura familiar às grandes multinacionais.


QUESTÃO 15
(UEL-PR) No Brasil, apesar da pequena área de que dispõe, a agricultura familiar é fundamental para a produção de grande parte dos alimentos que compõe a dieta da população. Sobre a produção de alimentos realizada pela  agricultura familiar, considere as afirmativas a seguir.

I. Em função dos baixos rendimentos gerados pela agricultura familiar de pequena escala, parte das pessoas que a desenvolvem necessita buscar fontes alternativas de renda.

II. Os chamados cinturões verdes, em função de sua localização, possibilitam aos agricultores familiares condições mais favoráveis de comercialização da produção.

III. A dificuldade de acesso a técnicas agrícolas adequadas diminui a produtividade da agricultura familiar, o que interfere na sustentabilidade econômica e social dessa atividade.

IV. A diversidade de produtos que caracteriza a agricultura familiar tradicional no Brasil atrelou o destino dessa produção ao mercado externo.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e IV
b) II e III
c) III e IV
d) I, II e III
e) I, II e IV

GABARITO.

QUESTÃO 16
Venda Nova, distrito de Teresópolis, tem como vocação econômica a agricultura hortigranjeira. Vários pequenos plantadores de verduras se espalham pelas encostas das montanhas, em propriedades operadas, em geral, pela família do agricultor. (...) Se o tempo não ajuda, perde-se toda uma produção. (...)
A atividade rural é mal paga e (...) o risco da comercialização corre por conta do pobre agricultor que não participa do lucro da operação, só do prejuízo eventual. Os atravessadores, que possuem frotas de caminhões, passam pela manhã (...) para levar o produto para os mercados centrais, Estipulam um preço que não é pago na hora, só  depois de ser vendida a mercadoria. Caso não consigam vendê-la, devolvem a carga ao agricultor (...) praticamente estragada pela viagem.
MALTA, Maria Teresa. "Um sonho que se tornou realidade". Revista da Comunidade Emanuel, 2003
 
Apesar dos incrementos de produtividade e da expansão agronegócio, o texto nos aponta dificuldades enfrentadas por parte dos pequenos agricultores brasileiros, que devem ser compreendidas a partir das relações políticas e econômicas vigentes hoje no campo.

(UERJ) Uma causa básica e uma consequência para as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores rurais são:

a) ausência de linhas de financiamento - lucratividade retraída;

b) precária base tecnológica - sistema de transportes subutilizado;

c) fracionamento das propriedades - mercado de consumo depreciado;

d) carência de uma política agrícola favorável - produção familiar inviabilizada.

GABARITO.

QUESTÃO 17
(UFSM) Observe o gráfico e a charge:

Estrutura fundiária das terras
A partir do gráfico e da charge, é possível afirmar:

I. O padrão concentrador da propriedade de terra é um dos traços marcantes da atual estrutura fundiária brasileira, cujas origens remotas encontram-se no modelo de colonização aplicado à América portuguesa.

II. O gráfico demonstra que cerca de 90% dos estabelecimentos rurais são pequenos (menos de 100 ha) e representam  menos de 22% da área agrícola.

III. O gráfico revela que cerca de 2% dos estabelecimentos rurais são grandes (1.000 ha ou mais) e abrangem mais de 40% da área agrícola.

IV. O fracasso da política oficial de assentamentos impulsionou um novo ciclo de conflitos no meio rural, e o MST objetiva a liderança de luta pela reforma agrária.

Estão corretas

a) apenas I e II
b) apenas I e III
c) apenas II e IV
d) apenas III e IV
e) I, II, III e IV

GABARITO.

QUESTÃO 18
(PUCCAMP-SP) Observe a charge de Angeli.

Reforma Agrária - Angeli

(In: Antonio Paulo Rezende e Maria Thereza Didier. "Rumos da História". São Paulo: Atual, 2001. p.634

Considere o conjunto das afirmações abaixo sobre um dos tipos de ocupação da terra no Brasil.

- Correspondem a apenas 4% do total de imóveis rurais no Brasil.
- Organizam-se tanto em pequenas como em grandes propriedades.
- Utilizam técnicas de produção modernas, como intensa divisão do trabalho.
- Abrangem cerca de 10% das terras ocupadas pela agropecuária.

No campo brasileiro, as características apresentadas referem-se

a) às empresas rurais;
b) às reservas extrativistas;
c) ao latifúndio improdutivo;
d) aos assentamentos do MST;
e) aos sistemas agrícolas tradicionais.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

Enade,20,Enem,2,Exercícios,81,Exercícios de Alemão,1,Exercícios de Biologia,4,Exercícios de Ciências,2,Exercícios de Ciências da Natureza,1,Exercícios de Ciências Humanas,1,Exercícios de Educação Infantil,2,Exercícios de Espanhol,3,Exercícios de Filosofia,2,Exercícios de Física,6,Exercícios de Francês,2,Exercícios de Geografia,10,Exercícios de História,7,Exercícios de Inglês,5,Exercícios de Italiano,1,Exercícios de Linguagens,1,Exercícios de Literatura,3,Exercícios de Matemática,11,Exercícios de Português,8,Exercícios de Química,6,Exercícios de Redação,1,Exercícios de Sociologia,4,Questões,979,Questões de Biologia,32,Questões de Ciências,30,Questões de Ciências da Natureza,75,Questões de Ciências Humanas,75,Questões de Espanhol,39,Questões de Física,25,Questões de Geografia,28,Questões de História,27,Questões de Inglês,29,Questões de Linguagens,70,Questões de Literatura,12,Questões de Matemática,179,Questões de Português,124,Questões de Química,27,Questões de Redação,4,Questões de Sociologia,20,Questões do Enade,187,Questões do Enem,185,
ltr
item
Meus Exercícios: Exercício sobre A Questão Agrária Brasileira (Geografia) com Gabarito
Exercício sobre A Questão Agrária Brasileira (Geografia) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-KHtxgFhYHQQ/Xx-gqu6TvRI/AAAAAAAAPI8/B7_aqSNeNzIbtOtGlxso0eM7g2_5ZAuiQCLcBGAsYHQ/s1600/Distribui%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BFundi%25C3%25A1ria%2Bdo%2BEstado%2Bdo%2BRio%2Bde%2BJaneiro.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-KHtxgFhYHQQ/Xx-gqu6TvRI/AAAAAAAAPI8/B7_aqSNeNzIbtOtGlxso0eM7g2_5ZAuiQCLcBGAsYHQ/s72-c/Distribui%25C3%25A7%25C3%25A3o%2BFundi%25C3%25A1ria%2Bdo%2BEstado%2Bdo%2BRio%2Bde%2BJaneiro.jpg
Meus Exercícios
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/09/exercicio-sobre-questao-agraria-brasileira-geografia-com-gabarito.html
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/
https://www.exercicios.indaguei.com/2021/09/exercicio-sobre-questao-agraria-brasileira-geografia-com-gabarito.html
true
8294249373369231624
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PÁGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Mai Junio Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo